Portal NetEscola

As descobertas científicas e a expansão marítima; A formação e o funcionamento das monarquias europeias; a lógica da centralização política e os conflitos na Europa – 7º ano – História – 4ª semana - 28/08/2020

Fala Garotada!

O papo hoje é: Atividade de revisão.

Esse é o momento de você mostrar que realmente aprendeu.

Então vamos lá! Porque estou de olho em você.

  1. Complete o texto a seguir, com as palavras do quadro abaixo, de forma que o texto tenha um sentido correto.

A necessidade da _________________feita por parte de algumas coroas europeias principalmente nos __________________, caracterizaram a __________________, impulsionou __________________ nos materiais e como eles eram utilizados para instrumentação da ______________. Facilitaram objetivos como: ______________ e/ou _________________ e efetuar as trocas comerciais.

Caminhos marítimos - expansão marítima - avanços tecnológicos - “Era dos Descobrimentos” - séculos XV e XVI – navegação - descobrir novos mundos

 

2. Através da tecnologia desenvolvida para as navegações, tudo aquilo que era apenas visível a olho nu no céu, passa a ser interpretado e medido detalhadamente como meio de localização dos navegadores. Ao navegar o homem foi desenvolvendo e aprimorando os materiais, ultrapassando os seus próprios limites e vencendo os medos. A balestilha, a carta náutica, as caravelas, a bússola, o quadrante e o astrolábio são alguns dos instrumentos náuticos ou materiais de apoio, que foram inventados ou aprimorados, naquele período. Nas imagens a seguir, identifique cada um destes instrumentos e descubra para que eram utilizados e se possível quem os inventaram.

historia
historia 1
historia 2
historia 3
historia 4
historia 5

Disponível em: https://pt.slideshare.net/khistoria/e1-portugal-pioneiro-na-expanso-europeia Acesso em 13 de ago. de 2020.

3. “Ao navegar o homem foi desenvolvendo e aprimorando os materiais, ultrapassando os seus próprios limites e vencendo os medos.” Essa frase refere-se ao momento das grandes navegações. As necessidades foram surgindo e o homem foi ultrapassando seus limites para solucionar as questões relacionadas aos seus objetivos. Os instrumentos que você acabou de identificar foram utilizados naquela época. Se o evento da expansão territorial fosse hoje, que instrumentos você pensa que seriam utilizados?

Tá bastante suave essa atividade.

Tá quase acabando...

Você é capaz!!!!

4. Para compreender os processos de formação e consolidação das monarquias, com vistas à compreensão das razões da centralização política é importante, nessa etapa, ter noção de alguns conceitos. Os mais importantes estão listados a seguir. Para que você fique craque nesses conceitos, relacione-os aos seus respectivos significados.

a)     Nação

b)     Estado-nação

c)     Estado

d)     Soberania

e)     Nacionalismo

(     ) Referimo-nos aos mecanismos de controle político de um governo que rege determinado território.

 

(     ) Exercício da autoridade absoluta que um governo deve ter sobre o território.

 

(   ) Esse sentimento está atrelado a um conjunto de símbolos e convicções vistos como traços representativos de uma determinada identidade nacional.

 

(     ) Refere-se à forma de organização dos governos dos Estados Modernos e às organizações sociais que se estabeleceram em torno deles.

 

(    ) É um termo utilizado para se referir a um grupo de pessoas ou habitantes que compartilha de uma mesma origem étnica, de um mesmo idioma e de costumes relativamente homogêneos, ou seja, semelhantes entre os seus pares.

5. O processo da formação das Monarquias Nacionais ocorreu de maneira similar nos países europeus, entretanto, em tempos distintos. Baseado nesta afirmação explique como se deu este processo.

Passando aqui para lembrar de fazer as anotações em seu caderno e mostrar ao seu professor.

6. Sobre o contexto histórico da Europa na época da formação das Monarquias Nacionais, marque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as alternativas falsas.

a. (  ) crise do sistema feudal.

b. (  ) o crescimento demográfico

c. (  ) desenvolvimento do comércio

d. (  ) Surgimento da burguesia

e. (  ) o nascimento de um novo sistema econômico: o capitalismo.