ATIVIDADE 12 – As noções de cidadania e a Grécia Antiga - 27/07/2021

ATIVIDADES

  1. Você já percebeu que temos inúmeros nomes de cidades que termina com PÓLIS.

a) Faça uma lista com o maior número de nomes de cidades que tem essa terminação.

b) Escreva em um parágrafo explicando com suas palavras porque você acha que tem esse grande número de cidade que termina com PÓLIS.

c) Se o nome da sua cidade tem esta terminação, pesquise e descubra o seu significado. Se não tiver essa terminação você poderá também descobrir porque ela herdou esse nome.

d) Pesquise em um dicionário, enciclopédia ou na internet o significado de pólis.

Agora, Leia o texto a seguir.

A FORMAÇÃO DA PÓLIS GREGA

No desenvolvimento da civilização grega, notamos que vários estudiosos destacam o surgimento da pólis como uma das mais importantes experiências desenvolvidas em toda a Antiguidade. Em sua compreensão mais simples, a pólis corresponde às diversas Cidades-estados que se formaram no território grego entre o final do Período Homérico e o desenvolvimento do Período Arcaico. Contudo, como foi possível que esse tipo de organização social e política existisse?

A partir do século VIII a.C., os gregos organizaram-se em várias cidades independentes, conhecidas como pólis. Apesar de compartilharem a mesma língua e a mesma base religiosa, cada pólis tinha seus costumes, seu governo, suas leis, seu calendário e sua moeda. Essas poleis (plural de pólis) tinham uma área urbana e uma rural. A área urbana, conhecida como acrópole, que significa cidade alta (akrós = “alta”, pólis = “cidade”), era fortificada e nela ficavam o centro comercial e toda a fabricação artesanal (roupas, calçados, cerâmicas e armas). Já na área rural funcionavam as atividades agropastoris, como a criação de ovelhas, porcos, cabras e cavalos e o cultivo de trigo, cevada, oliveiras e videiras.

Polis grega, o mesmo que cidade-Estado, foi o resultado da união de várias tribos que originou um agrupamento social e urbano mais complexo. A polis marcou a história política da Grécia e da Antiguidade clássica. Ficou conhecida como o nome genérico das cidades gregas, mas ela possuía um significado mais amplo, pois englobava a organização social, política, civil, religiosa e moral da cidade-Estado. Era o centro cultural, econômico, religioso e político da região em que se inseria. Sua organização se dava da seguinte forma:

Cada cidade-Estado na Grécia antiga, apesar de manter transações comerciais com suas vizinhas, vivia de acordo com suas próprias leis. No início de sua organização política, o sistema vigente era a monarquia, na qual o rei (que tinha poder absoluto) governava com a ajuda de conselheiros. Posteriormente, algumas cidades-estados adotaram a oligarquia como forma de governo. Nela, o poder político deixava de ser centralizado em um rei e passava a pertencer a um pequeno grupo de pessoas, geralmente aristocratas.

Por volta de 500 a.C. surgiu a democracia em Atenas. Sua principal ferramenta era a Assembleia, aberta apenas aos cidadãos (homens atenienses a partir de 21 anos de idade). Por meio do voto, era decidido, por exemplo, como funcionaria a política externa, que leis seriam aprovadas ou reprovadas e como seriam administradas as finanças da cidade.

É importante entender que a formação de pólis na Grécia antiga proporcionou, além de uma organização urbana e demográfica, a transformação da política, principalmente a partir da democracia, em que não prevalecia mais a autoridade de um único governante, e sim a participação de um grupo de pessoas, ainda que restrito. A pólis promoveu, portanto, um modo de vida que viria a se tornar a base da civilização ocidental.

Cada cidade-Estado tinha o seu governo e as suas próprias leis. Podemos destacar as seguintes cidades-estados: Atenas, Esparta, Corinto, Tebas, Mileto…As cidades-estados gregas, em geral, evoluíram da monarquia para a oligarquia. Atenas evoluiu da monarquia para a oligarquia, depois para a tirania, e, por fim, para a democracia.

A democracia ateniense era formada com a participação de cidadãos atenienses (adultos, filhos de pai e mãe ateniense) que correspondiam a uma minoria, pois eram excluídos os estrangeiros, escravos e mulheres.

Disponível em: https://tinyurl.com/y44b7n9m Acesso em: 17 de ago. de 2020. (Adaptado).

2. Os gregos de diferentes cidades-estados compartilhavam o mesmo idioma e a mesma base religiosa, mas mantinham diferenças em alguns aspectos. Quais são esses aspectos?

a) (    ) Costumes, governo, leis, calendário e  moeda

b) (    ) Religião, costumes e artesanato.

c) (    ) Idioma, governo e centro comercial.

d) (    ) Moeda, idioma e calendário.

3. No desenvolvimento da civilização grega, notamos que vários estudiosos destacam o surgimento da pólis como uma das mais importantes experiências desenvolvidas em toda a Antiguidade. Sobre a Formação das pólis grega, identifique as informações que são verdadeiras (V) e as que são Fake News (F).

4. Liste alguma das cidades-estados gregas e destaque as mais principais.

5. A pólis ou Cidade-estado era o centro cultural, econômico, religioso e político da região em que se inseria. Observe na imagem a seguir como era a sua organização. De acordo com o texto e a imagem descreva cada uma destas partes que compõe a pólis.

6. A imagem a seguir demonstra como se dava a formação das cidades-estados. De acordo com a imagem  explique com suas palavras como era formado as cidades-estados.

http://Disponível em: https://player.slideplayer.com.br/8/1876665/# Acesso em: 17 de ago. de 2020.

7.  As cidades-estados gregas, em geral, evoluíram da monarquia para a oligarquia. Atenas evoluiu da monarquia para a oligarquia, depois para a tirania, e, por fim, para a democracia. Relacione as formas de governo as suas devidas especificações:

a) Monarquia
b) Oligarquia
c) Tirania
d) Democracia
(    ) Do grego “týrannos”, que significa líder ilegítimo, a tirania é uma forma de governo autoritária em que determinada população é oprimida e tem seu livre arbítrio anulado.
(   ) Sua principal ferramenta era a Assembleia, por meio do voto, era decidido, como funcionaria a política externa, que leis seriam aprovadas ou reprovadas e como seriam administradas as finanças da cidade.
(   ) o poder político deixava de ser centralizado em um rei e passava a pertencer a um pequeno grupo de pessoas, geralmente aristocratas.
(  ) o rei (que tinha poder absoluto) governava com a ajuda de conselheiros.

8. A imagem a seguir está relacionada a qual dessas formas de governo relacionadas anteriormente

Imagem disponível em: https://www.slideshare.net/tmvcr/grcia-antiga-57172131 Acesso 17 de ago. de 2020.

RELAÇÃO DE TRABALHO E SOCIEDADE NA GRÉCIA ANTIGA

Muitas civilizações da antiguidade baseavam-se em sistemas escravistas, o mesmo ocorreu na Grécia antiga, em que as pessoas escravizadas  não possuía mera importância de mão de obra braçal, mas de educar e gerar o ócio (tempo livre) para que o cidadão grego, mais precisamente o cidadão ateniense, para que ele possa pensar e participar da política.

Para o povo ateniense dos séculos VI a IV a.C., a condição de escravo estava relacionada à concepção política que a sua sociedade desenvolveu. Em Atenas, o cidadão, deveria participar ativamente das discussões dos problemas da pólis, além de participar da elaboração de leis e aos cargos públicos, para isso era necessário ócio do cidadão para que o mesmo exercesse tais funções.

De acordo com Aristóteles era importante que o cidadão Ateniense não exercesse trabalhos braçal, já que para ele o trabalho manual, acreditava ele, entorpece e deteriora a mente, não deixando tempo nem energia para a inteligência, para a política, e assim sendo trabalho apenas para pessoas na condição de escravo.

Na Grécia o trabalho escravo ganha importância também para manter o sistema econômico da época, já que o escravismo se tornou o modo de exploração econômico que sustentava a cidade e o campo e que proporcionava o privilégio do ócio às elites gregas.

As pessoas poderiam se tornas escravas de duas formas principais na Grécia, podendo ser por dívida, que foi abolida por volta do século V a.C., ou por meio da guerra, porém nem sempre as pessoas escravizadas exercia trabalhos manuais, as mais inteligentes muitas vezes possuíam funções pedagógicas na qual deveriam ensinar e formar o cidadão para que ele pudesse participar da política e auxiliar nos problemas da pólis.

Disponível em: https://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Rela%C3%A7%C3%A3o-De-Trabalho-e-Sociedade-Na/51255623.html acesso em: 10 de jun. de 2021.

  9. Na Grécia Antiga, só teria tempo para participar das assembleias, aqueles homens que tivessem escravos. Com base no texto e na imagem a seguir justifique esta afirmativa.

Imagem disponível em: https://historiacsd.blogspot.com/2013/07/o-trabalho-e-sua-valorizacao-da-grecia.html Acesso em 10 de jun. de 2021.

 10. As pessoas poderiam ser escravizadas de duas formas principais na Grécia, por dívida, ou por meio da guerra, porém nem sempre essas pessoas escravizadas exerciam trabalhos manuais. Cite quais eram as outras funções exercidas pelas pessoas escravizadas e quais eram as condições para isso.

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