Aspectos populacionais, urbanos, políticos, culturais e econômicos de países europeus, asiáticos e da Oceania – 9º Ano – 4ª quinzena – 3º ciclo – AULA e IMPRESSÃO - 23/10/2020

Que bom ter vocês aqui de volta!

O tema da aula de hoje está tudo junto e misturado

Por isso é preciso muita atenção e dedicação na leitura.

Preparados??

Então vamos lá!!!!!

Europa

Disponível em: https://conhecimentocientifico.r7.com/paises-da-europa/ Acesso em: 11 de set de 2020.

          Embora formem um só bloco continental (chamado Eurásia), Europa e Ásia são continentes diferentes por conta de diferenças históricas e culturais. A fronteira entre eles pode, no entanto, ser estabelecida de duas formas. Uma delas leva em conta aspectos naturais e inclui no continente europeu a parte ocidental da Rússia, delimitada a leste pelos montes Urais. Outra maneira de dividir os continentes é ideológica e durou até o final da Guerra Fria: considerava europeus apenas os países capitalistas, alinhados aos EUA.

Aspectos econômicos, políticos e humanos

          Europa ocidental: principal região econômica da Europa, engloba Alemanha, França e Reino Unido – as economias mais fortes da Europa. Concentra a maior parte das indústrias europeias e também é favorecida por um sistema de transportes moderno, rápido e multimodal, que permite intensa circulação de mercadorias e de pessoas.

          Europa centro-oriental: envolve os países da antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), detentores dos piores índices socioeconômicos da Europa e marcados por alta disparidade de renda. Sua economia caracteriza-se por indústrias pesadas e de base, além de atividades extrativistas e agrícolas.

União Europeia (UE)

             Começou com o Tratado de Roma, assinado em 1957 por Benelux (antigo bloco formado por Bélgica, Holanda e Luxemburgo), França, Alemanha e Itália. A partir daí, os países, já integrados economicamente, estabeleceram integração política e a livre circulação de mercadorias, de capitais, de serviços e de pessoas.

             Em 1992, o Tratado de Maastricht implementou o euro (moeda emitida pelo Banco Central Europeu para circular nos países da UE), criou uma política externa e um plano de defesa comum aos membros do bloco.

             Desde 2007, a UE conta com 27 países-membros e se depara com o desafio de diminuir a desigualdade econômica entre eles – principalmente entre Europa Ocidental e Oriental.

                 A União Europeia é um importante ator global. Durante a crise econômica americana, por exemplo, ela teve atuação preponderante para barrar a expansão da crise, com seu Banco Central fornecendo empréstimos milionários às empresas em crise. Além disso, seu desenvolvimento econômico a torna um gigantesco mercado consumidor dos mais variados produtos agrícolas e industrializados provenientes do mundo todo.

Xenofobia na Europa

                 Nos últimos anos, uma grande quantidade de imigrantes tem chegado à Europa. Oriundos principalmente da África e da Síria, por conta de conflitos geopolíticos e da fome, os migrantes tentam entrar de maneira ilegal nas fronteiras europeias, principalmente pelo mar.

                 A xenofobia na Europa conta com uma antiga história que se iniciou ainda na Idade Média, com a perseguição de judeus e muçulmanos pela Igreja Católica. O antissemitismo manteve-se por séculos, até que chegou ao seu ápice durante a Segunda Guerra Mundial, com o holocausto nazista, em que mais de seis milhões de judeus foram mortos em campos de concentração.

Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/os-imigrantes-na-europa.htm Acesso em: 11 de set de 2020.

                 Apesar de medidas para prevenir um novo holocausto tomadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), entre elas a promulgação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a xenofobia persistiu na Europa e vem intensificando-se nos últimos anos.

                 A relativa proximidade entre locais de conflitos sociais e armados na África e no Oriente Médio com grandes centros urbanos europeus tem feito com que populações das zonas de conflito busquem refúgio nas cidades europeias. A legítima migração, no entanto, tem despertado o sentimento xenofóbico de grande parte da população europeia que credita nos imigrantes a conta da violência e da crise econômica de seus países.

                 O resultado disso tem sido negativo. Ataques e agressões motivadas por xenofobia, além da ascensão de grupos neonazistas, têm tomado conta dos noticiários europeus e evidenciado que esse grave problema ainda é fortemente presente no continente.

Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/europa-politica-economia-aspectos-geograficos-resumo-dicas-e-questoes-comentadas/ https://mundoeducacao.uol.com.br/sociologia/xenofobia.htm Acesso em: 11 de set de 2020

Muito tranquilo, não é mesmo?

Agora vamos verificar o que aprendeu.

Acredito em seu empenho!

ATIVIDADES

  1. A Europa possui o maior e mais dinâmico bloco econômico regional do planeta. Ele é considerado uma União Econômica e Monetária, onde além da eliminação das tarifas alfandegárias, é permitida a livre circulação de capitais, serviços e pessoas no interior do bloco. Outra característica importante desse bloco econômico é a adoção da moeda única entre os países integrantes. Marque a alternativa que corresponde a esse bloco econômico.

    a) (  ) Comunidade dos Estados Independentes (CEI)

    b) (  ) Euro

    c) (  ) APEC – Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico

    d) (  ) União Européia

  1. A União Europeia, sob o ponto de vista territorial e organizacional, possui muitas vantagens, mas também alguns graves problemas a serem combatidos, dentre os quais podemos destacar:

     I. Envelhecimento demográfico;

     II. Falta de integração por parte de

     nações menos desenvolvidas;

III. Presença de ideais nacionalistas contrários à integração do bloco;

IV. Insuficiência econômica para fazer frente a outros mercados regionais;

    Representam dificuldades enfrentadas pela União Europeia as afirmativas:

    a) (   ) I e III b) (   ) I e IV c) (   ) II, III e IV d) (   ) I, II e III
  1. Segundo o texto, como podem ser estabelecidas as fronteiras entre o continente europeu e o asiático?
  1. Explique por que a Europa é dividida em Europa Ocidental e Oriental.
  1. Leia o texto a seguir.

       As perigosas rotas de migração para entrada na Europa: rotas mapeadas.

Anualmente milhares de pessoas – muitas delas fugindo de conflitos na África e no Oriente Médio – arriscam suas vidas cruzando o Deserto do Saara e o Mar Mediterrâneo em veículos e barcos precários para chegar à Europa. Organizações não governamentais estimam que aproximadamente 20 mil pessoas podem ter morrido tentando chegar à Europa nas últimas duas décadas.

      Para ter um diagnóstico mais preciso do problema, a Frontex (Agência Europeia de Fronteiras) e o Centro Internacional para Desenvolvimento de Políticas Migratórias produziram uma série de mapas que identificam as maiores rotas centros de concentração usados pelos migrantes na região.

(BBC Brasil, 5 set. 2014.)

    Assinale a alternativa que aponte a causa da migração tratada no texto acima.

    a) (  ) Aproximação cultural entre os povos.

    b) (  ) Busca por melhores condições de vida oferecidas pelo continente europeu.

    c) (  ) Aceitação de imigrantes por parte dos governos europeus para importantes                      postos de trabalho.

    d) (  ) Necessidade de mão de obra na indústria tecnológica da Europa.

  1. Observe a imagem a seguir.

    A charge representa:

   a) (  ) a xenofobia dos países da União Europeia em relação aos imigrantes e                              refugiados.

   b) (  ) o protecionismo comercial da Europa aos produtos africanos

   c) (  ) a falta de políticas econômicas de integração da União Europeia com o resto do              mundo

   d) (  ) a expulsão de europeus delinquentes com antecedentes criminais para outras                  partes do mundo

Bons estudos!

Aproveitem bem!

Até a próxima aula!


9º GEO 4ª quinzena 3º ciclo

Para baixar e imprimir sua atividade