Forma, estrutura e movimentos da Terra: Estrutura e camadas do planeta Terra – crostas, mantos, núcleos e divisões da atmosfera- Atividade 1 - 21/01/2021

Camadas da atmosfera

Os gases que estão presentes no nosso planeta formam a atmosfera, e eles são fundamentais para que haja vida na Terra. O que diferencia as camadas atmosféricas são características como constituição e temperatura. Veja as particularidades de cada uma:

Você sabe o que é a camada de ozônio?

Buraco na camada de ozônio desaparece no Ártico - Impacto Ambiental

Em volta da Terra há uma frágil camada de um gás chamado ozônio (O3), que protege animais, plantas e seres humanos dos raios ultravioletas emitidos pelo Sol. Na superfície terrestre, o ozônio contribui para agravar a poluição do ar das cidades e a chuva ácida. Mas, nas alturas da estratosfera (entre 25 e 30 km acima da superfície), é um filtro a favor da vida. Sem ele, os raios ultravioletas poderiam aniquilar todas as formas de vida no planeta.

E o que está acontecendo com a camada de ozônio?

Há evidências científicas de que substâncias fabricadas pelo homem estão destruindo a camada de ozônio. Em 1977, cientistas britânicos detectaram pela primeira vez a existência de um buraco na camada de ozônio sobre a Antártida. Desde então, têm se acumulado registros de que a camada está se tornando mais fina em várias partes do mundo, especialmente nas regiões próximas do Polo Sul e, recentemente, do Polo Norte.

Diversas substâncias químicas acabam destruindo o ozônio quando reagem com ele. Tais substâncias contribuem também para o aquecimento do planeta, conhecido como efeito estufa. A lista negra dos produtos danosos à camada de ozônio inclui os óxidos nítricos e nitrosos expelidos pelos exaustores dos veículos e o CO2 produzido pela queima de combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo. Mas, em termos de efeitos destrutivos sobre a camada de ozônio, nada se compara ao grupo de gases chamado clorofluorcarbonos, os CFCs. http://Disponível em: https://tinyurl.com/y5znhqtz Acesso em 27 de out. de 2020.

Relação aquecimento global x efeito estufa

O efeito estufa é um fenômeno natural e que tem a função de manter a temperatura do planeta, viabilizando todas as formas de vida ali existentes. Porém, quando alguns fatores, como gases que auxiliam na destruição da camada de ozônio (como foi visto acima), por exemplo, interferem na estabilidade da temperatura, começam a surgir fatores de alterações difíceis de retornar a normalidade. Com o passar dos anos, e com o crescimento da emissão de poluentes na atmosfera, o aquecimento se intensifica, tendo como consequência o aumento da temperatura e a descompensação de equilíbrio nos fenômenos naturais.

ATIVIDADES

  1. Analise as afirmações a seguir relacionadas à camada de ozônio.

I – Os raios ultravioletas provenientes do sol podem afetar animais e pessoas de forma prejudicial, independentemente de sua intensidade.

II – A camada de ozônio é formada por moléculas de oxigênio e tem como principal função filtrar os raios ultravioleta.

III – A destruição da camada de ozônio se dá através da emissão de gases poluentes, como clorofluorcarbono.

Quais estão corretas?

a) (  ) Apenas I.

b) (  ) Apenas II.

c) (  ) II e III.

d) (  ) I e III.

2. Primeiro mamífero extinto pelas mudanças climáticas: o governou australiano anunciou que o Melomys rubicola, uma espécie de roedor, está extinto. Há três anos, cientistas fizeram o alerta de que a espécie já poderia estar extinta devido às inundações pela água do mar na pequena ilha onde viviam. Esse é o primeiro caso documentado de um mamífero extinto pelas mudanças climáticas.

Disponível em: https://tinyurl.com/y4pagp2m

Podemos afirmar que um dos fatores que permitiram a extinção do roedor citado na notícia foi

  1. (  ) oscilação de temperatura agravada pelo efeito estufa.
  2. (  ) aumento da temperatura causado pelo aquecimento global.
  3. (  ) isolamento da espécie nativa, favorecendo a extinção.
  4. (  ) diminuição da temperatura e consequente degelo das calotas polares.

3.  Relacione as camadas da atmosfera a seguir à suas definições adequadas

  •                     (a) estratosfera
  •                     (b) mesosfera
  •                     (c) troposfera

( ) é nela que acontece o fenômeno das estrelas cadentes, e também a camada mais fria da atmosfera.

( ) a temperatura aumenta com a altura, é onde está localizada a camada de ozônio.

( ) possui pouca quantidade de vapor de água e baixa densidade.

4. Monique é uma pequena cientista que pesquisa sobre a importância da camada de ozônio para os seres vivos. Para concluir seus estudos, ela precisa confirmar algumas informações. Você pode ajudá-la?

Marque a (s) afirmação (afirmações) correta (s).

  1. (   ) a camada de ozônio possui partículas sólidas que auxiliam na troca gasosa entre as partes da atmosfera, propiciando um ambiente equilibrado e favorável ao metabolismo dos seres vivos.
  2. (   ) os CFC’s, ou gases clorofluorcarbono, reagem com a camada de ozônio, provocando sua destruição e ocasionando prejuízos aos seres vivos em relação a proteção contra os raios ultravioleta.
  3. (   ) câncer de pele e enfraquecimento do sistema imunológico são duas consequências da ação dos raios ultravioleta na saúde do ser humano, podendo ser agravadas pela destruição da camada de ozônio.
  4. (   ) a imagem a seguir representa a ação da radiação sobre o planeta, desconsiderando a radiação emitida pelos raios UV quando passam pela camada de ozônio.

5. Preencha os espaços em branco do texto com as palavras presentes no quadro abaixo.

ATMOSFERA       GASES        SUSPENSÃO       RADIAÇÃO      METEOROS

Sem a _______________ não seria possível viver na Terra! A atmosfera é um enorme reservatório de materiais. Ela é formada principalmente por ____________________: nitrogênio, oxigênio, argônio, vapor de água, gás carbônico e pequenas quantidades de outros gases. Também existem partículas (sólidas e líquidas) em ________________ na atmosfera.

Durante o dia, a _________________ solar aquece a superfície da Terra. A atmosfera absorve o calor irradiado da superfície terrestre, impedindo que escape de volta para o espaço. Sem a atmosfera, os dias seriam muito mais quentes, e as noites muito mais frias.

A atmosfera protege os seres que vivem na superfície da Terra, contra vários fenômenos, como os ____________________ que se queimam pelo atrito com o ar quando entram na atmosfera e os raios ultravioleta que são absorvidos pela camada de ozônio.

NÃO ESQUEÇA DE IMPRIMIR SUA ATIVIDADE! E DE ACESSAR OS LINKS!

6o-CIE-Atividade-1-Estrutura-e-camadas-do-planeta-TerraBaixar