Gênero Notícias – Atividade 1 - 21/01/2021

Notícia é um gênero textual jornalístico e não literário que está presente em nosso dia a dia, sendo encontrada principalmente nos meios de comunicação. Trata-se, portanto de um texto informativo sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculada pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros. Por esse motivo, as notícias possuem teor informativo e podem ser textos descritivos e narrativos ao mesmo tempo, apresentando, portanto, tempo, espaço e as personagens envolvidas.

Características da Notícia

    As principais caraterísticas do gênero textual notícia são:

  1. Texto de cunho informativo.
  2. Textos descritivos e/ou narrativos.
  3. Textos relativamente curtos.
  4. Veiculado nos meios de comunicação.
  5. Linguagem formal, clara e objetiva.
  6. Textos com títulos (principal e auxiliar).
  7. Textos em terceira pessoa (impessoais).
  8. Discurso indireto.
  9. Fatos reais, atuais e cotidianos.

Disponível em: https://www.portugues.com.br/redacao/anoticiaumgenerotextualcunhojornalistico.html. Acesso em 21 de out. de 2020.

Se for possível, assista a este vídeo. Ele vai ajudar ainda mais na compreensão sobre este gênero: “Notícia”.

A estrutura da notícia

    Os elementos constituintes do texto notícia são os seguintes:

  1. Manchete ou título principal– Geralmente é grafado de forma bastante evidente, com o objetivo de chamar a atenção do leitor.
  2. Título auxiliar– Serve como um complemento do principal, com o acréscimo de algumas informações, a fim de torná-lo ainda mais chamativo ao leitor.
  3. Lide (lead)– Corresponde ao primeiro parágrafo e nele são expostas as informações que mais despertar a atenção do leitor para continuar com a leitura do texto. Busca responder às questões: Quem? Onde? O que? Como? Quando? Por quê? Esta estratégia é bastante utilizada em jornais devido ao seu caráter informativo e por poder levar informações rápidas e claras ao leitor.
  4. Corpo da notícia– Trata-se da informação propriamente dita, com a exposição mais detalhada dos acontecimentos mencionados. Após trazer as informações mais importantes no primeiro parágrafo, os parágrafos seguintes apresentam os outros acontecimentos sempre em ordem decrescente de relevância. As informações realmente necessárias para o entendimento dos fatos – tais como as personagens, o espaço e o tempo – são priorizadas. 

    Outras informações com detalhes mais importantes vêm logo em seguida, como a causa do acontecimento, o desenrolar dos fatos e as consequências do mesmo. Tais informações já são mencionadas no lead, no entanto, elas são apresentadas novamente com mais detalhes. Em uma notícia, os eventos são apresentados pelo interesse, na perspectiva de quem conta e pelo o que o leitor pode considerar mais importante.

Veracidade dos fatos e impessoalidade

    A notícia é um relato de uma série de fatos verídicos e não deve, de maneira alguma, apresentar informações incertas ou mentirosas. O texto deve ser o mais impessoal possível, contando com informações concretas que podem ser comprovadas através de entrevistas com as testemunhas, fotos ou filmagens. Tais detalhes asseguram ao leitor a veracidade dos fatos.

Disponível em https://www.estudopratico.com.br/o-texto-noticia/ Acesso em 21 de out. de 2020.

Se for possível, assista ao vídeo!



Leia o texto para responder as atividades:

SÃO GONÇALO REALIZA CARNAVAL DA PAZ E DA ALEGRIA E GARANTE SEGURANÇA NOS QUATRO DIAS DE FOLIA

          O Governo de São Gonçalo do Amarante promoveu um carnaval da paz, da alegria e muita diversão.

         Foram quatro dias (02 à 05 de março), de muita folia com uma mega infraestrutura que garantiu um carnaval tranquilo em todas as localidades. A fanqueira Nick Sol, o forrozeiro Léo Gordinho e o cantor Júnior Viana foram algumas das atrações nos quatro dias de carnaval.

       Em parceria com as demais secretarias e com órgãos de segurança, as secretarias de Governo e Cultura e Turismo realizaram diversas ações para realizar o melhor carnaval do município. A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo do Município – Semurb, realizou durante todo o mês de março a Operação Cidade Limpa, dando continuidade ao trabalho de limpeza e desobstrução das ruas e avenidas, com a retirada de lixo e entulho em vários pontos da cidade. A medida visa à prevenção de acúmulo de lixo neste período chuvoso, evitando a proliferação do mosquito transmissores das arboviroses. Vale ressaltar que as equipes de limpeza trabalharam em esquema de plantão, realizando toda a limpeza urbana do município durante o período de carnaval.

     Durante o carnaval, a Secretaria de Saúde, através das equipes da Endemias, Vigilância Sanitária e Atenção Básica realizaram ações preventivas promoveram blitz educativa no Pecém e Taíba sobre os cuidados com a saúde, distribuindo kites com preservativos e informativos sobre as doenças sexualmente transmissíveis e as arboviroses. O Hospital Municipal, a Upa 24h do Pecém e ambulâncias estiveram em sistema de plantão e prontidão para possíveis ocorrências. Na Taíba, a unidade de saúde local também funcionou em sistema de plantão.

      A Guarda Civil Municipal atuou na segurança da operação Carnaval da Alegria 2019, com efetivo de 77 Guardas por dia, distribuídos na Sede, Croatá, Taíba, Pecém, Siupé e sertão. Equipes motorizadas realizaram rondas e fiscalização em prédios públicos e escolas do município e poluição sonora, finalizando o evento sem nenhuma alteração grave.

      O Carnaval da Alegria 2019 contou com diversas atrações e bandas musicais, dando ênfase e valorização aos talentos da terra, contou ainda com blocos carnavalescos e o tradicional mela-mela.

Disponível em <https://www.tudosaladeaula.com/2019/06/atividadesimulado-interpretacaocompreen.html> Acesso em 21 de out. de 2020.

ATIVIDADES

1. O texto que você acabou de ler pertence ao gênero textual

a) (   ) cartaz, pois é um gênero textual marcado especialmente pela função informativa, bem como pela função apelativa.

b) (   ) conto, pois é um dos mais tradicionais gêneros literários. Por ser curto, encontra cada vez mais espaço, circulando em redes sociais e blogs pela internet. Apresenta elementos tradicionais da narrativa como: personagens, tempo, espaço e enredo.

c) (  ) notícia, pois é um gênero do universo jornalístico, que tem como objetivo narrar um fato ocorrido. Utiliza linguagem conforme norma culta/padrão, é objetiva e imparcial e apresenta o discurso predominante indireto.

d) (   ) crônica, pois é um gênero textual que se caracteriza por retratar questões vinculadas ao cotidiano, que acabam virando temas de conversas entre amigos ou familiares, com linguagem coloquial, leve e simples.

2. O objetivo do texto é

a) (    ) persuadir o leitor.

b) (    ) refletir criticamente sobre a vida.

c) (    ) informar ao leitor sobre algo.

d) (    ) expor histórias contada por alguém.

3. O tema abordado no texto é

a) (   ) a segurança no carnaval de São Gonçalo.

b) (   ) as principais atrações no carnaval 2019.

c) (   ) ação ambiental preventiva em São Gonçalo do Amarante.

d) (   ) a poluição sonora no carnaval de São Gonçalo.

4. No trecho: “Em parceria com as demais secretarias e com órgãos de segurança, as secretarias de Governo e Cultura e Turismo realizaram diversas ações para realizar o melhor carnaval do município.”, o termo para realizar introduz uma

a) (    ) causa.

b) (    ) consequência.

c) (    ) finalidade.

d) (    ) condição.

5. As notícias são gêneros textuais que fazem parte de que grupo de textos?

a) (    ) Jurídicos.

b) (    ) Religiosos.

c) (    ) Publicitários.

d) (    ) Jornalísticos.

6. Há uma opinião em

a) (  ) “…dando continuidade ao trabalho de limpeza e desobstrução das ruas e avenidas, com a retirada de lixo e entulho em vários pontos da cidade.”

b) (  ) “A fanqueira Nick Sol, o forrozeiro Léo Gordinho e o cantor Júnior Viana foram algumas das atrações nos quatro dias de carnaval.”

c) (  ) “… as secretarias de Governo e Cultura e Turismo realizaram diversas ações para realizar o melhor carnaval do município.”

d) (  ) “O Carnaval da Alegria 2019 contou com diversas atrações e bandas musicais, dando ênfase e valorização aos talentos da terra…”

Disponível em <https://www.tudosaladeaula.com/2019/06/atividadesimulado-interpretacaocompreen.html> Acesso em 21 de out. de 2020.

7. Com relação à manchete e ao lead da notícia, responda:

SÃO GONÇALO REALIZA CARNAVAL DA PAZ E DA ALEGRIA E GARANTE SEGURANÇA NOS QUATRO DIAS DE FOLIA

Foram quatro dias (02 à 05 de março), de muita folia com uma mega infraestrutura que garantiu um carnaval tranquilo em todas as localidades. A fanqueira Nick Sol, o forrozeiro Léo Gordinho e o cantor Júnior Viana foram algumas das atrações nos quatro dias de carnaval.

a) Por que os verbos “realiza” e “garante” estão no tempo presente?

b) Por que a manchete foi produzida em letras destacadas?

c) Apenas por essa manchete, tem possibilidade do leitor deduzir sobre o que o texto irá tratar ou não?

d) Para que serve o lead nessa notícia?

8. Relacione a 1ª coluna com a 2ª, de acordo com a estrutura do gênero notícia.

 ( 1 ) Título     ( 2 ) Título auxiliar     ( 3 ) Lide     ( 4 ) Corpo da notícia

(   ) “Foram quatro dias (02 à 05 de março), de muita folia com uma mega infraestrutura que garantiu um carnaval tranquilo em todas as localidades. A fanqueira Nick Sol, o forrozeiro Léo Gordinho e o cantor Júnior Viana foram algumas das atrações nos quatro dias de carnaval.”

(   ) “SÃO GONÇALO REALIZA CARNAVAL DA PAZ E DA ALEGRIA E GARANTE SEGURANÇA NOS QUATRO DIAS DE FOLIA”

(   ) “Em parceria com as demais secretarias e com órgãos de segurança, (…) ainda com blocos carnavalescos e o tradicional mela-mela.”

(   ) “O Governo de São Gonçalo do Amarante promoveu um carnaval da paz, da alegria e muita diversão.”

9. Por que a notícia utiliza a linguagem formal?

10. A notícia é encontrada geralmente em que suportes?

Produção de Texto. Agora é sua vez!

 

Produza uma notícia sobre um tema atual no Brasil ou no mundo, por exemplo, a crise econômica no Brasil, os problemas ambientais, o aumento do desemprego, a crise de refugiados na Europa, dentre outros.

Se preferir, produza uma notícia sobre um fato real ocorrido no bairro ou na cidade, seja o aumento da violência urbana, a campanha de vacinação, feira de livros, movimento cultural, dentre outros.

Feito a escolha, pesquise sobre o tema. Mais adiante, organize o texto segundo a estrutura básica dos textos jornalísticos: títulos, lide e corpo da notícia.

Para produzir o texto é importante ressaltar que a notícia é um texto curto e objetivo, portanto, não deverá aparecer a opinião de seus autores. Fique atento à linguagem utilizada, a qual deverá ser formal, sem perder de vista a clareza e as regras gramaticais.

Disponível em <https://www.todamateria.com.br/genero-textual-noticia/> Acesso em 21 de out. de 2020.

Bom trabalho! 

                           Se possível, imprima esta atividade, certo?

7º LP Atividade 1 – Gênero Notícias – Variação linguística – Pontuação de textos