ATIVIDADE 14 – A estruturação dos vice-reinos nas Américas. - 24/08/2021

ATIVIDADES

Leia o texto a seguir:

Observe a imagem a seguir:

Imagem 1

“A captura de Atahualpa ou a batalha de Cajamarca foi um ataque surpresa ao monarca do império Inca por Francisco Pizarro e suas tropas. Aconteceu na tarde de 16 de novembro de 1532, na praça principal de Cajamarca, alcançando seu objetivo de capturar o inca Atahualpa.”

Imagem 2

A imagem intitulada Lienzo de Tlaxcala é uma ilustração produzida por indígenas para indígenas, datada do século XVI. De forma geral, ela retrata as duas alianças durante a conquista espanhola dos astecas, tendo como figura central Hernán Cortés, que liderou em grande parte o domínio do território americano e ilumina o tema sobre mestiçagem com base na figura de La Malinche, uma das 20 mulheres dadas a Cortés por um líder maia.

Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/5433/o-dominio-espanhol-na-america-e-a-instituicao-dos-vice-reinados. Acesso em 01 de set. de 2020.

1. Estas duas imagens são importantes fontes Históricas. Vamos analisá-las. Você pode usar as informações contidas nos textos para ajudar na compreensão.

a) As obras possuem títulos? Quais?

b) Existem pessoas nas pinturas? Quem você imagina que são elas? Como se vestem? Como

se portam na pintura? Explique.

c) Percebe-se hierarquia na representação? Como ela aparece?

d) Qual é a época retratada? Há indícios de tempo histórico na pintura?

e) Quais são os temas das obras? O que o autor quis representar?

f) As imagens tratam do mesmo período histórico?

g) Quais eram os principais acontecimentos deste período?

2. Esses conquistadores, chamados também de adelantados, chegavam à América com recursos próprios, trazendo consigo um pequeno exército e a resolução de não voltarem de mãos vazias. Nesse trecho não voltar de mão vazias quer dizer o que?

Agora leia o texto a seguir:

Colonização Espanhola

Os espanhóis, logo após empreenderem um sangrento processo de dominação das populações indígenas da América, efetivaram o seu projeto colonial nas terras a oeste do Tratado de Tordesilhas. Para isso montaram um complexo sistema administrativo responsável por gerir os interesses da Coroa espanhola em terras americanas. Todo esse esforço deu-se em um curto período de tempo. Isso porque a ganância pelos metais preciosos motivava os espanhóis.

As regiões exploradas foram divididas em quatro grandes vice-reinados: Rio da Prata, Peru, Nova Granada e Nova Espanha. O termo vice-reinado (ou vice-reino) diz respeito ao cargo que compete ao vice-rei, ao tempo que dura esse cargo e à circunscrição governada por esta autoridade que representa a pessoa do rei nos territórios coloniais. O vice-rei, por conseguinte, é quem administra e governa em nome do rei. A Espanha baseou grande parte do seu poder nesta figura, uma vez que, devido à extensão das suas colónias e às dificuldades de comunicação, estas terras não podiam ser geridas de forma centralizada.

Além dessas grandes regiões, havia outras quatro capitanias: Chile, Cuba, Guatemala e Venezuela. Dentro de cada uma delas, havia um corpo administrativo comandado por um vice-rei e um capitão-geral designados pela Coroa. No topo da administração colonial havia um órgão dedicado somente às questões coloniais: o Conselho Real e Supremo das Índias.

Todos os colonos que transitavam entre a colônia e a metrópole deviam prestar contas à Casa de Contratação, que recolhia os impostos sob toda riqueza produzida. Além disso, o sistema de porto único também garantia maior controle sobre as embarcações que saiam e chegavam à Espanha e nas Américas. Os únicos portos comerciais encontravam-se em Veracruz (México), Porto Belo (Panamá) e Cartagena (Colômbia). Todas as embarcações que saíam dessas regiões colônias só podiam desembarcar no porto de Cádiz, na região da Andaluzia.

            Responsáveis pelo cumprimento dos interesses da Espanha no ambiente colonial, os chapetones eram todos os espanhóis que compunham a elite colonial. Logo em seguida, estavam os criollos. Eles eram os filhos de espanhóis nascidos na América e dedicavam-se a grande agricultura e o comércio colonial. Sua esfera de poder político era limitada à atuação junto às câmaras municipais, mais conhecidas como cabildos.

Na base da sociedade colonial espanhola, estavam os mestiços, índios e escravos. Os primeiros realizavam atividades auxiliares na exploração colonial e, dependendo de sua condição social, exerciam as mesmas tarefas que índios e escravos. Os escravos africanos eram minoria, concentrando-se nas regiões centro-americanas. A população indígena foi responsável por grande parte da mão de obra empregada nas colônias espanholas. Muito se diverge sobre a relação de trabalho estabelecida entre os colonizadores e os índios.

Alguns pesquisadores apontam que a relação de trabalho na América Espanhola era escravista. Para burlar a proibição eclesiástica a respeito da escravização do índio, os espanhóis adotavam a mita e a encomienda. A mita consistia em um trabalho compulsório onde parcelas das populações indígenas eram utilizadas para uma temporada de serviços prestados. Já a encomienda funcionava como uma “troca” onde os índios recebiam em catequese e alimentos por sua mão-de-obra.

No final do século XVIII, com a disseminação do ideário iluminista e a crise da Coroa Espanhola (devido às invasões napoleônicas) houve o processo de independência que daria fim ao pacto colonial, mas não resolveria o problema das populações economicamente subordinadas do continente americano.

Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/historia-america/colonizacao-espanhola.htm Acesso em: 12 de ago. de 2021.

3. De acordo com o texto, descreva com suas palavras em que consistia o termo vice-reinado e como eles eram organizados.

4. As regiões exploradas foram divididas em quatro grandes vice-reinados. Identifique-os no texto e liste-os aqui. 

5. Relacione a classe social as suas devidas especificações. 

a) Chapetones  (   ) eram os filhos de espanhóis nascidos na América e dedicavam-se a grande agricultura local.
b) Criollos  (   ) eram os mestiços, índios e escravos.
c) A base da sociedade  (   ) eram todos os espanhóis que compunham a elite colonial.  

                                                                                                                             

6. Use o texto para identificar se as informações a seguir são verdade ou Fake News. Depois reescreva os fake News de forma que elas se tornem verdade.

a) (    ) Os escravos africanos eram a maioria, concentrando-se nas regiões centro-americanas.

b) (  ) A população indígena foi responsável por grande parte da mão de obra empregada nas colônias espanholas.

c) (    ) A relação de trabalho estabelecida entre os colonizadores e os índios eram equivalentes.

d) (    ) A relação de trabalho na América Espanhola era escravista.

7. Mita e encomienda são dois termos relacionados à América Colonial. Durante a época das Grandes Navegações, os europeus encontraram a América e, subjugando os povos nativos do continente passaram a explorá-lo. Para burlar a proibição eclesiástica a respeito da escravização do índio, os espanhóis adotavam a mita e a encomienda.  

8. Depois da leitura do texto e das reflexões a respeito da “conquista” da América, a forma como os povos nativos foram tratados pelos colonizadores, analise a fonte imagética a seguir e descreva sobre como foi a ação dos espanhóis sobre a população indígena, refletindo se este fenômeno pode ser chamado de “conquista” ou “invasão”. 

Disponível em: https://static.mundoeducacao.uol.com.br/mundoeducacao/conteudo_legenda/6057ea324fcf3f347730dc3d51731fed.jpg. Acesso em: 12 de ago. de 2021
Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/historia-america/colonizacao-espanhola.htm. Acesso em: 12 de ago. de 2021.
Disponível em: https://escolaeducacao.com.br/wp-content/uploads/2020/11/conquista-america-espanhola-1.jpg Acesso em: 12 de ago. de 2021.

Se possível, clique aqui para baixar ou imprimir a aula.