ATIVIDADE 14 – Radioatividade: Aplicações tecnológicas da radioatividade. - 25/08/2021

Usos da Radiação na Sociedade Moderna

Telégrafo. Disponível em <https://tinyurl.com/y3jm689d>. Acesso em 13 de ago. de 2021

As radiações estão presentes e são usadas constantemente na sociedade tecnológica. Desde a descoberta das ondas de rádio, primeiro teoricamente na metade do século XIX, pelo matemático e físico britânico J. Maxwell e criada experimentalmente pelo físico alemão H. Hertz, também na metade final do século XIX, sendo o nome da escala de frequência em homenagem a ele.

A radiação de ondas eletromagnéticas de baixa frequência são as ondas de rádio, mas não servem apenas para ouvir músicas. No final do século XIX, o engenheiro italiano Guglielmo Marconi criou um aparelho que podia enviar e receber de ago. de 2021. ondas de rádio, o telégrafo. A criação do telégrafo foi um marco importante para as comunicações e um fator tão importante quanto para a ciência.

A partir dessa época, o estudo sobre os usos das ondas eletromagnéticas em vários aspectos, propiciaram o avanço no estudo sobre a matéria, sobre o átomo, sobre magnetismo e a eletricidade. As ondas de baixa frequência, podem ser usadas em sonares, transmissão de dados de internet, de estações de rádio, televisão entre outros usos.

O aparelho de rádio comum, o de casas, de carros, até celulares, é um receptor de ondas eletromagnéticas de baixa frequência, onde as estações de rádio são frequências específicas onde as emissoras de rádio transmitem sua programação. Existem dois tipos de transmissão de rádio, as frequências AM (Amplitude Modulada) podem ter um alcance maior devido a uma variação na altura (amplitude) da onda, podendo então passar por obstáculos físicos, como montanhas ou prédios, a frequência varia entre 500 e 1600kHz, as frequências FM (Frequência Modulada) tem um alcance que não ultrapassa 100km, mas sua qualidade, por ser transmitida por equipamentos melhores e mais modernos, é superior, a frequência varia entre 88 e 108MHz.

O aparelho de televisão é também um que usa de ondas eletromagnéticas para transmitir imagens e áudio, a principal diferença está na frequência em que essas ondas são transmitidas, antigamente havia as frequências analógicas, que variavam entre 30 e 300MHz, atualmente a tecnologia de TV digital usa frequências entre 300MHz e 3GHz.

Disponível em: https://tinyurl.com/yx9sv97s. Acesso em 13 de ago. de 2021.

Disponível em: https://tinyurl.com/522u7fek. Acesso em 13 de ago. de 2021.

Radiações nucleares, radioatividade

Radioatividade é um termo com muito misticismo à sua volta, sempre sendo conhecida pelos acidentes, como o de Chernobyl, na Ucrânia, Fukushima no Japão e no Brasil o caso do acidente com o Césio em Goiânia. A radioatividade é um evento que ocorre dentro do átomo, no núcleo, onde o núcleo instável perde partículas, podendo ser prótons, nêutrons ou até mesmo elétrons, que devido seu alto valor energético é muito utilizada na produção de energia elétrica em usinas nucleares. Podem ocorrer problemas decorrentes dessa fonte de energia, como os grandes acidentes que aconteceram ao redor do mundo, os maiores foram em usinas nucleares, como em Chernobyl e Fukushima, além do lixo radioativo que é produzido que não existe lugar no mundo que possa ser descartado.
A Radiação Ionizante é uma forma de radiação que carrega energia suficiente para remover elétrons que estão ligados a átomos e moléculas. Ela se divide em: natureza corpuscular (radiações Alfa e Beta) e natureza eletromagnética (raios gama, x e algumas frequências de ultravioleta).

Cada tipo de radiação, de acordo com sua energia, tem um poder de penetrar a matéria, onde a radiação Alfa (tem um poder de penetração baixo sendo detido por uma camada de 7 cm de ar, ou por uma folha de papel ou chapa de alumínio de 0,06 mm. A radiação beta (), tem um poder de penetração médio podendo ser detido por uma chapa de chumbo de 2 mm ou de alumínio de 1 cm e penetra até 2 cm da pele e causa sérios danos. A radiação Gama () é a que possui maior poder de penetração, podendo atravessar completamente o corpo e interagindo com as moléculas e causando danos gravíssimos e irreparáveis a qualquer organismo vivo.
As radiações não ionizantes, são radiações que não são capazes de retirar elétrons das órbitas (eletrosferas) de seus átomos. Assim, continuam sendo átomos estáveis. Essas radiações não provocam ionização e excitação dos átomos e moléculas. Entre os principais exemplos desse tipo de radiação, temos: infravermelha, micro-ondas e luz visível.

Disponível em: https://tinyurl.com/y2tx4z7k. Acesso em 13 de ago. de
2021.

Responda as atividades em seu caderno.

1.Agora que você conhece alguns usos da radiação, indique um possível dano que as radiações ionizantes
podem causar aos seres vivos.

2. Para responder uma atividade de Ciências da Natureza, Joaquim encontrou as afirmações seguintes:
I – A radiação é a propagação de ondas eletromagnéticas ou partículas, emitidas apenas por fontes naturais,
como o Sol.
II – A radiação é caracterizada pela emissão e deslocamento de energia na forma de partículas ou ondas
eletromagnéticas, seja no vácuo, seja em outro meio.
III – Atualmente, são diversas as aplicações da radiação, uma das principais é na área da saúde, como no
combate ao câncer, e também é utilizada nos meios de comunicação, como em rádios e celulares.
Quais dessas afirmações Joaquim deve considerar como verdadeiras?
a) ( ) I e II. b) ( ) I e III. c) ( ) II e III. d) ( ) I, II e III.

3. O Decaimento Radioativo é o fenômeno responsável pela radioatividade: a emissão de radiações nucleares
por núcleos instáveis de alguns elementos químicos pesados. O decaimento mais energético, que pode penetrar
o corpo humano causando graves problemas é o

4. A respeito dos tipos de radiação, analise as afirmações a seguir:
I. As radiações nucleares são aquelas que partem do interior do núcleo de um átomo instável.
II. Radiações não ionizantes são aquelas que partem do interior do núcleo do átomo de elementos radioativos,
como o césio-137.
III. Radiações ionizantes são as radiações que não são capazes de separar os átomos presentes em uma molécula, não provocando, assim, alteração na composição do material.
Assinale a alternativa que indica as afirmações corretas:
a) ( ) Apenas I. b) ( ) Apenas II. c) ( ) I e II. d) ( ) II e III.

5. Relacione os termos a seguir à suas definições adequadas sobre os fenômenos ópticos.
(A) Alfa (B) Beta (C) Gama

( ) Radiação composta por um elétron que parte do interior do núcleo do átomo, com médio poder de penetração na matéria.

( ) A ausência de partículas na composição desse tipo de radiação faz com
que ela tenha alto poder de penetração, além de conseguir deslocar-se no ar
com a velocidade da luz.

( ) Tipo de radiação formada pelas partículas mais pesadas que formam o
átomo, com baixo poder de penetração na matéria.

6. Leia o texto:


Estudo – Uso de radiação nos pulmões pode acelerar recuperação da Covid-19

Um estudo divulgado em julho de 2020 mostra que o uso da radiações nos pulmões de pacientes com pneumonia causada pela Covid-19 pode ajudar na recuperação. A radioterapia diminuiu de 12 para 3 o tempo de melhora nos pacientes avaliados. O estudo, pequeno, foi feito com 10 pacientes por médicos da Universidade de Emory, em Atlanta (EUA). Os resultados foram comparados com outros 10 pacientes que receberam o tratamento comum. Outros efeitos em potencial incluem menor média de tempo para a alta hospitalar (12 dias com radiação, 20 dias sem) e um risco mais baixo de precisar de ventilação mecânica (10% com radiação, 40% sem). O grupo de radiação era “um pouco mais velho, um pouco mais doente e seus pulmões estavam um pouco mais danificados, mas, apesar disso, vimos um forte sinal de eficácia”, disse à Reuters o médico Mohammad Khan. Khan observou que, no grupo que usou radiação, os medicamentos para Covid-19 foram suspensos antes e após o tratamento, de modo que os resultados refletem o efeito da radiação isoladamente. (Observação: este é o resultado de um estudo experimental, que requer novas pesquisas para comprovar de fato a sua eficácia no tratamento da Covid-19.)


Disponível em: https://tinyurl.com/t7arwewf. Adaptado. Acesso em
13 de ago. de 2021.

Além do uso da radiação no tratamento de diversas enfermidades, como a Covid-19, quais outras vantagens
do uso das radiações pelo homem?

7. A frequência é uma grandeza física que indica o número de ocorrências de um evento (ciclos, voltas, oscilações…) em um determinado intervalo de tempo. Como é conhecida a unidade de medida de frequência, dada em homenagem ao cientista alemão que demonstrou a existência da radiação eletromagnética, criando aparelhos emissores e detectores de ondas de rádio?
a) ( ) Newton. b) ( ) Maxwell. c) ( ) Hertz. d) ( ) Mendel.

8. Agora que você conhece alguns fenômenos que envolvem os usos da radiação, olhe em sua volta e cite ao menos três utilizações dessa tecnologia em sua vida.

9. Utilize as palavras indicadas no quadro para completar o texto a seguir:

A radioatividade é um evento que ocorre dentro do __________ , no núcleo, onde o núcleo instável perde __________, podendo ser prótons, nêutrons ou até mesmo __________. Existem três tipos de eventos, chamados ____________ nucleares: decaimento Alfa, decaimento Beta e decaimento __________.

10. A tecnologia do primeiro sistema de comunicação capaz de transmitir qualquer mensagem rapidamente a grande distância já ficou obsoleta, embora não há tanto tempo. O aparelho para a comunicação que utiliza eletricidade para enviar mensagens codificadas através de fios é o
a) ( ) Multímetro. b) ( ) Smartphone. c) ( ) Rádio. d) ( ) Telégrafo.

Se possível, clique aqui para baixar ou imprimir a aula.