ATIVIDADE 14 – Sexualidade: elementos do sistema genital humano. - 25/08/2021

Sistema Reprodutor
O sistema reprodutor, também chamado de sistema genital, é responsável por proporcionar as condições adequadas para a nossa reprodução. O sistema reprodutor masculino é responsável por garantir a produção do gameta masculino (espermatozoide) e depositá-lo no interior do corpo da mulher. O sistema reprodutor feminino, por sua vez, atua produzindo o gameta feminino (óvulo ou ovócito secundário) e também servindo de local para a fecundação e desenvolvimento do bebê.

Função do Sistema Reprodutor
Os sistemas reprodutores masculino e feminino atuam juntos para garantir a multiplicação da nossa espécie. Tanto o sistema genital masculino quanto o feminino são responsáveis pela produção dos gametas, ou seja, pela produção das células que se unirão na fecundação e darão origem ao zigoto. Os gametas são produzidos nas chamadas gônadas, sendo os testículos as gônadas masculinas e os ovários as gônadas femininas. Os testículos produzem os espermatozoides, enquanto os ovários produzem os ovócitos secundários, chamados popularmente de óvulos.

Sistema Reprodutor Masculino
O sistema reprodutor masculino garante a produção dos espermatozoides e a transferência desses gametas para o corpo da fêmea. Ele é formado por órgãos externos e internos. O pênis e o saco escrotal são os chamados órgãos reprodutivos externos do homem, enquanto os testículos, os epidídimos, os ductos deferentes, os ductos ejaculatórios, a uretra, as vesículas seminais, a próstata e as glândulas bulbouretrais são órgãos reprodutivos internos.

Testículos: são as gônadas masculinas e estão localizados dentro do saco escrotal (escroto). Eles são formados por vários tubos enrolados chamados de túbulos seminíferos, nos quais os espermatozoides serão produzidos. É onde também ocorre a produção da testosterona, hormônio relacionado, entre outras funções, com a diferenciação sexual e a espermatogênese.

Epidídimo: local onde os espermatozoides adquirem maturidade e tornam-se móveis.

Ducto deferente: no momento da ejaculação, os espermatozoides seguem do epidídimo para o ducto deferente. Esse ducto encontra o ducto da vesícula seminal e passa a ser chamado de ducto ejaculatório, o qual se abre na uretra.

Uretra: é o ducto que se abre para o meio externo, percorrendo todo o pênis e dá passagem para o sêmen e para a urina.

Vesículas seminais: há duas vesículas seminais, as quais formam secreções que compõem cerca de 60% do volume do sêmen. Essa secreção serve de fonte de energia para o espermatozoide.

Próstata: secreta um fluido que também compõe o sêmen. Essa secreção contém enzimas anticoaguladoras e nutrientes para o espermatozoide.

Glândulas bulbouretrais: existem duas glândulas bulbouretrais, que são responsáveis por secretar um muco claro que neutraliza a uretra, retirando resíduos de urina que possam ali estar presentes.

Pênis: é o órgão responsável pela cópula, formado por tecido erétil que se enche de sangue no momento da excitação sexual. No pênis também é possível observar a passagem da uretra, pela qual o sêmen passará durante a ejaculação.

Sistema Reprodutor Feminino
O sistema reprodutor feminino servirá de local para a fecundação e também para o desenvolvimento do bebê, além de ser responsável pela produção dos gametas femininos e hormônios. Assim como no masculino, o sistema reprodutor feminino apresenta órgãos externos e internos. Os órgãos externos recebem a denominação geral de vulva e incluem os lábios maiores, lábios menores, clitóris e as aberturas da uretra e vagina. Já os órgãos internos incluem os ovários, as tubas uterinas, o útero e a vagina.

Ovários: no corpo feminino existem dois ovários, que são responsáveis por produzir os gametas femininos, além dos hormônios estrogênio e progesterona, relacionados com a manutenção do ciclo menstrual, e o
estrogênio é ainda associado ao desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários.

Tubas uterinas: existem duas tubas uterinas, que atravessam a parede do útero e se abrem próximas do ovário, com prolongamentos chamados de fímbrias. Normalmente a fecundação ocorre nas tubas uterinas.

Útero: é um órgão muscular, em forma de pera, no qual se desenvolve o bebê durante a gravidez. A parede do órgão é espessa e possui três camadas. A camada mais espessa é chamada de miométrio e é formada por grande quantidade de fibras musculares lisas. A mais interna, chamada de endométrio, destaca-se por ser perdida durante a menstruação. O colo do útero, também chamado de cérvice, abre-se na vagina.

Vagina: é um canal elástico no qual o pênis é inserido durante a relação sexual e o espermatozoide é depositado. Esse canal é também por onde o bebê passa durante o parto normal.

Vulva: é a genitália externa feminina. Fazem parte da vulva os lábios maiores, os lábios menores, a abertura vaginal, a abertura da uretra e o clitóris. Esse último é formado por um tecido erétil e apresenta muitas terminações nervosas, sendo um local de grande sensibilidade.

Disponível em: https://tinyurl.com/2n5zdwhj. Adaptado. Acesso em: 18 ago 2021.

Vamos conhecer a fecundação de uma maneira divertida?

Se possível, assista ao vídeo:

Responda as atividades em seu caderno.

1.O sistema reprodutor humano é responsável por garantir a produção dos gametas, tanto do masculino quanto do feminino. Como são conhecidas essas células e qual processo de divisão celular as origina?

2. Para que os espermatozoides adquiram maturidade e também desenvolvem sua capacidade de movimentação, são armazenados
a) ( ) no epidídimo. b) ( ) no testículo. c) ( ) na próstata. d) ( ) na vesícula.

3. Organize as palavras no quadro abaixo e revele a frase relacionada à reprodução.

Na mulher, uma vez por mês, normalmente um _______ sai de um dos seus___________________ e percorre uma das _______, encaminhando-se para o útero numa longa viagem. Durante este percurso pode encontrar um ______________ e dá-se a _______. Forma-se então o _______ que é a primeira célula do novo ser vivo.

4. Selecione a alternativa que completa as lacunas das afirmações seguintes:
I – Os __________, estrutura presente apenas nos homens, estão relacionados com a produção de
espermatozoides e de __________, como a testosterona.
II – O sistema reprodutor e genital engloba os órgãos que produzem, transportam e armazenam as células
__________, que são as responsáveis por dar origem aos gametas.

a) ( ) ovários – hormônios – reprodutoras.

b) ( ) testículos – hormônios – germinativas.

c) ( ) testículos – sêmen – germinativas.

d) ( ) órgãos – sistêmicas – somáticas.

5. Analise as afirmações a seguir relacionadas aos processos reprodutivos dos seres vivos.
I – Os testículos são órgãos pares e ovoides, que após o início da puberdade produzem os espermatozoides e
secretam testosterona.
II – Os órgãos genitais femininos externos compreendem os lábios maiores, os lábios menores, o vestíbulo da
vagina, o clitóris e o útero.
III – Os ovários são duas estruturas, uma de cada lado do corpo, situadas dentro da cavidade pélvica,
responsáveis pela produção dos óvulos, após o início da puberdade.
Assinale a alternativa que indica as afirmações corretas:
a) ( ) Apenas I. b) ( ) I e III. c) ( ) II e III. d) ( ) I, II e III.

6. Há pessoas que confundem espermatozoide e sêmen, considerando equivocadamente que o conceito e a
função de ambos sejam as mesmas. Então, qual a diferença entre espermatozoide e sêmen?

7. Como é chamada a estrutura do sistema genital feminino, formado por tecido erétil, e destacando por ser
uma região altamente sensível à estimulação devido à grande presença de terminações nervosas?
a) ( ) Vagina. b) ( ) Vulva. c) ( ) Vestíbulo. d) ( ) Clitóris.

8. Observe os esquemas a seguir dos aparelhos reprodutores (feminino e masculino) e identifique as estruturas
assinaladas com os números.

9. O escroto ou bolsa escrotal, é uma estrutura de forma sacular localizada na região logo abaixo do pênis. Essa bolsa apresenta um septo, que a divide em duas cavidades, ficando um testículo de cada lado. Essa estrutura pode ficar mais próxima ou mais distante ao corpo, conforme a variação
a) ( ) de temperatura. b) ( ) hormonal. c) ( ) de idade. d) ( ) sexual.

10. Relacione as estruturas a seguir à sua definição adequada.

(A) Gônadas

(B) Testículos

(C) Ovários

( ) Estruturas em forma de amêndoa e estão sustentados em sua posição por meio de ligamentos, sendo responsáveis pela produção dos ovócitos.

( ) São órgãos que produzem células sexuais, que além da sua função reprodutiva também são glândulas do sistema endócrino, responsáveis pela produção de hormônios sexuais.

( ) São duas estruturas de forma oval, com cerca de 3 cm de diâmetro e 4 cm de comprimento, que estão localizadas no interior da bolsa escrotal.

Se possível clique aqui para baixar e ou imprimir a aula.