Atividade 15 – Gêneros Textuais Poemas Visuais; Cordéis; variação linguística; Ortografia. - 09/09/2021

O QUE E COMO SÃO OS POEMAS VISUAIS

Poesia visual é uma expressão poética informal que valoriza os efeitos visuais, ou seja, sua estrutura forma imagens. Essas imagens completam o sentido do poema, dando maior expressividade e podendo combinar-se com outras linguagens artísticas. O poema visual transmite uma mensagem não só através da linguagem verbal, mas também utilizando recursos diferentes, como a construção de imagens, para chamar a atenção do leitor. Por meio desse tipo de poema, é possível ter variados pontos de vista sobre uma mesma obra.

Disponível em: http://linguaportuguesacems.blogspot.com/2013/06/poesia-visual-7-ano.html Acesso: 25 ago. 2021.(adaptado)

As poesias visuais são compostas por elementos visuais ou gráficos organizados artisticamente, que conseguem transmitir algum tipo de mensagem, reflexão.

Este movimento literário surgiu após as vanguardas europeias, que revolucionaram o modo de se fazer arte, seja na música, pintura ou literatura. Ele foi pensado de forma a romper com os padrões formais das artes que já haviam sido produzidas. Assim, as formas de poesia visual ganharam força, pois são uma forma de expressão livre.

Pode haver poemas com efeitos de sonoridade, movimento ou até ausência de linguagem verbal. Mas não existe uma estrutura padrão, o autor é livre para escolher quais recursos quer utilizar.

Disponível em: http://linguaportuguesacems.blogspot.com/2013/06/poesia-visual-7-ano.html Acesso: 25 ago. 2021. (Adaptado)

Tipos de Poemas Visuais

Pode-se agrupar tipos de poesias visuais que apresentam características em comum. Esses agrupamentos não são os únicos existentes, mas os mais comuns:

Texto 1- “ DEUS”

Imagem disponível em: https://br.pinterest.com/pin/692498880183501656/ Acesso: 25 ago. 2021.

Poesia Concreta

Esse tipo de poesia surgiu junto com o resgate da poesia visual, por isso, muitas vezes são confundidas ou tidas como sinônimo. Contudo, a poesia concreta originalmente é um tipo de poesia visual em que o uso da linguagem verbal é essencial.  O uso da linguagem verbal e não-verbal, ausência de verso e estrofe, ausência do eu lírico e os aspectos geométricos são uma de suas principais características.

Disponível em: https://beduka.com/blog/materias/literatura/o-que-e-poema-visual/ Acesso: 25 ago. 2021. (Adaptado)

Texto 2- “Aranha”

Disponível em: https://mensagens.culturamix.com/sentimentos/poema-cinetico Acesso: 25 ago. 2021.

Poesia Cinética

A palavra “cinética” significa movimento. Portanto, este tipo de poesia visual, valoriza a criação e efeitos de movimento. Assim, os elementos gráficos são dispostos de uma forma que causem impressão de ação e velocidade.

Os poemas costumam ser criados para serem lidos e, a partir da leitura, criam na mente do leitor uma cena. A poesia cinética vai, além disso, sua própria estrutura já é um efeito físico e palpável, ela não serve apenas para ser lida, mas para ser vista em si.

O poema em forma de aranha trata-se de um poema feito com palavras com a letra “erre” que ganham a forma de uma aranha. É como se o som caminhasse junto com as pernas da aranha e estivesse indo para algum lugar.

Disponível em: https://mensagens.culturamix.com/sentimentos/poema-cinetico Acesso: 25 ago. 2021.(Adaptada)

Texto 3 – “Homem Bêbado”

Disponível em: https://mensagens.culturamix.com/sentimentos/poema-cinetico Acesso: 25 ago. 2021

Vejamos mais um Exemplo mais claro da Poesia Cinética

No poema “Homem Bêbado” acompanhamos a trajetória de um homem que bebeu demais, o poema começa com uma estrutura normal que indica que a pessoa ainda está sóbria, mas vai ganhando um ritmo mais confuso com as palavras embaralhadas para indicar a confusão da pessoa que estava no bar e bebeu. Depois prossegue indicando como esse homem percorreu o caminho até a sua casa, ou seja, em círculos e confuso por estar com a sua consciência alterada.

Veremos a seguir mais um tipo de poesia visual, que é a poesia fônica.

 Poesia Fônica

Na França, a partir de 1962, o poeta Pierre Garnier cria um movimento chamado “Espacialismo”, que valorizava os aspectos visuais e sonoros como centrais. Ou seja, ele propunha uma poesia “para ver-se” e outra para “ouvir-se”.

Disponível em: https://beduka.com/blog/materias/literatura/o-que-e-poema-visual/ Acesso: 25 ago. 2021.(Adaptado)

A seguir, um exemplo de Poesia Fônica, de Pierre Garnier.

Texto 4

Pierre Guarnier

ATIVIDADES

1. Leia o poema visual “Tristes Guerra” e marque a única alternativa INCORRETA.

Texto 5  –  “Tristes guerras”


Imagem disponível em: http://bibliotecabanosdelaencina.blogspot.com/2010/11/m100guel-carteles.html Acesso: 25 ago. 2021.(Adaptada)

a) (  ) O texto retrata dois olhos tristes e uma boca triste, um rosto inteiramente sensibilizado por causa da existência de armas e guerras, tristeza comum a todos os homens.

b) (  ) As lágrimas deste poema, escrito quase com uma única palavra, demonstram grande tristeza no rosto, comum a todos os homens.

c) (  ) No poema, a palavra “triste”, repetida em todas as estrofes, é usada para desenhar os traços de qualquer rosto sensibilizado com armas e guerras.

d) (  ) O poema demonstra que a tristeza é comum a todos os homens, a todas as guerras e a todas as armas.

e) (  ) O poema retrata uma boca e dois olhos tristes, mas um rosto que se mostra insensível às armas e às guerras, tristeza comum a todos os homens.

2. Sobre o poema “Tristes Guerra”, acima, é possível afirmar que

a) (  ) o texto aborda um triste e grave problema social, utilizando apenas a linguagem não verbal.

b) (  ) o poema utiliza linguagem verbal e não-verbal, versos e estrofes, conforme normas rígidas adotadas na literatura.

c) (  ) nesse poema, elementos gráficos são dispostos de uma forma que causem impressão de ação e velocidade, mas não expressa nenhum sentimento.

d) (  ) o poema faz uso de poucas palavras, em sua maioria substantivos, distribuídas no papel produzindo  efeitos de movimentos, ao mesmo tempo em que forma a figura de um rosco com expressão de sentimentos.

3. Sobre os poemas visuais, é INCORRETO afirmar que

a) (  ) poema visual é uma expressão poética não-formal que valoriza os efeitos visuais, ou seja, prioriza a formação de imagens.

b) (  ) no poema visual, a palavra não é um complemento bem explorado e nem faz parte de sua composição.

c) (  ) o poema visual caracteriza-se por valorizar a imagem como entidade universal.

d) (  ) os poemas visuais, como o próprio nome diz, são produções literárias em que as imagens, formas e tudo o que é capaz de ser captado pela visão, ganham destaque.

4. Quanto à linguagem da poesia visual, pode-se  afirmar que:

a (  ) transmite uma mensagem através da linguagem verbal, utilizando recursos diferentes, como a construção versos rimados que chamam a atenção do leitor.

b (  ) transmite uma mensagem não só por meio da linguagem verbal, mas também utilizando recursos diferentes, como a construção de imagens, para chamar a atenção do leitor.

c) (  ) para transmitir sua mensagem, utiliza-se apenas da linguagem não verbal em sua construção, objetivando chamar a atenção do leitor.

PRODUÇÃO TEXTUAL

 Você gostou dos poemas visuais apresentados?

5. Que tal você mesmo criar o seu poema visual? Pode criá-lo da forma que quiser, basta deixar a criatividade fluir! O que acha de criar um poema com o seu nome? Se preferir, pode escolher outro tema.

Solte a sua imaginação!

  Passo a passo para a sua criação e um poema com o seu nome

→ Crie um poema visual com o seu nome;

→ Observe as letras que o compõem;

→ Pense em rimas e palavras que derivem dele;

→ Estruture o seu poema de maneira que as palavras formem uma figura;

→ Componha-o conforme planejado em um rascunho;

→ Dê um título ao seu texto;

→ Passe-o a limpo depois da revisão.

AGORA, VAMOS VER OUTRO GÊNERO TEXTUAL – O CORDEL

LITERATURA DE CORDEL

Imagem disponível em: https://beduka.com/blog/materias/literatura/o-que-e-literatura-de-cordel/Acesso: 25 ago. 2021.
 

Também chamada de literatura popular em verso, essa tradição se popularizou no final do século XIX, quando tais poesias passaram a ser impressas em folhetos e vendidas em feiras.

O nome “cordel” faz referência às cordas onde os folhetos ficavam expostos. Seu formato foi inspirado nos cordéis lusitanos, trazidos ao Brasil pelos colonizadores portugueses.

O cordelistas, em geral, eram homens com pouca escolaridade e instrução. Muitos deles não chegaram nem a frequentar a escola e aprenderam a ler e escrever de maneira informal.

Os temas das poesias de cordel trazem elementos da realidade sertaneja, tratavam das questões sociais e políticas e também serviam como fonte de informação para o povo nordestino.

Disponível em: https://www.significados.com.br/literatura-de-cordel/Acesso: 25 ago. 2021.

Principais características da literatura de cordel

  • Linguagem coloquial: forte presença de oralidade e regionalismos na fala e escrita
  • Elementos da cultura brasileira, principalmente nordestina: costumes, tradições e folclores
  • Escrita em versos com métrica e rimas (conferem musicalidade aos versos, herança das trovas medievais)
  • Presença de xilogravuras (imagem à base de tinta, utilizando madeira), uma arte típica do nordeste. Veja o vídeo abaixo!
  • Uso de humor, ironia e sarcasmo para representar temas cotidianos e sociais
  • O suporte deste texto são os folhetos de cordel, que medem cerca de 12 x 16 cm, folhas dobradas e número de páginas sempre múltiplos de quatro

Disponível em: https://beduka.com/blog/materias/literatura/o-que-e-literatura-de-cordel/Acesso: 25 ago. 2021.

Esse tipo de manifestação tem como principais características a oralidade e a presença de elementos da cultura brasileira. Sua principal função social é de informar, ao mesmo tempo em que diverte os leitores.

Oposta à literatura tradicional (impressa nos livros), a literatura de cordel é uma tradição literária regional.

 Disponível em: https://www.significados.com.br/literatura-de-cordel/Acesso: 25 ago. 2021.

Entre os principais cordelistas brasileiros, citamos alguns dos que se destacam:

Patativa do Assaré, João Ferreira de Lima, João Martins de Athayde, Apolônio Alves dos Santos, Cuica de Santo Amaro, entre tantos outros maravilhosos autores.

Agora que você já tem algum conhecimento sobre a literatura de cordel, vamos aprofundar um pouco mais os conhecimentos, lendo alguns cordéis e fazendo atividades. Mãos à obra!

ATIVIDADES

Leia este poema, escrito por Patativa do Assaré e responda às atividades.

Cresci entre os campos belos

De minha adorada Serra,

Compondo versos singelos

Brotados da própria terra,

Inspirados nos primores

Nos campos com suas flores

De variados formatos

Que pra mim são obras-primas,

Sem nunca invejar as rimas

Dos poetas literatos.

Ispinho e fulô. Fortaleza: UECE, 2001.

Disponível em: https://acessaber.com.br/atividades/interpretacao-de-texto-poema-com-rima-7o-ano/Acesso: 25 ago. 2021.

 1.  O principal objetivo desse poema é

a) (  )divulgar uma notícia de interesse coletivo.

b) (  )narrar um fato interessante sobre a vida do autor.

c) (  )destacar a importância da criação de versos.

d) (  )caracterizar a terra natal do eu lírico.

2. Em todos os versos, nota-se a marca da 1ª pessoa, exceto em

a) (  )“Cresci entre os campos belos”.

b) (  )“De minha adorada Serra”.

c) (  )“Brotados da própria terra”.

d) (  )“Que pra mim são obras-primas”.

Disponível em: https://acessaber.com.br/atividades/interpretacao-de-texto-poema-com-rima-7o-ano/Acesso: 25 ago. 2021

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3. Marque a única alternativa em que um adjetivo rima com outro.

a) (  )“primores” e “flores”.

b) (  )“serra” e “terra”.

c) (  )“obras-primas” e “rimas”.

d) (  ) “belos” e “singelos”.

4. Registra-se um traço da linguagem informal em:

a) (  )“Compondo versos singelos”.

b) (  )“Inspirados nos primores”.

c) (  )“De variados formatos”.

d) (  ) “Que pra mim são obras-primas”.

Disponível em: https://acessaber.com.br/atividades/interpretacao-de-texto-poema-com-rima-7o-ano/Acesso: 25 ago. 2021.

 Leia um trecho do texto, a seguir, e responda às atividades:

O lugar onde vivo

Aqui tem um ar puro,

Que vale a pena respirar.

O ruim é que falta emprego,

Pra alguns adultos trabalhar!

Mas não falta o sorriso,

Dessa gente do meu lugar!

Moro no meio do sertão,

Mas barragem tem pra pescar.

Aqui as estradas são de barro,

Mas nela a gente pode brincar.

O povo não tem muito dinheiro,

Mas um bom sorriso sabe dar.

Moro no meio do sertão,

Mas barragem tem pra pescar.

Aqui as estradas são de barro,

Mas nela a gente pode brincar.

O povo não tem muito dinheiro,

Mas um bom sorriso sabe dar.

O meu lugar é bem simples,

Mas aqui tem um museu!

Onde guarda suas histórias,

Que o tempo envelheceu.

Tem até casa de farinha

Que o sustento nos deu.

De José Luiz, aluno vencedor em 1º lugar na categoria Poema do estado do Ceará em 2019 na OLP Escrevendo o Futuro – São Gonçalo do Amarante, juntamente com a professora Roberta Sousa.

Disponível em: https://www.tudosaladeaula.com/2021/03/atividade-literatura-de-cordel-anos-finais-com-gabarito.html  Acesso: 25 ago. 2021.

Imagem disponível em: https://www.tudosaladeaula.com/2021/03/atividade-literatura-de-cordel-anos-finais-com-gabarito.html  Acesso: 25 ago. 2021.

5. Os textos exercem uma função social específica, nascem a partir de situações cotidianas de comunicação e apresentam uma intenção comunicativa bem definida. O gênero do texto acima é

a) (  ) cordel.
b) (  ) notícia.
c) (  ) cantiga.
d) (  ) relato.

Disponível em: https://www.tudosaladeaula.com/2021/03/atividade-literatura-de-cordel-anos-finais-com-gabarito.html  Acesso: 25 ago. 2021.

6. O texto apresenta um eu lírico apaixonado por sua terra apesar de alguns problemas existentes onde mora. Dentre os versos que comprovam essa afirmação estão:
a) (  ) “Contemplar tuas terras  / E o aconchego perceber!”
b) (  ) “O povo não tem muito dinheiro / Mas um bom sorriso sabe dar.”
c) (  ) “Aqui tem um ar puro / Que vale a pena respirar.”
d) (  ) “O ruim é que falta emprego, / Pra alguns adultos trabalhar!”

Disponível em: https://www.tudosaladeaula.com/2021/03/atividade-literatura-de-cordel-anos-finais-com-gabarito.html  Acesso: 25 ago. 2021.

7. Identifique a alternativa em que um substantivo rimou com um verbo

  1. (  )“respirar” e “trabalhar”.
  2. (  )“pescar” e “brincar”.
  3. (  )“museu” e “envelheceu”.
  4. (  ) “envelheceu” e “deu”.

  8. Um verso que apresenta uma linguagem coloquial, muito comum em situações informais, é:
a) (  ) “Aqui tem um ar puro”
b) (  ) “O ruim é que falta emprego”
c) (  ) “Que vale a pena respirar.”
d) (  )  “Pra alguns adultos trabalhar!

Disponível em: https://www.tudosaladeaula.com/2021/03/atividade-literatura-de-cordel-anos-finais-com-gabarito.html  Acesso: 25 ago. 2021.

9. O texto apresenta sentimentos bem definidos pelo eu lírico, desencadeados por descrições e narrativas sobre o lugar onde ele mora. Desse modo, podemos concluir que o tema principal do texto se resume a:

a) (  ) saudades da infância.

b) (  ) lembranças do sertão.

  c) (  ) belezas do meu lugar.

  d) (  ) saudades do passado. 

Disponível em: https://www.tudosaladeaula.com/2021/03/atividade-literatura-de-cordel-anos-finais-com-gabarito.html  Acesso: 25 ago. 2021.

VOCÊ SABE O QUE É ORTOGRAFIA?

Ortografia estuda a forma correta de escrita das palavras de uma língua. Do grego “ortho”, que quer dizer correto, e “grafo”, por sua vez, que significa escrita.

Existem convenções entre os falantes de uma mesma língua que visam unificar a sua ortografia oficial. Trata-se dos acordos ortográficos.

O cordel a seguir apresenta a nova ortografia da Língua Portuguesa de uma forma bastante interessante, leia-o e realize as atividades propostas.

GRAMÁTICA EM CORDEL II: A NOVA ORTOGRAFIA DO PORTUGUÊS

01 Este cordel vai falar
Da nossa ortografia
Que nos causa muita dúvida
E bastante agonia
Na hora de escrever
Palavras do dia-a-dia.

A palavra ortografia
Tem uma origem grega
Vem do radical “grafia”
E de “orto”, com certeza
Significa escrever
Correto e com beleza.

Para se escrever correto
Preste bastante atenção
Nas regrinhas ortográficas
Use-as com toda razão
Pesquise o dicionário
E tenha-o sempre à mão.
[…]
Usamos a letra H
Pra formar interjeição
Como: AH! IH! OH! e HUM!
Expressando emoção
Cuidado pra NÃO ERRAR!
Use sempre a razão.
02 Palavras como cachaça,
Cachimbo, manha, mochila
Malha, batalha e aranha
Chave, espantalho, matilha
Apresentam sempre um dígrafo
Pra complicar a escrita.

Emprega-se a letra S
Nos sufixos -OSO/-OSA
Que indicam abundância
Horroroso e cheirosa
Fabulosa e amoroso
Formoso, também dengosa.

Nos sufixos -ÊS e -ESA
Também no sufixo -ISA
Como as palavras: francês
Milanesa e poetisa
Marquês, chinês e duquesa
Baronesa e profetisa.

Sempre depois de um ditongo
A letra S se insere
Coisa, faisão, mausoléu
Perceba e não mais erre
Cleusa, Sousa e maisena
É com S que se escreve.
03 As formas do verbo pôr
Também do verbo querer
Escrevem-se com um S
Pus, pusesse, pode crer
Quis, quisesse e quiser
Você não pode esquecer.

Sempre se escreve com S
Asa, surpresa, alisar
Através, brasa e crise
Deusa e catalisar
Empresa, gás, gasolina
Atrasar, uso e visar.

Emprega-se a letra Z
Nos sufixos –EZ e –EZA
Que formam substantivos
Abstratos como beleza
Insensatez, altivez
Magreza, também grandeza.

Deve se escrever com Z
Todo sufixo –IZAR
Formador de alguns verbos
Como hospitalizar
Mas cuidado, há exceção:
Analisar, pesquisar. […]

Carlinhos Cordel

Disponível em: https://www.recantodasletras.com.br/gramatica/2188300 Acesso: 26 ago. 2021.

Com base em seus conhecimentos relativos à ortografia, responda:

10. Nos versos a seguir, afirma-se que os dígrafos se apresentam “Pra complicar a escrita.” Você concorda com essa afirmação? Por quê?

Palavras como cachaça,
Cachimbo, manha, mochila
Malha, batalha e aranha
Chave, espantalho, matilha
Apresentam sempre um dígrafo
Pra complicar a escrita.

11. Você sabe o que é dígrafo? Explique.

12. Destaque no texto as palavras dadas como exemplo de dígrafo.

13. Como se define ditongo?

14. Destaque os ditongos apresentados como exemplo no texto.

15. Todas as palavras, a seguir, estão grafadas corretamente, exceto em uma única alternativa, identifique-a.

16. Quanto à ortografia, as palavras estão corretamente escritas em todas as alternativas, exceto uma, identifique-a.

a) (  ) Tomara que ele viaje hoje.

b) (  ) Eu não quero ir. Viajem vocês!

c) (  ) Viajem, sim! Fará bem para vocês.

d) (  ) Tomara que faça uma viajem maravilhosa. Ele merece!

Se possível, clique aqui para imprimir ou baixar!