ATIVIDADE 15 – Probabilidade de um evento aleatório simples - 09/09/2021

Análise das possibilidades em relação ao espaço amostral

Evento é a ocorrência de um fato ou uma situação em um experimento. Ou seja, é a representação de um subconjunto do espaço amostral.

Exemplo

No lançamento de um dado de 6 faces, temos:

* Espaço amostral (E) = {1, 2, 3, 4, 5, 6}

* Seja o evento A sair um número par: A = {2, 4, 6}

* Seja o evento B sair um número ímpar: B = {1, 3, 5}

Cálculo de probabilidade Acompanhe a seguinte situação

Acompanhe a seguinte situação:

Em uma gincana escolar, uma das provas era bola ao cesto, em que um dos participantes tinha determinado número de chances para acertar o maior número possível de bolas em uma cesta. A equipe de Juliano acertou 6 vezes, das 10 tentativas realizadas. Mantendo o aproveitamento, qual é a probabilidade de a equipe de juliano acertar a próxima bola no cesto?

O cálculo da probabilidade de um evento A (no caso, a equipe de Juliano acertar a próxima bola no cesto) é feito da seguinte maneira:

O resultado pode ser apresentado de três formas diferentes: forma fracionária (fração irredutível), forma decimal e forma percentual.

A probabilidade de a equipe de Juliano acertar as bolas é de 3 acertos em 5 tentativas, ou de 0,6 ou, ainda, de 60%.

Eventos como o que descrevemos anteriormente são chamados de eventos aleatórios. Os eventos aleatórios são aqueles que têm probabilidades atribuídas a cada resultado especificado em um espaço amostral.

Probabilidade é a medida da chance de um resultado ocorrer em um evento aleatório, ou seja, é a razão entre a quantidade de resultados favoráveis e a quantidade de resultados do espaço amostral.

ATIVIDADES

1. Ao girar a seta em cada roleta seguinte, determine a probabilidade de ela parar indicando um setor de cor laranja.

a)

b)

c)

2. Em uma urna há 4 bolas amarelas, 5 vermelhas e 6 laranjas. Calcule a probabilidade de retirarmos aleatoriamente uma bola:

a) amarela.

b) vermelha.

c) laranja.

3. Dois dados honestos de seis faces cada, foram lançados. Calcule a probabilidade de o produto dos números obtidos ser 12.

4. No lançamento de duas moedas, simultaneamente, qual é a probabilidade de obter somente coroa?

5. Em uma caixa há 13 fichas da cor azul e 9 fichas da cor verde. Calcule a probabilidade, ao se retirar aleatoriamente uma ficha da caixa, de ela ser da cor azul.

6. Entre os números 1 e 100, determine a probabilidade de se escolher ao acaso um número que contenha o algarismo 9.

7. Cátia fez uma pesquisa com a turma e organizou os dados obtidos em uma tabela. De acordo com a tabela abaixo, qual é a probabilidade de Cátia sortear uma pessoa da turma e ela usar óculos?

8. Gabriel estava jogando uma partida de RPG e lançou um dado com 20 faces numeradas de 1 a 20. Ele precisava obter um número maior que 12 para conseguir realizar um dos testes impostos pelo narrador. Qual é a probabilidade de Gabriel ter obtido sucesso nessa jogada?

JMCabaup/Shutterstock.

9. Uma turma de 7° ano tem 27 alunos. Sabendo que 15 são meninas, qual é a probabilidade de se escolher um menino ao acaso?

10. Escolhido ao acaso um elemento do conjunto dos divisores positivos de 60, determine a probabilidade de que ele seja primo.

Se for possível, clique aqui para baixar ou imprimir sua atividade.