ATIVIDADE 15 – Urbanização e industrialização - 15/09/2021

URBANIZAÇÃO E INDUSTRIALIZAÇÃO

Os processos de industrialização e urbanização estão intrinsecamente interligados. Foi com os avanços e transformações proporcionados, por exemplo, pelas Revoluções Industriais na Europa que esse continente concebeu o crescimento exponencial de suas principais cidades, aquelas mais industrializadas. Ao mesmo tempo, o processo de urbanização intensifica o consumo nas cidades, o que acarreta a produção de mais mercadorias e o aumento do ritmo da atividade industrial.

A industrialização é um dos principais fatores de transformação do espaço geográfico, pois interfere nos fluxos populacionais, reorganiza as atividades nos contextos da sociedade e promove a instrumentalização das diferentes técnicas e meios técnicos (disponibiliza equipamentos, conhecimentos e práticas), que são essenciais para as atividades humanas. A atividade industrial, por definição, corresponde a organização de práticas econômicas em que o trabalho e o capital (dinheiro) transformam matérias-primas ou produtos de base em bens de produção e consumo.

Com o avanço nos sistemas de comunicação e transporte – fatores que impulsionaram a globalização –, praticamente todos os povos do mundo passaram a consumir produtos industrializados, independentemente da distância entre o seu local de produção e o local de consumo. Estabelece-se, com isso, uma rede de influências que atua em escalas que vão do local ao global.

Graças ao processo de industrialização e sua ampla expansão pelo mundo, incluindo boa parte dos países subdesenvolvidos e emergentes, a urbanização também cresceu, a ponto de, segundo dados da ONU, o mundo ter se tornado, pela primeira vez, majoritariamente urbano, isto é, com a maior parte da população residindo em cidades, feito ocorrido no ano de 2010 em diante.

Mas como a industrialização interfere na urbanização?

É errôneo pensar que a industrialização é o único fator que condiciona o processo de urbanização. Afinal, tal fenômeno está relacionado também a outros eventos, que envolvem dinâmicas macroeconômicas, sociais e culturais, além de fatores específicos do local. No entanto, a atividade industrial exerce uma influência quase que preponderante, pois ela atua tanto no espaço das cidades, que apresentam crescimento, quanto no espaço rural, que vê uma gradativa diminuição de seu contingente populacional em termos proporcionais.

No meio rural, o processo de industrialização interfere com a produção e inserção de modernos maquinários no sistema produtivo, como tratores, colheitadeiras, semeadeiras e outros. Dessa forma, boa parte da mão de obra anteriormente empregada é substituída por máquinas e técnicos qualificados em operá-las. Como consequência, boa parte dessa população passa a residir em cidades, por isso, elas tornam-se cada vez maiores e mais povoadas. Vale lembrar que a mecanização não é o único fator responsável pelo processo de migração em massa do campo para a cidade, o que chamamos de êxodo rural, mas é um dos elementos mais importantes nesse sentido.

Além disso, a industrialização das cidades faz com que elas se tornem mais atrativas em termos de migrações internas, o que provoca o aumento de seus espaços graças à maior oferta de empregos, tanto na produção fabril em si quanto no espaço da cidade, que demandará mais trabalho no setor comercial e também na prestação de serviços.

Não por acaso, os primeiros países a industrializem-se foram também os primeiros a conhecer a urbanização em sua versão moderna, tornando-se territórios verdadeiramente urbano-industriais. Atualmente, esse processo vem ocorrendo em países emergentes e subdesenvolvidos, tal qual o Brasil, que passou por isso ao longo de todo o século XX. Segundo a ONU, até 2030, todas as regiões do mundo terão mais pessoas vivendo nas cidades do que no meio rural.

 O grande gargalo (limite) desse modelo é o crescimento acelerado das cidades, que contribui para fomentar a macrocefalia urbana, quando há o inchaço urbano, com problemas ambientais e sociais, além da ausência de infraestruturas, crescimento da periferização e do trabalho informal, excesso de poluição, entre outros problemas. Estima-se, por exemplo, que até 2020 quase 900 milhões de pessoas estarão vivendo em favelas, em condições precárias de moradia e habitação.

ATIVIDADES

1. Entre as alternativas abaixo, assinale aquela que NÃO apresenta um fator ligado à constituição e expansão do processo de urbanização.

(A) Êxodo rural.(B) Industrialização.(C) Metropolização.(D) Reforma agrária.

2. O processo de urbanização ocorre a partir de fatores atrativos e repulsivos. Preencha a segunda coluna com base na primeira, identificando quais fenômenos enquadram-se nessas duas categorias mencionadas.

3. Conforme informações divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil já ultrapassou a marca de onze milhões de pessoas morando em favelas, o que é equivalente a cerca de 6% da população total. Onde está concentrada a maioria das favelas no Brasil?

(A) Nas regiões rurais das cidades médias, que mais tarde se integram às cidades próximas, ampliando a extensão da cidade.

(B) Em todas as capitais brasileiras, que, sem exceção, possuem favelas com expressivo contingente populacional.

(C) Em cidades médias e pequenas que receberam, pela proximidade, as pessoas que saíram do campo.

(D) Nas regiões metropolitanas dos grandes centros, onde ocorre a urbanização acelerada e foram as pioneiras da industrialização.

4. Quais são os principais fatores geradores do êxodo rural?

5. Segundo o texto, quais são os principais fatores que atraem a população rural para as cidades?

6. Explique, de acordo com o texto, o que se compreende por macrocefalia urbana.

Leia o texto e observe o cartum a seguir.

Globalização Digital: estamos mais conectados do que nunca

As tecnologias móveis estão mudando o nosso modo de viver, de trabalhar, de aprender, de fazer compras e de empreender. As relações pessoais estão sendo revolucionadas porque podemos nos comunicar a qualquer hora e dia com os cidadãos do mundo.

[…] Dois anos atrás, […] [uma multinacional norte-americana] encomendou uma pesquisa de opinião para saber de alemães, norte-americanos, sul-coreanos, brasileiros, chineses e indianos que coisas preferiam deixar de fazer durante um ano a abrir mão do uso pessoal do seu celular. O resultado está no livro Obrigado pelo atraso, de Thomas Friedman: 64% deixariam de jantar fora. 51% renunciariam a ter um bicho de estimação e a mesma porcentagem abriria mão de um dia de folga na semana. 50% ficariam sem sair de férias. Ver os amigos pessoalmente, cerca de 45%. […]

RODRIGUES, Gabriel Mario. Globalização Digital: estamos mais conectados do que nunca, 14 nov. 2017. Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior. Disponível em: <https://blog.abmes.org.br/?p=13247>. Acesso em: 13 jun. 2018.

7. Quem são os personagens do cartum e que grupo formam?

8. O que os personagens estão fazendo e onde estão?

9. De que maneira os personagens estão interagindo? Como o título do cartum e a fala do homem revelam isso?

Se for possível, clique aqui para baixar ou imprimir sua atividade.