ATIVIDADE 16 – As diferentes formas de organização política na África - 24/09/2021

REINOS E IMPÉRIOS AFRICANOS – ÁFRICA ANTIGA

Neste texto, tratamos da África Antiga, período da história que se estende do final do Neolítico, em torno do 8º milênio antes da Era Cristã, até o início do século VII da nossa era. Por isso, hoje trazemos um resumo das grandes civilizações da África Antiga, centradas, sobretudo, na região mais ao norte e oriental do continente.

Na porção subsaariana, neste período, as sociedades passavam do estágio da caça e da coleta para uma economia centrada na agricultura. A população aumentava e disso resultou uma vida mais estável em aldeias e comunidades. Alguns estados começavam a surgir, como o Reino de Gana, a partir do século VII. No entanto, durante a antiguidade, na África Subsaariana, não foram constituídos grandes reinos.

Em geral, quando se estuda a antiguidade, sobretudo a África Antiga, os estudos se concentram em um único povo africano, os egípcios. No entanto, ao passo que se desenvolvia a civilização egípcia, núbios, axumitas e cartagineses também faziam a sua história e constituíam reinos, impérios e civilizações.

A Civilização Egípcia, que se desenvolveu ao longo do delta do Rio Nilo, durou quase três milênios, a partir da unificação política por Menés. O Egito não foi apenas uma dádiva do Nilo, mas uma criação do ser humano e de estratégias de dominar o meio ambiente, a aridez do solo e as dificuldades impostas.

Foi o primeiro estado africano a fazer uso da escrita, construiu um complexo sistema de irrigação, de administração pública, contábil e política, por meio dos faraós, como forma de gerir a disponibilidade de recursos, organizar os trabalhos e minimizar a vulnerabilidade às cheias e secas do Rio Nilo. Para sobreviver e se desenvolver naquela região, foi preciso organizar-se.

Localizada ao sul do Egito e no norte do Sudão, região estratégica e elo entre a África Central (subsaariana) e o Mediterrâneo (norte da África e oriente próximo), a Civilização Núbia surgiu por volta de 4.000 a.C, em meio ao Deserto do Saara e, assim como o Egito, é uma ‘‘dádiva do Nilo’’, bem como do trabalho de construção de diques e canais de irrigação destes povos para evitar inundações durante as cheias e garantir boas colheitas.

Por volta de 2.000 a.C, houve a unificação das comunidades núbias sob o poder de um rei; surgiu então o Reino de Kush (Cuxe), um dos primeiros reinos negros africanos.

O ouro de Kush enriqueceu o Egito e, ao se expandir, os kushitas passaram a ser uma ameaça ao vizinho do Norte. Por isso, os egípcios ocuparam Kush, por volta de 1.500 a.C. Este foi o período da egipcianização da Núbia: adotou-se a religião, o culto às divindades egípcias, os costumes funerários, a construção de pirâmides. Em Napata e Méroe, cidades kushitas, foram erguidas numerosas pirâmides. Os meroítas construíram mais pirâmides do que os faraós egípcios; até o presente já foram contabilizadas mais de 230 pirâmides nos arredores de Méroe, 100 a mais do que no Egito. Por isso, os núbios são conhecidos como ‘‘Faraós Negros’’. Seguindo a nossa linha do tempo da antiguidade em África, sairemos um pouco da região do Saara, com destino à parte oriental do continente, região do ‘‘Chifre da África’’, para o Império de Axum, que deu origem ao Império Etíope (Etiópia e Eritreia).

O Império Axumita foi considerado um dos quatro grandes impérios do final da Antiguidade (séculos I-VI d.C.), ao lado de Roma, Pérsia e China.

No século X a.C., de acordo com a mitologia etíope contida no livro Kebra Negast, acredita-se que nesta região viveu a Rainha de Sabá (Makeda). Acredita-se também que a família imperial da Etiópia, bem como os imperadores de Axum, têm sua origem a partir de Menelik I, filho da Rainha de Sabá e do rei Salomão. Esta dinastia governou o país durante aproximadamente três mil anos, terminando apenas em 1974, com o Imperador Haile Selassie, o que demonstra a origem milenar da Etiópia.

A partir do século I da Era Cristão, teve início a expansão de Axum pelo norte da Etiópia, parte da Pérsia, sul da península arábica (Iêmen) e, no século IV, a conquista de Meroé, capitão do Reino de Kush (Sudão). Deste modo, construiu-se um império, que abarcava ricas terras cultiváveis do norte da Etiópia, do Sudão e da Arábia meridional.

Nos séculos VII e VIII, o reino se enfraqueceu enquanto os árabes muçulmanos emergiam. O império de Axum e, posteriormente, o império etíope deixou uma diversidade de riquezas para a posteridade, a exemplo da língua ainda falada na região (ge’ez), a igreja etíope com suas tradições, a história milenar que remonta à Rainha de Sabá e o patrimônio arquitetônico.

Para finalizar o nosso passeio pela antiguidade no continente africano, aportamos no Império Cartaginês, no Mar Mediterrâneo. A cidade-estado de Cartago localizava-se no norte da África, próximo de onde hoje é a cidade de Túnis, capital da Tunísia. Foi fundada pelos fenícios no século IX a.C e, com o tempo, passou a exercer controle político sobre boa parte do Mediterrâneo, controlando as rotas marítimas deste mar por mais de seiscentos anos.

No entanto, a prosperidade de Cartago fez com que a cidade-estado entrasse em choque com outra superpotência, Roma. As lutas entre cartagineses e romanos ficaram conhecidas como Guerras Púnicas. Ao final da Terceira Guerra Púnica, Cartago foi incendiada, dizimada e o seu chão foi salgado, para que nada nele crescesse. Era o ano de 146 a.C quando chegou ao fim o Império e a hegemonia de Cartago na região.

Disponível em: http://www.palmares.gov.br/?p=54236 Acesso em: 31 de ago. de 2021.

1.A África Pré-colonial é o período da cultura africana antes da colonização dos europeus. Antes dos europeus colonizarem a África no século XIX, várias nações autônomas já existiam. Cada uma contava com sua organização política econômica e cultural. Nas caixas de texto a seguir destaque os reinos africanos se sobressaíram na Antiguidade e na Idade Média.

Imagem disponível em: https://s2.glbimg.com/qe10xiyjo9Nt_scNuACrKmVqamA=/512×320/smart/e.glbimg.com/og/ed/f/original/2019/11/24/empire_mansa_musa.jpeg Acesso em: 02 de set. de 2021

2. Preencha os espaços em branco de forma que a citação a seguir fique correta.

“O texto, trata da África Antiga, período da história que se estende do final do_____________________, em torno___________________, até o início do _________________da nossa era. Por isso, hoje trazemos um resumo das grandes__________________________, centradas, sobretudo, na região mais ao norte e oriental do continente”.

3. Na porção subsaariana, neste período da África Antiga, estudada no texto, as sociedades passavam do estágio da caça e da coleta para uma economia centrada na

(a) pecuária

(b) agricultura

 (c) comércio

(d) indústria


4. Em geral, quando se estuda a antiguidade, sobretudo a África Antiga, os estudos se concentram em um único povo africano, qual era esse povo?

https://i.pinimg.com/originals/9e/57/f5/9e57f5b5ef2d793ef0108cf2272e7220.png Acesso em: 02 de set. de 2021.

5. Ao passo que se desenvolvia a civilização egípcia, que outros povos neste mesmo período, também faziam a sua história e constituíam reinos, impérios e civilizações.

6. A Civilização Egípcia, que se desenvolveu ao longo do delta do Rio Nilo, durou quase três milênios, a partir da unificação política por Menés. Explique como o Egito se organizou para sobreviver e se desenvolver naquela região?


Leia o texto a seguir:

Disponível em: https://slideplayer.com.br/slide/5632553/ Acesso em 02 de set. de 2021.

7. Releia o texto com atenção e preencha o quadro a seguir. Organização política é o termo que se refere especificamente a uma constituição que define a política fundamental, princípios políticos e estabelece a estrutura, procedimentos, poderes e direitos de um governo. O Governo é a organização que é a autoridade governante de uma unidade política; “o poder de regrar uma sociedade política”; ou o aparato pelo qual o corpo governante funciona e exerce autoridade.

De acordo com o texto como era o governo dos:

8. Leia o slide a seguir e responda a o seguinte questionamento: Como se dava o processo de escravização na África antes da chegada dos europeus?


Disponível em: https://slideplayer.com.br/slide/5632553/ Acesso em 02 de set. de 2021.

9. Destaque no texto o máximo de impérios africanos que você conseguir e depois transcreva-os aqui.

10. Responda na cruzadinha a seguir:

a) Civilização que se desenvolveu ao longo do Rio Nilo e durou quase três milênios.

b) Cidades cuxitas ou kushitas. 

c) O império Axum deu origem ao império:

d) Primeiro estado africano a fazer o uso da escrita.

e) Cidade-estado localizada no norte da África.

f) As lutas entre cartagineses e romanos ficaram conhecidas como Guerras:

g) Cartago foi fundada pelos:

h) Nome de uma famosa rainha etíope.

i) Na mitologia etíope a rainha de Sabá teve um filho com um rei famoso chamado:  

j) Os núbios são conhecidos como:

k) Cartago exercer controle político sobre boa parte do: 

l) Império que foi considerado um dos quatro grandes impérios do final da Antiguidade.

m) Com a unificação das comunidades núbias surgiu um dos primeiros reinos africanos chamado:  

n) Teve reinos ricos e fabulosos.

o) Civilização que surgiu por volta de 4.000 a.C em meio ao Deserto do Saara.

p) Construíram mais pirâmides do que os faraós egípcios.  

q) A cidade-estado de Cartago localizava-se no norte da África, próximo de onde hoje é a cidade de:

Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-crjVvcDR3D8/Uozw4S3zLVI/AAAAAAAABko/7Q5n1E7Onlo/s1600/burns+3.jpg Acesso em: 02 de ago. de 2021.

Se for possível, clique aqui para baixar ou imprimir sua atividade.