ATIVIDADE 16 – Aspectos populacionais, urbanos, políticos, culturais e econômicos de países europeus, asiáticos e da Oceania. - 27/09/2021

INTERCÂMBIOS HISTÓRICOS E CULTURAIS ENTRE EUROPA E ÁSIA

A Europa é o continente  responsável por moldar questões históricas e culturais do mundo todo, especialmente do mundo ocidental, graças ao seu histórico de colonização, todos os outros continentes em algum momento da história foram totalmente ou parcialmente colonizados por países europeus. Até o idioma em que falamos e escrevemos (português) é de origem europeia.

É importante notar que apesar de ser estabelecida como um continente, considerando fatores políticos/históricos/culturais, na realidade o continente é a Eurásia (Europa + Ásia) já que todo o continente é separado por oceanos e mares, enquanto que a Europa e a Ásia são terras continuas, que são separadas apenas pelos montes Urais (que vão do Cazaquistão, passando pela Rússia até o Ártico).


Mapa Múndi separado por continentes – Disponível em: https://www.infoescola.com/geografia/
geografia-da-europa/ – Acesso: 03 setembro de 2021.

Esta separação convencionada do continente eurasiático considera as dificuldades que sempre existiram para o contato entre os povos dos dois lados dos montes Urais.

Também é esta divisão que faz com que alguns países estejam simultaneamente na Europa e na Ásia, como o caso da Rússia e da Turquia. Como essa divisão foi formalizada devido as grandes diferenças históricas e culturais entre as civilizações asiáticas e as civilizações europeias, países como a Rússia (por sua maior proximidade cultural e histórica com a Europa) são contados mais na Europa do que na Ásia, mesmo que a maior parte de seu território esteja na Ásia.

Vários são os povos do passado e de grande fama que habitaram a Europa: Latinos, Celtas, Saxões, Anglos, Germânicos, Eslavos, entre outros. O continente quase todo foi dominado pelo Império Romano (latinos), porém posteriormente os demais povos europeus (bárbaros) foram pouco a pouco derrubando o Império de Roma.

Disponível em: https://www.infoescola.com/geografia/geografia-da-europa/ Acesso em: 03 de set. de 2021 – Adaptado

Aspectos Culturais

A Europa se constitui como continente em razão dos acontecimentos históricos, pois nesse território houve as principais dispersões culturais, políticas e econômicas, que expandiu sua influência em âmbito internacional.

Para uma caracterização dos principais eventos ocorridos na Europa pode-se destacar, principalmente, o colonialismo, a expansão imperialista, as civilizações romana e grega, o Renascimento, a Revolução Francesa, a Revolução Industrial e surgimento do primeiro bloco econômico do mundo, a partir dos exemplos citados fica claro perceber que a Europa foi e ainda continua sendo o palco das grandes realizações humanas.

A separação cultural ocorreu a partir de duas vertentes, no qual, de um lado está a civilização romana e grega, ambas representantes da parte europeia, do outro lado os representantes asiáticos, árabes, hindus e chineses. Essa foi uma separação de valor cultural e nem tanto físico, pois o que foi levado em conta foram as disparidades culturais, religiosas e econômicas, singulares a cada grupo.

Atualmente, com o estágio avançado que se encontra a Globalização, o Ocidente tem promovido grande influência no Oriente, algo que ocorria raramente no século XIX. Apesar da imensa distribuição de cultura e conhecimento da Europa para o mundo, realmente quem emergiu cultura para os dois continentes saíram todos do Oriente como, por exemplo, o cristianismo, o alfabeto entre outros.


Atlas Etmológico Europa. Disponível em: https://super.abril.com.br/especiais/atlas-etimolo
gico/ – Acesso: 03 setembro de 2021.

O domínio europeu no mundo teve início durante os séculos XV e XVI, por meio da busca da expansão de seu território, isso foi possível através das grandes navegações, no qual se fazia necessário extrair riquezas em outros continentes para suprir as necessidades do mercado em constante expansão, uma vez que crescia o número da população. Por terem desenvolvido os aspectos político e cultural em âmbito interno, conseguiu implantar sobre os outros povos domínio, pois detinham conhecimento em ciências, estratégia militar e tecnologias.

Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/europa-cultural.htm Acesso em: 03 de set. de 2021 – Adaptado

ATIVIDADES

1. Com a junção física e territorial da Europa e Ásia alguns países estão simultaneamente nos dois continentes. Dos países listados abaixo quais NÃO estão na Europa e Ásia?

(A) Rússia(B) México(C) Turquia(D) Canadá

2. “O continente europeu possui características bastante heterogêneas quando analisado todo o seu território. Para facilitar o estudo das áreas que o constituem, algumas classificações dividem-no em quatro regiões. Essas regiões foram estabelecidas segundo critérios de ordem espacial e econômica.”

SOUSA, Rafaela. Europa. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/europa.htm

Quais são as quatro principais regiões da Europa?

(A) Central, Centro Oriental e Centro Ocidental

(B) Sudeste, Leste, Norte e Sul

(C) Polar, Temperada e Tropical

(D) Meridional, Ocidental, Setentrional e Centro Oriental

3. Quais são os povos do passado que habitaram a Europa?

4. Com base na leitura do texto e na análise do mapa abaixo, responda as questões a seguir:

 A) De que maneira o Oriente influenciou o Ocidente? Cite ao menos três exemplos.

 B) Analisando o mapa abaixo, descreva quais são os continentes que fazem parte do hemisfério oriental?

C) Quais os oceanos que banham o hemisfério Oriental norte e sul?

5. Com base no que estudamos, explique o que motivou o termo “Eurásia”.

6. O atlas abaixo é etimológico, ou seja, se refere à origem dos nomes de países do continente Asiático e Oceania. Análise e responda os itens a seguir:


Atlas Etmológico Ásia e Oceania. Disponível em: https://super.abril.com.br/especiais/
atlas-etimologico/ – Acesso: 03 setembro de 2021.

A) Escolha três lugares, cuja origem do nome te chamou atenção. Descreva-os.

B) Você sabe por que o Japão é chamado de “Terra do sol nascente”? Se sim, comente.

C) Escolha um lugar do atlas, aqui representado, observe o nome de origem e crie uma lenda, explicando a razão deste nome. Em seguida, socialize com sua turma a lenda que você criou.