ATIVIDADE 16 – Dimensões da sexualidade humana: profilaxia das IST - 27/09/2021

Infecções Sexualmente Transmissíveis

          As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) estão entre os problemas de saúde pública mais comuns em todo o mundo, com uma estimativa de 376 milhões de casos novos por ano (OMS, 2019). As IST são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Elas são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação. De maneira menos comum, as IST também podem ser transmitidas por meio não sexual, pelo contato de mucosas ou pele não íntegra com secreções corporais contaminadas.


As infecções sexualmente transmissíveis (IST) são infecções causadas, principalmente, através das relações sexuais sem o uso de preservativo com uma pessoa que esteja infectada, e geralmente se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas.

Sintomas das IST

          As IST podem se manifestar por meio de feridas, corrimentos e verrugas anogenitais, entre outros possíveis sintomas, como dor pélvica, ardência ao urinar, lesões de pele e aumento de ínguas. Algumas IST podem não apresentar sintomas, tanto no homem quanto na mulher. E isso requer que, se fizerem sexo sem camisinha, procurem o serviço de saúde para consultas com um profissional periodicamente

          São alguns exemplos de IST: herpes genital, sífilis, gonorreia, tricomoníase, infecção pelo HIV, infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV), hepatites virais B e C. As IST aparecem, principalmente, no órgão genital, mas pode surgir também em outras partes do corpo (ex.: palma das mãos, olhos, língua).

          O corpo deve ser observado durante a higiene pessoal, o que pode ajudar a identificar uma IST no estágio inicial. Sempre que se perceber algum sinal ou algum sintoma, deve-se procurar o serviço de saúde, independentemente de quando foi a última relação sexual. E, quando indicado, avisar a parceria sexual.

Essas doenças quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves, como infertilidades, câncer e até a morte. O tratamento das IST melhora a qualidade de vida do paciente e interrompe a cadeia de transmissão dessas doenças.

Prevenção das IST

          O uso da camisinha (masculina ou feminina) em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais) é o método mais eficaz para evitar a transmissão das IST, do HIV/aids e das hepatites virais B e C. Serve também para evitar a gravidez.

Importante ressaltar que existem vários métodos para evitar a gravidez; no entanto, o único método com eficácia para prevenção de IST é a camisinha (masculina ou feminina).

Disponível em: <https://tinyurl.com/rzvc5xch>. Adaptado. Acesso em: 02 set. 2021.

Orienta-se, sempre que possível, realizar dupla proteção: uso da camisinha e outro método anticonceptivo de escolha.

          Quem tem relação sexual desprotegida pode contrair uma IST. Não importa idade, estado civil, classe social, identidade de gênero, orientação sexual, credo ou religião. A pessoa pode estar aparentemente saudável, mas pode estar infectada por uma IST.

HIV/AIDS

          HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), e ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. E é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.

        

Disponível em: <https://tinyurl.com/y8uyrc69>. Acesso em: 02 set. 2021 Disponível em: <https://tinyurl.com/y8uyrc69>. Acesso em: 02 set. 2021

Disponível em: <https://tinyurl.com/y8uyrc69>. Acesso em: 02 set. 2021..

  Ter o HIV não é a mesma coisa que ter AIDS. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.


Você já ouviu falar em PEP E PrEP?

A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), é um método de prevenção específico para o HIV. Essa nova forma de prevenção ao contágio do vírus consiste na tomada diária de um comprimido que impede que o causador da Aids infecte o organismo, antes de a pessoa ter contato com o vírus. A PrEP é indicada para pessoas que tenham maior chance de entrar em contato com o HIV. Já a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) é o método preventivo usado de modo emergencial, logo após a exposição, que fará a prevenção do contágio pelo HIV, das hepatites virais e das IST, e deve ser usado após a exposição a esses microrganismos, seja por acidente com material biológico, por exposição sexual consentida ou ainda por exposição sexual decorrente de violência sexual. Neste método de prevenção, para além da medicação antirretroviral de profilaxia para o HIV, a imunização e acompanhamento sorológico também são medidas de prevenção. Para fazer uso da PEP, o indivíduo deve procurar o serviço de saúde o quanto antes, considerando que algumas profilaxias possuem maior eficácia nas primeiras duas horas após a exposição.

Disponível em: <https://tinyurl.com/2nt6yyf6>. Adaptado. Acesso em: 02 set. 2021.

Se possível, assista esse vídeo!

Responda as atividades em seu caderno

1. Observe a charge a seguir e reflita sobre como a informação desempenha um papel fundamental na contribuição para o bem-estar e qualidade de vida dos cidadãos.

Disponível em: <https://tinyurl.com/dnspuukd>. Acesso em: 02 set. 2021.

Agora relacione o conteúdo da charge à prevenção das IST. Explique como a informação contribui na redução da contaminação por IST.

2. A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) considerada um problema de saúde pública. De acordo com o Boletim Epidemiológico de Sífilis, em 2019 foram notificados 152.915 casos de sífilis adquirida em todo o país, com taxa de detecção de 72,8 casos por 100 mil habitantes. Sobre a sífilis, assinale a alternativa correta:

a) (  ) Leva ao surgimento de verrugas no órgão genital.

b) (  ) É provocada por um vírus que ataca células de defesa.

c) (  ) Um dos sintomas é dor ao urinar e secreção branca (pus).

d) (  ) Tem como sintomas feridas e febre, e a bactéria se instala em alguns órgãos.

3. Selecione a alternativa que completa as lacunas das afirmações seguintes:

I – A hepatite é a inflamação do ___________ e representa um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo.

II – A Hepatite B não tem _____________, entretanto, possui tratamento. A principal forma de prevenção da infecção pelo vírus da hepatite B é a ____________.

a) (  ) baço – cura – higiene.
b) (  ) fígado – remédio – máscara.
c) (  ) baço – solução – vacinação.
d) (  ) fígado – cura – vacinação.

4. Nem todas as Infecções Sexualmente Transmissíveis manifestam sintomas, por isso, não é possível descobrir se uma pessoa apresenta alguma IST apenas olhando para ela. Baseando-se nessa informação, assinale a alternativa que garante uma prevenção contra alguma dessas doenças:

a) (  ) Usar suas próprias peças de roupa.

b) (  ) Utilizar camisinha em toda relação sexual.

c) (  ) Fazer uso de pílula anticoncepcional regularmente.

d) (  ) Utilizar métodos comportamentais nas relações sexuais.

5. Analise as afirmações a seguir relacionadas às IST.

I – As IST apenas possuem transmissão via relação sexual.

II – AIDS, gonorreia, e sífilis são viroses transmitidas através do ato sexual.

III – Algumas IST devem ser sempre tratadas com antibióticos, como a gonorreia.

Assinale a alternativa que indica as afirmações corretas:

a) (  ) Apenas III.b) (  ) I e II.c) (  ) II e III.d) (  ) I, II e III.

6. Organize as palavras no quadro abaixo e revele a frase relacionada à prevenção das IST.

Algumas IST podem não apresentar sinais e ______________, e se não forem diagnosticadas e tratadas, podem levar a _____________ complicações, como infertilidade, câncer ou até morte. Por isso, é importante fazer _______________ para verificar se houve contato com alguma pessoa que tenha IST, após ter relação sexual ______________ sem camisinha masculina ou feminina.

GRAVES – DESPROTEGIDA – EXAMES – SINTOMAS

7. Qual das infecções sexualmente transmissíveis a seguir, em que o principal sintoma são verrugas nas regiões genitais, e caso não trate de forma adequada, pode desenvolver-se em câncer?

a) (  ) HPV.b) (  ) Herpes.c) (  ) Aids.d) (  ) Gonorreia.

8. O HIV é um retrovírus, classificado na subfamília dos Lentiviridae e é uma infecção sexualmente transmissível. Explique por que não podemos dizer que uma pessoa portadora do HIV possui Aids.

9. Leia atentamente as afirmações que se seguem:

  • Relação sexual desprotegida.
  • Comportamento sexual de risco, possuindo várias parcerias sexuais.
  • Uso de drogas injetáveis com seringas e agulhas compartilhadas com pessoas portadoras do vírus.

Essas afirmações podem ser formas de transmissão de quais IST?

a) (  ) Gonorreia e Aids.c) (  ) Hepatite e Herpes.
b) (  ) Candidíase e dengue.d) (  ) HPV e sífilis.

10. Relacione as infecções sexualmente transmissíveis à sua definição adequada.

(A) Sífilis(__) Causada por bactérias que podem causar dor ao urinar e corrimento purulento.
(B) Gonorreia(__) Causada por vírus, que provoca lesões na pele e nas mucosas dos órgãos genitais masculinos e femininos.
(C) Herpes Genital(__) Causada pela bactéria Treponema pallidum, podendo apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios.

Se possível, clique aqui para imprimir ou baixar a atividade!