ATIVIDADE 16 – Gêneros Textuais Sonetos e outros poemas; aliteração e assonância - 24/09/2021

Disponível em: https://leouve.com.br/ultimas/livro-nacional-para-quem-gostou-da-serie-bridgertonsAcesso: 16, ago. 2021.

O soneto é um tipo de poema que apresenta forma fixa, tem origem na Itália, documentado pela primeira vez na obra de Giacomo da Lentini na primeira metade do século III. Sua estrutura não sofre alteração, sendo composta por quatro estrofes — as duas primeiras são constituídas por quatro versos cada uma, os quartetos, e as duas últimas, de três versos cada uma, os tercetos.

Na introdução, podemos identificar a apresentação do tema; posteriormente o desenvolvimento de ideias e, ao final, no último terceto, o sentido ou o significado do soneto.

Disponível em: https://mixmisturado.com/atividade-de-leitura-interpretacao-e-producao-textual/Acesso: 16 ago. 2021.

Quando se fala em poemas, já se pensa logo em amor, não é mesmo? É que o amor é um tema clássico da poesia e, por isso, é tão abordado nos poemas. Mas é claro que os poemas abordam muitas outras temáticas.

Vamos juntos ler um belo poema?

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O soneto Amor é fogo que arde sem se ver é um soneto de Luís Vaz de Camões (1524-1580), um dos maiores escritores portugueses de todos os tempos.

O famoso poema foi publicado na segunda edição da obra Rimas, lançada em 1598.

OBSERVE A ESTRUTURA DE UM SONETO

Amor é um fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói, e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer.

É um não querer mais que bem querer;
É um andar solitário entre a gente;
É nunca contentar-se e contente;
É um cuidar que ganha em se perder;

É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;

É ter com quem nos mata, lealdade.

Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo Amor?

Disponível em: https: https://www.culturagenial.com/poema-amor-e-chama-que-arde-sem-se-ver-de-luis-vaz-de-camoes//Acesso: 16 ago. 2021.

Recursos sonoros do texto literário

Primeiro, é preciso relembrar o que são textos literários. Você se lembra? Então, vamos lá!

Os textos literários são aqueles que possuem função estética, destinam-se ao entretenimento, ao belo, à arte, à ficção. Os sonetos são exemplos de textos literários. Já os não literários são os textos com função utilitária, pois servem para informar, convencer, explicar, ordenar.

Disponível em: http://educacao.globo.com/portugues/assunto/estudo-do-texto/texto-literario-e-nao-literario.html Acesso: 17 ago. 2021. (Adaptado)

Os textos literários são aqueles que possuem função estética, destinam-se ao entretenimento, ao belo, à arte, à ficção. Os sonetos são exemplos de textos literários. Já os não literários são os textos com função utilitária, pois servem para informar, convencer, explicar, ordenar.

Disponível em: http://educacao.globo.com/portugues/assunto/estudo-do-texto/texto-literario-e-nao-literario.html Acesso: 17 ago. 2021. (Adaptado)

Mas o que são Recursos sonoros? Como são utilizados? Vamos entender isto!

Os recursos sonoros são usados para conferir maior expressividade ao texto literário. O artista os utiliza, dependendo da intenção que ele almeja alcançar no texto. São distintos recursos representados pelas figuras de linguagem, entre eles os sonoros. Estes são usados em favor da musicalidade, das rimas, da métrica e do ritmo propriamente dito. Entre eles cabe destacar a assonância e a aliteração.

Assonância é uma figura de linguagem, de som ou harmonia, caracterizada pela repetição de vogais, de forma a produzir uma sonoridade peculiar aos textos poéticos. Diferencia-se da aliteração, que é a repetição de consoantes ou sílabas.

Observe, nos exemplos a seguir, a sonoridade peculiar provocada pela assonância, isto é, pela repetição da vogal nos versos:

Esta é a dos cabelos louros
e droupinha encarnada,
que eu via alimentar pombos,
sentadinha numa escada.
[…]

Canção da menina antiga, poema de Cecília Meireles.

Aliteração é uma figura de linguagem de harmonia que consiste na repetição de fonemas idênticos ou parecidos no início de várias palavras na mesma frase ou verso, visando obter efeito estilístico na prosa poética e na poesia (p.ex.: rápido, o raio risca o céu e ribomba).

A aliteração produz um efeito sonoro interessante, marcando o ritmo e sugerindo alguns sons semelhantes às palavras que compõem o texto.

Disponível em: https://www.todamateria.com.br/aliteracao/17 ago. 2021. (Adaptado)

Diferenças entre aliteração e assonância

Muito comum haver confusão entre as duas figuras de som: aliteração e assonância. Mas elas apresentam diferenças. Enquanto a aliteração é a repetição de sons consonantais (consoantes), a assonância é a repetição de sons vocálicos (vogais).

Exemplos:

Aliteração: “Chove chuva, chove sem parar” (Jorge Bem Jor): repetição das consoantes “ch”.

Assonância: “Essa desmesura de paixão, é loucura do coração” (Djavan): repetição das vogais “ão”.

Lembrando que, na literatura, o verso representa a linha do poema enquanto a estrofe é o nome dado ao conjunto de versos.

ATIVIDADES

1. Sobre os sonetos, é correto afirmar que

a) (  ) são textos não literários, com função utilitária, pois servem para informar, convencer, explicar, ordenar.

b) (  ) é um tipo de poema que apresenta forma fixa: dois quartetos e dois tercetos, tem origem na Itália.

c) (  ) não apresentam forma fixa, admitem variações em sua estrutura. Não obedecem aos moldes clássicos e nem aos princípios hedonistas de que a poesia deve sempre contemplar.

d) (  ) são encontrados em diversas manifestações artísticas, como na música, na literatura, na fotografia e até mesmo em situações corriqueiras de nosso cotidiano, não obedecem a formas fixas.

Releia o poema Amor é fogo que arde sem se ver e responda às atividades.

2. Observe o título do poema” Amor é fogo que arde sem se vere responda:

a) O que enfatiza, sobre o amor, esse título?

b) No texto, há algumas definições para o amor? Cite-as.

c) Com qual (is) delas você concorda? Por quê?

d) Quais características desse poema nos fazem entender que ele é um soneto?

e) Relacione a última estrofe do poema ao seu título.

3. O texto demonstra de quem é a voz no poema (o eu lírico)? Se de um homem ou de uma mulher? Justifique.

4. Quanto à estrutura, o poema” Amor é fogo que arde sem se ver”

a) (  ) não possui versos nem estrofes.

b) (  ) não apresenta nenhuma estrutura fixa.

c) (  ) é formado por 14 versos, divididos em duas estrofes.

d) (  ) é composto por 14 versos, divididos em dois quartetos e dois tercetos.

5. Releia o trecho do soneto de Camões e analise:

Amor é um fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói, e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer.

Compreende-se que nos versos acima a figura de linguagem predominante é

a) (   ) hipérbole e eufemismo.

b) (   ) aliteração e hipérbole.

c) (   ) metáfora e prosopopeia.

d) ( ) metáfora e antítese.

6) De acordo com o texto, o amor é

a) (   ) um sentimento fácil de ser entendido.

B) ( ) um sentimento contraditório em si mesmo.

c) (  ) Um sentimento dominado pela vontade.

d) (  ) Um sentimento sem sentido.

Disponível em: https://mixmisturado.com/atividade-de-leitura-interpretacao-e-producao-textual/Acesso: 17 ago. 2021.

7. No verso “É um cuidar que ganha em se perder”, constatamos a presença da figura de linguagem denominada

a) (  ) metáfora.
b) (  ) metonímia.

c) (  ) antítese.
d) (  ) hipérbole.

8. Leia o poema Ritmo, deMario Quintana, e analise:

Na porta
a varredeira varre o cisco
varre o cisco
varre o cisco

Na pia
a menininha escova os dentes
escova os dentes
escova os dentes

No arroio
a lavadeira bate roupa
bate roupa
bate roupa

Até que enfim


               se desenrola


                    toda a corda


e o mundo gira imóvel como um pião!

Mario Quintana. Anotações poéticas. São Paulo: Globo, 1996. p. 65.

Fonte: Livro – Para Viver Juntos – Português – 6º ano – Ensino Fundamental- Anos Finais – Edições SM – p.206

Disponível em: http://professordiorges.blogspot.com/2020/03/poema-ritmo-o-relogio-noite-de-sao-joao.html Acesso: 19 ago. 2021. (Adaptado)

Considerando que a repetição de consoantes é um recurso usado para intensificar o ritmo ou para criar um efeito sonoro significativa no texto e que esse recurso recebe o nome de aliteração. E ainda que a repetição de vogais recebe o nome de assonância, ao usar esse recurso de forma intencional, o poeta amplia a expressividade e o ritmo do poema, responda:

a) Quais consoantes estão se repetindo na primeira estrofe? Qual está se repetindo com mais intensidade?

b) Com que ritmo ou movimento você acha que a repetição das consoantes está se relacionando?

c) Qual figura de linguagem é predominante nesses casos?

d) Observe a segunda estrofe: quais consoantes estão se repetindo?

e) Com que ritmo ou movimento você acha que a repetição da segunda estrofe está se relacionando?

f) Que semelhança há entre o verso “e o mundo gira imóvel como um pião!” e o movimento realizado pelas

Produção textual

Disponível em:https://mixmisturado.com/atividade-de-leitura-interpretacao-e-producao-textual/Acesso: 16 set. 2021. (Adaptada)

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