ATIVIDADE 16 – Inovação tecnológica e mudanças nas relações de trabalho - 24/09/2021

MEIO TÉCNICO-CIENTÍFICO-INFORMACIONAL E AS RELAÇÕES DE TRABALHO

A sociedade tecnológica é a expressão do meio técnico-científico-informacional

Para compreender o conceito de meio tecnico-científico informacional, é necessário entender a evolução das transformações do espaço, que vão desde o meio natural, passando pelo meio técnico, até chegar ao período atual, em que há uma maior inserção das ciências e do meio informacional sobre as formas com que as produções espaciais ocorrem.

Portanto, as três etapas mencionadas (meio natural, meio técnico e meio técnico-científico-informacional) formam uma periodização do meio geográfico, conforme a sua apropriação pelas atividades humanas. Assim, estabelece-se uma melhor noção das relações entre natureza e sociedade ao longo do tempo.

O meio natural corresponde ao período em que o emprego das técnicas esteve diretamente vinculado à dependência sobre a natureza, da qual o ser humano fazia uso sem propiciar grandiosas transformações. Assim, as ações de interferência sobre o meio eram, sobretudo, locais, e a participação das atividades antrópicas, bem como as suas transformações, era limitada pela harmonização e preservação da própria natureza.

O meio técnico representa a emergência do espaço mecanizado, com a introdução de objetos e sistemas que provocaram a inserção das tecnologias no meio produtivo.


A sociedade tecnológica é a expressão do meio técnico-científico-informacional

Podemos citar como exemplo mais determinante a I Revolução Industrial, mesmo que antes disso já houvesse algumas técnicas em que a atuação mecânica existisse e agisse sobre o meio geográfico.

Assim, nesse período, ocorreu uma crescente forma de substituição ou de sobreposição dos objetos técnicos sobre os objetos culturais e naturais, mesmo que essa substituição não tenha se manifestado de forma igualitária, justa e homogênea nas diferentes regiões e territórios. Nesse momento, as relações de trabalho intensificou-se, bem como a dependência das atividades humanas sobre o uso de maquinários e instrumentos.

O meio técnico-científico-informacional representa, então, a atual etapa na qual se encontra o sistema capitalista de produção e transformação do espaço geográfico, estando relacionado, sobretudo, à Terceira Revolução Industrial, que, não por acaso, passou a ser reconhecida como Revolução Científica Informacional, cuja impactação manifestou-se de forma mais intensa a partir dos anos 1970.

Nesse momento ocorreu uma união entre técnica e ciência, guiadas pelo funcionamento do mercado, que, graças aos avanços tecnológicos, expande-se e consolida o processo de Globalização.

Um exemplo de como as técnicas e as ciências estão constantemente se interagindo e propiciando a expansão do capital pode ser visto na recente ação promovida pelo Facebook em levar o acesso à internet a comunidades afastadas por meio do uso dos drones, veículos aéreos não tripulados.

Portanto, além de serem técnicos, os objetos também carregam em si a informação e trabalham a partir dela, o que justifica o nome do atual período de transformação do meio geográfico. Podemos, então, dizer que o processo de globalização só se manifesta em seu atual estágio graças aos avanços propiciados pelo meio técnico-científico-informacional.


Drones: exemplos do poder de transformação do meio técnico-científico-informacional

Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/meio-tecnicocientificoinformacional.htm. Acesso em: 02 de set de 2021 – Adaptada.

ATIVIDADES

1. A integração da tenologia com a construção das sociedades e do espaço geográfico, no momento atual da história, assinala o conceito de:

(A) Espaço digital(B) Redes(C) Territórios virtuais(D) meio técnico-científico informacional

2. Observe a fotografia a seguir:

Os avanços tecnológicos nas indústrias ocasionaram desemprego. Uma parcela desses operários que ficaram sem emprego não conseguem se realocarem no setor industrial, para realizar tarefas que exigiam novas habilidades. Muitos desses trabalhadores passaram a realizar comércio ambulante, como representado na imagem ao lado.


Carrinho de guloseimas – vendedor ambulante

Assinale a alternativa que estabelece relação correta com o exposto no texto:

(A) Trabalhadores especializados têm mais dificuldades para conseguirem um emprego.

(B) Procurar outros modos de trabalho foi uma saída para os trabalhadores desempregados nas indústrias.

(C) A atividade comercial ambulante não é uma alternativa de trabalho para os desempregados.

(D) Os trabalhadores da indústria busca na atividade comercial ambulante, uma forma de aumentarem sua renda.

3. Sobre o meio técnico-científico informacional selecione a única característica incorreta.

(A) Representa a emergência dos espaços mecanizados

(B) Se relaciona a Terceira Revolução Industrial

(C) Inserção das tecnologias no meio produtivo

(D) Caracterizada pela diminuição das tecnologias

 

4. De acordo com o texto, quais foram as consequências do meio técnico-científico informacional para o mercado de trabalho?

5. Um dos grandes problemas enfrentados por diversos países é o desemprego, que pode gerar muitas consequências para a sociedade. Cite duas situações que podem levar ao aumento do desemprego.

 

6. De que forma a tecnologia que você utiliza pode contribuir para um cotidiano melhor?

7. A imagem faz referência a um mundo globalizado, marcado pelo desenvolvimento tecnológico. Note as linhas que remetem a interligação. O avanço tecnológico traz para as pessoas possibilidades de interação. Com isso, muitas mudanças e facilidades na execução dos mais diversos tipos de trabalhos e atividades cotidianas.

Cite dois benefícios que o avanço tecnológico pode trazer para o trabalhador, você pode pensar e destacar exemplos de profissões.  

Se for possível, clique aqui para baixar ou imprimir sua atividade.