ATIVIDADE 16 – Interação entre os sistemas locomotor e nervoso: Sistema Nervoso e ações motoras e sensoriais. - 24/09/2021

SISTEMA NERVOSO

Disponível em: <https://tinyurl.com/88jm4uex>. Acesso em 31 ago. 2021

O sistema nervoso representa uma rede de comunicações do organismo. É formado por um conjunto de órgãos do corpo humano que possuem a função de captar as mensagens, estímulos do ambiente, “interpretá-los” e “arquivá-los”. Consequentemente, ele elabora respostas, as quais podem ser dadas na forma de movimentos, sensações ou constatações.

O sistema nervoso é responsável pela maioria das funções de controle em um organismo, coordenando e regulando as atividades corporais.

O Sistema Nervoso está dividido em duas partes fundamentais: sistema nervoso central e sistema nervoso periférico.

Sistema Nervoso Central

O Sistema Nervoso Central é constituído pelo encéfalo e pela medula espinhal, ambos envolvidos e protegidos por três membranas denominadas meninges.

Sistema Nervoso Periférico

O sistema nervoso periférico é formado por nervos que se originam no encéfalo e na medula espinhal. Sua função é conectar o sistema nervoso central ao resto do corpo. Importante destacar que existem dois tipos de nervos: os cranianos e os raquidianos.

  • Nervos Cranianos: distribuem-se em 12 pares que saem do encéfalo, e sua função é transmitir mensagens sensoriais ou motoras, especialmente para as áreas da cabeça e do pescoço.
  • Nervos Raquidianos: são 31 pares de nervos que saem da medula espinhal. São formados de neurônios sensoriais, que recebem estímulos do ambiente; e neurônios motores que levam impulsos do sistema nervoso central para os músculos ou para as glândulas.

De acordo com a sua atuação, o sistema nervoso periférico pode ser dividido em sistema nervoso somático e sistema nervoso autônomo.


Sistema Nervoso Somático: regula as ações voluntárias, ou seja, que estão sob o controle da nossa vontade bem como regula a musculatura esquelética de todo o corpo.Sistema Nervoso Autônomo: atua de modo integrado com o sistema nervoso central e apresenta duas subdivisões: o sistema nervoso simpático, que estimula o funcionamento dos órgãos, e o sistema nervoso parassimpático que inibe o seu funcionamento.

De maneira geral, o sistema nervoso simpático e o parassimpático têm funções contrárias. Enquanto o sistema nervoso simpático dilata a pupila e aumenta a frequência cardíaca, o parassimpático, por sua vez, contrai a pupila e diminui os batimentos cardíacos, por exemplo.

Enfim, a função do sistema nervoso autônomo é regular as funções orgânicas, para que as condições internas do organismo se mantenham constantes.

Disponível em: <https://tinyurl.com/33ujpajm> Acesso em 31 ago. 2021.

  • Neurônios O tecido nervoso é formado por dois grupos principais de células: os neurônios e as células da glia ou células da neuróglia. Os neurônios, também chamados de células nervosas, são os tipos mais conhecidos e possuem como função principal a transmissão do impulso nervoso. Quanto a função os neurônios podem ser divididos em:
  • Sensitivos ou aferentes: diversos estímulos e informação são captados por receptores sensitivos, também conhecidos como neurônios receptores, que estão pelo corpo. Por exemplo, um ferimento na pele ou o aumento da temperatura externa faz com que os neurônios sensitivos atuem.
  • Integradores: células nervosas, chamados de interneurônios ou neurônios conectores, fazem a análise, processamento e armazenamento dos estímulos e informações captados pelos receptores sensitivos.
  • Motores ou aferentes: essa última fase é executada pelos neurônios motores, também conhecidos como neurônios eferentes ou efetuadores, que em contato com órgãos efetores recebem uma informação do cérebro e executam uma ação de acordo com a situação.

Disponível em: <https://tinyurl.com/sd6pr22w>. Adaptado. Acesso em 31 ago. 2021.

Quer conhecer um pouco mais sobre o sistema nervoso? Se possível, assista ao vídeo:

Responda as atividades em seu caderno

1. Observe o esquema de um neurônio e nomeie as estruturas indicadas pelas letras de A a D:

Disponível em: <https://tinyurl.com/c48p6yrc>. Acesso em 31 ago. 2021.

2. Ainda sobre o esquema acima, responda:

a) Qual a finalidade dessa célula em nosso organismo?

b) O que é o impulso nervoso indicado no esquema?

3. O nosso organismo possui um sistema _________ com grande capacidade de percepção do ambiente e de nosso meio interno. Para isso, ele conta com células especializadas, que garantem a transmissão das informações.

Qual das alternativas a seguir completa a frase acima?

a) (  ) sensitivo.b) (  ) nervoso.c) (  ) autônomo.d) (  ) periférico.

4. Analise as alternativas a seguir relacionadas ao sistema nervoso:

I – Captar e interpretar estímulos do ambiente;

II – Proporcionar a defesa do corpo por meio de anticorpos;

III – Transportar informações captadas pelos órgãos dos sentidos; IV – Criar respostas por meio de movimentos, sensações ou constatações.

Qual alternativa contém apenas afirmações corretas sobre as funções do sistema nervoso?

a) (  ) I e II.b) (  ) II e III.c) (  ) I, II e III.d) (  ) I, III e IV.

5. Agora que você conhece a importância do sistema nervoso em nosso organismos, explique como ocorre a coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo por esse sistema.

6. De acordo com as estruturas do Sistema Nervoso Central a seguir enumere a primeira coluna de acordo com a segunda, estabelecendo uma correta associação:

(A) Cérebro(__) Possui dois hemisférios e áreas sensoriais, motoras e associativas.
(B) Cerebelo(__) É responsável por reflexos rápidos em resposta a situações de emergência.
(C) Medula Espinhal(__) Coordena os movimentos e a postura corporal, mantendo nosso equilíbrio.
(D)  Tronco Encefálico(__) Conduz os impulsos nervosos do cérebro para a medula espinhal e vice-versa.

7. Analise o esquema do sistema nervoso central e indique a alternativa que contém a indicação correta entre número e estrutura.

Disponível em: <https://tinyurl.com/5eyrpxtj>. Adaptado. Acesso em 31 ago. 2021.

a) (  ) 1- Cérebro; 2- Cerebelo; 3- Medula espinhal; 4- Tronco encefálico.

b) (  ) 1- Cérebro; 2- Cerebelo; 3- Tronco encefálico; 4- Medula espinhal.

c) (  ) 1- Tronco encefálico; 3- Medula espinhal; 3- Cérebro; 4- Cerebelo.

d) (  ) 1- Cérebro; 2- Tronco encefálico; 3- Medula espinhal; 4- Cerebelo.

8. Sobre as células nervosas são feitas as seguintes afirmações:

I – O sistema nervoso é composto por um tipo especial de tecido denominado tecido nervoso, o qual possui como tipos celulares os neurônios e as ________________.

II – Os neurônios são responsáveis pela propagação do ______________ e apresentam como partes básicas o _______________, onde está localizado o núcleo, e dois tipos de prolongamentos, os axônios e os dendritos.

Assinale a alternativa que melhor preenche as lacunas acima:

a) (  ) células especiais – nervo – nucléolo.
b) (  ) células nervosas – estímulo – cérebro.
c) (  ) células da linha – sensitivo – dendrócito.
d) (  ) células da glia – impulso nervoso – corpo celular.

9. A unidade básica do sistema nervoso é o

a) (  ) cérebro.b) (  ) cerebelo.c) (  ) neurônio.d) (  ) nervo.

10. Analise as afirmações a seguir relacionadas aos sistema nervoso.

I – O sistema nervoso periférico tem como função conectar o sistema nervoso central ao restante do corpo;

II – A função do sistema nervoso somático é regular as funções involuntárias, para que as condições internas do organismo se mantenham constantes;

III – O sistema nervoso periférico pode ser dividido em sistema nervoso somático e sistema nervoso autônomo.

Quais estão corretas?

a) (  ) Apenas I.b) (  ) Apenas II.c) (  ) Apenas I e III.d) (  ) Apenas II e III.

Se for possível, clique aqui para baixar ou imprimir sua atividade.