ATIVIDADE 16 – Urbanização e industrialização - 24/09/2021

INDUSTRIALIZAÇÃO E AS ALTERAÇÕES DA NATUREZA

O processo de urbanização e industrialização que milhares de cidades enfrentam tem afetado de maneira impactante a natureza. Isso porque o rápido crescimento populacional e territorial que acontece nesses centros, transformando o espaço rural em urbano, faz com que diversos prejuízos aconteçam contra o meio ambiente.

Como consequências desses processos podemos citar como as mais graves a extinção da vegetação nativa e a erradicação ou expulsão da fauna local, além disso, temos a alteração do perfil natural do terreno, o que compromete a estabilidade e a mudança dos padrões de drenagem naturais, razão pela qual pode-se acelerar o processo de erosão e assoreamento de um determinado local. Infelizmente, urbanização sempre afetará o ecossistema natural, pois pode modificar profundamente ou mesmo interromper definitivamente os processos ecológicos existentes. No Brasil, os problemas urbanos se agravaram nas últimas décadas, uma vez que milhares de pessoas migraram do campo para as metrópoles.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, em 1940, apenas 31% da população vivia em cidades. Ao término de 2010, o número passou para 84%. Conforme relatório do programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), esse número crescerá para 90% em 2020 e 2021.

Esse crescimento desordenado das cidades trouxe uma série de problemas sociais e ambientais, entre eles a poluição sonora, do ar, visual, dos rios e mananciais, além de inundações, maior ocorrência de desabamentos e criminalidade. Aumentou o consumo e como consequência a produção de lixo, as indústrias foram tomando o lugar da natureza, córregos foram canalizados para a passagem de asfalto, o ser humano passou a interferir na natureza para que o seu desenvolvimento acontecesse. A natureza passou por muitas alterações para que a indústria pudesse se desenvolver.


Polo Industrial em Aparecida de Goiânia – Go. Fonte: https://www.aredacao.com.br/negocios/87879/aparecida-de-goiania-tem-fila-de-empresas-querendo-se-instalar-na-cidade. Acesso em: 01 de set de 2021. Adaptado

Mas é possível que exista uma harmonia entre a conservação do meio ambiente e o bem-estar humano. É preciso começar com o mapeamento completo das regiões mais afetadas, no momento da construção de residências e indústrias levar em consideração fatores como áreas de preservação, nascentes, recarga de aquíferos e demais recursos hídricos, topografia, solos e características geológicas. Ter uma melhor atenção aos descartes de lixo pensando ainda no consumo consciente. Outras medidas importantes seriam o saneamento básico, arborização e a adoção de manejo ecológico das áreas paisagísticas dentro das cidades. A fim de se conservas fauna e flora nativas de cada uma das regiões, evitando a extinção de espécies animais e vegetais.

Os efeitos da industrialização sobre o espaço geográfico

Como já mencionamos, a indústria é um dos principais agentes de transformação do espaço. Quando uma área antes não industrializada recebe um relativo número de fábricas, a tendência é receber mais migrantes para a sua área, acelerando a sua urbanização.

Com mais pessoas residindo em um mesmo local, gera-se mais procura pela atividade comercial e no setor de serviços, que se expandem e produzem mais empregos. Entre outros aspectos positivos, menciona-se a maior arrecadação por meio de impostos (embora, quase sempre, as grandes empresas não contribuam tanto com esse aspecto).

Dentre os efeitos negativos da industrialização, podemos citar os impactos gerados sobre o meio ambiente, haja vista que, a depender do tipo de fábrica e das infraestruturas para ela oferecidas, são gerados mais poluentes na atmosfera, nos solos e cursos d’água. Além disso, os incentivos fiscais oferecidos pelo poder público são criticados por fazer com que a população arque mais com os impostos do que as grandes empresas.


Industria e impactos ambientais.
Fonte: http://geocarminha.blogspot.com/2012/09/industrias-x-impactos-ambientais.html. Acesso em: 01 de set de 2021.

O poder de intervenção da indústria nas sociedades é tão elevado que até as suas modalidades de produção, ou seja, a forma predominante com que suas linhas de produção atuam, interferem na organização do espaço, gerando mais ou menos produtos e empregos, entre outros elementos.

Disponível em: https://www.otempo.com.br/cidades/impactos-da-urbanizacao-1.1852397 Acesso em: 01 de set de 2021. Adaptado

ATIVIDADES

1. A industrialização é um dos principais agentes de transformação do meio e de construção das bases da sociedade. Entre os efeitos desse processo sobre o espaço geográfico, podemos assinalar:

A) a ruralização das sociedades.

B) a contenção da migração pendular.

C) o recuo na oferta de matérias-primas.

D) o aumento da migração campo-cidade.

E) a descaracterização da hierarquia urbana.

2. O crescimento precipitado das cidades em decorrência do acelerado desenvolvimento tecnológico da segunda metade do século XX produziu um espaço urbano cada vez mais fragmentado, caracterizado pelas desigualdades e segregação espacial, subemprego e submoradia, violência urbana e graves problemas ambientais.

Sobre os problemas socioambientais nos espaços urbano-industriais, é correto afirmar que

a) os resíduos domésticos e industriais aliados aos numerosos espaços marginalizados, problemas de transportes, poluição da água e do solo, bem como os conflitos sociais, são grandes desafios das cidades na atualidade.

b) as ações antrópicas, em particular, as atividades ligadas ao desenvolvimento industrial e urbano, têm comprometido a qualidade das águas superficiais, sem, contudo, alcançar os depósitos subterrâneos.

c) os conflitos sociais existentes no espaço urbano mundial estão associados à ampliação de políticas públicas para melhoria de infraestrutura que provocou o deslocamento de milhões de pessoas do campo para a cidade.

d) a violência urbana, problema agravado nos últimos anos, está associada à má distribuição de renda, à livre comercialização de armas de fogo e à cultura armamentista existente na maioria dos países europeus.

e) a chuva ácida ocorrida nos países ricos industrializados apresenta como consequências a destruição da cobertura vegetal e a alteração das águas, embora favoreça a fertilização dos solos agricultáveis.

3. Tanto se analisarmos o território brasileiro quanto se levarmos em conta as configurações espaciais do mundo, podemos perceber que a industrialização não se distribui de forma homogênea. Os fatores locacionais, que direcionam e redirecionam a atividade industrial pelas diferentes localidades, são os principais responsáveis por essa dinâmica.

Responda em verdadeiro ou falso, entre esses fatores, podemos considerar:

A. (   ) Proximidade dos grandes centros administrativos globais;

B. (   ) Presença de mão de obra barata;

C. (   ) Existência de infraestruturas e meios de transporte;

D. (   ). Fornecimento de incentivos fiscais por parte do governo.

4. Sobre os problemas ambientais gerados pela indústria destacam:

I. A falta de tratamento de esgoto é das principais causas da poluição das águas, uma vez que grande parte do esgoto doméstico é lançado nos rios e mares.
II. A poluição do solo resulta da utilização de agrotóxicos, além da produção de lixo e do descarte incorreto de produtos químicos.
III. A principal causa da poluição do ar é a liberação de dióxido de carbono no meio ambiente.

Sobre os problemas ambientais citados acima, estão corretas as sentenças:

(A) I.(B) I e II.(C) II e III.(D) I, II e III.

5. Segundo o texto, quais são os problemas sociais e ambientais gerados pelo crescimento desordenado das cidades?

6. É possível que exista uma relação harmoniosa entre a natureza e a sociedade? De que maneira?

Observe a charge e leia o texto a seguir.

3º do plural

Corrida contra o relógio

silicone contra a gravidade

dedo no gatilho, velocidade

Quem mente antes diz a verdade

satisfação garantida

obsolescência programada

eles ganham a corrida antes mesmo da largada

Eles querem te vender, eles querem te comprar

querem te matar, à sede… eles querem te sedar

quem são eles?

quem eles pensam que são?

Vender… Comprar… Vedar os olhos

jogar a rede contra a parede

querem te deixar com sede

não querem nos deixar pensar

quem são eles? quem eles pensam que são?

(Disponível em: <http://www.vagalume.com.br/engenheiros-do-hawaii/3-do-plural.html>. Acesso em: 10 out. 2013.)

O texto chama a atenção para a obsolescência programada, um fato que ocorre no mundo desde o início do século passado, com impactos cada vez mais significativos nos últimos 30 anos.

7. Explique obsolescência e o porquê de ser definida como programada.

 

8. Cite um exemplo da obsolescência programada, apontando sua consequência sobre o cidadão e o meio ambiente.

Se for possível, clique aqui para baixar ou imprimir sua atividade