ATIVIDADE 17 – A Guerra Fria: confrontos de dois modelos políticos. - 08/10/2021

GUERRA FRIA

A Guerra Fria é a denominação utilizada para se referir ao momento histórico compreendido entre o fim da Segunda Guerra Mundial (1991) e a extinção da União Soviética (1991). Esse período foi marcado por disputas ideológicas entre os Estados Unidos e a União Soviética, que polarizaram as relações internacionais.

O conflito foi uma disputa entre o capitalismo, representado pelos Estados Unidos, que patrocinou regimes ditatoriais na América Latina; e o socialismo totalitário, defendido pela União Soviética (URSS), que suprimiu a propriedade privada.

A Guerra Fria recebeu esse nome porque as disputas se deram apenas nas esferas ideológica, política, militar, tecnológica, econômica e social entre as duas potências e suas zonas de influência. Durante mais de 40 anos não houve embate direto entre as duas nações.

A União Soviética bloqueou todas as rotas terrestres que davam acesso a Berlim, quando a Alemanha aderiu ao Plano Marshal, se aliando aos Estados Unidos. (Foto: Wikipédia)

Durante os primeiros anos da Guerra Fria houve uma corrida armamentista pela construção de um grande arsenal de armas nucleares. Com as duas potências com uma grande quantidade de armamento nuclear, um conflito armado direto significaria o fim dos dois países.

Devido à impossibilidade de resolver o conflito pela via tradicional, com o enfrentamento militar, as duas nações passaram a disputar poder de influência política, econômica e ideológica em todo o mundo.

A União Soviética e os Estados Unidos se envolveram em vários conflitos regionais. Cada um deles apoiava um dos lados da guerra, financiando os lados opostos no confronto e disputando influência político-ideológica. Assim, as duas grandes potências mostravam o seu poder de fogo e reforçavam as alianças regionais.

Durante esse período foram muitos conflitos regionais, disputas locais e as guerras civis e interestatais. No entanto, a Guerra Fria também foi marcada por conflitos maiores, tais como a Guerra da Coreia (1950-1953), a Guerra do Vietnã (1962-1975), Guerra do Afeganistão (1979–1989) e a crise dos mísseis em Cuba (1962).

Contexto da Guerra Fria

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, os exércitos das duas potências vencedoras da guerra, os Estados Unidos e a União Soviética, ocuparam a Europa. O poder das duas nações era infinitamente superior ao dos demais países do mundo, de modo que rapidamente foi criado um sistema mundial polarizado, centrado nas duas grandes potências mundiais.

A União Soviética defendia a doutrina socialista, argumentando em defesa do proletariado e solução dos problemas sociais. Já os Estados Unidos, representava a economia capitalista, pregando que o sistema era a representação da democracia e da liberdade.

Os aliados de cada um dos vencedores divergiam quanto à solução para manter a segurança no pós-guerra. A busca dos ocidentais era pela criação de uma rede de segurança que, com governos democráticos, solucionassem suas diferenças de forma pacífica por meio de organizações internacionais.

Já os aliados do Oriente, devido à experiência da Rússia com invasões frequentes e a destruição sofrida na guerra, com a morte de cerca de 27 milhões de pessoas, buscavam garantir a segurança com o controle dos assuntos internos de países vizinhos.

Dessa forma, o mundo se polarizou em dois blocos, cada um deles liderados por uma das grandes potências. A Europa Ocidental, a América Central e América do Sul sob influência cultural, ideológica e econômica dos Estados Unidos, aderiram ao capitalismo. A Ásia Central, parte do Leste Asiático e Leste europeu, sob influência da União Soviética, aderiram ao socialismo.

Marcos da Guerra Fria

Após o fim da Segunda Guerra Mundial, o contraste entre o capitalismo e socialismo na política, na ideologia e nos sistemas militares se acentuou. De um lado, a União Soviética tentava implantar o sistema capitalista em outros países com o objetivo de expandir a igualdade social, baseado na economia planificada e no partido único. Em contrapartida, os Estados Unidos buscavam a expansão do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, no sistema democrático e na propriedade privada.

Capitalismo é um sistema socioeconômico seguido por vários países, onde a produção e a distribuição de riquezas são regidas pelo mercado, e os preços são determinados pela lei da oferta e da procura. O capitalismo apresentou várias fases. A sociedade capitalista divide-se em duas classes sociais básicas: a dos capitalistas e a dos assalariados, onde os capitalistas são os donos dos meios de produção e os assalariados possuem a força de trabalho. O capitalismo gera uma sociedade de consumo. As sociedades dos países capitalistas são chamadas de sociedade de consumo, onde sob a pressão intensa da propaganda e da mídia, as pessoas são induzidas ao consumo exagerado. O capitalismo tem como objetivo principal a acumulação de capital através do lucro.

O socialismo tem como base a socialização dos meios de produção, o bem comum a todos e a extinção da sociedade dividida em classes. O socialismo é um sistema político e econômico baseado na igualdade. ele propõe a distribuição igualitária de renda, extinção da propriedade privada, socialização dos meios de produção, economia planificada e, além disso, a tomada do poder por parte do proletariado. O socialismo visa uma sociedade sem classes, onde bens e propriedades passam a ser de todos. O objetivo é acabar com as grandes diferenças econômicas entre os indivíduos, ou seja, a divisão entre pobres e ricos.

Dessa forma, cada potência desenvolveu suas táticas na disputa. Entre as estratégias adotadas pelas potências, estão:

• Lançamento do Plano Marshal, pelo então presidente dos Estados Unidos, Harry Truman, que oferecia empréstimos com juros baixos e investimentos para que os países devastados na Segunda Guerra Mundial pudessem se recuperar economicamente;

• Criação do Comecon pela União Soviética para contestar o Plano Marshal, visando impedir seus aliados socialistas de se interessarem pelo favorecimento proposto pelo então inimigo político;

Bloqueio, pela União Soviética, de todas as rotas terrestres que davam acesso a Berlim, em represália à adesão da Alemanha ao Plano Marshall;

Divisão da Alemanha em Alemanha Oriental e Alemanha Ocidental, com a criação do Muro de Berlim;

• Criação da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), uma estratégia dos Estados Unidos para manter alianças militares para que pudessem se proteger em casos de ataque;

• Assinatura do Pacto de Varsóvia entre União Soviética e aliados, que tinha como objetivo a união das forças militares de toda a Europa Oriental para consolidar a influência soviética sobre os países da Europa Oriental. Foi o principal instrumento contra a OTAN (liderada pelos Estados Unidos).

Fizeram parte do acordo da OTAN, países aliados dos Estados Unidos, tais como: Canadá, Grécia, Bélgica, Itália, França, Alemanha Ocidental, Holanda, Áustria, Dinamarca, Inglaterra, Suécia, Espanha. Em relação ao Pacto de Varsóvia, fizeram parte, além da União Soviética, países como Polônia, Cuba, Alemanha Oriental, China, Coreia do Norte, Iugoslávia, Tchecoslováquia, Albânia, Romênia. Fora desse processo estavam os chamados países não alinhados. Eles se mantiveram de fora do conflito durante a Guerra Fria, não aderindo aos blocos pró-União Soviética nem pró- Estados Unidos, formando assim um “terceiro bloco” de países neutros: o Movimento Não Alinhado.      

Presidente dos EUA, Ronald Reagan e secretário-geral da URSS assinam Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário, em 1987. (Foto: Wikipedia)

Consequência da Guerra Fria

A Guerra Fria trouxe algumas consequências para todo o mundo. Durante o período, alguns episódios mudaram o estilo de vida dos cidadãos, tais como:

• Aumento da produção de armamento nuclear;

• Desenvolvimento de redes de espionagem;

• Desenvolvimento da corrida espacial;

• Formação de alianças militares;

•  Divisão da Alemanha em Ocidental (capitalista) e oriental (socialista), através do Muro de Berlim.

Fim da Guerra Fria

A crise do socialismo na década de 1980, causada pela falta de democracia, pelo atraso econômico e pela crise nas repúblicas soviéticas, começou a dar sinais do fim da Guerra Fria. Com reformas econômicas, os acordos com os EUA e as mudanças políticas, o sistema foi cada vez se enfraquecendo. Com a aceleração do fim do socialismo na União Soviética e nos países aliados, promovida pelo então presidente Gorbachev, terminou um período de embates políticos, ideológicos e militares de mais de 40 anos. Com a vitória do capitalismo, aos poucos, o sistema foi sendo implantado nos países socialistas.

Disponível:< https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/historia/guerra-fria> acesso 16 de setembro de 2021.[adaptado]

Se possível, assista aos vídeos complementares.

1. Guerra Fria foi o nome dado a um conflito após a Segunda Guerra Mundial (1945) envolvendo dois países que adotavam sistemas político-econômicos opostos: capitalismo e socialismo. Os dois países protagonistas da Guerra Fria são

a) (  ) Estados Unidos e Japão.

b) (  ) Inglaterra e União Soviética.

c) (  ) União Soviética e Itália.

d) (  ) Estados Unidos e União Soviética.


2.  A Guerra Fria e a Corrida armamentista ao logo da 2ª metade do século XX, representaram grandes perigos reais ao planeta Terra e a humanidade. De acordo com o quadrinho a seguir e o texto discorra as principais consequências deixadas pela Guerra Fria.

Imagem disponível em: https://miro.medium.com/max/1838/1*ZC9xzI5wk5kQK6URWOGi1g.jpeg. Acesso em 28 de set. de 2021


3. Por que essa disputa entre estas duas potências mundiais levou o nome de Guerra fria?

Imagem disponível em: https://i.pinimg.com/564x/3c/da/77/3cda77d1fdae2bf2d122f3f335123b03.jpg. Acesso em: 28 de set. de 2021.

4. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, os exércitos das duas potências vencedoras da guerra, os Estados Unidos e a União Soviética, ocuparam a Europa. O poder das duas nações era infinitamente superior ao dos demais países do mundo, de modo que rapidamente foi criado um sistema mundial polarizado, centrado nas duas grandes potências mundiais. Cada potência desenvolveu suas táticas na disputa. O quadro a seguir traz algumas dessas estratégias adotadas pelas potências. Complete o quadro respondendo qual era a especificação de cada estratégia e qual das potências a apoiava.

5. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, o contraste entre o capitalismo e socialismo na política, na ideologia e nos sistemas militares se acentuou. De um lado os Estados Unidos defendiam a propagação do capitalismo e de outro lado a União Soviética defendia estrategicamente o socialismo. Com base nos seus estudos e conhecimentos adquiridos desenvolva um pequeno texto explicando quais as principais diferenças entre o Capitalismo e Socialismo:

6. Dessa forma, o mundo se polarizou em dois blocos, cada um deles liderados por uma das grandes potências. No quadro a seguir relacione os participantes de cada um dos blocos.

7. Fizeram parte do acordo da OTAN, países aliados dos Estados Unidos. No caça palavras a seguir encontre os nomes desses países.  

8. O período da guerra fria, contaminado pela bipolaridade entre Capitalismo X Socialismo, ficou marcado por constantes tensões, mesmo que conflitos armados diretos não tenham acontecido entre norte-americanos e soviéticos. A tirinha da Mafalda retrata o sentimento da população mundial nesse período. Faça a leitura da tirinha e com suas palavras descreva quais os principais sentimentos demonstrado nela.

Imagem disponível em: https://historiaemrede.medium.com/mafalda-e-o-medo-de-que-a-guerra-fria-se-tornasse-quente-964fd7535274. Acesso em: 28 de set. de 2021

9. Albert Einstein, o grande cientista, refletindo sobre a singularidade e o perigo real que o planeta Terra e a humanidade enfrentavam com a Guerra Fria e a Corrida armamentista, ao logo da 2ª metade do século XX, disse a frase que está no post a seguir. Poucas frases resumiram tão bem o sentimento predominante nesta época. Com suas palavras explique o que Einstein queria dizer.

Disponível em: https://cdn.pensador.com/img/frase/al/be/albert_einstein_nao_sei_como_sera_a_terceira_guerra_mun_ll8gr49.jpg. Acesso em 28 de set. de 2021

10. De acordo com o texto quais foram as causas que levaram o final da Guerra Fria?

Se for possível, clique aqui para baixar ou imprimir sua atividade.