ATIVIDADE 17 – Fenômenos naturais e sociais representados de diferentes maneiras: Coordenadas geográficas - 08/10/2021

COORDENADAS GEOGRÁFICAS

As coordenadas geográficas são importantes meios de localização

As coordenadas geográficas são linhas imaginárias que cortam o planeta Terra nos sentidos horizontal e vertical, traçadas paralelamente entre si nos sentidos Norte-Sul e Leste-Oeste, medidas em graus, minutos e segundos. Onde um grau corresponde a 60 minutos, e um minuto corresponde a 60 segundos.

Essas linhas ganham nomes de paralelos e meridianos. Os paralelos cortam a Terra horizontalmente, no sentido Leste-Oeste, enquanto os meridianos cortam a Terra verticalmente no sentido Norte-Sul. A medida em graus dos paralelos resulta na latitude e as linhas dos meridianos resulta na longitude.

Latitude: São as linhas que tracejam a Terra no sentido horizontal, também conhecidas como paralelas. O círculo máximo da esfera terrestre, na horizontal, é chamado de Equador. O Equador corresponde à latitude 0°, dividindo o planeta em hemisférios Norte e Sul. As latitudes variam de 0 a 90°, tanto ao Norte quanto ao Sul. A latitude, além de servir para localização geográfica, é uma variável importante para estudar os tipos de clima da Terra, pois a incidência de raios solares no planeta é maior nos lugares com latitudes menores, isto é, mais próximas à linha do Equador.


Observe que a Linha do Equador é uma latitude e o Meridiano de Greenwich é uma longitude. Fonte: https://escolakids.uol.com.br/geografia/coordenadas-geograficas.htm

Curiosidade: o principal paralelo é a Linha do Equador. Representa a faixa da Terra que se encontra a uma igual distância dos polos norte e sul.

Longitude: São as coordenadas geográficas que cortam a Terra no sentido vertical, também conhecidas como Meridianos. A distância das longitudes varia de 0° a 180°, nos sentidos Leste e Oeste. Como padronização internacional, adotou-se o Meridiano de Greenwich como ponto de partida, a longitude de 0°. Assim, tal meridiano divide a Terra em Ocidental (a Oeste) e Oriental (a leste). Foi a partir das longitudes que se criaram os fusos horários. Todos os meridianos se encontram e se cruzam nos polos Norte e Sul.

Curiosidade: o principal meridiano é o de Greenwich.

A combinação entre as latitudes e as longitudes ajuda-nos a localizar qualquer ponto da Terra.

ATIVIDADES

1. A latitude varia de 0º a 90º para _________ ou para _______. Já a longitude varia de 0º a 180º para _________ ou para __________.

Qual das alternativas a seguir completa a frase acima?

a) (  ) nordeste – noroeste – leste – oestec) (  ) sudeste – sudoeste – nordeste – noroeste.
b) (  ) sul – norte – leste – oested) (  ) leste – oeste – sul – norte

2. Sabemos que os paralelos cortam a Terra horizontalmente e a medida de suas linhas em graus resulta na latitude. O principal paralelo existente é:

a) (  ) Meridiano Polar.c) (  ) a Linha do Equador.
b) (  ) o Círculo Polar Ártico.d) (  ) o Meridiano de Greenwich.

3. O Meridiano de Greenwich é o ponto de partida, tem a longitude 0° e divide a Terra em:

a) (  ) Ocidental e Oriental.c) (  ) Dois Continentes.
b) (  ) Norte e Sul.d) (  ) Superior e Inferior

4. As coordenadas geográficas são extremamente importantes no sentido de apontar a localização precisa de qualquer ponto existente sobre a superfície terrestre. Elas constituem-se a partir da combinação de uma série de elementos que envolvem linhas imaginárias e sistemas de medidas. Assinale, a seguir, a alternativa que NÃO apresenta um desses elementos.

a) (  ) Latitude.  c) (  ) Longitude                
b) (  ) Meridianos.   d) (  ) Amplitude.

5. De acordo com sua leitura do texto defina Latitude.

6. De acordo com sua leitura do texto defina Longitude.

O mapa abaixo fornece as coordenadas geográficas globais estabelecidas a partir da combinação das latitudes e das longitudes. Observe:


https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/meridiano-greenwich.htm

Acima, temos a representação de cinco pontos diferentes. Observando as suas latitudes e longitudes, podemos, então, descrever as coordenadas geográficas de cada um deles, indicando os seus hemisférios (Norte: N. Sul: S. Leste: E. Oeste: W).

Como exemplo?

Ponto A:
Latitude: -20º ou 20ºS
Longitude: -60º ou 60ºW

7. Com a análise do mapa, leitura e exemplo acima, responda as questões a seguir, descrevendo a latitude e longitude dos pontos:

a) Ponto B:
Latitude:
Longitude:
c) Ponto D:   
Latitude:
Longitude:
b) Ponto C:
Latitude:
Longitude:
d) Ponto E:
Latitude:
Longitude:

Você sabia?

O GPS (Sistema de Posicionamento Global), é um aparelho que utiliza as informações referentes às coordenadas geográficas para nos dizer a localização exata de um determinado ponto. Esse aparelho conecta-se a um sistema composto por 24 satélites e, através deles, nos fornece informações não só sobre a nossa localização, mas também a velocidade do deslocamento, a altitude, além de nos indicar os melhores caminhos para se chegar a um determinado destino.

8. A utilização do GPS aumentou muito com os avanços tecnológicos, podendo ser acessados através de celulares, tablets, computadores e afins. Você ou seu responsável já utilizou o GPS?

Agora é momento de criar, em seu caderno produza/desenhe uma rota de GPS, podendo ser de casa até a escola ou de casa até um lugar que você goste muito de ir.

Não se esqueça de colocar os elementos existentes ao longo do percurso. Socialize com a turma a rota traçada por você.

Se for possível, clique aqui para baixar ou imprimir sua atividade.