ATIVIDADE 17 – Sistema Nervoso e ações motoras e sensoriais: Substâncias psicoativas. - 06/10/2021

Drogas e Sistema Nervoso

Denominam-se drogas quaisquer substâncias utilizadas que causam alterações na estrutura e funções do organismo. Podem ser classificadas quanto à origem, efeitos, entre outros. As drogas são utilizadas pelo homem há séculos. Inicialmente, eram retiradas da natureza – as folhas secas eram o principal recurso no tratamento de doenças. Atualmente, muitas dessas drogas são sintetizadas em laboratórios, e muitas são usadas de forma recreativa.


A palavra droga provavelmente tem origem francesa (drogue) ou holandesa (droog) e, originalmente, referia-se às folhas secas utilizadas nos tratamentos de doenças. Atualmente, essa denominação está relacionada não apenas às substâncias utilizadas no tratamento de doenças, tampouco às substâncias de origem natural (extraídas da natureza) apenas, referindo-se também às substâncias de uso recreativo e de origem sintética (produzidas em laboratório e com ausência de substâncias naturais em sua composição) e semissintética (produzidas em laboratório com a presença de substâncias naturais em sua composição).

O homem sempre teve uma relação com a natureza de forma íntima. A utilização das plantas em seu dia a dia foi essencial para o conhecimento de suas diversas propriedades, como a existência de substâncias psicoativas. O homem faz uso dessas substâncias desde a antiguidade, como para suportar algumas adversidades no ambiente em que viviam, como o cansaço. Em seguida, essas substâncias passaram a ser utilizadas em rituais religiosos, como forma de cura, ou recreativamente.

Tipos de Drogas

Drogas lícitas e ilícitas. Disponível em: <https://tinyurl.com/ysyxhnzv>. Acesso em 15 set. 2021.

As drogas podem ser classificadas, de acordo com o ponto de vista legal (essa classificação pode variar entre países, pois possuem legislações diferentes), por meio dos efeitos produzidos no sistema nervoso central, dos efeitos de acordo com a indicação terapêutica, entre outras formas.

De acordo com os efeitos produzidos no sistema nervoso central (essa classificação é bastante utilizada pelos profissionais de saúde):

Classificação das drogas. Disponível em: <https://tinyurl.com/ysyxhnzv>. Acesso em 15 set. 2021.

Drogas ilícitas

Os entorpecentes ilícitos ou drogas ilícitas, como dito anteriormente, são drogas cuja venda e consumo são proibidos. No Brasil, são exemplos de drogas ilícitas a maconha, cocaína, entre outras. O debate sobre a legalidade e ilegalidade das drogas vai além dos benefícios ou malefícios que causam no organismo, tendo também os fatores cultural e econômico um peso significativo nas tomadas de decisões.

No Brasil, por exemplo, o álcool e o tabaco são substâncias que têm sua venda e consumo liberados, ou seja, são drogas lícitas. É importante destacar que a venda dessas substâncias a menores de 18 anos é proibida por lei. No entanto, o álcool e o tabaco são responsáveis pelo desenvolvimento de diversas enfermidades. O álcool, devido às alterações que causam no estado de consciência, está relacionado também a outros problemas, como violência e acidentes de trânsito.

Efeitos das drogas no cérebro

Os efeitos que as drogas causam no organismo variam entre os indivíduos. No entanto, sabe-se que o seu efeito no cérebro está relacionado principalmente com a sua ação sobre os neurotransmissores, atuando no estímulo dos neurônios.

Muitas drogas atuam desencadeando uma sensação de prazer ou causando alucinações. Porém, o consumo de drogas ao longo do tempo pode desencadear alterações no sistema nervoso de forma que, para que se sintam os mesmos efeitos ao consumir determinada droga, a dosagem deve ser aumentada.

A partir desse ponto, pode ser caracterizada a dependência química, pois da mesma maneira que o indivíduo passa a utilizar uma dosagem maior para obter um determinado efeito, a diminuição ou ausência do consumo também gera efeitos específicos de mal-estar, levando a uma compulsão pelo consumo com maior frequência da droga

Consequências do uso de drogas na família

O consumo de drogas pode causar efeitos diversos nos indivíduos. Um desses efeitos é a dependência química, que vem se tornando um problema grave de saúde pública no país. A dependência química afeta a vida do dependente de diversas formas, seja em suas relações afetivas, seja como profissionais, o que acaba por desestruturar muitas famílias.

Disponível em: <https://tinyurl.com/kcxmmuea> Acesso em 15 set. 2021.

Disponível em: <https://tinyurl.com/2wsh6ukz>. Acesso em 15 set. 2021.

Quer conhecer um pouco mais sobre as drogas e o sistema nervoso? Se possível, assista ao vídeo.

Responda as atividades em seu caderno:

1. Observe a tirinha a seguir e responda o que se pede:

Disponível em: <https://tinyurl.com/4knunxdt> Acesso em 15 set. 2021.

a) Quais efeitos o álcool pode provocar no cérebro do Edu?

b) O álcool é uma droga lícita ou ilícita? Justifique.

2. Ainda sobre a tirinha acima, responda quais as consequências do consumo de álcool para crianças e adolescentes.

3. Dentre os prejuízos sociais associados ao consumo de álcool estão os acidentes de trânsito, sendo um problema de preocupação mundial e que acarretam um número excessivo de mortes e prejuízos por ano. A proibição do consumo de álcool para quem pretende dirigir é devido ao fato de que o consumo de bebida alcóolica

a) (  ) acelera o funcionamento do corpo.c) (  ) melhora a coordenação motora.
b) (  ) deixa os reflexos mais lentos.d) (  ) provoca estado de euforia.  

4. Analise as alternativas a seguir relacionadas aos tipos de drogas:

I – Drogas depressoras são aquelas capazes de acelerar o funcionamento do cérebro e com esta hiperexcitabilidade aumentam o estado de alerta, diminuindo o sono e o apetite.

II – Drogas perturbadoras modificam a atividade do cérebro, fazendo-o funcionar de forma anormal, alterando a percepção, o pensamento e produzindo alucinações e delírios.

III – As drogas estimulantes são aquelas que diminuem o nível de atividade do cérebro, deixando o organismo mais lento, reduzindo a atenção e a concentração, por exemplo.

Qual alternativa contém apenas afirmações corretas?

a) (  ) Apenas II.b) (  ) Apenas III.c) (  ) I, II e III.d) (  ) I, III e IV.  

5. O homem faz uso de substâncias psicoativas desde a antiguidade, para suportar algumas adversidades no ambiente em que viviam, como o cansaço, e atualmente para uso recreativo, por exemplo. Como essas substâncias psicoativas agem no sistema nervoso central?

6. De acordo com seus efeitos no organismo, relacione os tipos de drogas a seguir com suas respectivas características:

(A) Depressoras(__) São drogas que afetam o funcionamento do sistema nervoso central de forma a alterar a percepção, causando efeitos como perda dos sentidos e alucinações.
( B ) Estimuladoras(__) São drogas que diminuem a atividade cerebral, causando perda de reflexo, atenção, entre outros.
( C ) Alucinógenas(__) São drogas que atuam aumentando as atividades cerebrais e o estado de alerta e deixando o indivíduo agitado.

7. O consumo de anfetaminas pode provocar hiperatividade e uma grande necessidade de movimento, às quais pode associar-se o aumento da atenção e concentração. Muitas vezes, essas drogas são usadas por motoristas que dirigem à noite e estudantes. Ao consumir a droga esses usuários buscam:

a) (  ) melhoria da coordenação motora.

b) (  ) melhorar o raciocínio e aprendizagem.

c) (  ) aumentar o apetite e obter mais energia.

d) (  ) perder o sono e afastar o cansaço.

8. Sobre as drogas são feitas as seguintes afirmações:

I – A utilização das plantas em seu dia a dia foi essencial para o conhecimento de suas diversas propriedades, como a existência de substâncias __________________.

II – As drogas podem ser classificadas, de acordo com o ponto de vista legal, por meio dos efeitos produzidos no ______________, dos efeitos de acordo com a indicação ______________, entre outras formas.

Assinale a alternativa que melhor preenche as lacunas acima:

a) (  ) psicoativas – sistema nervoso – terapêutica.
b) (  ) alternativas – sistema endócrino – médica.
c) (  ) depressoras – sistema periférico – clínica.
d) (  ) recreativas – sistema nervoso – social.

9. Ao descobrir que um colega de sala, ou alguém próximo, é usuário de drogas, a melhor maneira para auxiliá-lo é

a) (  ) se afastar e usar de atitudes drásticas como castigos e expulsões.

b) (  ) ignorar, deixar o usuário descobrir por si só a má opção que fez.

c) (  ) contar o fato aos outros colegas que o rodeiam para evitar influências.

d) (  ) ter uma conversa com autoridade, firme, sincera e leal com o usuário, oferendo apoio.

10. Analise as afirmações a seguir relacionadas aos tipos de drogas e seus efeitos no organismo.

I – O álcool, devido às alterações que causam no estado de consciência, está relacionado também a outros problemas, como violência e acidentes de trânsito.

II – Os efeitos que as drogas causam no organismo variam entre os indivíduos. No entanto, sabe-se que o seu efeito no cérebro está relacionado principalmente com a sua ação sobre os neurotransmissores.

III – O consumo de drogas ao longo do tempo pode desencadear alterações no sistema nervoso de forma que, para que se sintam os mesmos efeitos ao consumir determinada droga, a dosagem deve ser diminuída.

Quais estão corretas?

a) (  ) Apenas I.b) (  ) Apenas II.c) (  ) Apenas III.d) (  ) Apenas II e III.

Se for possível, clique aqui para baixar ou imprimir sua atividade