ATIVIDADE 18 – Apresentações orais; Estratégias de produção, coesão sequencial - 22/10/2021

APRESENTAÇÃO ORAL

Defender um posicionamento oralmente

  1. Você já se deparou com a necessidade de defender uma opinião em público? Sobre qual assunto?
  2. Foi uma experiência fácil? Por quê?

A apresentação oral é uma tarefa cobrada não só no ensino fundamental e médio, mas também durante o percurso da vida acadêmica. Então, é importante que ela seja trabalhada desde os primeiros anos de estudos, dessa forma, atividades que envolvam a oralidade não serão uma dificuldade.

Disponível em: https://slideplayer.com.br/slide/1796062/ Acesso em 01 de out. de 2021

Mas o que é uma apresentação oral?

Disponível em:  https://www.imagensempng.com.br/wp-content/uploads/2021/05/Duvida-3d-Png.png Acesso em 01 out. 2021.

A apresentação oral, como o própria nome diz, é um gênero oral relativamente formal, em que um expositor se dirige a um grupo de ouvintes, de maneira estruturada e planejada, para lhes transmitir um conteúdo, defender um posicionamento, informar ou esclarecer sobre determinado tema ou ainda solicitar/reivindicar algo, depende do objetivo almejado.

Disponível em: https://carlosmout.files.wordpress.com/2018/01/banner_apresentacao_oral.png Acesso em 01 de out. de 2021.

Primeiro, é importante lembrar que, para fazer uma boa apresentação oral, é necessário planejar. Pesquisar, estudar e conhecer bem o assunto é essencial, assim como ter uma boa expressão corporal, os olhares e a exposição das mãos também devem ser considerados. Uma postura prepotente não é indicada, criar um clima agradável, não hostil, leve facilita a interação entre os participantes.

Onde realizar as pesquisas? Quais fontes usar?

Toda apresentação bem-sucedida começa com uma pesquisa cuidadosa. Ela requer iniciativa, trabalho árduo e costuma tomar muito tempo. Onde buscar informações sobre o assunto? Pode-se buscar informações em:

  • Obras de referência (dicionários, enciclopédias).
  • Revistas especializadas.
  • Entrevistas.
  • Internet (sites de pesquisas).

Posteriormente, de posse das informações, é preciso selecionar as mais relevantes. Para isso, é necessário saber distinguir as fontes cujas informações coincidem, se complementam ou se contradizem.

Estrutura da exposição

Esboço: Prepare um esboço do que será apresentado. Isso pode ser usado para “refrescar a memória no momento de falar. Lembre-se de que ele deve ser simples o suficiente para ser lido com uma passada de olhos.

Introdução: É essencial causar boa impressão logo no começo da apresentação. Para isso, é conveniente preparar uma frase de abertura que revele o objetivo da palestra e atraia a atenção do público.

Desenvolvimento: É a exposição do material informativo propriamente dito. Pode constar de análise crítica de seus componentes, exemplos, casos, conhecimentos, experiências, opiniões e princípios.

Conclusão: É importante que você realize um resumo para encerrar o processo da informação e sinalizar que o final está próximo. Esse é o momento para mencionar consequências, previsões e benefícios que se associam ao assunto tratado. Use uma frase sugestiva para encerrar.

É importante também complementar as exposições orais com recursos audiovisuais como: folhetos, quadro, flip-chart, projetor de slides, sistema de áudio, vídeo, multimídia, gráficos de computador, caso seja possível.

Observemos algumas dicas importantes para realizar uma boa apresentação oral:

  • Dominar o assunto a ser apresentado (ler o material não é bom);
  • Buscar a melhor maneira de se apresentar à frente, de pé ou sentado;
  • Falar de forma clara com o vocabulário adequado para a situação (para que o objetivo seja atingido);
  • Falar com boa intensidade e velocidade de voz, nem alto e nem baixo, nem devagar e nem rápido;
  • Obedecer ao tempo determinado para a apresentação;
  • Mostrar entusiasmo na apresentação para despertar interesse daqueles que ouvem;
  • Não tentar se desculpar se por um acaso cometer algum deslize e nem se justificar, apenas corrija;
  • Olhar diretamente para as pessoas para que inspire confiança, não mire o olhar em uma única pessoa;
  • Buscar materiais de apoio que auxiliem na lembrança do que deve ser falado;
  • Evitar olhar para colegas que buscam tirar sua concentração;
  • Enfatizar os pontos principais apresentados;
  • Esclarecer dúvidas, caso existam.

Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/curiosidades/como-apresentar-um-trabalho-na-frente-toda-sala.htm > Acesso em 01 de out. de 2021. (Adaptado)

Há temas interessantes que podem ser debatidos em sala de aula, conforme o interesse da turma.

Vamos às atividades?

ATIVIDADES

  1. Observe a imagem e, a seguir, responda às atividades propostas:
Disponível em: https://saude.abril.com.br/mente-saudavel/brasil-e-o-pais-mais-deprimido-e-ansioso-da-america-latina/ Acesso em 01 de out. de 2021
  1. A que sentimento a imagem, em geral, te remete? O semblante do homem é de alegria ou de tristeza? Que elementos do texto justificam a sua resposta?
  2. Se você pudesse definir essa imagem em um sentimento, em qual você definiria?
  3. Você já se sentiu assim em algum momento de sua vida? O que você fez para mudar a situação e sentir-se melhor?
  4. Você conhece algum (a) amigo (a) que apresenta constantemente esse tipo de sentimento? Se sim, o que fez para que a pessoa se sentisse melhor?

É claro que nem todo sentimento de tristeza é depressão. Todos nós nos sentimentos tristes em algum momento, mas há casos que, segundo os médicos, exigem mais atenção e, às vezes, tratamento especializado.

Vamos pesquisar um pouco sobre o assunto?

Depressão na adolescência: o que é, sintomas e tratamento

Disponível em: https://zenklub.com.br/blog/wp-content/uploads/2020/11/pexels-pixabay-247314-1-1024×683.jpg Acesso em 04 de out. de 2021.

depressão na adolescência atinge entre 10% e 20% dos jovens do mundo todo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Além disso, muitos jovens não recebem o tratamento adequado. Isso porque ainda falta muita informação sobre a doença.

Dessa forma, os sintomas acabam sendo deixados de lado. Mas sem os devidos cuidados, os jovens podem desenvolver sérios comportamentos de risco.

O que é depressão na adolescência?

Em resumo, a depressão na adolescência é uma doença psiquiátrica que provoca alteração do humor e uma desordem emocional.

Alterações químicas no cérebro que atrapalham a comunicação entre os neurotransmissores causam esse transtorno.

Com esse desequilíbrio, o adolescente fica triste, angustiado e irritado. Ou seja, esses sintomas podem tornar a vida de um jovem muito mais difícil. Isso porque essa doença prejudica a qualidade de vida e o seu desenvolvimento.

Mas, afinal, é depressão ou tristeza?

A depressão na adolescência é uma patologia. Por isso, é importante diferenciar a doença de uma tristeza comum que acontece normalmente quando passamos por problemas. A morte de um ente querido ou um problema amoroso, por exemplo, são situações difíceis.

Portanto, é normal se sentir triste. A tristeza é uma emoção natural e inerente do ser humano. Além disso, alguns momentos ruins infelizmente fazem parte da vida, porém, são passageiros.

No entanto, já no caso da depressão na adolescência, o sentimento de tristeza profunda é persistente. É como se a pessoa se tornasse incapaz de seguir adiante.

Portanto, não se trata de falta de vontade ou preguiça, mas sim uma doença.

Quais são os sintomas de depressão na adolescência?

Em geral, eles são os mesmos sintomas da depressão na fase adulta. Entretanto, algumas características são bastante específicas dessa faixa etária. Confira a lista: mudança de humor, mudanças de comportamento, queda no rendimento escolar, alteração no sono e no apetite, sintomas físicos, automutilação e pensamento sobre suicídio.

Qual é o tratamento para depressão na adolescência?

O tratamento precisa tanto do apoio profissional quanto do familiar. Nessa fase, é mais recomendado que os cuidados sejam feitos apenas com psicoterapia. O processo é feito em médio a longo prazo. Ou seja, as sessões frequentes precisam acontecer por pelo menos um ano. Além disso, esse cuidado ajuda a reduzir o risco de um novo diagnóstico de depressão.

Existem tipos de depressão na adolescência e níveis de transtorno em que o psiquiatra pode prescrever alguma medicação. Em geral, são utilizados antidepressivos em conjunto com o trabalho do psicólogo.

Caso você suspeite que o adolescente está passando por algum transtorno psiquiátrico como ansiedade e depressão, é fundamental buscar ajuda médica. O diagnóstico deve ser feito o mais rápido possível. Isso ajuda a começar o tratamento cedo e evitar complicações que podem ser muito sérias.

Disponível em: https://zenklub.com.br/blog/saude-bem-estar/depressao-na-adolescencia/Acesso em 04 de out. de 2021.

2. Qual é o tema discutido nesse texto?

3. Você acha interessante discutir esse assunto em sala de aula? Por quê?

4. Você acha interessante pesquisar e obter conhecimentos mais aprofundados sobre esse assunto? Por quê?

5. Como se define depressão na adolescência nesse texto?

6. Escreva o que entendeu sobre como se diferencia depressão de tristeza comum, de acordo com esse texto.

7. Todas as afirmações a seguir estão de acordo com o texto, exceto:

a) (  ) No caso da depressão na adolescência, o sentimento de tristeza profunda é persistente.

b) (  ) A depressão na adolescência é uma patologia. Por isso, é importante diferenciar a doença de uma tristeza comum.

c) (  ) Todo tipo de tristeza na adolescência, permanente ou não, é comum e não há necessidade de se buscar ajuda.

d) (  ) Mudança de humor, mudanças de comportamento, queda no rendimento escolar, alteração no sono e no apetite, sintomas físicos, automutilação e pensamento sobre suicídio, são sintomas de depressão na adolescência.

Coesão referencial a e coesão sequencial

A coesão referencial e a coesão sequencial estabelecem vínculos entre as palavras, as orações e as partes de um texto e também contribuem para a coerência textual.

Língua Portuguesa dispõe de diversos recursos coesivos, os quais criam vínculos entre as palavras, entre as oraçõese entre diferentes partes de um texto. Esses recursos estabelecem dois tipos de coesão no texto: a coesão referencial e a coesão sequencial.



A coesão sequencial é aquela que cria nos termos as condições para sua progressão. As diversas flexões de tempo e de modo dos verbos, bem como as conjunções, são, de modo geral, os responsáveis pelo estabelecimento e manutenção da coesão sequencial nos textos. Isso significa que os mecanismos de coesão sequencial são utilizados para garantir a articulação entre as partes do texto e para estabelecer relações entre as informações. O controle dos mecanismos coesivos contribui com a progressão temática e promove boa articulação das ideias, informações e argumentos no interior do texto no qual está a base da coerência textual.

Nesta atividade, vamos falar da Coesão sequencial

Observe um exemplo de um trecho do texto estudado “Depressão na adolescência: o que é, sintomas e tratamento”:



Em resumo, a depressão na adolescência é uma doença psiquiátrica que provoca alteração do humor e uma desordem emocional.

A expressão “Em resumo”, destacada no início do trecho, dá uma ideia de conclusão/resumo ao texto, enquanto a palavra e expressa adição. Estas podem ser substituídas por outros termos que representam as mesmas ideias, sem nenhum prejuízo ao texto, por exemplo:

Em suma, a depressão na adolescência é uma doença psiquiátrica que provoca alteração do humor além de uma desordem emocional. Notaram?

O que não ocorre, se utilizarmos conectivos que expressão ideias diferentes, observem:

Embora, a depressão na adolescência é uma doença psiquiátrica que provoca alteração do humor mas uma desordem emocional. (Note que os conectivos “Embora, mas” não se encaixam no texto, tornando-o sem sentido).

Em alguns casos, até se encaixam, mas modificam inteiramente o sentido do texto. É importante ficarmos atentos e lembrarmos que devemos observar e preservar a ideia expressa no contexto no texto e utilizarmos o conectivo que manterá a progressão e a coesão textual.

Observe alguns termos responsáveis pela coesão sequencial nos textos:

ATIVIDADES

Leia o trecho extraído do texto “ Depressão na adolescência: o que é, sintomas e tratamento”:

Em geral, eles são os mesmos sintomas da depressão na fase adulta. Entretanto, algumas características são bastante específicas dessa faixa etária. Confira a lista: mudança de humor, mudanças de comportamento, queda no rendimento escolar, alteração no sono e no apetite, sintomas físicos, automutilação e pensamento sobre suicídio.

8. O termo em destaque pode ser substituído, sem prejuízo ao texto, por

  1. (  ) Em primeiro lugar.

b) (  ) Em seguida.

c) (  ) Como também.

d) (  ) Porém.

9. As ideias veiculadas no texto se organizam estabelecendo relações que atuam na construção do sentido. A esse respeito, identifica-se, no fragmento, que

“Dessa forma, os sintomas acabam sendo deixados de lado. Mas sem os devidos cuidados, os jovens podem desenvolver sérios comportamentos de risco. ”

a) (  ) a expressão “Dessa forma” marca uma oposição de ideias.

b) (  ) o conectivo “mas” inicia oração que exprime ideia de afirmação.

c) (  ) o termo “Dessa forma” marca uma ideia de conclusão e o termo “mas”, de oposição.

d) (  ) o termo “Dessa forma” exprime uma exclusão.

PRODUÇÃO TEXTUAL

10. Agora, produza a sua apresentação oral. Reúna-se com seus colegas (caso seja possível) e sob a orientação do professor, escolham um tema, dentre os abaixo relacionados, para realização de um seminário.

Se preferirem, escolham outro tema, de interesse de todos, para ser discutido.

Temas sugeridosSites sugeridos para consulta
Desigualdade racial na educação brasileira.https://abre.ai/dl3y
Consumo desenfreado da sociedade brasileirahttps://abre.ai/dmzm
Como combater o bullying nas escolas do Brasil?https://abre.ai/dmzr
O combate à depressão na sociedade brasileira em tempos de pandemiahttps://abre.ai/dmzF

Além dessas fontes, busquem outras, assim poderão enriquecer a apresentação.

Assim que terminar a sua apresentação, peça ao público para avaliá-la. Segue sugestão de avaliação.

Avaliação da sua apresentação

  • O assunto despertou o interesse do auditório?
  •  A exposição foi compreensível?
  • As informações passadas sobre o assunto foram suficientes?
  • As ideias foram ordenadas adequadamente?
  • Manteve gestos moderados do início ao fim da apresentação?
  • Manteve o olhar nos interlocutores? Permaneceu ereto?
  • Materiais audiovisuais foram utilizados? Eles contribuíram para o bom andamento da exposição?
  • O comunicador transmitiu segurança, sinceridade e autenticidade por meio das expressões faciais?
  •  O volume da voz foi adequado?
  • Buscou mobilizar um vocabulário formal, ciente do contexto da fala?
  • Organizou de maneira adequada o tema da apresentação.

Disponível em: http://www.ufrgs.br/revistabemlegal/edicoes-anteriores/vol10n1/3-sequencia-didatica-o-genero-apresentacao-oral Acesso em 01 de out. de 2021.

Se possível, clique aqui para imprimir ou baixar a atividade!