ATIVIDADE 18 – Fenômenos naturais e sociais representados de diferentes maneiras: Rosa dos ventos - 22/10/2021

ROSA DOS VENTOS

O termo “rosa” vem da aparência dos pontos cardeais da bússola que lembram as pétalas desta flor.

A rosa dos ventos é um instrumento utilizado para a orientação espacial. Foi criada no século XIV para auxiliar nas navegações, e posteriormente, utilizada como instrumento para localização espacial e na cartografia (construção e estudo de mapas). Tendo como base a direção dos principais ventos sentidos no Mar Mediterrâneo.

Na Idade Média, os ventos tinham nomes geralmente iguais aos dos países mediterrâneos por onde eles passavam como Tramontana (N), Greco (NE), Levante (E), Siroco (SE), Ostro (S), Libeccio (SW), Ponente (W) e Maestro (NW). Na rosa dos ventos pode-se ver as iniciais destes ventos na ponta das “pétalas”.

Em inglês, oeste é traduzido por west, sendo comum que em algumas rosas dos ventos a letra “O” seja substituída por “W”.

Rosa dos ventos. Fonte: https://www.dicionariodesimbolos.com.br/rosa-ventos/ Acesso em 07 de out. de 2021

Pontos Cardeais: Os pontos cardeais são os pontos principais de uma rosa dos ventos. Representados por: Norte (N); Sul (S); Leste (E ou L); Oeste (O ou W).  Se utilizarmos o corpo como rosa dos ventos, o nariz apontará para o Norte, as costas se voltarão para o Sul. Ao apontarmos o braço direito para o nascer do sol (Leste) e o braço esquerdo para o Oeste;

Pontos colaterais: Os pontos colaterais encontram-se entre os pontos cardeais. Representados por NE: nordeste – entre o norte (N) e o leste (E); SE: sudeste – entre o sul (S) e o leste (E); SO: sudoeste – entre o sul (S) e oeste (O); NO: noroeste – entre o norte (N) e o (O) oeste.

Pontos subcolaterais: Os pontos subcolaterais cumprem a função de aumentar a precisão da rosa dos ventos. Para isso, são situados entre os pontos cardeais e os colaterais. NNE: nor-nordeste – entre o norte (N) e o nordeste (NE); ENE: lés-nordeste – entre o leste (E) e o nordeste (NE); ESE: lés-sudeste – entre o leste (E) e o sudeste (SE); SSE: sul-sudeste – entre o sul (S) e o sudeste (SE); SSO: sul-sudoeste – entre o sul (S) e o sudoeste (SO); OSO: oés-sudoeste – entre o oeste (O) e o sudoeste (SO); ONO: oés-noroeste – entre o oeste (O) e o noroeste (NO); NNO: nor-noroeste – entre o norte (N) e o noroeste (NO).

Onde encontro a rosa dos ventos?

A rosa dos ventos pode ser encontrada nas bússolas e nos mapas.


Bússola. Fonte:  https://trilhas.diogenesjunior.com.br/b%C3%BAssola Acesso em 07 de out. de 2021.

A bússola magnética é um instrumento utilizado para a orientação geográfica, foi inventada pelos chineses antigos e popularizada pelos árabes, por volta do século XIII. Nela, existe uma rosa dos ventos e um ponteiro, chamado de agulha. Essa agulha aponta a direção para a qual a bússola está voltada, e é orientada por um ímã que indica o norte magnético da Terra.

E como utilizar? Para utilizar uma bússola, algumas referências são necessárias: o ponto em que você se encontra; o Norte magnético, que é o ponto para onde a bússola apontará e a direção que você deseja determinar.

Para conhecer o local em que você se encontra, há uma técnica simples de localização que consiste em localizar o local em que o sol nasce (Leste), apontando seu braço direito para lá. Logo, o braço esquerdo deve ser apontado para a direção contrária, onde o sol se põe (Oeste).

Assim, olhando em frente estará o Norte, e olhando para trás estará o Sul. Com esse conhecimento básico, é mais fácil conseguir utilizar adequadamente a bússola.

A bússola permite que o utilizador se localize e estabeleça rotas de forma precisa em relação aos pontos cardeais, colaterais e subcolaterais.

Nos mapas…

Quando pensamos nos elementos principais de um mapa, temos o título, legenda, orientação e escala cartográfica. A rosa dos ventos é um dos elementos principais de um mapa, ela é responsável pela orientação geográfica.

Na divisão regional do Brasil, que foi elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), resultou em cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro-oeste, Sudeste e Sul. Sua representação segue a orientação dos polos globais.

Essa divisão é representada por:

  • Dois pontos cardeais (regiões Norte e Sul);
  • Dois pontos colaterais (regiões Nordeste e Sudeste);
  • O Centro-oeste, em referência ao centro do país e o ponto cardinal Oeste.

Mapa: Brasil Político. Fonte: https://br.pinterest.com/anarussano/mapa/ Acesso em 08 de out. de 2021.

ATIVIDADES

1. Assinale, a seguir, a alternativa que NÃO representa um ponto da rosa dos ventos.

a) (  ) Cardeais.b) (  ) Meridianos.              c) (  ) Colaterais.               d) (  ) Subcolaterais.

2.  Complete as lacunas:

Se utilizarmos o corpo como_________, o nariz apontará para o ________, as __________ se voltarão para o Sul. Ao apontarmos o braço direito para o nascer do ________ teremos o leste e o ______ esquerdo aponta para o Oeste.

Qual das alternativas a seguir completa a frase acima?

a) (  ) rosa dos ventos – norte – costas – sol – braçoc) (  ) braço – sudoeste – sol – noroeste – costas.
b) (  ) rosa dos ventos – norte – leste – sol – braçod) (  ) leste – sol – braço – norte – costas

3. De acordo com a leitura do texto e seus conhecimentos, responda as questões abaixo entre verdadeiro e falso:

a) (  ) A rosa dos ventos é um instrumento utilizado para a orientação espacial. E pode ser encontrada nas bússolas e nos mapas.

b) (  ) A bússola magnética é um instrumento utilizado para a orientação geográfica.

c) (  ) A rosa dos ventos é um instrumento encontrado em todos os carros, ela auxilia na busca por endereços.

d) (  ) Para nos localizarmos podemos usar nosso corpo para definir os pontos cardeais, basta que saibamos que o sol nasce ao leste e esse se representa pelo nosso braço direito

e) (  ) Em inglês, oeste é traduzido por west, sendo comum que em algumas rosas dos ventos a letra “O” seja substituída por “W”.

4. Analise a tirinha:

Disponível em: https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/28cf2d9b-be Acesso em 08 de out. de 2021.

Assinale a alternativa que mostra a geotecnologia referenciada na tirinha.

a) (   ) Sistema de Posicionamento Global (GPS).

b) (   ) Sensoriamento Remoto.

c) (   ) Aerofotogrametria.

d) (   ) Bússola

5. Relacione os elementos do mapa às suas respectivas definições:

(1)Título
(2)Escala
(3)Legenda
(4)Orientação

( ) Relação matemática entre o espaço real e a representação do espaço no mapa.

( ) Indica a direção e a localização por meio da rosa dos ventos ou de um elemento que indica o norte.

( ) Indica o tema que será retratado no mapa. ( ) Representa o significado dos símbolos que aparecem no mapa.

( ) Representa o significado dos símbolos que aparecem no mapa

a) (  ) 2,1,4,3.b) (  ) 2,4,1,3.              c) (  ) 4,2,1,3.               d) (  ) 2,3,4,1.

6. A rosa dos ventos corresponde à volta completa do horizonte e surgiu da necessidade de indicar exatamente uma direção. A utilização da rosa dos ventos é comum em todos os sistemas de navegação antigos e atuais. Seu desenho em formato de estrela tem a finalidade única de facilitar a visualização.

Considerando o texto e a imagem, identifique a resposta correta:


Disponível em: https://www.monolitonimbus.com.br/rosa-dos-ventos-e-os-deuses/ Acesso em 08 de out. de 2021

a) (   ) Todos os pontos mostrados são chamados de cardeais.

b) (   ) Os pontos subcolaterais são: leste, oeste, norte e sul.

c) (   ) A rosa dos ventos possui 4 pontos cardeais, 4 pontos colaterais e 8 pontos subcolaterais.

d) (   ) Os pontos colaterais são chamados de direita, esquerda, frente e costa.

7. A Rosa dos Ventos é formada por pontos cardeais, colaterais e subcolaterais. Qual é o significado do ponto subcolateral NNO?

a) (   ) Nordeste

b) (   ) Nor-Nordeste

c) (   ) Nor-Noroeste

d) (   ) Lés-nordeste

8. Agora é sua vez, faça o teste e utilize seu corpo como sendo a rosa dos ventos. Escreva qual elemento ou lugar está em cada um dos pontos cardeais (norte, sul, leste e oeste). Por exemplo: o banheiro da escola está ao sul.

Se for possível, clique aqui para baixar ou imprimir sua atividade.