ATIVIDADE 18 – Verbetes de enciclopédia; contextos de produção, construção composicional; ortografia. - 22/10/2021

Adolescência

Adolescência é a fase que marca a transição entre a infância e a idade adulta. Caracteriza-se por alterações em diversos níveis – físico, mental e social – e representa para o indivíduo um processo de distanciamento de formas de comportamento e privilégios típicos da infância e de aquisição de características e competências que o capacitem a assumir os deveres e papéis sociais do adulto. Os termos “adolescência” e “juventude” são por vezes usados como sinônimos (como em alemão Jugend e Adoleszenz, inglês Youth e Adolescence) e por vezes como duas fases distintas mas que sobrepõem: para Steinberg a adolescência se estende aproximadamente dos 15 aos 21 anos de vida, enquanto a ONU define juventude (em inglês, youth) como a fase entre 15 e 24 anos de idade – sendo que deixa aberta a possibilidade de diferentes nações definirem o termo de outra maneira.

A Organização Mundial da Saúde define adolescente como o indivíduo que se encontra entre os dez e dezenove anos de idade, e no Brasil, a legislação, através Estatuto da Criança e do Adolescente, estabelece ainda uma faixa etária para menores de idade – dos 12 anos completos aos 18 anos, período durante o qual a pessoa nessa faixa de idade (legalmente considerada “adolescente”), se cometer um crime pode receber medidas socioeducativas, inclusive de restrição da liberdade através de apreensão. Além disso Oerter e Montada descrevem uma “idade adulta inicial” (al. frühes Erwachsenenalter), que vai dos 18 aos 29 anos e que se sobrepõe às definições de “juventude” previamente apresentadas, o que é seguido em parte pela legislação brasileira: o Estatuto da Juventude, no Brasil, diz que a juventude vai dos 15 anos até aos 29 anos — o que diverge da Assembleia Geral das Nações Unidas, que afirma que a juventude vai até os 24 anos.

Imagem disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/7/76/Anderson_Sophie_Portrait_Of_Young_Girl.jpg/800px-Anderson_Sophie_Portrait_Of_Young_Girl.jpg Acesso em 06 de out. de 2021. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Adolesc%C3%AAncia Acesso em 06 de out. de 2021

INFORMAÇÕES SOBRE O GÊNERO VERBETES DE ENCICLOPÉDIA

Verbete de enciclopédia é um gênero textual de natureza expositiva, encontrado, como o nome já diz, em enciclopédias. Elas são organizadas em verbetes. Eles têm como objetivo apresentar definições e informações sobre um determinado assunto, utilizando linguagem objetiva e impessoal. Podem conter gráficos, ilustrações e subdivisões para complementar as informações. Atualmente, há mais uso das enciclopédias virtuais, sendo a WIKIPÉDIA a mais conhecida. Ela é colaborativa, ou seja, todos podem editar e fornecer conteúdo, criando ou modificando um verbete, tornando, assim, o texto dinâmico. A leitura em um verbete enciclopédico impresso e virtual também muda, uma vez que virtualmente ela não é linear e os hipertextos permitem que o leitor opte por diferentes caminhos e textos, aprofundando o tema.

Disponível em: https://planosdeaula.novaescola.org.br/fundamental/8ano/lingua-portuguesa/produzindo-um-verbete-enciclopedico-digital-de-maneira-colaborativa/4352 Acesso em 06 de out. de 2021.

Disponível em: https://prezi.com/xkamgk9k6yfe/o-verbete-de-enciclopedia-texto-enciclopedico/ Acesso em 1º de out. de 2021.

1.Qual é o assunto abordado nesse texto?

2. Que tipo de linguagem foi utilizada nesse texto?

3. Onde circula esse tipo de texto, além das enciclopédias?

4. Há um público específico alvo para este tipo de texto? Qual?

5. Qual é a principal finalidade comunicativa desse texto?

a) (  ) Trazer uma informação de interesse social.                

b) (  ) informar e divulgar um conhecimento científico.

c) (  ) dar uma opinião a respeito de algo.

d) (  ) Relatar uma experiência exitosa.

6. Todas as informações a seguir estão de acordo com o texto lido, exceto

a) (  ) Adolescência é a fase que marca a transição entre a infância e a idade adulta.

b) (  ) Adolescência caracteriza-se por alterações em diversos níveis — físico, mental e social.

c) ( ) Adolescência representa para o indivíduo um processo de distanciamento de formas de comportamento e privilégios típicos da infância.

d) (  ) Na adolescência o indivíduo adquire características e competências que o desqualifica a assumir os deveres e papéis sociais do adulto.

7. No trecho “Os termos “adolescência” e “juventude” são por vezes usados como sinônimos (como em alemão Jugend Adoleszenz, inglês Youth e Adolescence) e por vezes como duas fases distintas mas que se sobrepõem: para Steinberg a adolescência se estende aproximadamente dos 15 aos 21 anos de vida, enquanto a ONU define juventude (em inglês, youth) como a fase entre 15 e 24 anos de idade – sendo que deixa aberta a possibilidade de diferentes nações definirem o termo de outra maneira;”, a palavra destacada refere-se à

a) (  ) diferenças.
b) (  ) ONU.
c) (  ) adolescência.
d) (  ) vida.

Leia o texto e, a seguir, responda às atividades propostas.

Robert Cornelius, em 1839. Acredita-se que esta seja a primeira selfie da história da humanidade.

Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Selfie#/media/Ficheiro:RobertCornelius.jpg Acesso em 07 out. 2021.

Selfie

Selfie é uma fotografia, geralmente digital, que uma pessoa tira de si mesma (autorretrato). As selfies que envolvem várias pessoas fotografadas são conhecidas como “selfies em (ou de) grupo”.

A palavra vem da adição ao substantivo self (em inglês “eu”, “a própria pessoa”) do sufixo -ie (“-inho(a)”), resultando “euzinho(a)”. Foi considerada a palavra internacional do ano de 2013 pelo Oxford English Dictionary.

História

O inventor do autorretrato acredita-se ter sido o alemão Robert Cornelius, em 1839. No entanto, a palavra selfie só passou a ser utilizada com esse sentido no ano de 2002, num fórum on-line australiano. […] As redes sociais ajudaram posteriormente a popularizar o termo, com a etiqueta selfie aparecendo de forma recorrente em partilha de fotografias através do Flickr a partir de 2004. O seu uso, no entanto, só tomou verdadeira expressão a partir de 2012, quando a palavra se tornou comum nas plataformas principais da mídia

De acordo com um estudo realizado pela empresa de tecnologias espanhola Energy System, as mulheres tiram, em média, 12 selfies a mais por dia do que os homens.

Febre nas redes sociais, as selfies receberam técnicas usadas na hora dos registros, como a busca pelo ângulo perfeito, a maquiagem no tom certo, o alongamento do pescoço para evitar o queixo duplo, a luz ambiente, entre outras. A busca pela selfie perfeita, porém, tem causado muitas mortes no mundo. Segundo uma pesquisa realizada nos EUA, que compilou dados de 2011 a 2017, o número de pessoas que morreram enquanto tentavam tirar fotos de si mesmas em situações arriscadas foi 259. Afogamento, acidentes de transporte e quedas foram as causas mais comuns. Também foram frequentes eletrocussões e mortes causadas por incêndio, animais e armas de fogo.

10Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Selfie Acesso em 07 de out. de 2021.

8. Sobre qual assunto trata-se o texto lido?

9.Qual é o gênero textual? Quais as características do texto confirmam a sua resposta?

10. De acordo com o texto, o que é selfie?

11. E você, gosta de selfies? Por quê?

12. O texto fala que a busca pela selfie perfeita tem causado algo muito grave, o quê? O que você pensa sobre isso? Você acha que compensa se arriscar por uma selfie perfeita? Por quê?

13. Sobre o texto, selecione a alternativa correta.

I. Selfie é uma fotografia, geralmente digital, que uma pessoa tira de si mesma (autorretrato).

II. As selfies que envolvem várias pessoas fotografadas são conhecidas como “selfies em (ou de) grupo”.

III. A busca pela selfie perfeita, porém, tem causado muitas mortes no mundo.

IV. De acordo com um estudo realizado pela empresa de tecnologias espanhola Energy System, as mulheres tiram menos selfies que os homens.

a) ( ) I e II estão corretas.
b) ( ) Todas estão corretas, exceto a IV.
c) (  ) I e IV estão corretas..
d) (  ) Apenas a IV está correta.

Ortografia

Parte da gramática que ensina a escrever corretamente as palavras

A Ortografia estuda a forma correta de escrita das palavras de uma língua. Do grego “ortho”, que quer dizer correto, e “grafo”, por sua vez, que significa escrita.

Disponível em: https://www.todamateria.com.br/ortografia-regras-ortograficas-exercicios/ Acesso em: 06 out. de 2021.

Acentuação gráfica

acento gráfico é apenas um sinal de escrita e não deve ser confundido com o acento tônico. O acento tônico tem maior intensidade de voz apresentada por uma sílaba quando pronunciamos determinadas palavras:

Ela era uma criança muito bia. / Margarida não sabia nada sobre a prova.

sabiá tem o canto mais lindo.

As sílabas que formam cada uma das palavras destacadas são pronunciadas com maior ou menor intensidade.

A sílaba em destaque em cada um dos exemplos é pronunciada com maior força em relação às outras. É nela que recai o acento tônico, sendo, portanto, chamada sílaba tônica. As sílabas restantes recebem o nome de sílabas átonas.

Acentos gráficos

A sílaba tônica pode ser indicada, na escrita, por um sinal sobre a vogal: sábia. Esse sinal, inclinado para a direita (´), indica que a tônica tem som aberto e recebe o nome de acento agudo. Se a sílaba tônica é fechada, temos o acento circunflexo (^): avô. O acento grave, inclinado para a esquerda (`), possui outra função, que é assinalar uma fusão, a crase.

Monossílabos tônicos e átonos

As palavras de apenas uma sílaba também podem ser pronunciadas com maior ou menor intensidade de voz:

Estou com um  na garganta desde ontem./ Recebi um telefonema pedindo para eu aguardar no parque.

As palavras destacadas apresentam apenas uma sílaba: são monossílabos. Comparando  no é possível perceber que  é mais forte do que no. A primeira é um monossílabo tônico, já segunda é um monossílabo átono.

Classificação das palavras quanto à posição do acento tônico

Em relação ao acento tônico, é possível observar que o mesmo pode recair na última, na penúltima ou na antepenúltima sílaba.

ca-quí es--ril -gi-ca

Estando o acento tônico na última sílaba, a palavra é chamada de oxítona; se o acento incide na penúltima sílaba, a palavra é paroxítona, se recai na antepenúltima sílaba, a palavra é proparoxítona.

Hiatos, ditongos e tritongos

A sequência de fonemas vocálicos numa palavra dá-se o nome de encontro vocálico. Este pode ser hiatoditongo ou tritongo.

  • Hiato = é a sequência de vogal com vogal em sílabas separadas: po-e-ta; sa-ú-de; ca-í-da.
  • Ditongo = é a sequência de vogal com semivogal (decrescente) ou semivogal com vogal (crescente) na mesma sílaba: vai-da-de; can-tei, ár-duo.
  • Tritongo = é a sequência de semivogal com vogal e outra semivogal na mesma sílaba: em-xa-guei; i-guais; a-guou

 

Regras de acentuação      

 

Monossílabos tônicos

Acentuam-se graficamente os terminados por:

-a(s) → chá(s), má(s)

-e(s) → pé(s), vê(s

-o(s) → só(s), pôs

Logo, não se acentuam monossílabos tônicos como: tu, nus, quis, noz, vez, par…

Vale lembrar que:

  • Os monossílabos tônicos formados por ditongos abertos -éis, -éu, -ói recebem o acento: Exemplos: réis, véu, dói.
  • No caso dos verbos monossilábicos terminados em “-ê”, em que a terceira pessoa do plural termina em “-eem”, forma verbal que antes era acentuada, agora, por conta do novo acordo ortográfico não leva acento.
    Assim:
  • Ele vê – Eles veem
  • Ele crê – Eles creem
  • Ele lê – Eles leem
  • No entanto, isso não ocorre com os verbos monossilábicos terminados em “-em”, uma vez que a terceira pessoa termina em “-êm”, permanecendo acentuada. Logo:
  • Ele tem – Eles têm
  • Ela vem – Elas vêm

Oxítonas

Levam acento todas as oxítonas terminadas em “a(s)”, “e(s)”, “o(s)” e “em(ens)”, seguidas ou não de “s”.

cajá – até – jiló – armazém – parabéns

Sendo assim, não se acentuam oxítonos como: saci(s), tatu(s), talvez, tambor e etc.

Paroxítonas

São acentuados graficamente todos os paroxítonos, exceto os terminados por –a(s), -e(s), -o(s) (desde que não formem ditongos), -am, -em e ens:

útil, caráter, pólen, tórax, bíceps, imã, glória, série, empório, jóquei, órfão, órgão…

  • Paroxítonos como imã, órfã etc não terminam por –a, mas por ã.
  • Paroxítonos como glória, série, empório e etc. não terminam, respectivamente, por –a, -e e –o, mas por ditongo crescente.
  • Não são acentuados graficamente os prefixos paroxítonos terminados por –i e –r: semi, super, hiper, mini…
  • Não se acentuam as paroxítonas formadas pelos ditongos orais abertos –ei e –oi: ideia, geleia, boleia, assembleia, jiboia, paranoia, claraboia, espermatozoide, androide …
  • Não se acentuam as vogas i e u, precedidas de ditongos, das palavras paroxítonas: sainha, cheinho, feiura e etc.

Abaixo, um exemplário de terminações de paroxítonos que devem receber acento gráfico:

  • l: afável, incrível, útil…
  • -r: caráter, éter, mártir…
  • -n: hífen, próton…

Observação: quando grafadas no plural, não recebem acento: polens, hifens…

  • -x: látex, tórax…
  • -os: fórceps, bíceps…
  • -ã(s): ímã, órfãs…
  • -ão(s): sótão(s), bênção(s)…
  • -um(s): fórum, álbum…
  • -on(s): elétron, próton…
  • -i(s): táxi, júri…
  • -u(s): Vênus, ônus…
  • -ei(s): pônei, jóquei…
  • -ditongo oral (crescente ou decrescente), seguido ou não de “s”: história, série, água, mágoa…

* De acordo com a nova ortografia, os ditongos terminados em –ei e –oi não são mais acentuados.

Proparoxítonos

Todos os proparoxítonos são acentuados, sem exceção: médico, álibi, ômega, etc.

Hiatos

Acentuam-se as letras –i e –u desde sejam a segunda vogal tônica de um hiato e estejam sozinhas ou seguidas de –s na sílaba: caí (ca-í), país (pa-ís), baú (ba-ú) e etc.

Quando o –i é seguido de –nh, não recebe acento: rainha, bainha, moinho etc.

O –i e o –u não recebem acento quando aparecem repetidos: xiita, juuna e etc

Hiatos formados por –ee e –oo não devem ser acentuados: creem, deem, leem, magoo, enjoo e etc.

Disponível em: https://www.infoescola.com/portugues/acentuacao-grafica/Acesso: 07, out. 2021. (Adaptado)

ATIVIDADES

14. No trecho, as palavras não foram acentuadas propositalmente, acentue-as quando necessário.

“Adolescencia e a fase que marca a transiçao entre a infancia e a idade adulta. Caracteriza-se por alteraçoes em diversos niveis — físico, mental e social — e representa para o individuo um processo de distanciamento de formas de comportamento e privilegios tipicos da infancia e de aquisiçao de características e competencias que o capacitem a assumir os deveres e papeis sociais do adulto.”  

15. Em  “a Organização Mundial da ________ define adolescente como o _____________ que se encontra entre os dez e dezenove anos de idade, e no Brasil, a legislação, _________ Estatuto da Criança e do Adolescente, estabelece ainda uma faixa ________ para menores de idade — dos 12 anos completos aos 18 anos, _____________ durante o qual a pessoa nessa faixa de idade (legalmente considerada “adolescente”).

Assinale a alternativa correta quanto à acentuação gráfica.

a) (  ) Saude- indivíduo – atraves – etaria – período.
b) (  ) Saúde- individuo – através – etária – periodo.
c) (  ) Saude- indivíduo – atraves – etária – período.
d) (  ) Saúde- indivíduo – através – etária – período.

16. Na série a seguir há um erro gráfico de acentuação. Identifique-o:

a) (  )  adolescência.
b) (  ) infância.
c) (  ) características.
d) (  ) historia.

17. “Febre nas redes sociais, as selfies receberam técnicas usadas na hora dos registros, como a busca pelo ângulo perfeito, a maquiagem no tom certo, o alongamento do pescoço para evitar o queixo duplo, a luz ambiente, entre outras. A busca pela selfie perfeita, porém, tem causado muitas mortes no mundo.

Assinale a opção correta quanto a justificativa da acentuação gráfica.

I. técnicas – é proparoxítona – acentuam-se todas as palavras proparoxítonas.

II. ângulo – é oxítonaacentuam-se todas as oxítonas.

III. porém – é oxítona – acentuam-se as oxítonas terminadas em -em.

a) (  ) I, II e II estão corretas.
b) (  ) Apenas I está correta.
c) (  ) I e III estão corretas.
d) (  ) Todas estão corretas, exceto a I.


PRODUÇÃO TEXTUAL

Agora é a sua vez!

Realize uma pesquisa, on-line ou em material impresso, de um verbete de enciclopédia com um dos assuntos sugeridos, a seguir, destaque as principais informações e faça um resumo.

Assuntos sugeridos: Juventude, Drogas, Bullying.

Ao concluir seu texto, não esqueça de reler e realizar as correções necessárias (ortografia, concordância, pontuação, acentuação).

Se possível, clique aqui para imprimir ou baixar a atividade!