Atividade 18 – Verbetes de enciclopédia; estratégias de leitura; ortografia. - 22/10/2021

O QUE SÃO VERBETES DE ENCICLOPÉDIA?

Verbete de enciclopédia é um gênero textual de natureza expositiva, encontrado, como o nome já diz, em enciclopédias. Elas são organizadas em verbetes, e têm como objetivo apresentar definições e informações sobre um determinado assunto, utilizando linguagem objetiva e impessoal. Pode conter gráficos, ilustrações e subdivisões para complementar as informações

Atualmente, há mais uso das enciclopédias virtuais, sendo a Wikipédia a mais conhecida. Ela é colaborativa, ou seja, todos podem editar e fornecer conteúdo, criando ou modificando um verbete, tornando, assim, o texto dinâmico.

A leitura em um verbete enciclopédico impresso e virtual também muda, uma vez que virtualmente ela não é linear e os hipertextos permitem que o leitor opte por diferentes caminhos e textos, aprofundando o tema.

Antigamente, elas eram impressas e produzidas em volumes e, atualmente, a maioria consulta as versões digitais, que possui uma linguagem mais coloquial por não ser produzida necessariamente por especialistas, como as impressas.

As palavras-chave que orientam a busca numa enciclopédia são chamadas de verbetes enciclopédicos.

Imagem disponível em: https://abre.ai/dmmo Acesso em 05 de set. de 2021.

Disponível em < https://planosdeaula.novaescola.org.br/fundamental/8ano/lingua-portuguesa/conhecendo-o-verbete-enciclopedico-em-detalhes-a-construcao-composicional/3580> Acesso em 1º de out. de 2021. (Adaptado)

Disponível em: https://prezi.com/xkamgk9k6yfe/o-verbete-de-enciclopedia-texto-enciclopedico/ Acesso em 1º de out. de 2021.

Leia o texto e, a seguir, responda às atividades propostas.

CAFÉ

O café é uma bebida produzida a partir dos grãos torrados do fruto do cafeeiro. É servido tradicionalmente quente, mas também pode ser consumido gelado. O café é um estimulante, por possuir cafeína – geralmente 80 a 140 mg para cada 207 ml dependendo do método de preparação. Estudos têm mostrado que pessoas que bebem quatro xícaras de café por dia têm um menor risco de morrer de um ataque cardíaco. Em alguns períodos da década de 1980, o café era a segunda mercadoria mais negociada no mundo por valor monetário, atrás apenas do petróleo. 

Este dado estatístico ainda é amplamente citado, mas tem sido impreciso por cerca de duas décadas, devido à queda do preço do café durante a crise do produto na década de 1990, reduzindo o valor total de suas exportações. Em 2003, o café foi o sétimo produto agrícola de exportação mais importante em termos de valor, atrás de culturas como trigo, milho e soja.

Minas Gerais é o estado com maior produção de café do Brasil (26,6 milhões de sacas), o que corresponde a mais de 50% da produção nacional do produto e 17% da produção mundial.

No total, o Brasil produziu 3,037 milhões de toneladas em 2012, uma queda de 12,5% em comparação ao ano anterior.

Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Caf%C3%A9 Acesso em 1º de out. de 2021.

1.Qual é o assunto abordado nesse texto?

2.Que tipo de linguagem foi utilizada nesse texto?

3. Onde circula esse tipo de texto?

4. Destaque do texto as informações mais importantes sobre o café e faça um pequeno resumo.

5. Qual é a principal finalidade comunicativa desse texto?

a) (  ) Dar uma notícia.                           
b) (  ) Localizar um endereço. 
c) (  ) Expor um saber.
d) (  ) Relatar uma experiência.

6. No trecho “o que corresponde a mais de 50% da produção nacional do produto”, a palavra destacada refere-se a

a) (  ) petróleo.
b) (  ) trigo.
c) (  ) soja.
d) (  ) café.

Leia o texto e, a seguir, responda às atividades propostas.

Disponível em: https://escola.britannica.com.br/artigo/vacina/482763 Acesso em  06 de out. de 2021.

VERBETE: VACINAS

INTRODUÇÃO

VACINAS são substâncias que impedem a disseminação de doenças. A vacinação da população contra determinadas doenças salva milhões de vidas. O caso da varíola exemplifica bem isso: a doença matou cerca de 2 milhões de pessoas em 1967, mas graças a um programa mundial de vacinação estava erradicada doze anos depois.

COMO ATUAM AS VACINAS Muitas doenças são causadas por organismos minúsculos chamados bactérias ou vírus. Ao serem vacinadas contra uma doença, as pessoas recebem a bactéria ou o vírus que causa essa doença. Isso pode ser feito por meio de uma injeção, de uma gota na boca ou de um spray no nariz.

A bactéria de uma vacina está morta ou enfraquecida. Ela causa pouca ou nenhuma reação na pessoa que a recebe, mas leva o sistema imunológico do corpo a fabricar proteínas chamadas anticorpos, que combatem a doença. Se mais tarde a mesma bactéria entrar no corpo, o sistema imunológico saberá combatê-la.

HISTÓRIA

Um médico inglês chamado Edward Jenner criou a primeira vacina, em 1796. Jenner observou pessoas que haviam tido a doença branda chamada varíola bovina, notando que elas raramente contraíam a modalidade humana da varíola, uma doença mais grave. Ele fez experiências para descobrir a razão disso. Primeiramente, introduziu material de uma ferida de varíola bovina num garoto saudável. O garoto contraiu a varíola bovina. Jenner então, introduziu material de uma ferida de varíola no braço do garoto, que permaneceu saudável. O material da varíola bovina havia agido como vacina contra a varíola humana.

O cientista francês Louis Pasteur foi outro pesquisador importante. Na década de 1880, ele desenvolveu uma vacina contra a raiva. Pasteur usou uma forma atenuada do vírus da raiva para obter a proteção contra um ataque do vírus em plena força. Desde a época de Pasteur, os cientistas vêm produzindo vacinas contra muitas doenças.

Em meados do século XX, Jonas Salk criou uma vacina que praticamente erradicou a poliomielite. Desenvolveram também vacinas contra sarampo, caxumba, cólera, peste bubônica, tuberculose, gripe e hepatite.

Escola Britânica. CAPES.

Disponível em: https://escola.britannica.com.br/artigo/vacina/482763. Acesso em 24 de jul. de 2020.

7. Sobre qual assunto trata-se o texto lido?

8. Qual é o gênero textual? Quais as características do texto confirmam a sua resposta?

9. Há um público específico para este tipo de texto? Qual?

10. Os verbetes de enciclopédia são produzidos com o objetivo de

a) (  ) ensinar como preparar um prato.

b) (  ) dar uma opinião a respeito de algo.

c) (  ) informar e divulgar um conhecimento específico.

d) (  ) narrar uma história interessante.

Ortografia

Parte da gramática que ensina a escrever corretamente as palavras

A Ortografia estuda a forma correta de escrita das palavras de uma língua. Do grego “ortho”, que quer dizer correto, e “grafo”, por sua vez, que significa escrita.

Disponível em: https://www.todamateria.com.br/ortografia-regras-ortograficas-exercicios/ Acesso em 06 de out. de 2021.

Uso do x e do ch

x é utilizado nas seguintes situações:

  • Geralmente, depois dos ditongos: caixa, deixa, peixe.
  • Depois da sílaba –me: mexer, mexido, mexicano.
  • Palavras com origem indígena ou africana: xará, xavante, xingar.
  • Depois da sílaba inicial –en: enxofre, enxada, enxame.

Exceções:

  1. A palavra “mecha” (porção de cabelo) escreve-se com ch.
  2. O verbo “encher” escreve-se com ch. O mesmo acontece com as palavras que dele derivem: enchente, encharcar, enchido.

Uso do s e do z

s é utilizado nas seguintes situações:

  • Nos adjetivos terminados pelos sufixos –oso / –osa que indicam grande quantidade, estado ou circunstância: bondoso, feiosa, oleoso.
  • Nos sufixos –ês, –esa, –isa que indicam origem, título ou profissão: marquês, francesa, poetisa.
  • Depois de ditongos: coisa, maisena, lousa.
  • Na conjugação dos verbos pôr e querer: pôs, quis, quiseram.

z, por sua vez, é utilizado nas seguintes situações:

  • Nos sufixos –ez / –eza que formam substantivos a partir de adjetivos: magro – magreza, belo – beleza, grande – grandeza.
  • No sufixo – izar, que forma verbo: atualizar, batizar, hospitalizar.

Disponível em: https://www.todamateria.com.br/ortografia-regras-ortograficas-exercicios/ Acesso em 06 de set. de 2021.

O uso de SS nas palavras

1.Os verbos terminados em -ceder, -gredir, -mitir, -cutir, -meter e -primir formam substantivos com ss.

Exemplos:

  • conceder – concessão;
  • regredir – regressão
  • permitir – permissão
  • discutir – discussão
  • comprometer – compromisso
  • imprimir – impressão

2. A principal regra de formação do grau superlativo absoluto sintético dos adjetivos é pela junção do sufixo -íssimo, escrito com ss.

Exemplos de adjetivos no grau superlativo absoluto sintético:

  • ágil – agilíssimo
  • belo – belíssimo
  • calmo – calmíssimo
  • cheio – cheiíssimo


3.Segundo o atual acordo ortográfico, ocorre a duplicação da consoante s em palavras compostas não hifenizadas, quando o prefixo termina em vogal e a segunda palavra começa com a consoante s.

Exemplos de palavras compostas com consoante s duplicada:

  • antissocial
  • autossuficiência

Disponível em: https://www.normaculta.com.br/palavras-com-ss/ Acesso em 06 de out. de 2021. (adaptado)

Palavras e expressões que oferecem dificuldades

Além das situações mencionadas acima e os casos de acentuação e pontuação, há uma série de palavras e expressões que oferecem dificuldades. São exemplos: A baixo / Abaixo, Onde / Aonde, Mas / Mais, entre tantas outras.

1. Abaixo / A baixo

Leia mais sobre esse assunto abaixo. (Em posição inferior)

Olhou-me de cima a baixo com olhar de desaprovação. (Relação com a expressão “de cima” ou “de alto”)

2. Onde / Aonde

Não sei onde deixei meus livros. (Não sugere movimento)

Aonde deixaremos os livros? (Sugere movimento)

Veja também: Uso do Onde e Aonde

3. Mas / Mais

Eu falo, mas ele nunca me ouve. (Possui uma ideia de oposição, pode ser substituído por porém)

Isto é o que mais gosto de fazer! (Aumento de quantidade)

Disponível em: https://www.todamateria.com.br/ortografia-regras-ortograficas-exercicios/ Acesso em 06 de out. de 2021.

  • Mal/Mau

Mal é um advérbio ou substantivo, depende da posição na oração. Quando como advérbio tem significado semelhante a “de modo errado”, “irregularmente” e como substantivo é o oposto de bem e significa “prejudicial”:

Exemplos: Hoje o Joãozinho se comportou mal com a professora.

                  Não fume, pois faz mal.

Mau é adjetivo e tem o mesmo sentido de “ruim”, “maldoso”, “de má índole”. Possui o feminino má.

Exemplos: Por que a Helena foi tão má conosco?

 João é um mau arquiteto.

Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/gramatica/alguns-problemas-lingua-cultagrafia-uso-palavras-expressoes.htm Acesso em 06 de out. de 2021.

Atividades de Ortografia

11. Encontre 5 palavras, extraídas do texto “Café”, grafadas com “s”, “ss” e “z”. Em seguida, grife-as no texto.

12. “Estudos _______ mostrado que ____________ que bebem quatro __________ de café por dia têm um menor risco de morrer de um ataque cardíaco.”

Assinale a alternativa em que todas as palavras estão grafadas corretamente.

a) (  ) tem – pessoas – chícaras.
b) (  ) têm – pessoas – xícaras.
c) (  ) têm – pessoas – chícaras.
d) (  ) tem – pessoas – xícaras.

13. Na série a seguir há um ERRO de ortografia no emprego do “x”. Assinale-o:

a) (  )  xícara.
b) (  ) caixa.
c) (  ) mexer.
d) (  ) chícara.

14. “Este dado ___________ ainda é amplamente citado, _______ tem sido impreciso por cerca de duas décadas, devido à queda do preço do café durante a ________ do produto na década de 1990, ______________ o valor total de suas exportações. Assinale a alternativa em que todas as palavras estão grafadas corretamente.”

a) (  ) extatístico – mais – crise – reduzindo.
b) (  ) estatístico – mais – crize – reduzindo.
c) (  ) estatístico – mas – crise – redusindo.
d) (  ) estatístico – mas – crise – reduzindo.

15. “É servido tradicionalmente quente, ______ também pode ser consumido gelado.” …

      … “Em alguns períodos da década de 1980, o café era a segunda mercadoria _____ negociada no mundo por valor monetário, atrás apenas do petróleo.” 

Assinale a alternativa em que as palavras estão empregadas corretamente.

a) (  ) mais – mais.
b) (  ) mas – mais.
c) (  ) mais – mas.
d) (  ) mas – mas.


Produção Textual

Agora é a sua vez!

Realize uma pesquisa, on-line ou em material impresso, de um verbete de enciclopédia com um dos assuntos sugeridos, a seguir, destaque as principais informações e faça um resumo.

Assuntos sugeridos: Selfies, Fotografias, Adolescência.

Ao concluir seu texto, não esqueça de reler e realizar as correções necessárias (ortografia, concordância, pontuação).

Se possível, clique aqui para imprimir ou baixar a atividade!