Atividade 19 – Biodiversidade brasileira: Distribuição da biodiversidade - 08/11/2021

DISTRIBUIÇÃO DA BIODIVERSIDADE

A curvatura da Terra, e o fato do planeta estar levemente inclinado sobre seu eixo em relação ao Sol, faz com que diferentes regiões do planeta recebam diferentes quantidades de energia solar ao longo do ano. Isso influencia na duração das estações quente, fria, úmida e seca nas diferentes regiões do globo terrestre, bem como a temperatura, a umidade e outros fatores ambientais que definem as regiões.

Um foco de biodiversidade é uma região que contém uma concentração notável de espécies nativas, de plantas, pássaros, mamíferos, répteis, anfíbios, flora e micro-organismos do mundo. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, a “biodiversidade abrange toda a variedade de espécies de flora, fauna e micro-organismos; as funções ecológicas desempenhadas por estes organismos nos ecossistemas; e as comunidades, habitats e ecossistemas formados por eles”.

A biodiversidade do planeta é imensa e pode ser encontrada em todos os ambientes, nos mais diferentes climas, desde as profundezas oceânicas até as mais altas montanhas existentes. Porém, algumas áreas são mais ricas em variações da biodiversidade se comparada a outras, mas isso não as tornam menos importantes.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), relata que o Brasil é o país que detém a maior biodiversidade de flora e fauna do planeta. Sendo mais de 103.870 espécies animais e 43.020 espécies vegetais conhecidas pela ciência. Essa variedade de seres vivos e ecossistemas acontece devido a fatores como clima e extensão territorial do nosso país. E no Brasil, as regiões da Floresta Amazônica e da Mata Atlântica destacam-se nesse sentido.

Outras regiões do planeta não apresentam uma biodiversidade tão rica quanto a nossa, como exemplo os desertos, que apresentam pouca biodiversidade devido a baixa quantidade de chuvas e a oscilação de temperatura durante os dias e as noites. Além dos desertos, outra região que apresenta uma baixa biodiversidade é o bioma Tundra, localizado no extremo norte do planeta, estando esse resultado relacionado, entre outros fatores, com a baixa temperatura.

As diferentes regiões do planeta possuem conjuntos específicos de condições ambientais, ou seja, fatores climáticos e hidrológicos definem as características da biodiversidade. Essas regiões podem ser divididas em biomas terrestres e ecossistemas aquáticos.

Alguns lugares do globo terrestre possui uma maior quantidade de espécies, e isso ocorre porque cada espécie tem o seu lugar preferido para sobreviver, ou seja, cada espécie necessita de um conjunto de condições que permite alimentar e reproduzir dentro do seu habitat. Essas condições são determinadas principalmente por fatores físicos, bióticos e evolutivos.

Os fatores físicos ou também chamados de ambientais se relacionam com a espacialidade, com a geografia do lugar, por exemplo se a água é doce ou salgada, se os organismos preferem viver no ar, na terra ou na água, em montanhas desertas ou planas. Os fatores físicos se relacionam ainda com os aspectos da temperatura, do clima, das chuvas, as espécies se adaptam de acordo com as variações de frio e quente ao longo do dia, ou de muitas chuvas e muitos dias de estiagem (sem chover).

Importância da Biodiversidade

A biodiversidade apresenta valores ecológico, genético, social, econômico, científico, educacional, cultural, recreativo e estético. Cada espécie do planeta apresenta uma papel no ecossistema. Quando uma espécie entra em extinção, todo o ecossistema local é impactado.

As plantas, por exemplo, são a base de toda a cadeia alimentar, além de servirem de moradia para algumas espécies e fornecerem oxigênio no processo de fotossíntese.

Apresenta também importância econômica. Como sabemos, os seres vivos são importante matéria-prima na fabricação de alimentos, medicamentos, cosméticos, vestimentas e até habitação. Preservar é garantir, portanto, que esses recursos não faltem no futuro e que o meio ambiente permaneça em equilíbrio.

É importante lembrar que muitas espécies estão ameaçadas pela perda de habitat induzida pelo ser humano, que mesmo sabendo a importância da biodiversidade, ainda é responsável pela sua destruição. A poluição, o desmatamento e a exploração exagerada são algumas ações responsáveis pela redução da biodiversidade do planeta. Esses impactos causados pelos seres humanos, provocam desequilíbrios ecológicos ao colocar em risco ecossistemas ali existentes, uma vez que espécies de fauna e flora podem perder seu habitat a medida que algumas áreas são devastadas e algumas espécies entram para a lista de ameaça de extinção.

Nesse sentido, percebemos a importância das unidades de conservação (UC), que são definidas como áreas naturais criadas e protegidas pelo Poder Público, seja em âmbito municipal, estadual e federal, são reguladas pela Lei nº 9.985/00, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), tendo como objetivo, conservar os recursos naturais e a diversidade biológica.

ATIVIDADES

1. Cada espécie necessita de um conjunto de condições específicas para a sua sobrevivência em seu habitat. Essas condições são determinadas principalmente por fatores de sobrevivência.

Assinale a alternativa que NÃO corresponde a um fator de sobrevivência, como retrata o trecho a cima.

a) (   ) Físicosb) (   ) Econômicosc) (   ) Bióticosd) (   ) Evolutivos          

 

2. De acordo com o texto, as imagens e os seus conhecimentos, defina o conceito de biodiversidade.

3. Sobre a biodiversidade julgue os itens entre verdadeiros e falsos:

a) (  ) A biodiversidade é o conceito que abrange todas as formas de vida na natureza, incluindo as espécies animais, vegetais e os micro-organismos.

b) (  ) A retirada de uma determinada espécie de seu habitat natural não altera a cadeia alimentar, pois outros animais poderão ocupar a sua função.

c) (  ) A poluição, o desmatamento e a exploração exagerada são algumas ações responsáveis pela redução da biodiversidade do planeta.

d) (  ) O desenvolvimento urbano e econômico não ocasionou nenhuma perda para a biodiversidade em âmbito mundial.

e) (  ) As atividades econômicas afetaram – e ainda afetam – a biodiversidade do planeta, sendo o desmatamento um dos grandes vilões desse processo, pois vários animais morrem durante as queimadas ou perdem seu habitat natural.

4. A diferenciação climática no Brasil proporciona a adaptação de diferentes espécies, além de proporcionar uma grande diversidade ecológica no território nacional. Nesse sentido, marque a alternativa que indica as regiões com maior diversidade de fauna e flora no Brasil.

a) (   ) Regiões de semiárido.
b) (   ) Florestas de coníferas.
c) (   ) Floresta Amazônica e Mata Atlântica.
d) (   ) Regiões de pastagens.

5. De acordo com a leitura e compreensão to texto, responda com suas palavras. Qual a importância da biodiversidade para o planeta Terra? Dê exemplo dessa importância.

6. Sabemos que as atividades humanas influenciam na dinâmica da biodiversidade e que tal influência pode impactar na redução da biodiversidade do planeta. Quais ações humanas causam alteração da biodiversidade?

7. O Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), é constituido pela lei Lei nº 9.985/00, que tem como objetivo:

a) (   ) Conservar os recursos naturais
b) (   ) Demarcar o território
c) (   ) Levantar dados
d) (   ) Observar áreas          

Se for possível, clique aqui para baixar ou imprimir sua atividade.