ATIVIDADE 19 – Programas e indicadores de saúde pública: Indicadores de saúde populacional e políticas públicas de saúde - 08/11/2021

História da Vacina

A história da vacina iniciou-se no século XVIII, quando o médico inglês Edward Jenner utilizou a vacina para prevenir a contaminação por varíola, uma doença viral extremamente grave que causava febre alta, dores de cabeça e no corpo, lesões na pele e morte. A varíola foi a primeira doença infecciosa que foi erradicada por meio da vacinação.

A primeira vacina de que se tem registro foi criada por Edward Jenner no século XVIII. Jenner nasceu em maio de 1749, na Inglaterra, e dedicou cerca de 20 anos de sua vida aos estudos sobre varíola. Em 1796 realizou uma experiência que permitiu a descoberta da vacina e em 1798 divulgou seu trabalho “Um Inquérito sobre as Causas e os Efeitos da Vacina da Varíola”, mudando, a partir daí, completamente a ideia de prevenção contra doenças

Disponível em: <https://tinyurl.com/36ar8ppa>. Acesso em 20 de out. de 2021.

Criação da primeira vacina

A primeira vacina surgiu a partir dos estudos realizados pelo médico inglês Edward Jenner. Ele observou pessoas que se contaminaram, ao ordenharem vacas, por uma doença de gado e chegou à conclusão de que essas pessoas se tornavam imunes à varíola. A doença, chamada de cowpox, assemelhava-se à varíola humana pela formação de pústulas (lesões com pus).

Diante dessa observação, em 1796, Jenner inoculou o pus presente em uma lesão de uma ordenhadora chamada Sarah Nelmes, que possuía a doença (cowpox), em um garoto de oito anos de nome James Phipps. Phipps adquiriu a infecção de forma leve e, após dez dias, estava curado. Posteriormente, Jenner inoculou em Phipps pus de uma pessoa com varicela, e o garoto nada sofreu. Surgia aí a primeira vacina. O médico continuou sua experiência, repetindo o processo em mais pessoas. Em 1798, comunicou sua descoberta em um trabalho intitulado “Um Inquérito sobre as Causas e os Efeitos da Vacina da Varíola”. Apesar de enfrentar resistência, em pouco tempo, sua descoberta foi reconhecida e espalhou-se pelo mundo.

Disponível em: <https://tinyurl.com/y5tf47a5>. Acesso em 20 de out.de 2021.

Em 1799, foi criado o primeiro instituto vacínico em Londres e, em 1800, a Marinha britânica começou a adotar a vacinação. A vacina chegou ao Brasil em 1804, trazida pelo Marquês de Barbacena.

O que é vacina?

A vacinação garante que o indivíduo fique protegido contra uma determinada doença e impede que esta continue propagando-se pela população. A vacina é uma importante forma de imunização ativa (quando o próprio corpo produz os anticorpos) e baseia-se na introdução do antígeno – agente causador da doença (atenuado ou inativado) ou substâncias que esses agentes produzem no corpo de uma pessoa de modo a estimular a produção de anticorpos e células de memória pelo sistema imunológico.

Por causa da produção de anticorpos e células de memória, a vacina garante que, quando o agente causador da doença infecte o corpo dessa pessoa, ela já esteja preparada para responder de maneira rápida, antes mesmo do surgimento dos sintomas da doença. A vacina é, portanto, uma importante forma de prevenção contra doenças.

Poliomielite, tétano, coqueluche, sarampo, rubéola, gripe, febre amarela, difteria e hepatite B são exemplos de doenças que podem ser prevenidas atualmente pela vacinação.

Disponível em: <https://tinyurl.com/2ap7yb2j>. Acesso em 20 de out. de 2021.

Revolta da vacina

Em 1904, o Rio de Janeiro sofria com a falta de saneamento básico, apresentando ruas cheias de lixo e tratamento de água e de esgoto ineficientes. Esse quadro desencadeava uma série de epidemias, inclusive de varíola. Nesse contexto preocupante, o então presidente da República, Francisco de Paula Rodrigues Alves, deu início a diversas medidas para melhorar o saneamento e reurbanizar o Rio de Janeiro.

Nesse contexto, para reduzir o número de doenças, o médico e sanitarista Oswaldo Cruz iniciou uma série de ações, como remoção do lixo e tentativas de matar os mosquitos causadores da febre amarela. A varíola era outro problema, o qual o médico pretendia resolver com a chamada Lei da Vacina Obrigatória.

A obrigatoriedade da vacinação imposta por Oswaldo Cruz e a falta de informação sobre a eficácia e segurança das vacinas causaram grande descontentamento na população, que já estava sofrendo com a reestruturação da cidade. Por essa razão, várias pessoas saíram às ruas em protesto contra a vacinação obrigatória. O Rio de Janeiro vivenciou grandes confrontos entre a população e as forças da polícia e exército. Esses confrontos, que ocorreram no período de 10 a 16 de novembro de 1904, causaram a morte de um grande número de pessoas. Essa semana de tensão tornou-se o maior motim da história do Rio, configurando aquilo que ficou conhecido como Revolta da Vacina.

No dia 16 de novembro, o governo revogou a obrigatoriedade da vacina, e a polícia prendeu várias pessoas que estavam pelas ruas do Rio de Janeiro. De acordo com dados do Centro Cultural do Ministério da Saúde, a revolta deixou um saldo de 30 mortos, 110 feridos e 945 presos, dos quais 461 foram deportados para o Acre.

Disponível em: <https://tinyurl.com/xumdnwfh>. Adaptado. Acesso em 20 de out. de 2021.

Quer entender melhor sobre a importância das vacinas? Se possível, assista ao vídeo.

Responda as atividades em seu caderno

1. Faça a correta associação entre a primeira e a segunda coluna:

I. Imunidade

II. Anticorpo

III. Antígeno

(__) São glicoproteínas, também chamadas de imunoglobulinas, que possuem como principal função garantir a defesa do organismo.

(__) É toda substância estranha ao organismo que desencadeia a produção de anticorpos.

(__) São os mecanismos que nosso corpo apresenta para garantir proteção contra agentes que podem causar danos a ele.

2. Em 1789, Edward Jenner começou a observar que as pessoas que ordenhavam vacas não contraíam a _________, desde que tivessem adquirido a forma animal da doença. O médico extraiu o pus da mão de uma ordenhadora que havia contraído a varíola ________ e o inoculou em um menino saudável, James Phipps, de oito anos, em 4 de maio de 1796. O menino contraiu a doença de forma ______ e, em seguida, ficou ______.

Qual das alternativas a seguir completa corretamente o trecho acima?

a) (  ) varíola – bovina – branda – curado.

b) (  ) catapora – suína – grave – doente.

c) (  ) varíola – bovina – grave – doente.

d) (  ) catapora – suína – branda – curado.

3. O cartaz a seguir é de uma campanha do Ministério da Saúde, como parte de uma política pública de saúde, incentivando a vacinação de crianças com até 5 anos de idade. Você já foi imunizado por quais destas doenças listadas no panfleto? Busque seu cartão de vacinação e liste-as. Lembre-se: cartão de vacinação é um documento e não deve ser perdido, guarde-o bem!!! E caso não tenha tomado alguma vacina procure um posto de saúde acompanhado do seu responsável e do cartão de vacinação.

Disponível em: https://m.facebook.com/minsaude/photos/a.205936522758305/1059671264051489/?type=3 Acesso em 22 de out. de 2021.

4. O Rio de Janeiro vivenciou grandes confrontos entre a população e as forças da polícia e exército em 1904, onde várias pessoas saíram às ruas em protesto contra a vacinação obrigatória, tal confronto ficou conhecido como Revolta da Vacina, que estava contextualizada

a) (  ) na campanha de reeducação familiar.

b) (  ) no combate às doenças promovido pela OMS.

c) (  ) na reurbanização e no saneamento do Rio de Janeiro.

d) (  ) no saneamento básico do Brasil, especialmente no Rio de Janeiro.

5. No Brasil, a vacinação foi responsável pela erradicação

a) (  ) da varíola e da gripe.

b) (  ) da varíola e da poliomielite.

c) (  ) da poliomielite e do sarampo.

d) (  ) do sarampo e da gripe.

6. A vacinação é uma das medidas mais importantes de prevenção contra doenças. Explique o motivo pelo qual as vacinas são tão relevantes na erradicação de doenças.

7. A Covid-19 afeta diferentes pessoas e de diferentes maneiras. A maioria dos infectados apresentará sintomas leves a moderados da doença e não precisarão ser hospitalizadas. Embora existam casos graves da doença que podem levar indivíduos à morte. Com a vacinação o número de óbitos vem caindo, mostrando sua importância.

As vacinas disponíveis para Covid-19 trazem proteção porque

a) (  ) irá impedir mutações dos vírus.

b) (  ) poderá induzir resposta imunológica.

c) (  ) será constituída de ovos e nutrientes para o corpo.

d) (  ) apresentará anticorpos específicos contra o coronavírus.

8. Analise as afirmações a seguir relacionadas às vacinas.

I – Quando atingido por um agente infeccioso pela primeira vez, o sistema imunológico produz naturalmente anticorpos para combater o invasor.

II – A vacina conta com os anticorpos que causam a doença, enfraquecidos ou mortos, para estimular o sistema imunológico a produzir os antígenos necessários.

III – Mesmo sendo essencial para garantir a saúde da população, a vacina pode gerar alguns efeitos adversos, como dor, vermelhidão e inchaço no local em que foi aplicada a injeção.

Quais estão corretas?

a) (  ) Apenas I. b) (  ) Apenas II. c) (  ) Apenas I e III. d) (  ) Apenas II e III.

9. Qual das alternativas a seguir apresenta apenas doenças que podem ser prevenidas com a vacinação?

a) (  ) Covid-19, Poliomielite, Dengue, Rubéola, Gripe, Coqueluche, Aids, Febre Amarela e Difteria.

b) (  ) Gripe, Febre Amarela, Sarampo, Aids, Rubéola, Hepatite B, Poliomielite, Dengue e Coqueluche.

c) (  ) Rubéola, Dengue, Febre Amarela, Difteria, Hepatite C, Poliomielite, Aids, Coqueluche e Sarampo.

d) (  ) Febre Amarela, Covid-19, Rubéola, Gripe, Sarampo, Hepatite B, Poliomielite, Coqueluche e Tétano.

10. Organize as palavras no quadro abaixo e revele a frase relacionada à imunização.

Quando uma pessoa é infectada pela primeira vez por um ____________ o sistema imunológico produz anticorpos para combater aquele invasor. O que a vacina faz é gerar essa ______________. Com os mesmos antígenos que causam a doença, mas enfraquecidos ou mortos, a _____________ ensina e estimula o sistema _____________ a produzir os ______________ que levam à imunidade. Portanto, a vacina faz as pessoas desenvolverem imunidade sem ficar doente.

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