Elementos do clima – Atividade 2 - 08/02/2021

Bem vindos ao mundo da geografia!!!!



Hoje, a aula está muito interessante!!!

Vamos falar sobre os…

Elementos do Clima

O clima, como já sabemos, é o resultado das sucessivas ocorrências meteorológicas ao longo do tempo. Trata-se do comportamento da atmosfera (superfície gasosa do planeta). Ele é composto de alguns elementos que ditam as suas características, ou seja, que dão forma aos diferentes tipos de clima que existem em todo o mundo.

Os elementos climáticos, como o próprio nome indica, são os fenômenos que compõem o clima. São eles: a temperatura, a umidade do ar, a pressão atmosférica e a radiação solar.

TEMPERATURA

É o registro do calor atmosférico e costuma ser medida em graus Celsius (ºC) ou em outras unidades que são utilizadas em outros países, como o Fahrenheit (ºF) e o Kelvin (K). Assim, um valor alto das temperaturas – 37ºC ou 40ºC, por exemplo – significa que está muito quente, enquanto temperaturas mais baixas significam que está mais frio.

UMIDADE DO AR

É a quantidade de água presente no ar atmosférico em forma de vapor. Ela é dividida em umidade absoluta, que é a quantidade total de água existente no ar, e umidade relativa, que é a umidade de água presente no ar em comparação com o necessário para começar a chover.

PRESSÃO ATMOSFÉRICA

É o “peso” que a atmosfera exerce sobre as nossas cabeças e sobre a superfície terrestre, sendo medida em milibares (mb) ou em outras unidades de medida. Geralmente, quando algum fator climático provoca o aumento da pressão atmosférica, as temperaturas ficam mais elevadas.

RADIAÇÃO SOLAR

É o calor produzido pelo sol e recebido pela Terra. Ela é muito importante para manter o aquecimento do nosso planeta e, assim, controlar as temperaturas para propiciar a manutenção da vida. Contudo, nem toda a radiação recebida pelo nosso planeta chega à superfície, a maior parte é absorvida ou refletida pela atmosfera.

Como o nosso planeta possui uma determinada inclinação em seu eixo, nem todas as partes da superfície terrestre recebem a mesma quantidade de radiação solar, o que permite que existam as chamadas zonas térmicas (ou de iluminação) da Terra. O processo de reflexão da radiação solar da superfície para a atmosfera e da atmosfera de volta para a superfície é chamado de efeito estufa.

Como podemos perceber, os elementos climáticos formam os atributos básicos que constituem o clima das diferentes partes do mundo. A presença ou ausência desses elementos está condicionada a diversos outros fenômenos, chamados de fatores climáticos, que incluem o relevo, a vegetação, a altitude e outros.

TIPOS DE CLIMA NO BRASIL



Você sabia que…

…o território brasileiro, em virtude da sua localização e grande extensão, apresenta diferentes tipos de clima?

Então vamos identificar os tipos de climas predominantes no Brasil


Os principais climas do Brasil são: equatorial, tropical, semiárido, tropical de altitude, tropical atlântico e subtropical.



Equatorial

Esse é o clima predominante na região Amazônica, que abrange a Região Norte e porções dos estados de Mato Grosso e Maranhão. A temperatura média anual é elevada, variando entre 25 °C e 27 °C, com chuvas durante todo o ano e alta umidade do ar.

Tropical

Abrange estados das Regiões Centro-Oeste, Nordeste, Norte e Sudeste. Apresenta duas estações bem definidas: inverno (seco) e verão (chuvoso). A temperatura média varia entre 18 e 28 °C.

Semiárido

Esse clima do Brasil predomina no interior nordestino. A temperatura é elevada, com média de 27 °C, e as chuvas são escassas e irregulares. Essas características, além da falta de políticas públicas (construção de reservatórios de água), dificultam o desenvolvimento das atividades agrícolas.


Tropical de altitude

Típico das áreas mais elevadas dos estados do Sudeste (Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo). A temperatura, com média anual entre 18 °C e 22 °C, é mais baixa nas áreas mais altas do relevo. Uma característica desse clima são as geadas durante o inverno.

Tropical atlântico

Está presente na zona litorânea que se estende do Rio Grande do Norte, no Nordeste, ao Paraná, no Sul. A temperatura é elevada, por volta de 25 °C. As chuvas, regulares e bem distribuídas, são mais intensas no Sul e no Sudeste durante o verão e no Nordeste, durante o inverno.

Subtropical

Clima predominante nas porções do território brasileiro situadas ao sul do Trópico de Capricórnio, na Zona Climática Temperada do Sul. Inclui os estados da Região Sul e parte de São Paulo e Mato Grosso do Sul. A temperatura média é de 18 °C, considerada a mais baixa do país. As chuvas são regulares e bem distribuídas. O verão é quente e o inverno é bastante frio, sendo comum a ocorrência de neve ou geada em determinados lugares.

Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/geografia/elementos-do-clima.htm https://escolakids.uol.com.br/ciencias/tipos-de-clima-no-brasil.htm Acesso em: 28 de out de 2020

Por hoje é só!

Vamos verificar a sua compreensão?

Se precisar, faça uma revisão do conteúdo.

ATIVIDADES

  1. Nesse tipo de clima a temperatura média anual é superior a 25°C. As chuvas são abundantes e bem distribuídas durante o ano todo. Portanto, é um tipo de clima quente e chuvoso.

a) (   ) clima equatorial

b) (   ) clima temperado

c) (   ) clima polar

d) (   ) clima semiárido

  1. Nesse tipo de clima as temperaturas são elevadas, com temperaturas superiores a 26°C. As chuvas são escassas e irregulares, havendo longos períodos de seca. Portanto, é um clima quente e seco.

a) (   ) clima equatorial

b) (   ) clima temperado

c) (   ) clima polar

d) (   ) clima semiárido

  1. Qual item a seguir NÃO corresponde a um elemento climático?

a) (   ) umidade do ar

b) (   ) pressão atmosférica

c) (   ) radiação solar

d) (   ) ciclo hidrológico



4. Explique a importância da radiação solar para o nosso planeta.

  1. Descreva as características dos dois climas que predominam no território brasileiro.

  2. O que é a umidade do ar na atmosfera terrestre?



Se for possível, clique aqui para baixar ou imprimir a sua aula.