Atividade 2 – Gênero Abaixo-assinado. - 08/02/2021


Nosso tema de hoje!
Abaixo–assinado
Abaixo–assinado é um documento particular, assinado por um grupo de pessoas, que visa fazer uma solicitação coletiva para pedir ou reivindicar algo de interesse comum a uma autoridade ou até mesmo para manifestar apoio/solidariedade a alguém ou demonstrar queixa ou protesto coletivo.

Disponível em: https://www.estudokids.com.br/abaixo-assinado-o-que-e-onde-usar-e-como-fazer/ Acesso em 21 de out. de 2020. Disponível em:https://www.valor.srv.br/dicionarios/tecnico.php?termo=abaixo- assinado#:~:text=Abaixo%2Dassinado%20%C3%A9%20um%20documento,demonstrar%20queixa%20ou%20protesto%20coletivo.Acesso em 21 de out. de 2020.
Ele é válido como um documento específico para a situação em que várias pessoas desejam solicitar algo para alguém que tenha o poder de solucionar as solicitações. Em um abaixo-assinado está presente o desejo de um coletivo de pessoas que anseiam pela mesma coisa, que têm a mesma solicitação, objetivo.
Onde pode ser utilizado?
O abaixo assinado pode ser utilizado em diversas situações, seja para pedir mais segurança, reforma em alguma obra pública, o conserto do elevador do prédio que está quebrado, entre tantos outros. O importante é entender que o foco dele é demonstrar que uma quantidade considerável de pessoas deseja a mesma coisa, não sendo só usado para problemas de responsabilidade pública, mas também do setor privado, ou seja, o abaixo-assinado pode ser utilizado tanto para solicitações do âmbito público como do privado, isso vai depender da solicitação.
O que deve ter em um abaixo-assinado?
Por ser considerado um documento, o abaixo-assinado deve conter quatro partes importantes, sendo elas:
No abaixo-assinado deverá ter o destinatário, ou seja, a pessoa a qual o documento será entregue. E como essa pessoa possui certa autonomia, deve-se utilizar os pronomes de tratamento adequados antes de seu nome. Como por exemplo: Senhor, excelentíssimo, doutor, entre outros. Por se tratar de um documento, o mesmo deve ter um padrão formal.
Nessa parte deve-se escrever a solicitação desejada e o motivo para ter que fazer tal solicitação. É a área em que os fatos serão colocados, de preferência detalhadamente, tentado trazer um convencimento por parte da pessoa responsável por sanar o problema.
Abaixo da explicação da solicitação deverá haver espaços numerados para a assinatura das pessoas que desejam participar do abaixo-assinado, onde na maioria dos casos são pedidos os números do CPF da pessoa como fator de veracidade de que ela existe.
No final do documento deverá existir o local e a data.
Disponível em: https://www.estudokids.com.br/abaixo-assinado-o-que-e-onde-usar-e-como-fazer/ Acesso em 21 de out. de 2020.
Características do abaixo assinado:
- Utiliza-se a norma-padrão.
- Geralmente são empregados verbos no presente do indicativo.
- Usa-se a 1ª pessoa do plural, quando se busca maior pessoalidade, e a 3ª pessoa do plural, quando se busca maior impessoalidade.
- Possui uma sequência textual predominantemente argumentativa








Atividades
1. Complete as lacunas abaixo com as palavras sugeridas que dão sentido ao enunciado: demonstrar-reivindicar- coletiva- documento- protesto- pessoas- autoridade- assinado
“Abaixo–assinado é um ____________particular, ___________por um grupo de ___________, que visa fazer uma solicitação ____________ para pedir ou ____________ algo de interesse comum a uma ________________ ou até mesmo para manifestar apoio/solidariedade a alguém ou ____________ queixa ou ____________ coletivo.”
2. Considerando as quatro partes que compõem um abaixo-assinado, relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª:
a) O vocativo
b) O corpo do texto
c) Área de assinatura
d) Fim do texto
( ) Nessa parte deve-se escrever a solicitação desejada e o motivo para ter que fazer tal solicitação. É a área onde os fatos serão colocados, de preferência detalhadamente, tentado trazer um convencimento por parte da pessoa responsável por sanar o problema.
( ) No final do documento deverá existir o local e a data.
( ) No abaixo-assinado deverá ter o destinatário, ou seja, a pessoa a qual o documento será entregue. E como essa pessoa possui certa autonomia, deve-se utilizar os pronomes de tratamento adequados antes de seu nome.
( ) Abaixo da explicação da solicitação deverá haver espaços numerados para a assinatura das pessoas que desejam participar do abaixo-assinado, onde na maioria dos casos são pedidos os números do CPF da pessoa como fator de veracidade de que ela existe.
3. Cite as características do abaixo assinado.
Leia o texto abaixo para responder às atividades 4, 5, 6 e 7:
ABAIXO-ASSINADO EM PROL DE MERENDA NA ESCOLA
Senhor José Tenório da Silva, Diretor da E.E.E.F.M. Euclides Mouzinho dos Santos, Nós, abaixo assinados, alunos desta escola, pedimos esclarecimentos a respeito da falta de merenda, tendo em vista que há algum tempo não temos tido o fornecimento do lanche. Sabemos que os recursos destinados à merenda são poucos e insuficientes, mas sabemos também que eles existem e que temos direito à alimentação na escola, mesmo que não seja todos os dias. Por isso, pedimos providências a vossa senhoria a respeito deste problema.
São Bernardo do Campo- SP, 24 de agosto de 2019.
Atenciosamente, | |
Lívia da Silva Freire Dias, 1º ANO Francisca Sonally Melo Dos Santos Leonardo Trajano Ferreira Katyana Mylena Silveira Hamana Oliveira Queiroz | Francinete Maria Paiva Patricia Ravena Bezerra De Menezes Marcos Fabio Rego Ciraulo Rosangela Freitas De Souza Emmanuel Albuquerque
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4. Agora que você leu o texto (abaixo-assinado), responda:
a) A quem ele é dirigido?
b) Quem escreveu este texto?
c) Qual o protesto deste texto?
d) Segundo os manifestantes do texto, em que eles querem que o dinheiro público seja investido?
e) Onde e quando este texto foi escrito?
5. Com base no texto acima, podemos compreender que:
a) ( ) Trata-se de um texto sem nenhuma formalidade e cheio de vícios de linguagem e erros de gramática.
b) ( ) Trata-se de uma notícia divulgada na internet, denunciado o diretor Tenório pela falta de merenda na escola.
c) ( ) O texto acusa claramente uma única pessoa pela falta de merenda na escola
d) ( ) Trata-se de um abaixo-assinado, pedindo mais recursos destinados à merenda dos alunos.
6. Que gênero textual é este?
7. Assinale V ou F nos parênteses abaixo:
a) ( ) O abaixo-assinado não é um gênero textual.
b) ( ) O abaixo-assinado é um texto com objetivo de protestar.
c) ( ) A linguagem usada para fazer um texto assim é a língua popular.
d) ( ) Na estrutura deste texto é preciso vocativo, corpo do texto, local, data, assinaturas.
8. Leia as afirmações sobre o abaixo-assinado:
I- O Abaixo-assinado, que como toda linguagem escrita, requer técnicas específicas para redigi-lo. Suas características principais são a argumentação e a persuasão, em que um grupo de pessoas envolvidas num só objetivo se une para solicitar melhorias ou mudanças, para reivindicar sobre algum fato decorrente, ente outros.
II- É importante lembrarmos que o público-alvo a quem serão direcionadas as reivindicações serão pessoas influentes e com total autonomia para tomar o poder de decisão.
III- Podemos usar linguagem popular e escrever do jeito que quisermos o abaixo-assinado, pois se trata de um gênero básico do dia a dia das pessoas não exigindo tanta formalidade assim.
IV- No corpo do texto deverá constar a exposição do problema apontado seguido de uma argumentação convincente que a justifique.
V- No vocativo conterá o nome do destinatário e/ou o cargo acompanhado do respectivo pronome de tratamento, dependendo do grau de formalismo e da posição ocupada perante a sociedade.
Marque a alternativa que contém uma afirmação INCORRETA:
a) ( ) Itens I, II e III
b) ( ) Itens II, IV e V
c) ( ) Itens I, IV e V
d) ( ) Itens I e II
9. Ao redigir um documento a ser enviado a uma autoridade, tal como o gênero abaixo-assinado, é necessário empregar o pronome de tratamento adequado. Assinale a opção em que o emprego do pronome de tratamento não ficou adequado ao cargo da autoridade citada.
a ) ( ) Vossa Excelência / Presidente da República.
b ) ( ) Vossa Magnificência / Reitor de universidade.
c ) ( ) Vossa Senhoria / Senhor José da Silva.
d ) ( ) Vossa Senhoria / Presidente do Supremo Tribunal Federal.
10. Observe os termos:” pessoa responsável…”, “…espaços numerados…” as palavras destacadas estão qualificando substantivos, portanto
a) ( ) são pronomes
b) ( ) são verbos
c) ( ) são adjetivos
d) ( ) são artigos
11. Agora que você já estudou sobre o gênero abaixo-assinado, produza um abaixo-assinado seguindo as dicas abaixo:
É a primeira coisa a ser lida por quem vai participar do seu abaixo-assinado. Por isso, exige um cuidado especial. É importante sintetizar a ideia do que você quer mudar e não ultrapassar três linhas. Deve ser direto e atraente. Você pode colocar uma hashtag depois do título, o que ajuda a divulgar nas redes sociais.
“Tomador de decisão” é a pessoa ou organização que pode resolver o problema relatado no abaixo-assinado, seja o prefeito, o Ministério Público, uma empresa ou outra instituição. É importante escolher, no máximo, um ou dois tomadores de decisão, pois listar muitos facilita que eles “empurrem” a responsabilidade uns para os outros. Quanto mais assinaturas, mais mensagens.
Coisas impossíveis de serem alcançadas, como paz mundial ou fim da corrupção, são erros comuns nos abaixo-assinados. Pedir muitas demandas em uma só petição, como listar 10 questões a serem resolvidas pela prefeitura, também não funciona. A recomendação é evitar pedidos amplos demais: ao invés de “proteção para a Floresta Amazônica”, você pode pedir a criação de um parque ambiental em uma determinada área. Os abaixo-assinados são realmente efetivos, tanto para mobilizar mais pessoas quanto para conseguir uma mudança, quando eles apresentam demandas concretas e simples de serem captadas pelos usuários na internet. Na mobilização online, um passo de cada vez gera transformações mais sólidas.
O texto é o coração do abaixo-assinado, pois é nele que as pessoas entendem o que você quer mudar. Por isso ele precisa ser didático, simples e autoexplicativo. Não precisa de links para outras histórias nem referências exteriores como artigos científicos. É ideal que ele não ultrapasse 4 parágrafos, pois dificilmente as pessoas lerão mais do que isso. O primeiro parágrafo apresenta a demanda e mostra quem você é (profissão, idade, motivação para o abaixo-assinado). O segundo descreve mais a sua história pessoal e sua ligação com o problema – por que você se importa com isso? Os dois últimos parágrafos devem falar dos efeitos do abaixo-assinado. Para escrevê-los, a recomendação é que você responda a perguntas como: o que acontece se a mudança que eu pedi na petição for feita? Qual a chance do tomador de decisão nos ouvir? O que acontece se ninguém responder? É importante que o abaixo-assinado sensibilize as pessoas. Quanto mais pessoas forem tocadas pela história, mais elas vão apoiar. Elas irão entender que é uma luta de Davi contra Golias e que vale a pena ajudar.
É normal você sentir que já “cumpriu a missão” ao criar um abaixo-assinado. Mas o problema que você descreveu não se resolve sozinho. Você precisa chamar seus amigos para assinar, contar com colegas para divulgarem, fazer barulho com a petição. É importante mostrar que a petição é uma ferramenta de pressão. Ela só vai ser útil se você divulgá-la em todos os lugares, se reclamar com a autoridade responsável por telefone e internet. Quanto mais você chamar pessoas para assinarem e espalharem seu abaixo-assinado pela internet, mais chances ele tem de ser vitorioso. Os tomadores de decisão – sejam empresas, autoridades ou órgãos públicos – têm medo de que sua reputação fique manchada. Quando algo começa a se disseminar e eles veem o tamanho do barulho que está sendo feito e correm para responder e resolver o problema. Uma dica para convidar as pessoas a assinarem é colocar o texto /invite depois do endereço do abaixo-assinado. Isso abre uma ferramenta que manda mensagens aos seus amigos do Facebook.
Disponível em: https://catracalivre.com.br/cidadania/veja-5-dicas-para-fazer-um-abaixo-assinado-online-vitorioso/ acesso em 09 de nov. de 2021

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