Portal NetEscola

Atividade 2 – Gênero Abaixo-assinado. - 08/02/2021

Nosso tema de hoje!

Abaixoassinado

Abaixoassinado é um documento particular, assinado por um grupo de pessoas, que visa fazer uma solicitação coletiva para pedir ou reivindicar algo de interesse comum a uma autoridade ou até mesmo para manifestar apoio/solidariedade a alguém ou demonstrar queixa ou protesto coletivo.

Disponível em: https://www.estudokids.com.br/abaixo-assinado-o-que-e-onde-usar-e-como-fazer/ Acesso em 21 de out. de 2020. Disponível em:https://www.valor.srv.br/dicionarios/tecnico.php?termo=abaixo- assinado#:~:text=Abaixo%2Dassinado%20%C3%A9%20um%20documento,demonstrar%20queixa%20ou%20protesto%20coletivo.Acesso em 21 de out. de 2020.

     Ele é válido como um documento específico para a situação em que várias pessoas desejam solicitar algo para alguém que tenha o poder de solucionar as solicitações. Em um abaixo-assinado está presente o desejo de um coletivo de pessoas que anseiam pela mesma coisa, que têm a mesma solicitação, objetivo.

 

Onde pode ser utilizado?

     O abaixo assinado pode ser utilizado em diversas situações, seja para pedir mais segurança, reforma em alguma obra pública, o conserto do elevador do prédio que está quebrado, entre tantos outros. O importante é entender que o foco dele é demonstrar que uma quantidade considerável de pessoas deseja a mesma coisa, não sendo só usado para problemas de responsabilidade pública, mas também do setor privado, ou seja, o abaixo-assinado pode ser utilizado tanto para solicitações do âmbito público como do privado, isso vai depender da solicitação.

 

O que deve ter em um abaixo-assinado?

 

Por ser considerado um documento, o abaixo-assinado deve conter quatro partes importantes, sendo elas:

Características do abaixo assinado:

Atividades

 

1. Complete as lacunas abaixo com as palavras sugeridas que dão sentido ao enunciado: demonstrar-reivindicar- coletiva- documento- protesto- pessoas- autoridade- assinado

 

Abaixoassinado é um ____________particular, ___________por um grupo de ___________, que visa fazer uma solicitação ____________ para pedir ou ____________ algo de interesse comum a uma ________________ ou até mesmo para manifestar apoio/solidariedade a alguém ou ____________ queixa ou ____________ coletivo.”

2. Considerando as quatro partes que compõem um abaixo-assinado, relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª:

a) O vocativo

 

 

b) O corpo do texto

 

 

c) Área de assinatura

 

 

d) Fim do texto

(   ) Nessa parte deve-se escrever a solicitação desejada e o motivo para ter que fazer tal solicitação. É a área onde os fatos serão colocados, de preferência detalhadamente, tentado trazer um convencimento por parte da pessoa responsável por sanar o problema.

(   )  No final do documento deverá existir o local e a data.

(   ) No abaixo-assinado deverá ter o destinatário, ou seja, a pessoa a qual o documento será entregue. E como essa pessoa possui certa autonomia, deve-se utilizar os pronomes de tratamento adequados antes de seu nome.

(   ) Abaixo da explicação da solicitação deverá haver espaços numerados para a assinatura das pessoas que desejam participar do abaixo-assinado, onde na maioria dos casos são pedidos os números do CPF da pessoa como fator de veracidade de que ela existe.

3. Cite as características do abaixo assinado.

 

Leia o texto abaixo para responder às atividades 4, 5, 6 e 7:

ABAIXO-ASSINADO EM PROL DE MERENDA NA ESCOLA

 

Senhor José Tenório da Silva, Diretor da E.E.E.F.M. Euclides Mouzinho dos Santos,

Nós, abaixo assinados, alunos desta escola, pedimos esclarecimentos a respeito da falta de merenda, tendo em vista que há algum tempo não temos tido o fornecimento do lanche.

Sabemos que os recursos destinados à merenda são poucos e insuficientes, mas sabemos também que eles existem e que temos direito à alimentação na escola, mesmo que não seja todos os dias.

Por isso, pedimos providências a vossa senhoria a respeito deste problema.

 

São Bernardo do Campo- SP, 24 de agosto de 2019.

 

Atenciosamente,

Lívia da Silva Freire Dias, 1º ANO

Francisca Sonally Melo Dos Santos

Leonardo Trajano Ferreira

Katyana Mylena Silveira

Hamana Oliveira Queiroz

Francinete Maria Paiva

Patricia Ravena Bezerra De Menezes

Marcos Fabio Rego Ciraulo

Rosangela Freitas De Souza

Emmanuel Albuquerque

 

4. Agora que você leu o texto (abaixo-assinado), responda:

a) A quem ele é dirigido?

b) Quem escreveu este texto?

c) Qual o protesto deste texto?

d) Segundo os manifestantes do texto, em que eles querem que o dinheiro público seja investido?

e) Onde e quando este texto foi escrito?

 

5. Com base no texto acima, podemos compreender que:

a) ( ) Trata-se de um texto sem nenhuma formalidade e cheio de vícios de linguagem e erros de gramática.
b) (   ) Trata-se de uma notícia divulgada na internet, denunciado o diretor Tenório pela falta de merenda na escola.
c) (    ) O texto acusa claramente uma única pessoa pela falta de merenda na escola

d) (  ) Trata-se de um abaixo-assinado, pedindo mais recursos destinados à merenda dos alunos.

 

6. Que gênero textual é este?

 

7. Assinale V ou F nos parênteses abaixo:

a) ( ) O abaixo-assinado não é um gênero textual.

b) ( ) O abaixo-assinado é um texto com objetivo de protestar.

c) ( ) A linguagem usada para fazer um texto assim é a língua popular.

d) ( ) Na estrutura deste texto é preciso vocativo, corpo do texto, local, data, assinaturas.

 

8. Leia as afirmações sobre o abaixo-assinado:

I- O Abaixo-assinado, que como toda linguagem escrita, requer técnicas específicas para redigi-lo. Suas características principais são a argumentação e a persuasão, em que um grupo de pessoas envolvidas num só objetivo se une para solicitar melhorias ou mudanças, para reivindicar sobre algum fato decorrente, ente outros.

II- É importante lembrarmos que o público-alvo a quem serão direcionadas as reivindicações serão pessoas influentes e com total autonomia para tomar o poder de decisão.

III- Podemos usar linguagem popular e escrever do jeito que quisermos o abaixo-assinado, pois se trata de um gênero básico do dia a dia das pessoas não exigindo tanta formalidade assim.

IV- No corpo do texto deverá constar a exposição do problema apontado seguido de uma argumentação convincente que a justifique.

V- No vocativo conterá o nome do destinatário e/ou o cargo acompanhado do respectivo pronome de tratamento, dependendo do grau de formalismo e da posição ocupada perante a sociedade.

Marque a alternativa que contém uma afirmação INCORRETA:

a) ( ) Itens I, II e III

b) ( ) Itens II, IV e V

c) ( ) Itens I, IV e V

d) ( ) Itens I e II

 

9. Ao redigir um documento a ser enviado a uma autoridade, tal como o gênero abaixo-assinado, é necessário empregar o pronome de tratamento adequado. Assinale a opção em que o emprego do pronome de tratamento não ficou adequado ao cargo da autoridade citada.

a ) (   ) Vossa Excelência / Presidente da República.

b ) (   ) Vossa Magnificência / Reitor de universidade.

c ) (   ) Vossa Senhoria / Senhor José da Silva.

d ) (   ) Vossa Senhoria / Presidente do Supremo Tribunal Federal.

 

10. Observe os termos:” pessoa responsável…”, “…espaços numerados…” as palavras destacadas estão qualificando substantivos, portanto

a) ( ) são pronomes

b) ( ) são verbos

c) ( ) são adjetivos

d) ( ) são artigos

 

11. Agora que você já estudou sobre o gênero abaixo-assinado, produza um abaixo-assinado seguindo as dicas abaixo: