Gênero Carta de Solicitação- Atividade 2 - 04/02/2021
O que é carta de solicitação?
A carta de solicitação é um gênero pertencente à modalidade argumentativa, cuja finalidade é buscar soluções para uma problemática instaurada. No que se refere à linguagem, cabe ressaltar que além de fazer uso do padrão formal, a precisão, objetividade e consistência nos argumentos elencados são, sobretudo, fatores imprescindíveis, preponderantes. Não esquecendo, sobremaneira, de que tal modalidade, assim como os demais gêneros, obedece a uma estrutura previamente definida, a qual deve ser rigorosamente seguida.
Dessa forma, entre os elementos, cabe ressaltá-los:
⇒ Local e data;
⇒ Identificação do destinatário – por se tratar de alguém cujo cargo ocupado requer um tratamento mais respeitoso, o uso do pronome de tratamento adequado se torna indispensável;
⇒ Vocativo;
⇒ Corpo do texto, seguido de argumentos que justifiquem o discurso manifestado;
⇒ Expressão de despedida;
⇒ Assinatura;
⇒ Nome do remetente.
Disponível em: https:// https://www.portugues.com.br/redacao/cartas-reclamacao-solicitacao.html/Acesso em 30 de out. de 2020.(Adaptada)
Atividades
1. Qual é a finalidade de uma carta de solicitação?
Leia o texto com atenção para responder às próximas atividades:
Sobral, 05 de abril de 2009. Assunto: Aquisição de livro ]Srs. pais de alunos dos 6ºs anos do Ensino fundamental, Solicitamos a aquisição do livro que será usado no início do trabalho da área de Língua Portuguesa. O trabalho terá início na sexta-feira 24/4 e é importante que todos os alunos tenham a obra nessa aula. “Histórias à brasileira”. Autor: Ana Maria Machado (adaptação). Editora: Companhia das Letrinhas. Atenciosamente, ROSANA SELIGMANN COORDENADORA PEDAGÓGICA |
Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B7gCUnHlonWkeU8yTnVXRktvbms/view/Acesso em 30 de out. de 2020.(Adaptada)
2. O texto lido pertence ao gênero textual
a) ( ) entrevista.
b) ( ) carta de solicitação.
c) ( ) carta de reclamação.
d) ( ) reportagem.
3. Qual é o assunto principal abordado nesse texto?
4. Para quem é dirigido o pedido feito nesta carta?
a) ( ) Aos pais de alunos dos 6ºs anos do Ensino fundamental.
b) ( ) Aos pais de alunos dos 7ºs anos do Ensino fundamental.
c) ( ) À coordenadora pedagógica.
d) ( ) Aos alunos dos 6ºs anos do Ensino fundamental .
5. A carta é assinada por apenas uma pessoa. No entanto, ela fala no plural “solicitamos”. Por quê?
6. Observe a linguagem usada pelo remetente da carta. Que variedade linguística foi empregada?
a) ( ) Informal.
b) ( ) Coloquial.
c) ( ) Formal.
d) ( ) Regional.
Leia o texto com atenção para responder às próximas atividades:
Pontal de Iguaraçu, 15 de dezembro de 2007.
Às Centrais Elétricas da Rede Estadual — CERE
Setor de Atendimento ao Consumidor
Prezados Senhores,
Como usuário do sistema de fornecimento de energia elétrica dessa empresa, tomei a iniciativa de comunicar-lhes um sério problema que ocorre no bairro do Rio Doce. Devido à má conservação da rede elétrica na região, tem havido oscilação de energia durante as chuvas, o que vem causando a queima de eletrodomésticos. Muitos dos moradores não têm recursos para consertar ou adquirir novos aparelhos, portanto solicito que medidas urgentes sejam tomadas para a solução do problema. Estou ciente do alto nível de atendimento da empresa, por isso agradeço desde já o interesse e a assistência dispensada a esse pedido e coloco-me à disposição para quaisquer esclarecimentos.
Atenciosamente,
Afrânio Luiz Rocha
7. Que tempo verbal predomina na carta?
a) ( ) Passado.
b) ( ) Presente.
c) ( ) Futuro.
d) ( ) Subjuntivo.
8. Quais argumentos o remetente emprega para persuadir a empresa?
9. Você considera esses argumentos convincentes? Justifique sua resposta.
10.Na conclusão da carta, como o autor foi persuasivo?
Disponível em: https://arteemanhasdalingua.blogspot.com/2020/07/atividade-sobre-carta-de-solicitacao.html /Acesso em 30 de out. de 2020.(Adaptada)
Que bom!
Finalizamos a aula por hoje!
Se for possível, baixe ou imprima a atividade.