Linguagem algébrica: variável e incógnita; sequência numérica aditiva e multiplicativa; números poligonais; sequência de Fibonacci; sequências recursivas e não recursivas – Atividade 2 - 04/02/2021
Linguagem algébrica
Expressões matemáticas formadas por letras e números são denominadas expressões algébricas. Dizemos que as letras são as variáveis da expressão.
Incógnita é toda letra que representa um valor desconhecido em uma igualdade. Equação é toda igualdade que contém pelo menos uma incógnita.
Sequências Numéricas
Quando os termos de uma sequência são números, podemos chamá-la sequência numérica. Ela pode ser infinita ou finita.
Sequência numérica aditiva: {2, 5, 8, 11, 14, 17, …}.
Sequência numérica multiplicativa: {3, 12, 48, 192, 768, 3072, …}.
Lei de formação e recursão em sequências
A regra que permite determinar qualquer termo de uma sequência numérica é chamada lei de formação da sequência.
Quando uma sequência nos permite obter um termo desconhecido a partir de um ou mais termos anteriores a ele, podemos chamá-la de sequência recursiva.
A sequência dos números naturais pares é recursiva: {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, …}.
A sequência dos números naturais primos não é recursiva: {2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, 19, …}.
Números poligonais
Números quadrados
Somos Educação/Arquivo da editora.
{1, 4, 9, 16, 25, 36, 49, …}
Números triangulares
Somos Educação/Arquivo da editora.
{1, 3, 6, 10, 15,
21, 28, …}
Sequência de Fibonacci
Sequência de Fibonacci é a sequência numérica proposta pelo matemático Leonardo Pisa, mais conhecido como Fibonacci:
{1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, …}
Espiral de Fibonacci
ATIVIDADES
1. Escreva uma expressão algébrica que represente cada situação, utilize variáveis para representar os valores desconhecidos.
a) O quádruplo de um número.
b) A terça parte de um número.
c) Um número adicionado a 3.
d) O cubo de um número mais 5
e) A raiz quadrada de um número.
2. Escreva uma expressão algébrica que relacione os números à sua posição na sequência.
a) 2, 4, 6, 8, …
b) 1, 3, 5, 7, 9, …
c) 1, 4, 7, 10, …
d) 1, 6, 11, 16, 21, …
3. Determine o valor numérico das expressões.
a) 5x – 4, para x = 2.
b) 3x + y – 2, para x = – 4 e y = 3.
4. João usou palitos de dente para construir quadrados, um ao lado do outro, conforme indicado abaixo.
Sabe-se que: na figura 1, temos 1 quadrado formado com 4 palitos; na figura 2, temos 2 quadrados formados com 7 palitos; na figura 3, temos 3 quadrados formados com 10 palitos; e assim por diante. Nessas condições, qual é a expressão que representa a quantidade p de palitos usados na formação de q quadrados?
a) ( ) p = q + 3
b) ( ) p = 3q + 1
c) ( ) p = 4q
d) ( ) p = 4q + 1
5. Na escola onde Nícolas estuda, a média anual de uma disciplina é calculada utilizando a expressão a seguir, em que m1 é a média do 1° bimestre, m2, a do 2° bimestre; m3, a do 3° bimestre; e m4, a do 4° bimestre.
6. (Obmep) Um queijo foi partido em quatro pedaços de mesmo peso. Três desses pedaços pesam o mesmo que um pedaço mais um peso de 0,8 kg. Qual era o peso do queijo inteiro?
a) ( ) 1,2 k
b) ( ) 1,5 kg
c) ( ) 1,6 kg
d) ( ) 1,8 kg
Reprodução/OBMEP, 2011.
7. Observe a sequência dos números triangulares abaixo.
Somos Educação/Arquivo da editora.
Qual é o número de bolinas da 8ª figura da sequência?
a) ( ) 15
b) ( ) 21
c) ( ) 28
d) ( ) 36
8. Leonardo ganhou um casal de coelhos recém-nascidos. Imagine que os coelhos chegam à idade de acasalar um mês depois de nascer e que as fêmeas demoram um mês para parir, gerando apenas outro casal. Quantos casais de coelhos ele terá depois de um ano?
a) ( ) 121
b) ( ) 144
c) ( ) 233
d) ( ) 377