ATIVIDADE 20 – Fenômenos naturais e sociais representados de diferentes maneiras: Elementos de gráficos e tabelas - 23/11/2021

ELEMENTOS DE GRÁFICOS E TABELAS

Os gráficos e tabelas são representações visuais utilizadas para exibir dados, demonstrar padrões, tendências e ainda comparar informações qualitativas e quantitativas num determinado espaço de tempo.

São ferramentas utilizadas em diversas áreas de estudo (matemática, estatística, geografia, economia, história, etc.) para facilitar a visualização de alguns dados, tornando-os mais claros e informativos. Dessa forma, o uso de gráficos e tabelas torna a interpretação e/ou análise mais rápida e objetiva.

Gráficos e Tabelas

As tabelas são usadas para organizar algumas informações ou dados. Da mesma forma que os gráficos, elas facilitam o entendimento, por meio de linhas e colunas que separam os dados. E são usadas em diversas áreas do conhecimento.

Exemplo:

Em uma turma, foi feito uma pesquisa para saber quais esportes os alunos preferiam nas aulas de educação física. Esses dados foram colocados em uma tabela. Veja como facilitou a análise.

As tabelas são organizadas por linhas e colunas, tem sempre o título que indica o assunto da tabela e as informações.

Com os dados da pesquisa realizada, colocados na tabela, podemos construir gráficos de setores (pizza), de barras ou colunas, ou até mesmo o gráfico de linhas. Com um mesmo dado posso fazer diferentes gráficos.

Os gráficos incluem as diversas formas de representar algumas informações e dados, sendo que os mais importantes são: coluna, linha, pizza e área.

Compreender os gráficos hoje em dia é uma tarefa essencial, pois eles estão muito presentes em nosso cotidiano, seja nos jornais, revistas, internet, textos, ou em atividades e provas que contém diversas questões em que os gráficos estão presentes. Assim, nada mais importante do que conhecer seus tipos e saber interpretá-los.

Os elementos dos gráficos

Os gráficos possuem alguns elementos importantes que devem ser incluídos em sua produção.

Título: geralmente possuem um título a respeito da informação que será apresentada.

Fonte: muitos gráficos, sobretudo os da área de estatística, apresentam a fonte, ou seja, de onde as informações foram retiradas. Também podem apresentar o ano de publicação da fonte.

Números: estes são essenciais para comparar as informações dadas pelos gráficos. A maior parte deles utilizam números, seja para indicar quantidade ou tempo (mês, ano, trimestre).

Legendas: grande parte dos gráficos apresentam legendas que auxiliam na leitura das informações apresentadas. Junto a ela, cores que destacam diferentes informações, dados ou períodos, são utilizadas.

Vamos analisar juntos?

Variação mensal de área desmatada na Amazônia nos meses que vão de agosto a julho

Fonte: https://jornal.usp.br/ciencias/desmatamento-da-amazonia-dispara-de-novo-em-2020

Esses dados são do projeto DETER que tem como objetivo o suporte à fiscalização e controle de desmatamento e da degradação florestal.

O gráfico de linhas nos mostra áreas em km² desmatadas comparadas ano a ano de 2015 a 2020. Ao analisarmos os dados contidos no gráfico, percebemos que nos anos de 2017 e 2018 o desmatamento foi menor em área indo de 200 km² a 600 km² e o ano de maior área desmatada foi de 2018 a 2019 indo de 600 km² ultrapassando 2.200 km².

ATIVIDADES

1. Assinale, a seguir, a alternativa que NÃO representa um tipo de gráfico existente.

a) (   ) Gráfico de barras.c) (   ) Gráfico de setores (pizza).
b) (   ) Gráfico de linhas.     d) (   ) Gráfico escalar.

2. Analise o gráfico a baixo e responda as questões a seguir:

Taxas oficiais de desmatamento na Amazônia

a) Qual foi o ano de maior taxa de desmatamento? E qual a sua taxa em km²?

b) Qual foi o ano de menor taxa de desmatamento? E qual a sua taxa em km²?

c) Entre 2009 e 2019, qual foi o ano de maior taxa de desmatamento?

d) Entre 2009 e 2019, quais foram os dois anos de menor taxa de desmatamento?

3. Após a leitura do texto responda à questão a seguir. O que são os gráficos e tabelas? Em quais áreas do conhecimento conseguimos encontrá-los?

4. Agora é sua vez. Faça uma pesquisa na sua turma, você pode pensar em sabores de sorvete que os alunos mais gostam ou times de futebol que torcem. Monte uma tabela com esses dados.

5. Agora que você já tem os dados da tabela, produza gráficos representando esses dados. Não se esqueça de colocar os elementos principais desses gráficos (título, legenda e números).

Se for possível, clique aqui para baixar ou imprimir sua atividade.