ATIVIDADE 20 – Gráficos de setores: interpretação, pertinência e construção para representar conjunto de dados - 22/11/2021
Gráfico de setores
Também chamado gráfico de pizza, o gráfico de setores consiste em um círculo dividido em “fatias coloridas”, isto é, em setores. Esse tipo de gráfico geralmente apresenta valores percentuais, e o tamanho do setor que corresponde a cada categoria tem relação direta com a sua representatividade, ou seja, quanto maior o valor quantitativo de uma categoria, maior será o setor que essa categoria ocupa no círculo.
Quanto temos muitas categorias (ou seja, muitos setores), não é indicado o uso desse tipo de gráfico, pois as informações ficam dispostas muito próximas umas das outras, dificultando a leitura, a comparação e a análise.
Exemplo:
Fonte: IPHP (Instituto pH de pesquisa). Somos Educação/Arquivo da editora.
Nesse exemplo podemos concluir que o esporte preferido dos alunos do 7° ano é o futebol. Essa conclusão seria possível mesmo que não houvesse as porcentagens indicadas, pois, a categoria “futebol” é a que ocupa a maior área do círculo.
Características
* As informações são sempre dispostas de modo que se forme um gráfico de formato circular.
* A exposição dos dados é feita geralmente em valores percentuais. Nesse caso, a soma de todos os valores é 100%.
* Facilita a comparação entre as categorias, muitas vezes sem a necessidade de observar as porcentagens.
* Não é indicado para divisões em muitas categorias.
ATIVIDADES
1. Observe o gráfico a seguir.
Fonte: IPHP (Instituto pH de Pesquisa). Somos Educação/Arquivo da editora.
Responda às perguntas.
a) Qual é o título do gráfico?
b) Qual é o tipo de gráfico?
c) É possível saber quantos jovens responderam a essa pergunta? Por quê?
2. Observe, na tabela a seguir, como a água doce é usada pelo ser humano.
Insira as porcentagens correspondentes a cada setor do gráfico e pinte-o de acordo com a legenda.
O enunciado e a tabela a seguir se referem às atividades 3, 4 e 5.
Um grupo de 5 alunos da turma do 7° ano “A”, com a orientação do professor de Matemática, decidiu realizar uma pesquisa com alguns estudantes do colégio, onde há ao todo 400 alunos. Durante a discussão do tema, pensaram em pesquisar a preferência de atividades de lazer dos estudantes, pois queriam saber quantos preferem a leitura; caso houvesse poucas respostas, iriam propor alguma ideia que pudesse incentivar os colegas a essa prática de lazer.
Veja os dados obtidos.
3. Com base nos dados, o grupo de alunos fez as seguintes afirmações:
I. A maioria dos alunos pesquisados prefere assistir à TV.
II. A minoria dos alunos pesquisados prefere jogos de tabuleiro.
III. O melhor gráfico para representar as informações da tabela sobre a pesquisa, é o gráfico de setores.
Analise as afirmações que foram obtidas nessa pesquisa, classifique-as em verdadeiras ou falsas e corrija as falsas.
4. Há necessidade de se fazer alguma campanha ou projeto de incentivo à leitura nesse colégio? Justifique sua resposta.
5. Construa um gráfico de setores que represente o resultado da pesquisa.
6. Sobre o gráfico de setores a seguir, assinale a alternativa incorreta.
Fonte: infográficos.gazetadopovo.com.br Somos Educação/Arquivo da editora.
A) ( ) A população de cães é a maior entre os animais no Brasil.
B) ( ) Se somarmos as porcentagens de cães e gatos vamos obter 67%.
C) ( ) A menor população de animais se refere a répteis e pequenos mamíferos.
D) ( ) Somando todas as porcentagens do gráfico de setores obteremos 100%.
7. Os alunos do 7° ano participaram de uma pesquisa a respeito da preferência quanto à língua estrangeira. O resultado foi registrado abaixo.
Insira as porcentagens correspondentes a cada setor do gráfico e pinte-o de acordo com a legenda.
Somos Educação/Arquivo da editora.
O gráfico de setores a seguir representa a distribuição dos votos da última eleição para prefeito de determinado município. Observe o gráfico e responda às questões 8, 9 e 10.
Somos Educação/Arquivo da editora.
8. Qual dos candidatos recebeu a menor quantidade de votos? Explique sua resposta.
9. Que informações estão faltando nesse gráfico?
10. Que outro tipo de gráfico poderia ter sido construído para representar esses dados?