ATIVIDADE 20 – Gráficos de setores: interpretação, pertinência e construção para representar conjunto de dados - 22/11/2021

Gráfico de setores

Também chamado gráfico de pizza, o gráfico de setores consiste em um círculo dividido em “fatias coloridas”, isto é, em setores. Esse tipo de gráfico geralmente apresenta valores percentuais, e o tamanho do setor que corresponde a cada categoria tem relação direta com a sua representatividade, ou seja, quanto maior o valor quantitativo de uma categoria, maior será o setor que essa categoria ocupa no círculo.

Quanto temos muitas categorias (ou seja, muitos setores), não é indicado o uso desse tipo de gráfico, pois as informações ficam dispostas muito próximas umas das outras, dificultando a leitura, a comparação e a análise.

Exemplo:

Fonte: IPHP (Instituto pH de pesquisa).                          Somos Educação/Arquivo da editora.

Nesse exemplo podemos concluir que o esporte preferido dos alunos do 7° ano é o futebol. Essa conclusão seria possível mesmo que não houvesse as porcentagens indicadas, pois, a categoria “futebol” é a que ocupa a maior área do círculo.

Características

* As informações são sempre dispostas de modo que se forme um gráfico de formato circular.

* A exposição dos dados é feita geralmente em valores percentuais. Nesse caso, a soma de todos os valores é 100%.

* Facilita a comparação entre as categorias, muitas vezes sem a necessidade de observar as porcentagens.

* Não é indicado para divisões em muitas categorias.

ATIVIDADES

1. Observe o gráfico a seguir.

Fonte: IPHP (Instituto pH de Pesquisa).                       Somos Educação/Arquivo da editora.

Responda às perguntas.

a) Qual é o título do gráfico?

b) Qual é o tipo de gráfico?

c) É possível saber quantos jovens responderam a essa pergunta? Por quê?

2. Observe, na tabela a seguir, como a água doce é usada pelo ser humano.

Insira as porcentagens correspondentes a cada setor do gráfico e pinte-o de acordo com a legenda.

O enunciado e a tabela a seguir se referem às atividades 3, 4 e 5.

Um grupo de 5 alunos da turma do 7° ano “A”, com a orientação do professor de Matemática, decidiu realizar uma pesquisa com alguns estudantes do colégio, onde há ao todo 400 alunos. Durante a discussão do tema, pensaram em pesquisar a preferência de atividades de lazer dos estudantes, pois queriam saber quantos preferem a leitura; caso houvesse poucas respostas, iriam propor alguma ideia que pudesse incentivar os colegas a essa prática de lazer.

Veja os dados obtidos.

3. Com base nos dados, o grupo de alunos fez as seguintes afirmações:

I. A maioria dos alunos pesquisados prefere assistir à TV.

II. A minoria dos alunos pesquisados prefere jogos de tabuleiro.

III. O melhor gráfico para representar as informações da tabela sobre a pesquisa, é o gráfico de setores.

Analise as afirmações que foram obtidas nessa pesquisa, classifique-as em verdadeiras ou falsas e corrija as falsas.

4. Há necessidade de se fazer alguma campanha ou projeto de incentivo à leitura nesse colégio? Justifique sua resposta.

5. Construa um gráfico de setores que represente o resultado da pesquisa.

6. Sobre o gráfico de setores a seguir, assinale a alternativa incorreta.

                        Fonte: infográficos.gazetadopovo.com.br                   Somos Educação/Arquivo da editora.

A) (  ) A população de cães é a maior entre os animais no Brasil.

B) (  ) Se somarmos as porcentagens de cães e gatos vamos obter 67%.

C) (  ) A menor população de animais se refere a répteis e pequenos mamíferos.

D) (  ) Somando todas as porcentagens do gráfico de setores obteremos 100%.

7. Os alunos do 7° ano participaram de uma pesquisa a respeito da preferência quanto à língua estrangeira. O resultado foi registrado abaixo.

Insira as porcentagens correspondentes a cada setor do gráfico e pinte-o de acordo com a legenda.

Somos Educação/Arquivo da editora.

O gráfico de setores a seguir representa a distribuição dos votos da última eleição para prefeito de determinado município. Observe o gráfico e responda às questões 8, 9 e 10.

Somos Educação/Arquivo da editora.

8. Qual dos candidatos recebeu a menor quantidade de votos? Explique sua resposta.

9. Que informações estão faltando nesse gráfico?

10. Que outro tipo de gráfico poderia ter sido construído para representar esses dados?

Se for possível, clique aqui para baixar ou imprimir sua atividade.