Portal NetEscola

Gênero Artigo de divulgação científica -Atividade 3 - 16/02/2021

O que é um artigo científico?

Resultado de imagem para imagens artigo científico

Imagem disponível em: https://tinyurl.com/y4z9p8tr. Acesso: 10, nov. 2020.

      O artigo científico é uma publicação que mostra, de forma sistematizada, os resultados de uma pesquisa. No meio acadêmico, ele é considerado uma fonte importantíssima que contribui com a disseminação e democratização do conhecimento. É ele que faz o trabalho de um pesquisador ser reconhecido, por exemplo.

      O papel do artigo científico é facilitar o acesso ao conhecimento. Quando um pesquisador faz uma descoberta e a publica em uma revista especializada, ele dá a outros profissionais a oportunidade de também se beneficiarem desses dados.

Disponível em: https://blog.unicesumar.edu.br/artigos-cientificos. Acesso: 10, nov. 2020.

Linguagem do artigo científico

      O texto de divulgação científica é destinado à publicização do saber científico em uma linguagem mais didática e informativa. Agrega características tanto da esfera científica quanto jornalística. Da primeira, herda a impessoalidade, o uso de termos técnicos e a objetividade; já da segunda, carrega uma linguagem mais simples, elementos informacionais e didáticos, para se adequar a um público mais amplo e que não pertence à academia científica.

Mas como fazer um artigo científico?

      Não existem regras rígidas ou receitas prontas para escrever um artigo científico. Utilize essa discussão apenas como ponto de partida e de reflexão sobre a elaboração de trabalhos acadêmicos.

      Antes de tudo é essencial que o autor tenha familiaridade com o assunto de seu artigo. Ele deve ter todas as dimensões do objeto de estudo muito bem assimiladas, entendendo-o como um todo e também cada uma de suas partes. Assim o autor deve ser capaz de expressar com clareza o pensamento e para isso é importante que suas ideias sejam precisas e sua redação científica saia objetiva e clara.

   O objetivo fundamental do artigo é divulgar o resultado de investigações ou estudos realizados em determinada área. Ele deve ser um texto sucinto e relativamente breve que informe o leitor sobre a dúvida investigada, o referencial teórico utilizado, a metodologia empregada, os resultados alcançados e as principais dificuldades encontradas durante o processo de investigação ou na análise da questão.

Estrutura detalhada do artigo científico:

  1. Título:deve conter os conceitos-chave
  2. Autor(es):deve vir indicado do centro para a margem direita. Caso haja mais de um, deverão vir em ordem alfabética. Caso tenham titulações diferentes, estas devem seguir a ordem da maior para a menor. Demais dados sobre a titulação devem ser indicadas em nota de rodapé.
  3. Epígrafe:elemento opcional é um pensamento referente ao conteúdo central do artigo
  4. Resumo:texto breve onde o objetivo do artigo, a metodologia e os resultados alcançados devem ser expostos
  5. Palavras-chave:características do tema que sirvam para indexar o artigo. Use até 6 palavras.
  6. Corpo do artigo: Conteúdo (Introdução, desenvolvimento textual e conclusão);

⇒Introdução: tem como objetivo situar o leitor no tema pesquisado e oferecer uma visão global do estudo. Deve esclarecer as delimitações feitas pelo autor, os objetivos e as justificativas que levaram o autor até o objeto de estudo.

É importante apontar as questões de pesquisa para as quais o autor buscará respostas. Também deve-se destacar a metodologia que foi utilizada. Uma boa introdução responde às perguntas “o quê” (problema de estudo), “para quê” (objetivos do estudo) e “como” (metodologia utilizada).

⇒Desenvolvimento e Demonstração de Resultados: aqui deve ser feita uma revisão da literatura e expor como ela foi aproveitada pelo leitor. Deve ser feito uma exposição e uma discussão das teorias utilizadas para entender e esclarecer o problema de pesquisa. É necessário analisar as informações publicadas sobre o tema até o momento da redação final do trabalho; isso demonstrada teoricamente. É importante também expor os argumentos de forma explicativa ou demonstrativa, através de proposições desenvolvidas na pesquisa, em que o autor demonstra, ter conhecimento da literatura básica, do assunto.

⇒Conclusão: ela deve fechar o trabalho respondendo às hipóteses que foram levantadas anteriormente. Lembre-se de se ater aos objetivos enunciados na Introdução pois este momento não deve conter dados novos sobre o trabalho.

  1. Referências Bibliográficas: uma listagem de tudo que foi utilizado para a confecção do artigo. As publicações utilizadas devem ter sido mencionadas no texto do trabalho e devem obedecer às Normas da ABNT 6023/2000.

Disponível em: https://www.anpg.org.br/14/11/2018/artigo-cientifico-como-fazer/Acesso: 10, nov. 2020.

  1. O que é um artigo científico?

  2. Qual o objetivo do artigo científico?

  3. Destaque no texto as informações principais sobre como fazer um artigo científico e anote-as em seu caderno.

  4. Quais são os itens necessários para se estruturar um artigo científico?

  5. A respeito do gênero artigo científico, analise os itens a seguir e marque a opção correta: 

I. é destinado à publicização do saber científico em uma linguagem mais lúdica e popular.

II. é uma publicação que mostra, de forma sistematizada, os resultados de uma pesquisa.

III. O objetivo fundamental do artigo é divulgar o resultado de investigações ou estudos realizados em determinada área.

IV. Ele deve ser um texto muito bem detalhado e relativamente longo, mas que não informe o leitor sobre a dúvida investigada.

a) (   ) Somente os itens I e III estão corretos.

b) (   ) Somente os itens II e III estão corretos.

c) (   ) Somente os itens II e IV estão corretos.

d) (   ) Todos os itens estão corretos.  

Leia o texto a seguir (trecho de um artigo científico) para responder às atividades de número 6, 7 e 8.

O uso de drogas por adolescentes e suas percepções sobre adesão e abandono de tratamento especializado

Gabriela Pereira Vasters
Sandra Cristina Pillon

Resumo
      O uso de drogas na adolescência é questão importante a ser debatida pelos prejuízos ocasionados precocemente. Neste estudo objetivou-se conhecer o uso de drogas entre adolescentes, da primeira experimentação às percepções sobre adesão ao tratamento, com base na pesquisa qualitativa, e se buscou essa compreensão através do ponto de vista dos sujeitos. Os dados foram analisados por categorização temática. Quatorze adolescentes foram entrevistados: maioria do sexo masculino, idade entre 14 e 19 anos e baixa escolaridade. Maconha foi a droga mais utilizada na primeira experimentação. Amigos, tempo livre e “festas” favoreceram a aproximação às drogas. Essas também foram utilizadas pelos adolescentes como escape dos conflitos e sentimentos. Diferentes aspectos intrínsecos e extrínsecos foram referidos como favoráveis à adesão e abandono do tratamento. Os achados podem contribuir para a elaboração de propostas de intervenções terapêuticas, direcionadas a adolescentes usuários de drogas.
      Palavras-chave: Drogas Ilícitas; Adolescente; Centros de Tratamento de Abuso de Substâncias; Pacientes Desistentes do Tratamento.
[…]           
                                                        

Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rlae/v19n2/pt_13.pdfAcesso: 10, nov. 2020. Adaptado.

  1. O assunto abordado no texto é/são

a) (   ) a saúde dos adolescentes.

b) (   ) problemas enfrentados na adolescência.

c) (   ) o uso de drogas na adolescência.

d) (   ) saúde dos adolescentes entre 14 e 19 anos.

7. Pode se afirmar que a linguagem utilizada no texto é
a) ( ) didática e informativa
b) ( ) popular e coloquial
c) ( ) lúdica e coloquial
d) ( ) poética e formal

  1. Amigos, tempo livre e “festas” favoreceram a aproximação às drogas (L 6). Você concorda com essa afirmação do texto? Por quê?

  2. Ao circularem socialmente, os textos realizam-se como práticas de linguagem, assumindo funções específicas, formais e de conteúdo. Qual é gênero do texto acima e qual é o seu objetivo?

  3. Agora, realize uma pesquisa na internet ou em algum material impresso (revistas, livros didáticos, textos acadêmicos, outros), obtenha mais informações sobre o gênero artigo científico, anote-as em seu caderno, e, se for possível, discuta com seu/sua professor(a) e colegas sobre as descobertas. Descubra, por exemplo, como devem ser as citações nesse tipo de texto.