Gênero Infográficos – Atividade 3 - 16/02/2021

Bem vindos à nossa aula de hoje!

Hoje vamos falar sobre um assunto bem legal: infográficos.

INFOGRÁFICO

      Em conjunto com a evolução tecnológica, nós, seres sociais, estamos inseridos em uma movimentação extremamente dinâmica, que exige, cada vez mais, maior competência na capacidade de leitura e apresentação de conhecimento crítico em relação aos diversos assuntos que circulam em nosso dia a dia. Essa é uma das razões pelas quais estamos conectados, o tempo todo, a um dispositivo que nos permite acessar informações e nos expressarmos a respeito dos acontecimentos em nossa sociedade.

      É a partir desse novo modo de vida que o gênero textual infográfico ganha prestígio. Muito utilizado pela mídia jornalística, é unânime que esse gênero é um recurso eficaz, visto que torna o assunto fácil, de forma rápida e dinâmica, de ser compreendido.

O que é um infográfico?

     Por info entendemos informação, e por gráfico entendemos imagem, ilustração etc. Dessa forma, podemos dizer que a arte da infografia é caracterizada por ilustrações explicativas sobre determinado tema. A partir dessa definição, confirmamos a popularidade desse gênero no meio jornalístico atual. Porém, esse gênero não ganhou destaque apenas nos meios de comunicação. Nas salas de aula, os infográficos auxiliam, com sucesso, nos processos de leitura, reflexão crítica e produção de textos. 

 Principais tipos de infográficos

  • Enciclopédicos: infográficos centrados em explicações mais universais, como funcionamento do corpo humano, o que são partidos políticos etc.
  • Específicos: infográficos que tratam de assuntos que são mais específicos. São frequentemente utilizados quando é necessário explicar um novo procedimento cirúrgico; após algum acontecimento e é necessário retratar como é o novo cenário de determinado local, entre outras situações.

Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/genero-textual-infografico.htm/Acesso em 06 de nov. de 2020. (Adaptada)

 Disponível em: https://s1.static.brasilescola.uol.com.br/be/conteudo/images/o-novo-queridinho-jornais-revistas-infografico-56c4acdba954c.jpg /Acesso em 06 de nov. de 2020

    Os infográficos podem ser constituídos por textos, quadros, legendas, mapas, números, ícones, ilustrações, fotografias, fundos e tabelas. Este gênero representa uma mistura, de forma dinâmica, do texto verbal com o não verbal, originando um universo visualmente chamativo.

Disponível em: https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images/Acesso em 06 de nov. de 2020. (Adaptada).

Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/3206/conhecendo-o-genero-do-discurso-infografico/Acesso em 06 de nov. de 2020

  1. O que é um infográfico?

Leia o texto com atenção para responder às próximas atividades:

Disponível em:http://professorjeanrodrigues.blogspot.com/2019/02/atividade-de-portugues-sobre-o-genero.html/Acesso em 06 de nov. de 2020. (Adaptada)

  1. O texto lido pertence ao gênero textual

a) (    ) entrevista.

b) (    ) verbete de enciclopédia.

c) (    ) infográfico.

d) (    ) resumo.  

  1. Qual a finalidade desse tipo de gênero textual?

a) (   ) Divulgar informações e ajudar o leitor a compreendê-las melhor.

b) (   ) Contar uma história.

c) (   ) Vender um produto.

d) (   ) Regulamentar o funcionamento de uma norma.

  1. Em que meios de comunicação encontramos textos como esse?
  1. Que tipo de informação principal esse texto apresenta ao leitor?

a) (    ) Apresenta as taxas de mortes provocadas pela bomba atômica no Brasil.

b) (    ) Apresenta os índices de violência nos Estados Unidos.

c) (    ) Apresenta os índices de violência no Brasil em 2020.

d) (    ) Apresenta os índices de violência no Brasil em 2016.

  1. Além da linguagem verbal, quais outros elementos compõem este infográfico?
  1. As informações presentes no infográfico foram divulgadas por quem?
  1. De acordo com o infográfico, qual região brasileira possui os estados mais violentos de 2016? 

a) (   ) Centro-oeste.

b) (   ) Nordeste

c) ( ) Sul.

d) ( ) Sudeste.

  1. De acordo com o texto, Goiás é o estado que possui o maior número de latrocínios em 2016. Pesquise no infográfico o significado da palavra latrocínio e anote em seu caderno.
  1. Sobre o infográfico em estudo, assinale nas frases V para verdadeiro e F para falso:

a) (   ) Os infográficos são focados em um tema. Todas as informações e imagens são selecionados para ressaltar esse foco, no caso desse, em estudo, a temática central é a violência no Brasil no ano de 2016.

b) (   ) Infográficos, geralmente, incluem gráficos, tabelas e representações de dados relevantes. Esses itens oferecem representações visuais da informação que está sendo compartilhada e ajuda a quebrar o conteúdo, tornando-o mais fácil de digerir. No infográfico acima, por exemplo, os ícones utilizados são pouco populares, dificultando o entendimento do assunto por parte de muitos leitores.

c) (   ) Ao comparar o número de mortes violentas no Brasil em 2016 com a bombas nucleares no Japão em 1945, o autor do infográfico teve a intenção de impressionar, chocar o leitor com a real situação da violência no Brasil.

d) (   ) Homens de pele negra foram as maiores vítimas de violência em 2016.

Disponível em: http://professorjeanrodrigues.blogspot.com/2019/02/atividade-de-portugues-sobre-o-genero.html/Acesso em 06 de nov. de 2020.(Adaptada)