Terra e Universo – O formato da Terra – Atividade 3 - 12/02/2021

Qual o verdadeiro formato da Terra? Você já parou pra pensar nisso?

A aula de hoje vai abordar vários pontos para te ajudar a responder esse questionamento.

O formato da Terra

Há mais de dois mil anos, o filósofo grego Aristóteles, por meio de observações do posicionamento das estrelas, afirmou que a Terra deveria possuir o formato circular. Em 500 a.C., os gregos observaram que, em diferentes posições na Terra, as constelações no céu mudam, e que navios se aproximando da costa mostram primeiro o mastro. Essas evidências comprovam que estamos sobre uma esfera, e não em um sistema plano.

Fonte: LOPES, Sônia. Investigar e Conhecer: Ciências da Natureza. 1ª Edição. São Paulo, Editora Saraiva, 2015.

          Na Índia antiga, se achava que a Terra era um semicírculo sustentado por quatro elefantes sobre uma tartaruga, e quando algum deles se mexia, gerava um terremoto. Na Idade Média, muitos achavam que a Terra era plana, e você poderia cair em um grande abismo se navegasse até o seu limite. Para os nórdicos, no centro do universo se encontrava a árvore Iggdrasil, que ligava os nove mundos da cosmologia nórdica, e um deles era o nosso. Em um mundo onde a suposição era a resposta, a imaginação criava respostas fantásticas. Então a ciência começa a nascer na Grécia Antiga. O questionamento aos deuses e ao místico levava filósofos a pensarem em respostas mais lógicas e concretas que explicassem o mundo ao seu redor.

Então, Eratóstenes conseguiu provar que a Terra era redonda. Trecho presente no vídeo a seguir. Se possível, assista!

Figura: representação babilônica em barro cozido. Disponível em < www.cartografiaescolar.ufsc.br > Acesso em 09 nov 2020

       Há muito tempo o homem utiliza técnicas para representar e demarcar o local que habita. Essas técnicas inicialmente eram desenhos simples e primitivos, baseados na percepção que as pessoas tinham do entorno que habitavam, servindo como meios de marcação de distâncias e localização e, até mesmo, como uma forma de comunicação entre os povos.

      Assim, teve origem a cartografia, ciência responsável pela descrição da superfície terrestre. Hoje possuímos técnicas bem diferentes daquelas utilizadas nas primeiras descrições primitivas, contamos com grande avanço tecnológico, que nos permite utilizar satélites artificiais e programas computadorizados para a medição da superfície terrestre.  Mas ao representar nosso planeta, será que todas as culturas tinham as mesmas ideias sobre qual seria a forma da Terra? Alguns registros de gravuras e pinturas rupestres nos mostram que não.

Figura: Mapa romano: Orbis terranum. Disponível em < www.onlinehome.us > Acesso em 09 nov 2020.
Figura: Geoide produzido através de imageamento do satélite GOCE, da Agência Espacial Européia – ESA. Disponível em < www.esa.int > Acesso em 09 nov 2020.

            E após esses avanços, quais são as concepções que temos hoje sobre o formato do nosso planeta? Atualmente dispomos do uso de fotos aéreas e imagens de satélite, o que nos permitiu conceber o planeta Terra como um geóide – representação de uma esfera com irregularidades na superfície, que decorrem da distribuição desigual da massa do planeta sobre sua superfície.

Fonte: http://parquedaciencia.blogspot.com/2014/11/evolucao-da-concepcao-sobre-forma-da.html

Observe as diversas formas de representação do planeta

Disponível em < https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2752/as-formas-de-representar-a-terra > Acesso em 10 nov 2020

.

Projeções Cartográficas & Representação da Terra

          Projeção cilíndrica de Mercator – É a Forma de Representação da Terra mais utilizada para ilustrar o globo terrestre.

Veja as Características ⇒

  • → Mantém as formas dos continentes.
  • → Alteram as áreas dos continentes.
  • → Conhecida como projeção eurocêntrica.

Escala gráfica e numérica

          Observe como esta representação estrutura em linhas horizontais e verticais toda a área, onde a escala determina ‘o que cabe’ dentro de cada célula formada pelos cruzamentos das linhas.

Você sabe o que é um mapa?

          Um mapa é uma imagem reduzida de uma determinada superfície. Essa redução – feita com o uso da escala – torna possível a manutenção da proporção do espaço representado. É fácil reconhecer um mapa do Brasil, por exemplo, independentemente do tamanho em que ele é apresentado, pois a sua confecção obedeceu a determinada escala, que mantém a sua forma.

          A escala cartográfica estabelece, portanto, uma relação de proporcionalidade entre as distâncias lineares num desenho (mapa) e as distâncias correspondentes à realidade.

Fonte: https://blogdoenem.com.br/formas-de-representacao-da-terra-geografia-enem/


ATIVIDADES

  1. Supondo que você precise comprovar a esfericidade do nosso planeta, marque a(s) característica(s) que deve(m) estar presente(s) em seu argumento

a) (   ) o horizonte delimita o término do território do planeta, pois depois dele existe um abismo característico da ausência de mais território da Terra.

b) (   ) se observarmos a sombra que determinadas estruturas projetam, podemos perceber que isso é característico de um “terreno” que possui forma esférica.

c) (   ) o eclipse também nos auxilia na comprovação do formato da Terra, pois a sombra projetada é redonda, e assim vai cobrindo a superfície lunar, também redonda.

d) (   ) a gravidade e a água presentes em nosso planeta permitem que ele tenha a aparência arredondada, porém achatada nos polos.

2. Observe a imagem a seguir e explique como justificavam a ocorrência de terremotos baseada na teoria do formato da Terra representada.

Disponível em < https://i1.wp.com/www.conipsi.com/wp-content/uploads/2019/01/terra-plana.jpg?ssl=1 > Acesso em 12 nov 2020

  1. A imagem a seguir mostra o telescópio Hubble e parte da superfície terrestre

Sobre a Terra, podemos afirmar que ela apresenta

a) (   ) forma redonda e achatada nos pólos, e gira no sistema solar ao redor do Sol.

b) (   ) uma forma cilíndrica e gira no sistema solar, junto com a Lua.

c) (   ) aparência azulada, tem forma arredondada e achatada nos polos e gira ao redor             da Lua.

d) (   ) apresenta uma forma plana e se movimenta sozinha no sistema solar.

Disponível em: http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/825379/DLFE-196408.pdf/1.0>; Acesso em 09 de nov de 2020 (Adaptada)

  1. Leia o texto:

Como funciona o Waze, principal app de navegação por GPS
Conheça fatos e curiosidades sobre o Waze, aplicativo que funciona no Android e no iPhone

Por Agência CNT Transporte Atual
14/03/2018

Criado em 2008, o Waze atualmente tem mais de 65 milhões de usuários que se conectam à plataforma mensalmente. De início, a ideia era criar uma ferramenta que rodasse no celular e trouxesse informações sobre rotas para dizer quais caminhos são os mais eficientes. Dez anos depois, é possível dizer que o programa para smartphones mudou profundamente a maneira como nós encaramos o transporte individual.

Fonte: https://www.cnt.org.br/agencia-cnt/como-funciona-waze-principal-app-navegacao-gps

O Waze é um aplicativo muito utilizado com a finalidade de encontrar destinos com rotas mais curtas ou menos congestionadas, por exemplo.

O tipo de representação para visualizar a rota escolhida e criada pelo aplicativo é

a) (   ) um mapa

b) (   ) um globo

c) (   ) uma escala

d) (   ) um satélite

  1. Leia as afirmações a seguir e as classifique de acordo com as teorias sobre o formato do planeta Terra.

Use a legenda: TR – Terra Redonda e TP – Terra Plana

a. (   ) Quando um barco desaparece no horizonte ele não vai ficando menor e menor até não conseguimos vê-lo. Na realidade, o que ocorre é que partes da estrutura vão sumindo antes das outras: primeiro o casco da embarcação e só no fim a ponta da vela.

b. (   ) Quando um barco desaparece no horizonte foi porque ele caiu no abismo existente no final do território do planeta.

c. (   ) Aristóteles provou sua teoria com a observação de que, durante os eclipses lunares, a sombra da Terra na face do Sol é curvada, arredondada. 

d. (   ) Se subirmos em uma árvore, conseguimos ver todas as partes do planeta, pois a extensão dele de acordo com sua posição e estrutura, nos permite isso.

  1. O nosso planeta pode ser representado através de mapas, ou seja, instrumentos de representação da realidade, e que reproduzem uma determinada área do espaço para que assim possamos nos localizar.

Porém, não conseguimos fazer essa representação em “tamanho real”, e então precisamos de uma ferramenta conhecida como

a) (   ) GPS.

b) (   ) rosa dos ventos.

c) (   ) localização.

d) (   ) escala.

Por hoje é só, pessoal!