Atividade de Simulado - 15/04/2021

1.  Relacione as expressões numéricas da primeira coluna com seus respectivos valores na segunda coluna.

2. Resolva as situações problema a seguir.

a) No município de Asa Branca a temperatura máxima em determinado dia de inverno chegou a 3°C, a mínima, nesse mesmo dia, foi de – 5°C. Qual foi a diferença entre as temperaturas máxima e mínima em Asa Branca neste dia?

b) Em uma cidade, às cinco horas, o termômetro de uma praça marcava – 2°C. Duas horas depois, a temperatura nessa praça baixou 3°C. Quanto o termômetro passou a marcar?

c) Em um jogo de tabuleiro, cada ponto ganho corresponde a um número inteiro positivo, e cada ponto perdido corresponde a um número inteiro negativo. Ao final desse jogo, Jair totalizou –15 pontos e Sílvia fez o triplo de pontos de Jair. Qual é o total de pontos de Sílvia?

d) Em um experimento, certa substância atinge o ponto de fusão a – 4oC. Nesse experimento, os pesquisadores pretendem observar o que acontece com a substância quando a mesma atingir uma temperatura 5 vezes menor que a do ponto de fusão. Qual é a temperatura da substância que os pesquisadores pretendem observar?

3. Relacione os números racionais da segunda coluna com suas diferentes representações na primeira coluna.

4. Complete o quadro a seguir, conforme o exemplo, distribuindo os algarismos de cada número nas colunas conforme o seu valor posicional e decompondo o número na forma polinomial.

5. Calcule o valor de cada uma das expressões a seguir.

6. Resolva as situações problema a seguir.

a) Uma horta comunitária será criada em uma área de . Para o cultivo de verduras, serão destinados  desta área e o restante será para o plantio de legumes. Quantos metros quadrados serão destinados ao plantio de legumes?

b) Maria comprou uma bicicleta pagando R$ 450,00 de valor de entrada. Este valor representa  do preço da bicicleta. Qual é o preço desta bicicleta?

c) Gastei  da minha mesada. Do valor que sobrou, guardei  e gastei o restante para comprar um jogo de computador que custou R$ 60,00. Qual é o valor da minha mesada?

d) Uma barra de chocolate de 1 kg é dividida em 16 porções iguais. Se Roberto comer 5 dessas porções, quantos gramas de chocolate terá consumido?

7. Nas figuras a seguir, determine os valores aproximados das medidas dos perímetros.

8. Calcule o valor numérico das expressões a seguir em cada caso.

9. Resolva os problemas a seguir.

a) Uma galeria vai organizar um concurso de pintura e faz as seguintes exigências:

1º) A área de cada quadro deve ser 1 500 cm²;

2º) Os quadros precisam ser retangulares e a largura de cada um deve ter 20 cm a mais que a altura.

Qual deve ser a altura dos quadros?

b) A figura a seguir representa uma quadra de jogo de futsal no formato de um retângulo com o comprimento de 40 metros e largura de 20 metros. As linhas demarcatórias da quadra, na lateral e no fundo, deverão estar afastadas x metros de qualquer obstáculo (rede de proteção, tela, grade ou parede). Sabendo que a área total que inclui a área da quadra de jogo mais a área de espaçamento é igual a 1 056 m2, qual deverá ser a medida da distância x?

10. Responda.

a) Qual é a expressão que permite calcular a quantidade de quadrados q das figuras desta sequência de acordo com sua posição p?

b) As figuras mostradas a seguir estão organizadas dentro de um padrão que se repete. Mantendo essa disposição, qual a expressão algébrica que representa a quantidade de pontos Q em função da ordem n             (n = 1, 2,…) ?

c) Na figura a seguir temos uma sequência de figuras formadas por pentágonos. Seguindo o mesmo padrão, qual será a expressão que relaciona a quantidade de segmentos Q para se construir n pentágonos?

d) A figura a seguir mostra uma sequência de quadrados formados por segmentos de reta. Mantendo o padrão, qual é a expressão que relaciona o número de segmentos S utilizados na construção de n quadrados?

11. O triângulo ABC a seguir é equilátero e tem as medidas dos lados iguais a 5 cm. Determine as medidas x, y e z indicadas.

12. Considere o relógio a seguir.

Responda:

a) Qual será o menor ângulo entre os ponteiros deste relógio depois de decorridas 3 horas?

b) Qual será o maior ângulo entre os ponteiros deste relógio depois de decorridas 5 horas?

c) Qual será o menor ângulo entre os ponteiros deste relógio depois de decorridas 10 horas?

d) Qual será o maior ângulo entre os ponteiros deste relógio depois de decorrida 1 hora?

13. Fábio e Rita partiram da casa dela com destino à escola. Ele foi direto de casa para a escola e ela passou pelo supermercado e depois seguiu para a escola, como mostra a figura a seguir.

De acordo com os dados apresentados, a distância percorrida por Rita foi maior que a percorrida por Fábio em quantos metros?

14. O gráfico a seguir mostra as despesas na produção de certo produto nos cinco primeiros meses do ano.

De acordo com as informações do gráfico, julgue os itens a seguir.

(  ) O maior aumento nas despesas de produção foi entre março e abril, no valor de 300 reais.

(  ) Não houve aumento nas despesas de produção no período entre abril e maio.

(  ) O período entre março e abril é o de menor aumento nas despesas de produção, no valor de 200 reais.

(  ) O aumento nas despesas de produção foi o mesmo nos períodos de fevereiro/março e abril/maio, no valor de 100 reais.

(  ) Ocorreu uma queda nas despesas de produção deste produto no período do mês de janeiro ao mês de maio.

15. A diretora mediu a altura de todos os estudantes de uma escola e organizou os dados na tabela a seguir.

Construa um histograma que represente a distribuição das alturas dos estudantes desta escola.

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