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Atividade de Simulado – Março - 18/03/2021

  1. Na reta numerada a seguir, as letras A, B, C, D, E e F representam números inteiros.

Responda:

a) Identifique os valores representados pelas letras A, B, C, D, E e F.

b) Entre quais valores indicados nesta reta se encontra o número -17?

c) O número -32 se localiza entre quais valores indicados na reta?

d) Dê exemplos de dois números inteiros que se encontram entre -25 e -20.

2. As letras X, Y, Z e W, na reta numerada a seguir, representam números racionais.

Faça o que se pede:

a) Identifique os valores representados pelas letras X, Y, Z e W.

b) Indique nesta reta o número 1,5.

c) Indique nesta reta o número -0,25.

d) Dê exemplos de dois números racionais que se encontrem entre -2 e -1.

3. Relacione as expressões numéricas da primeira coluna com seus respectivos valores na segunda coluna.

4. Resolva as situações problema a seguir.

a) Simone e Maicon fizeram parte de uma campanha de arrecadação de alimentos. Juntos arrecadaram 45 kg, mas Maicon arrecadou 5 kg a mais do que Simone. Quantos quilos de alimento Maicon arrecadou?

b) Em um cinema, há 13 fileiras com 12 poltronas e 15 fileiras com 17 poltronas. Qual o total de poltronas deste cinema?

c) No estacionamento do shopping estação da moda estão estacionados cento e noventa e cinco carros distribuídos em 13 fileiras com a mesma quantidade. Quantos carros estão estacionados em cada fileira?

d) Fernanda e mais quatro amigos foram almoçar juntos em uma churrascaria. A conta ficou R$ 275 e foi dividida igualmente entre eles. Fernanda pagou sua parte em dinheiro e lhe sobrou de troco R$ 45. Quanto Fernanda tinha antes de pagar a conta?

5. Complete o quadro a seguir, conforme o exemplo, distribuindo os algarismos de cada número nas colunas conforme o seu valor posicional e decompondo o número na forma polinomial.

6. Calcule o valor de cada uma das expressões a seguir.

7. Calcule o valor das seguintes expressões algébricas.

8. Enumere cada sequência numérica na coluna da direita de acordo com as respectivas expressões que as representam na coluna da esquerda.

9. Escreva uma equação do 1° grau que represente cada uma das situações a seguir.
a) O dobro de um número subtraído de 8 unidades é igual a esse número acrescido de 12
unidades.
b) Um número natural adicionado ao seu antecessor é igual a 407.
c) A idade de Felipe é o dobro da idade de seu irmão mais 5 anos. A idades dos dois irmãos
somam 25 anos.
d) Augusto comprou um fogão por 640 reais. Ele deu de entrada 80 reais e dividiu o restante em
4 prestações mensais e iguais.

10. Considere o plano cartesiano abaixo, onde estão representados os pontos M, N, O, P e Q e
um peão que se encontra sobre o ponto de coordenadas (4; 5).

  Determine em que ponto se localizará o peão, quando ele for deslocado para um ponto

a) cujas coordenadas x e y tenham duas unidades a menos que a do ponto atual.

b) cuja coordenada y tenha duas unidades a mais que a do ponto atual e a coordenada x seja mantida.

c) cuja coordenada x tenha três unidades a menos que a do ponto atual e a coordenada y tenha duas unidades a mais.

d) cuja coordenada x tenha uma unidade a mais que a do ponto atual e a coordenada y tenha quatro unidades a menos.

e) que esteja duas unidades à direita e uma unidade abaixo do ponto atual.

11. Associe cada planificação ao sólido que a representa.

12. Na figura a seguir, o triângulo II foi obtido a partir de uma ampliação do triângulo I.

a) Qual é a área de cada triângulo?

b) Determine a razão entre a área do triângulo II e a área do triângulo I.

c) O que você observou sobre a medida da área do triângulo II em relação à medida da área do triângulo I?

13. A figura a seguir, ilustra a planta da área de lazer da casa de Ricardo.

A medida real do comprimento da piscina de Ricardo é igual a 3,6 metros.

Determine a medida real

a) da largura da piscina.

b) da parede dos fundos da área de convivência.

14. Luciana aplicou um questionário de entrevista na escola onde estuda com objetivo de pesquisar informações sobre o gosto pela leitura dos estudantes. Para informar os dados de sua pesquisa, ela construiu o gráfico a seguir.

De acordo com as informações do gráfico, responda:

a) Quantos foram os entrevistados na pesquisa de Luciana?

b) Quantos entrevistados estão cursando o Ensino fundamental II? Quantos cursam o Ensino Médio?

c) Quantos entrevistados gostam muito de ler?

d) Quantos entrevistados do Ensino Médio não gostam de ler?

e) Que percentual do total de estudantes entrevistados gostam muito de ler?

f) Que percentual dos entrevistados do Ensino Fundamental II gostam um pouco de ler?

15. A tabela a seguir apresenta o consumo de água, em m3, na Escola Aprendiz durante cinco meses.

Consumo de água da Escola Aprendiz
Período (2020)Consumo (em m3)
agosto180
setembro200
outubro190
novembro220
dezembro150

Represente os dados desta tabela em um gráfico de:

a) colunas.

b) barras.

c) linhas.

Se for possível, clique aqui para baixar ou imprimir a aula.