AULA 01/2023 – Debate Regrado. Posicionamento crítico e conectivos ou articuladores textuais - 24/01/2023

Como é um debate regrado?

Debate regrado é um gênero oral em que duas ou mais pessoas se reúnem para conversar sobre duas ideias diferentes, levantando argumentos que defendam a sua linha de pensamento. O debate é bastante comum durante campanhas políticas, em escolas, faculdades e comunidades. O debate regrado, como o nome indica, segue determinadas regras que foram dadas antes de o debate começar, como tempo de fala e direito a réplicas e tréplicas. Este tipo de debate é muito comum durante o período eleitoral, onde os candidatos se reúnem e apresentam suas propostas de governo.

Disponível em: https://brainly.com.br/tarefa/15371995 Acesso em 19 de out. de 2020.

Não basta apenas ter uma opinião sobre um assunto, mas é preciso saber expor, falar sobre a opinião. O debate amplia a capacidade dos alunos de encontrar uma solução a partir da escuta aos outros, sendo que o objetivo do trabalho com os gêneros do domínio do argumentar é encontrar, a partir do raciocínio coletivo, soluções viáveis para situações colocadas que estão sendo discutidas.

Além disso, o debate regrado tem a finalidade de desenvolver as capacidades argumentativas e contribuir para a formação de valores como o respeito pela opinião do outro e o cuidado com o ato da fala, pois de acordo com Schneuwly e Dolz (2004):

[…] saber falar, não importa em que língua, é dominar os gêneros que nela emergiram   historicamente, dos mais simples aos mais complexos (SCHNEUWLY e DOLZ, 2004, p.138).

Não há como saber falar, saber posicionar-se se não for proporcionada aos alunos esta possibilidade. E se os alunos não conseguem organizar sua fala para argumentar e opinar, não conseguirão participar com sucesso de determinadas práticas sociais.

Disponível em: http://www.nutricaointegrativapratica.com.br/questionamentos/9-questionamentosAcesso em 19 de nov. de 2020.

Disponível em: file:///C:/Users/Alice/Downloads/43372-178470-1-PB%20(1).pdf Acesso em 19 de nov. de 2020.

O objetivo do debate regrado é desenvolver estratégias argumentativas a serem utilizadas não em um gênero textual escrito, conforme já havia sido feito em sala de aula, mas com um gênero da modalidade oral, ou seja, o “debate regrado”.

Como organizar um debate regrado

O debate é uma atividade que decorre naturalmente da vida em sociedade e que nos permite a troca de ideias, o confronto de pontos de vista e a reflexão. Além disso, a informação aumenta, aprende-se a tomar a palavra, a demonstrar e a convencer.

Para que o debate corra bem convém definir:

1. O papel de cada um dos intervenientes

Um debate é uma troca ativa, em que se recebe, ouvindo atentamente os outros, e em que se dá,

exprimindo as nossas convicções sobre os temas em discussão. Para tal, é preciso:

  • Saber ouvir – Cada um tem direito à expressão. Não se deve ironizar nem cortar a palavra. Mesmo que não se partilhe da opinião expressa, deve-se respeitá-la e ouvir atentamente o que os outros têm para dizer. Ouvir bem é pensar no que o outro diz.
  • “Praticar” a expressão oral – Não se aproveita o debate se não se estiver resolvido a tomar a palavra. Esta é uma boa ocasião para se vencer a timidez.                                         Exprimir-se é expor o ponto de vista sobre cada um dos pontos abordados, pelo que deve indicar-se com nitidez a posição que se tem, tendo o cuidado de apoiar cada afirmação com um ou vários documentos/provas.

O valor de um debate reside no valor dos argumentos. Devem procurar-se, pois, provas para convencer os outros. Não se deve ter receio de mudar de opinião no decorrer do mesmo se descobrirmos que o ponto de vista defendido não é válido. Tal atitude é prova de honestidade e de coragem.

2. As etapas para a organização e realização de um debate

  • Escolher um assunto simples e que desperte interesse.
  • Na maioria das vezes, o debate ganha em animação e interesse se tiver sido preparado previamente por quem o organiza, quer em nível da informação fornecida/adquirida, quer pensando sobre o tema em questão.
  • O debate deve ser organizado materialmente, ou seja, como vai ser a sala? Quem vai animar/moderar o debate?
  • O que faz o (a) animador(a)/moderador(a): lança o debate, expondo com clareza o assunto a discutir; dá a palavra às pessoas que a pedem e impede que a outras intervenham sem a ter pedido; estimula os participantes e convida-os a reagir e a exprimirem-se; chama a atenção para o assunto que está a ser debatido quando as intervenções dos participantes “fogem” ao mesmo; controla o tempo e, no fim, convida a que tirem conclusões.

         Durante o debate, dois secretários tomam notas das principais ideias emitidas que permitirão fazer o balanço final.

Disponível em:https://www.educacaoetransformacao.com.br/como-fazer-um-debate/amp/Acesso em 19 de out. de 2020

Disponível em: http://www.texto.pt/pt/dicas/detalhes.php?sec=7&id=41Acesso em 19 de out. de 2020.

Conectivos ou articuladores textuais

Mas o que são conectivos ou articuladores textuais?

Conectivos são palavras ou expressões que interligam as frases, períodos, orações, parágrafos, permitindo a sequência de ideias. Esse papel é desempenhado, sobretudo, pelas conjunções, palavras invariáveis usadas para ligar os termos e orações em um período. Além disso, alguns advérbios e pronomes também podem exercer essa função.

Os conectivos ou articuladores textuais são elementos essenciais no desenvolvimento dos textos, uma vez que estão relacionados com a coesão textual. Assim, se forem mal-empregados, reduzem a capacidade de compreensão da mensagem e comprometem o texto.

Lista de alguns conectivos

  1. Prioridade e relevância – Usados no início das frases para apresentar uma ideia. Eles também podem oferecer relevância ao que está sendo apresentado. São eles: Em primeiro lugar; antes de mais nada; antes de tudo; em princípio; primeiramente; acima de tudo; principalmente; primordialmente; sobretudo; a priori; a posteriori; precipuamente.

ExemploPrimeiramente devemos atentar ao conceito de pluralidade cultural.

2. Tempo, frequência, duração, ordem ou sucessão – Esses situam o leitor na sucessão dos acontecimentos ou das ideias. Por esse motivo, são muito explorados em textos narrativos. Alguns deles são: enfim; logo; logo depois; imediatamente; logo após; a princípio; pouco antes; pouco depois; anteriormente; posteriormente; em seguida; afinal; por fim; finalmente; agora; atualmente; hoje; frequentemente; etc.

ExemploLogo após sair da aula, Bianca teve um encontro com Arthur.

3. Semelhança, comparação ou conformidade – são usados para estabelecer uma relação com uma ideia ou um conceito que já foi apresentado anteriormente no texto e também para apontar ideias de outro texto (intertextualidade). São eles: Igualmente; da mesma forma; assim também; do mesmo modo; similarmente; semelhantemente; de maneira idêntica; de conformidade com; de acordo com; segundo; conforme; sob o mesmo ponto de vista; tal qual; tanto quanto; como; assim como; como se; bem como.

ExemploDe acordo com as ideias de Darcy Ribeiro, o povo brasileiro é muito diverso.

4. Condição ou hipótese – Esses termos são utilizados em situações circunstanciais que podem oferecer hipóteses para uma situação futura. Se; caso; eventualmente.

ExemploCaso chova essa tarde, não iremos na academia.

5. Continuação ou adição – Utilizamos esses conectivos para acrescentar algo ao texto e que esteja relacionado com o que anteriormente foi apresentado. São eles: Além disso; demais; ademais; outrossim; ainda mais; por outro lado; também; e; nem; não só; como também; não apenas; bem como.

Exemplo: Suzana foi professora na Universidade de Minas Gerais no período da Ditadura Militar. Além disso, foi coordenadora do Departamento de Artes vinculado à Secretaria de Cultura do município de Belo Horizonte.

6. Causa, consequência e explicação – Esses elementos servem para explicar as causas e consequências de uma ação, um fenômeno etc. Por consequência; por conseguinte; como resultado; por isso; por causa de; em virtude de; assim; de fato; com efeito; tão; tanto; tamanho; que; porque; porquanto; pois; já que; uma vez que; visto que; como (no sentido de porquê); portanto; que; de tal forma que; haja vista.

Exemplo: O aquecimento global tem afetado diretamente o ser humano e os animais. Como resultado, temos a extinção de muitas espécies.

Disponível em: https://www.todamateria.com.br/conectivos/Acesso: Acesso: 23, nov. 2020. Adaptado.

É importante colocar que esses são apenas parte dos conectivos e ideias utilizados na progressão textual, há outros conectivos que expressam outras ideias para dar progressão ao texto, você poderá estudá-los no site: https://www.todamateria.com.br/conectivos/

ATIVIDADES

1. O que é um debate regrado e qual é a finalidade desse gênero?

2. Quais os lugares mais comuns de ocorrerem os debates regrados?

3. Por que esse gênero leva o nome de debate regrado?

4. Marque a alternativa INCORRETA sobre debate regrado

  A) Não basta apenas ter uma opinião sobre um assunto, mas é preciso saber expor, falar sobre a opinião.

  B) O debate, além de desenvolver as capacidades argumentativas, contribui para cultivar valores como respeito pela opinião do outro e cuidado com o ato da fala.

C) Não há como saber falar, saber posicionar-se se não for proporcionada aos alunos esta possibilidade.

D) Este tipo de debate é proibido durante o período eleitoral.

5. “O debate regrado é um gênero textual oral.” Explique esta afirmação, diferenciando texto oral de texto escrito.

6. Leia as afirmações a seguir:

I- Se os alunos não conseguem organizar sua fala para argumentar e opinar, não conseguirão participar com sucesso de determinadas práticas sociais.

II- O objetivo do debate regrado é desenvolver estratégias argumentativas a serem utilizadas com um gênero da modalidade oral.

III- O debate é uma atividade que decorre naturalmente da vida em sociedade e que nos permite a troca de ideias, o confronto de pontos de vista e a reflexão.

IV- Argumentar no debate regrado é encontrar, a partir do raciocínio coletivo, soluções viáveis para situações colocadas que estão sendo discutidas.

Marque a alternativa correta:

A) Estão corretas as afirmativas I, III.

B) Estão corretas as afirmativas I, II.

C) Estão corretas as afirmativas II, III.

D) Todas as alternativas estão corretas.

7. Considerando as afirmações sobre a realização de um debate regrado, marque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as alternativas falsas.

A) (   ) Durante o debate não se deve ironizar nem cortar a palavra.

B) (   ) O valor de um debate nunca reside no valor dos argumentos.

C) (   ) Não se deve ter receio de mudar de opinião no decorrer do mesmo se descobrirmos que o ponto de vista defendido não é válido.

D) (  ) Mesmo que não se partilhe da opinião expressa, deve-se respeitá-la e ouvir atentamente o que os outros têm para dizer.

8. Um debate é uma troca ativa, em que se recebe, ouvindo atentamente os outros, e em que se dá, exprimindo as nossas convicções sobre os temas em discussão. Para tal, é preciso saber ouvir e praticar a expressão oral.Comente a afirmação acima. O que você entende sobre saber o ouvir?

9. Leia o parágrafo a seguir para responder às atividades:

Valorizar a utilização dos recursos tecnológicos nas salas de aula, de forma a favorecer o aprendizado e tornar o processo de ensino e aprendizagem mais significativos para crianças e adolescentes, faz com que os alunos utilizem ferramentas que já fazem parte do seu dia a dia. O celular, neste caso, pode ser visto como mais um recurso para que os professores desenvolvam suas aulas e projetos, visto que, atualmente, é difícil ver quem não o utilize. […]

Disponível em: https://blogs.ne10.uol.com.br/mundobit/2013/05/02/artigo-celular-dentro-da-escola-pode-sim/#:~:text=Valorizar%20a%20utiliza%C3%A7%C3%A3o%20dos%20recursos,do%20seu%20dia%20a%20dia. Acesso: 23, nov. 2020.Adaptado.

A) Que ideia está sendo defendida?

B) Quais os argumentos que são utilizados?

C) E você, é a favor do uso do celular em sala de aula? Por quê?

10. Considere o trecho: “O celular, neste caso, pode ser visto como mais um recurso para que os professores desenvolvam suas aulas e projetos, visto que, atualmente, é difícil ver quem não o utilize. Entre as estratégias de progressão textual presentes nesse trecho, identifica-se o emprego de elementos conectores. O elemento conectivo destacado evidencia a ideia de:

A) continuação ou adição

B) causa, consequência e explicação.

C) condição ou hipótese

D) prioridade e relevância

11. DEBATE REGRADO EM PRÁTICA

VAMOS FAZER UM DEBATE REGRADO? TEMA: A descriminalização do aborto. Para realizá-lo, siga o passo a passo:

  1. Determinação de um tema (nesse caso, o tema já está proposto).
  2. Escolha dos participantes e do moderador.
  3. Definição das regras (quem começa o debate; duração das intervenções; papel do moderador; possibilidade de diálogo; participação do público; direito a réplica e tréplica…).
  4. O moderador saúda o público, apresenta o tema e os participantes; recorda as regras previamente estabelecidas.
  5. Intervenção dos participantes.
  6. Participação do público para formulação de perguntas.
  7. Encerramento do debate pelo moderador, com a apresentação de um balanço final (feito pelo próprio moderador ou por observadores externos, previamente escolhidos).

Disponível em: www1.educacao.pe.gov.br. Adaptado.

Convide a sua família ou seus colegas de classe para participar do debate regrado. Antes, realize uma pesquisa sobre o tema, não participe com base no senso comum. Verifique, quais as complicações envolvem a prática do aborto e/ou se elas existem. Há riscos para a mãe? O bebê sofre? Por que a prática do aborto ocorre no Brasil de forma clandestina? Podem ocorrer problemas psicológicos e /ou físicos na mãe, após a prática do aborto? Quais? Por quê?

Anote as principais informações em seu caderno.

Após pesquisa realizada e conhecimentos ampliados a respeito do tema, parta para a realização do debate. Faça a sugestão ao(à) professor(a). Pense também em outros temas para serem debatidos.