AULA 02/2022 – Formas de registro da história e da produção do conhecimento histórico - 31/01/2022

ATIVIDADES


Leia os fragmentos de texto a seguir e aprofunde mais os seus conhecimentos:

Disponível em: https://issuu.com/editoraftd/docs/6-ano-historia-sociedade-cidadania/17 Acesso em: 16 de out de 2020.

1.De acordo o fragmento do texto, quem é o historiador e qual é a sua função?

2. Para o bom desempenho do ofício de historiador alguns conceitos são de fundamental importância. Pesquise a preencha a tabela a seguir com o significado de cada um desses conceitos.

3. Ao historiador compete interpretar bem as fontes e extrair delas aquilo que sustentará a sua argumentação. Observe a imagem a seguir e faça a sua interpretação:

Disponível em: https://issuu.com/editoraftd/docs/6-ano-historia-sociedade-cidadania_8d2d046be8e765/25 Acesso em: 13 de abri. De 2020

a) A imagem 1 e 2 retratam a mesma realidade?

b) Elas representam realidades do mesmo tempo? Por quê?

c) O que se percebe ao comparar a imagem 1 com a imagem 2 o que mudou e o que permaneceu igual?


Aprofundando os conhecimentos…

Imagem disponível em: http://www.historia.seed.pr.gov.br/ Acesso em: 15 de out de 2020. Disponível em: https://issuu.com/editoraftd/docs/6-ano-historia-sociedade-cidadania/17 Acesso em: 16 de out de 2020.

4. Na História tradicional, apenas os grandes personagens, eram considerados como históricos, de acordo com o fragmento anterior a História é feita por todos nós, assim pode-se dizer que somos:

Leia o Fragmento do texto a seguir…

Disponível em: https://issuu.com/editoraftd/docs/6-ano-historia-sociedade-cidadania/17 Acesso em: 16 de out de 2020.

5. Para construir um conhecimento sobre determinado povo ou episódio, o historiador necessita de saber elaborado por profissionais de outras áreas.

  • Cite algumas dessas áreas do conhecimento
  • Especifique a função do arqueólogo.

As Fontes históricas podem ser…

No século XIX, havia uma grande valorização das fontes escritas. No decorrer do século XX, outras fontes foram consideradas fontes históricas, como as fontes visuais, audiovisuais e orais. Ou seja, como já vimos anteriormente, as fontes históricas são materiais, como fotos, imagens, vídeos, objetos, entrevistas, dentre outros elementos que permitem a reconstituição de alguns aspectos que constituíram o passado histórico, possibilitando assim a escrita da História.

Disponível em: https://slideplayer.com.br/slide/3768074/ Acesso em 16 de out de 2020. Imagem disponível em: http://passadosetempos.blogspot.com/2012/02/fontes-historicas.html Acesso em: 16 de out de 2020.

6. Para estudar a história, o historiador utiliza todos os vestígios disponíveis para produzir o conhecimento histórico. Esses vestígios são as fontes históricas, que podem ser escritas, visuais, orais e materiais. Observe as fontes históricas a seguir e classifique-a.

(1) Fontes Escritas   (2) Fontes Visuais   (3) Fontes Orais

Disponível em: https://pt.scribd.com/document/403474599/1%C2%AA-Atividade-avaliativa-de-historia-2019-docx Acesso em: 16 de out de 2020

7. Leia o trecho e a imagem a seguir e responda aos questionamentos:

Disponível em: https://issuu.com/editoraftd/docs/6-ano-historia-sociedade-cidadania/17 Acesso em: 16 de out de 2020

a) Que tipo de fonte está sendo utilizada na imagem?

b) Qual é a importância dessa fonte para se escrever a História?

Disponível em: https://issuu.com/editoraftd/docs/6-ano-historia-sociedade-cidadania/17 Acesso em: 16 de out de 2020.

8. A entrevista é um recurso muito utilizado pelos historiadores em suas pesquisas. Adote a postura de um historiador e entreviste alguém de sua casa (de preferência que seja mais velho) com base no seguinte roteiro.

a) Quando e onde o senhor (a) nasceu?

b) Do que o senhor (a) brincava na infância?

c) Que diferença o senhor (a) percebe entre a sua infância e a das crianças de hoje em relação a brinquedos e brincadeiras?

d) O modo como as crianças se relacionam com os adultos era muito diferente dos de hoje?

e) O lugar em que você foi criado quando criança está muito diferente de hoje? O que mudou? O que permanece igual?

9. Agora faça sua interpretação e transforme estas informações que você adquiriu na entrevista em uma narrativa.