AULA 02/2023 – Operações inversas. Propriedades e Princípio de Equivalência da igualdade. - 30/01/2023
Operações Inversas
Considere as situações-problema a seguir que envolvem as operações de adição e subtração:
1) Pensei em um número, adicionei a ele 35 e obtive como resultado 87. Em que número pensei?
2) Subtraindo 24 de um número, obtemos 49 como resultado. Qual é esse número?
Considere as situações-problema a seguir que envolvem as operações de multiplicação e divisão:
3) Um número desconhecido multiplicado por 12 é igual a 60. Qual é o número desconhecido?
4) Um número dividido por 15 é igual a 6. Qual é esse número?
Propriedades da igualdade
Em toda igualdade, podemos fazer interpretações usando operações inversas, mantendo verdadeira a igualdade. Isso ocorre por causa das propriedades da igualdade, a saber:
O valor desconhecido ou oculto em uma igualdade recebe o nome de incógnita.
Retornaremos às situações-problema abordadas anteriormente:
1) Pensei em um número, adicionei a ele 35 e obtive como resultado 87. Em que número pensei?
Podemos descrever essa situação por meio da sentença:
2) Subtraindo 24 de um número, obtemos 49 como resultado. Qual é esse número?
Podemos descrever essa situação por meio da sentença:
3) Um número desconhecido multiplicado por 12 é igual a 60. Qual é o número desconhecido?
Podemos descrever essa situação por meio da sentença:
4) Um número dividido por 15 é igual a 6. Qual é esse número?
Podemos descrever essa situação por meio da sentença:
ATIVIDADES
1. Complete o esquema com os números que estão faltando, de acordo com as operações indicadas.
2. Complete os quadrinhos com as operações que tornam verdadeiras as igualdades.
3. Preencha a pirâmide abaixo adicionando duas casas vizinhas e escrevendo a soma na casa acima delas.
4. Calcule o valor da incógnita em cada caso:
5. Analise as sentenças a seguir.
I. 8 x 4 = 16 x 2.
II. 14 + 7 = 15 + 8.
III. 100 – 20 = 20 + 60.
IV. 48 : 4 = 3 x 4.
V. 25 x 4 = 55 + 55.
São verdadeiras, somente as sentenças:
A) I e IV.
B) I, III e V.
C) I, III e IV.
D) I, IV e V.
6. Na lista de adições e subtrações a seguir se encontram pares que resultam no mesmo valor. Ache os pares e forme uma igualdade, como no exemplo:
7. Calcule o valor do espaço em branco para as igualdades a seguir.
a) 16 + ____ = 10 + 6 | c) 30 – 2 = ____ + 6 | e) 16 – 2 = 12 + ____ |
b) 22 + 8 = ____ + 6 | d) 23 + 2 = 30 – ____ | f) ____ – 7 = 13 + 6 |
8. Observe o quadro a seguir:
Agora complete as lacunas e responda que conclusão você pode chegar sobre as igualdades observando cada linha deste quadro.
9. Complete as lacunas nas tabelas a seguir:
Observando as linhas da tabela, qual a sua conclusão sobre a igualdade numa sentença matemática?
10. A professora de Vitória apresentou no quadro a seguinte situação problema:
Qual o peso de cada caixa vermelha na balança, a seguir, que se encontra equilibrada?