AULA 03/2022 – Recomposição 6º ano – Ciências da Natureza - 10/02/2022

PLANO DE AMPLIAÇÃO E RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM -2022

Atividades 6º ano- Ciências da Natureza – 1ª semana

Colega Professor(a),

O objetivo destas atividades é identificar como está o desenvolvimento de habilidades que aparecem na vida escolar do estudante, antes do ano que ele irá cursar. Logo, são preparatórias para o ano em curso. Não existe uma régua única que usaremos para medir o nível de conhecimento dos estudantes, por isso, precisamos ir aplicando as atividades e identificando os grupos que conseguem desenvolvê-las e os grupos que precisam de mais conhecimento prévio para sua realização. O importante é utilizar o período de recomposição para realmente olhar para as dificuldades do estudante e procurar minimizá-las.

Estas atividades foram elaboradas a partir das habilidades críticas evidenciadas no trabalho com o DCGO em 2021. A partir destas atividades, você professor (a), pode elaborar mais atividades e/ou outras atividades que visem cumprir com o objetivo do nosso Plano de Ampliação e Recomposição da Aprendizagem.

Não se esqueça, trabalhar descritores também é trabalhar currículo!!!

Bom trabalho!

ATIVIDADES:

Sistema Circulatório e Digestório

Leia o texto

Disponível em: https://ensinarhoje.com/sistema-circulatorio-texto-e-atividades/. Acesso em: 28 de fev. de 2021.

O sistema circulatório ou cardiovascular, formado pelo coração e vasos sanguíneos, é responsável pelo transporte de nutrientes e oxigênio, absorvidos por meio da alimentação e da respiração respectivamente, para as diversas partes do corpo. Essas substâncias chegam até os órgãos através do sangue.

      O sangue é bombeado pelo coração, um órgão formado por músculos. É ele quem faz o sangue chegar em cada pedaço do nosso corpo. Já os vasos sanguíneos são estruturas tubulares, presentes em todo o organismo, por onde o sangue circula. Esses vasos formam um grande sistema de tubos que garantem que o sangue bombeado pelo coração siga em direção ao corpo e posteriormente retorne ao coração.

  1. Marque a alternativa correta

 O coração

(A) possui paredes formadas por músculos e bombeia o sangue para o corpo.

(B) possui paredes formadas por cavidades cheias de ar e bombeia o sangue para o corpo.

(C) possui paredes formadas por ramos e bronquíolos e bombeia o sangue para o corpo.

2. Qual a função dos vasos sanguíneos?

3. Coloque (V) para alternativa Verdadeira e (F) para alternativa Falsa.

(   ) O sangue contém somente o oxigênio obtido a partir da respiração. Além disso, ele abastece cada parte do nosso organismo com essas substâncias.

(   ) O sangue contém, entre outras coisas, substâncias como os nutrientes, obtidos a partir da digestão dos alimentos, e o oxigênio, obtido a partir da respiração. Além disso, ele abastece cada parte do nosso organismo com essas substâncias.

(   ) O sangue contém apenas nutrientes, obtidos a partir da digestão dos alimentos. Além disso, ele abastece cada parte do nosso organismo com essas substâncias.

 Leia o texto e responda as atividades 4 e 5.

Sistema Digestório é o sistema responsável pela entrada dos alimentos e líquidos que comemos e bebemos, pela transformação desses alimentos, quebrando-os em partes menores, pela absorção dos nutrientes necessários para o organismo e pela eliminação daquilo que não será utilizado por ele.

Fazem parte desse sistema os seguintes órgãos:

4. Qual é a função do Sistema Digestório em nosso corpo?

5. Onde começa e termina a digestão?

6. Pesquise e responda.

Qual é o maior órgão do sistema digestório e pelo que ele é responsável.

Atividades 6º ano- Ciências da Natureza – 2ª semana

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Uma boa alimentação é composta de alimentos frescos não estragados e de diversos tipos.

        Para ter uma boa saúde, as pessoas necessitam, entre outras coisas, de uma alimentação nutritiva e variada. Quanto mais colorida forem as refeições, mas você irá crescer com energia e tornar resistente às doenças. A alimentação de forma saudável e equilibrada é essencial para garantir a qualidade de vida.

        Muitas pessoas gostam de comer apenas doces, sanduíches, hambúrgueres, e beber muito refrigerante. Tudo isso pode matar a fome, porém não é uma alimentação nutritiva, por isso, evite alimentos industrializados naturais, e procure comer sempre alimentos naturais, ou seja, de origem vegetal, animal e mineral.

Disponível em: https://www.slideshare.net/LorenaLopes10/texto-alimentao-saudvel. Acesso em 22 de abr. de 2021.

1.  Esse texto trata sobre os

(A) doces

(B) hambúrgueres

(C) alimentos saudáveis

(D) alimentos fritos

2. Este texto serve para

(A) alegrar as pessoas.

(B) informar as pessoas.

(C) distrair as pessoas.

(D) contar uma história.

3. Alguns alimentos fazem muito mal à saúde. De acordo com o texto, quais são esses alimentos?

4. Para manter o nosso corpo saudável, é importante comer bem. O que significa comer bem?

Leia o texto a seguir com atenção:

5. Nosso organismo necessita dos alimentos para

(A) nada, podemos viver sem nos alimentar.

(B) realizar suas atividades diárias, se desenvolver e manter a saúde.

(C) somente para ter um desenvolvimento saudável.

(D) obter alguns nutrientes.

6. São alimentos de origem vegetal

(A) ovos e leite

(B) frutas e verduras

(C) água e sais minerais.

(D) carne

7. Relacione

(A) Alimentos construtores

(B) Alimentos energéticos

(C) Alimentos reguladores

(  ) reconstrução dos tecidos e no crescimento do corpo

(  ) regulam o funcionamento do nosso organismo

(  ) dão energia ao nosso organismo

8. De acordo com a pirâmide alimentar, qual a porção que devemos ingerir de

A) carboidratos (pão, massa, arroz, batata)

B) verduras

C) frutas

 D) leite e derivados

9. Os alimentos que consumimos, diariamente, são classificados quanto a sua origem em

(A) animal, vegetal e mineral.

(B) animal, vegetal e industrializado.

(C) animal, industrializado e mineral.

(D) animal, vegetal, mineral e industrializado.

10. O que devemos fazer antes de manusear os alimentos?