AULA 03/2022 – Recomposição 6º ano – Geografia - 10/02/2022

PLANO DE AMPLIAÇÃO E RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM – 2022

Atividades 6º ano – Geografia – 1ª semana

Colega Professor(a),

O objetivo destas atividades é identificar como está o desenvolvimento de habilidades que aparecem na vida escolar do estudante, antes do ano que ele irá cursar. Logo, são preparatórias para o ano em curso. Não existe uma régua única que usaremos para medir o nível de conhecimento dos estudantes, por isso, precisamos ir aplicando as atividades e identificando os grupos que conseguem desenvolvê-las e os grupos que precisam de mais conhecimento prévio para sua realização. O importante é utilizar o período de recomposição para realmente olhar para as dificuldades do estudante e procurar minimizá-las.

Estas atividades foram elaboradas a partir das habilidades críticas evidenciadas no trabalho com o DCGO em 2021. A partir destas atividades, você professor (a), pode elaborar mais atividades e/ou outras atividades que visem cumprir com o objetivo do nosso Plano de Ampliação e Recomposição da Aprendizagem.

Não se esqueça, trabalhar descritores também é trabalhar currículo!!!

Bom trabalho!

DESLOCAMENTOS POPULACIONAIS

Disponível em: https://pt.slideshare.net/guilhermedrumond90/migracoes-39860324. Acesso em 12 de mar. de 2021.

Migração é o deslocamento de pessoas de uma região para outra ou de um país para outro. Quando o deslocamento de pessoas ocorre dentro de um mesmo país, esse fenômeno é chamado de migração interna ou nacional. Os movimentos migratórios ocorrem por vários motivos, políticos, naturais, econômicos, psicológicos etc.

Existem diversos tipos de movimentos migratórios que acontecem por vários motivos. Os principais deles são:

  • Migração interna: deslocamento dentro do território nacional.
  • Migração externa: deslocamento para fora do território nacional.
  • Migração sazonal: deslocamento sazonal de pessoas por determinado espaço de tempo.
  • Migração permanente: quando o indivíduo resolve ficar no local onde migrou.
  • Migração espontânea: deslocamento que ocorre por vontade da própria da pessoa(s).
  • Migração forçada: grupos de pessoas que são obrigadas a se deslocarem.
  • Migração regional: classificada em migração inter-regional (migrar para outro estado) ou intra-regional (migrar dentro do próprio estado)       
  • tipo de migração que se caracteriza pelo deslocamento constante de populações em busca de alimentos, abrigo etc. Esse tipo de migração é típico de sociedades primitivas e por conta disso encontra-se em extinção.

Um exemplo de migração muito comum no Brasil é o êxodo rural, que significa o deslocamento populacional do campo para a cidade em função do desemprego ocorrido pela substituição do trabalho humano por máquinas. E as principais estão relacionadas a fatores econômicos, sociais, culturais e ambientais.

  • Fatores econômicos: busca de oportunidades de trabalho.
  • Fatores sociais: busca de melhores condições de vida.
  • Fatores culturais: busca de identificação cultural.
  • Fatores ambientais: busca por locais em que não haja problemas ambientais.

Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/b3SUbWEaYf7H7kBRAwRVvGwxfte7DKc5HZgcDsNtTMCUx9nW56QKD8hx95q5/geo5-01und04-texto-de-apoio.pdf /Adaptado Acesso em 12 de mar. de 2021

  1. De acordo com o texto, responda os itens a seguir:

a) O que você entende por deslocamento populacional?

b) Cite 3 tipos de migração e fale sobre cada uma.

c) Por que ocorrem os movimentos migratórios?

2. Leia o texto novamente e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falsa:

(  ) Nomadismo se caracteriza pelo deslocamento constante de populações em busca de alimentos, abrigo etc.

(   ) A migração acontece para as pessoas conhecerem novos lugares para se divertir.

(   ) A busca por vagas de empregos e melhores atendimentos na saúde, educação é um dos fatores relacionados ao êxodo rural.

(   ) A migração pode acontecer somente dentro do país.

(   ) Êxodo rural, que significa o deslocamento populacional do campo para a cidade.

3. Encontre no quadro, palavras que motivam a migração

Moradia – Segurança – Filhos – Emprego – Saúde – Estudo

Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/5406/migracoes-areas-de-atracao-populacional/novaescolaemcasa. Acesso em 12 de mar. de 2021.

4. Observe a figura a seguir

Disponível em: http://escola.britannica.com.br/assembly/145933/null. Acesso em: 12 de mar de 2021.

a) Qual é o estado brasileiro representado neste mapa?

b) Faça uma pesquisa e descubra qual a região do Brasil se localiza o estado de Goiás.

c) O que você conhece sobre este estado?

OS SETORES DA ECONOMIA

Os setores econômicos podem mostrar o grau de desenvolvimento de um país ou região. Todas as atividades desenvolvidas pelo ser humano para aquisição de um produto, bens, e serviços destinados a atender às necessidades e desejos da sociedade são atividades econômicas.       A economia tem como base a produção, distribuição, e consumo de bens e serviços. As atividades econômicas realizadas pelas pessoas costumam ser divididas em setores:

Disponível em: http://robertosociologo.blogspot.com/2015/09/setores-da-economia.html. Acesso em 14 de abr. de 2021
Disponível em: https://www.goiania.go.gov.br/sobre-goiania/. Acesso em 12 de abr. de 2021.
Disponível em: https://pt.slideshare.net/esbordonhos/setores-de-atividade-ppt> Acesso em 14 de abr. de 2021.
Disponível em: https://pt.scribd.com/document/423693686/Prova-de-Geografia-Agosto-19. Acesso em 14 de abr. de 201.

5. Após a leitura do texto, responda.

A) O que são atividades econômicas?

B) O que são os setores da economia?

C) Quais são os setores da economia?

D) Escreva 3 (três) atividades do Setor Primário da economia.

E) Cite uma atividade do Setor Secundário da economia.

F) Quais atividades são desenvolvidas no Setor Terciário da economia

6. Observe as imagens, leia as informações e faça um (X) na alternativa correta.

(A) A imagem 2 representa o setor primário. 

(B) A imagens 1 representa o setor secundário.

(C) A imagem 3 indica o setor terciário.

(D) A imagem 2 representa o setor terciário.

7.  Escreva qual o setor da economia que representa a agropecuária e o extrativismo.

8. Encontre no caça-palavras nomes relacionados aos setores da economia.

9. Marque (V) verdadeiro ou (F) falso para as seguintes afirmativas.

A) (   ) A agropecuária e o extrativismo pertencem ao setor terciário da economia.

B) (   ) A indústria e a construção civil pertencem a setor primário.

C) (   ) A agropecuária e o extrativismo pertencem ao setor informal.

D) (   ) É o conjunto de atividades econômicas responsável por extrair ou produzir as matérias-primas sobre o meio natural é  a do setor primário.

E) (   ) O setor terciário envolve atividades econômicas praticadas na sociedade referentes aos serviços, comércio, educação, turismo e lazer.

Fontes de Energia

As fontes de energia são recursos naturais utilizados pelos seres humanos para a criação de energia. Essa energia é utilizada em atividades do cotidiano ligadas à vida humana, como a eletricidade usada em: moradia, fábricas, comércio, energia nas indústrias e veículos, entre outros.

As fontes de energia podem ser de dois tipos: renováveis e não renováveis.As energias renováveis ou energia limpa são aquelas que se renovam naturalmente no meio ambiente, podemos citar a energia produzida pelo vento, sol, água, hidráulica ou hidrelétrica e biomassa. O Brasil é um dos países que mais gera e consome energia renovável.

Biomassa é toda matéria orgânica, de origem vegetal ou animal, utilizada na produção de energia. Ela é obtida através da decomposição de uma variedade de recursos renováveis, como plantas, madeira, resíduos agrícolas, restos de alimentos, excrementos e até do lixo. Energia hidráulica também denominada como hidrelétrica. É a energia proveniente das hidrelétricas (água) representa 90% do consumo no Brasil. Em uma usina hidrelétrica, a energia do movimento da água move as turbinas e faz funcionar um gerador, que produz a energia elétrica. A energia elétrica é transportada pela rede elétrica até as casas e indústrias, onde se transforma em luz, calor, som, movimento etc. Essas energias não são produzidas pelos seres humanos, e sim pelo próprio planeta Terra.

Por outro lado, temos as energias não renováveis, que recebem esse nome porque não se renovam no meio ambiente, elas são bastante conhecidas e usadas no dia a dia, são elas: petróleo, carvão mineral, gás naturalenergia nuclear.

Em Goiás, a geração de energia solar é registrada em 128 municípios, a maior incidência é no município de Goiânia e em seguida no município de Rio Verde. No município de Itapuranga está sendo construída uma usina, e no município de São Luís de Montes Belos está prevista a construção de outra. Com relação ao uso da biomassa em Goiás, o principal subproduto das atividades agrícolas com potencial energético utilizado tem sido o bagaço da cana-de-açúcar, que é produzida e transportada para a usina para a fabricação de açúcar e etanol.

Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/fontes-energia.htm. Acesso em: 03 de mai. de 2021.

10. As fontes de energia são

(A) recursos naturais utilizados pelos seres humanos para a criação de energia.

(B) recursos artificiais utilizados pelos seres humanos para a criação de energia.

(C) recursos naturais e não são utilizados pelos seres humanos somente por animais.

(C) as energias não renováveis.

11. Quais os dois tipos de fontes de energia?

12. Marque V para verdadeiro e F para falso.

(   ) As fontes de energia podem ser de três tipos: renováveis, não renováveis e descartáveis.

(   ) Energia hidráulica também denominada como hidrelétrica.

(  ) O principal subproduto das atividades agrícolas com potencial energético utilizado tem sido o bagaço da laranja.

(   ) Biomassa é toda matéria orgânica, de origem vegetal ou animal, utilizada na produção de energia.

13. Após a leitura do texto, responda com suas palavras o que você entendeu por:

A) Fontes de Energia Renováveis:

B) Fontes de energia Não-Renováveis:

14. De acordo com o texto que você leu, observe as imagens a seguir e escreva a fonte de energia de cada quadro:

Disponível em: http://pessoal.educacional.com.br/up/4660001/2828827/2016_Ciencias_5anoEF_etapa02.pdf. Acesso em 03 de 2021.

15. Uma usina hidrelétrica é

(A) um conjunto de equipamentos, cuja função é gerar energia elétrica

(B) uma empresa responsável pela queima de combustíveis fósseis.

(C) um lugar responsável pela produção de energia eólica.

(D) uma empresa que produz energia solar.

16. Energia renovável é aquela originária de fontes naturais que possuem capacidade de regeneração (renovação), ou seja, não se esgotam. São as energias: eólica – solar – biogás – biodiesel. Encontre no caça-palavras o nome dessas energias.

17. Faça uma entrevista com um adulto na sua casa e anote no seu caderno.

A) De onde vem a energia elétrica da sua cidade?

B) Quais os aparelhos que utilizam energia elétrica na sua casa?
C) Já presenciou alguma falta de energia na sua casa?

D) O que estava fazendo no momento?

E) Qual o nome da Empresa que fornece energia para o nosso Estado?

F) A conta de energia da sua casa vem com o valor muito alto?

G) Que medidas você pode tomar para baixar o valor da conta?

Atividades 6º ano – Geografia 2ª semana

Leia o texto.

FONTES DE ENERGIA

O Brasil é alimentado por quatro fontes de energia principais: petróleo, hidroelétrica, biocombustíveis, e carvão mineral. Nosso país ainda usa gás natural e energia nuclear como fontes, porém de menor impacto.

Os combustíveis fósseis incluem o petróleo e seus derivados, o carvão mineral e o gás natural, todos formados pela decomposição de organismos vivos.

Fonte: https://beduka.com/blog/exercicios/geografia-exercicios/exercicios-sobre-tipos-de-energia/.

O que é uma fonte de energia?

Fontes de energia são recursos naturais ou artificiais utilizados para gerar energia. Elas são divididas em dois tipos: 

Fontes de energia renováveis: São recursos usados para produção de energia que estão continuamente sendo repostos pela natureza. Como eles não se esgotam seu uso e utilização é renovável. As fontes de energia renováveis mais utilizadas são as águas dos rios e oceanos, ventos, luz do Sol, biomassa, ondas e marés e o calor proveniente da terra. 

Fontes de energia não-renováveis: Recursos também presentes na natureza e que também podem gerar energia, porém se encontram em quantidade limitada e não poderão ser usados novamente depois que acabarem.  São exemplos de fontes não renováveis de energia: petróleo, carvão mineral, gás natural e nuclear.   

Disponível em: https://salto.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/09/5o-ANO-GEOGRAFIA-1.pdf.. Acesso em 25 de jun. de 2021.

As Fontes renováveis de energia possuem a capacidade de serem repostas naturalmente, o que não significa que todas elas sejam inesgotáveis. Algumas delas, como o vento e a luz solar, são permanentes, mas outras, como a água, podem acabar, dependendo da forma como são usadas pelo ser humano. Vale lembrar que nem toda fonte renovável de energia é limpa, ou seja, está livre da emissão de poluentes ou de impactos ambientais em larga escala.

Os tipos de energia renováveis são:

Energia Hídrica: A energia da água dos rios que podem ser convertidas em energia elétrica, como por exemplo as barragens;

Energia Eólica: A energia dos ventos que pode ser convertida em eletricidade através de turbinas eólicas ou aerogeradores; é uma fonte considerada limpa, renovável e que apresenta pouco impacto ambiental, apenas o barulho da turbina em funcionamento.

Energia Solar: A energia do Sol pode ser convertida em eletricidade ou em calor, como por exemplo os painéis solares fotovoltaicos ou térmicos para aquecimento do ambiente ou de água;

Energia Geotérmica: A energia da terra pode ser convertida em calor para aquecimento do ambiente ou da água; Energia das Marés: A energia da movimentação natural de subida e descida do nível das águas em um local.

Energia das Ondas: A energia da movimentação das águas de um local para outro.

Energia Biomassa: É a energia que se obtém durante a transformação de produtos de origem animal e vegetal para a produção de energia calorífica e elétrica. Na transformação de resíduos orgânicos é possível obter biocombustíveis, como o biogás e o biodiesel, por exemplo.

Disponível em: https://salto.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/09/5o-ANO-GEOGRAFIA-1.pdf.. Acesso em 25 de jun. de 2021.

Disponível em: https://beduka.com/blog/exercicios/exercicios-sobre-fontes-de-energia-no-brasil/. Acesso em 26 de jun. de 2021.

1. De acordo com o você leu, responda o que são fontes de energia não renováveis e cite alguns exemplos.

2. Marque a alternativa que indica as fontes de energia renováveis:

3. Quais são os tipos de energia apresentadas no texto?

4. O que é fonte de energia limpa?

5. Qual o tipo de energia tido como uma fonte limpa, ou seja, com menor impacto ambiental na sua produção? Por quê?

6. Assim como a água, também precisamos do calor para sobreviver. Qual a principal fonte de calor da Terra?

a)(   ) Vento. 

b) (   ) Sol.  

c) (   ) Lua.

d) (   ) Mar.

7. Observe as figuras e nomeie corretamente.

8. Relacione os tipos de energia com as suas formas de geração.

9. Na sua opinião, que fontes de energia traz melhor benefício as renováveis ou as não-renováveis? Explique.

Leia o texto.

AS PAISAGENS VISTAS PELAS IMAGENS DE SATÉLITES

Os satélites são objetos naturais ou artificiais que circulam na órbita de um planeta. Podem ser artificiais ou naturais. A finalidade das imagens de satélites permite a observação dos objetos naturais e sociais que existem no planeta, facilitando o conhecimento e o mapeamento desses fenômenos.

Mapa é a representação da superfície da Terra ou parte dela, desenhada ou impressa em uma superfície plana. Um mapa contém uma série de símbolos convencionais que representam   diferentes elementos artificiais, naturais, históricos e culturais. Atualmente, os mapas são construídos a partir de:

  • Fotografias aéreas: obtidas através de máquinas fotográficas especiais acopladas em aviões que registram as características de uma porção da superfície;
  • Imagens de satélites: obtidas por satélites artificiais especiais equipados com sensores que captam a energia refletida pela superfície terrestre, transformando-as em imagens;
  • Visita in loco: o cartógrafo percorre os locais a serem mapeados, verificando ou coletando informações para que a representação se torne a mais correta possível.

10. O que são os satélites?

11. Qual a finalidade das imagens de satélites?

12. Escreva a definição de mapa de acordo com o texto.

13.  Como os mapas são construídos?

14. Leia o texto e responda.      

        Vista aérea da Praça Cívica Doutor Pedro Ludovico Teixeira que é considerada o marco inicial da construção de Goiânia construída em 1933 e da Avenida Goiás que foi uma das primeiras avenidas a serem construídas em Goiânia. Atualmente, ela é uma das principais vias públicas da cidade. Inicia-se na Praça Cívica, estendendo-se até a Avenida Nerópolis, na região noroeste. A Avenida Goiás define o eixo norte/sul.

a) Qual cidade é retratada na foto?

b) A foto foi tirada

I) do alto.

II) de baixo.

III) da lateral.

IV) de frente.

15. Marque os elementos você consegue visualizar na paisagem das figuras.

(  ) árvores                                                   (  )  ônibus                                                  

(  ) brinquedos                                           (  ) bandeiras

(  ) carros                                                     (  ) pessoas

(  ) prédios                                                   (  ) crianças

16. Qual a diferença entre uma paisagem e a outra? Explique.

REGIÕES DO BRASIL

Você sabia que o Brasil é dividido em cinco regiões? São elas: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Cada região é formada por estados que possuem características comuns entre si e por isso foram classificados na mesma região. E dentro dos estados estão os municípios. Então vamos lá: o Brasil tem cinco regiões, 26 estados e o Distrito Federal (onde fica Brasília, a capital do país).

Disponível em https://cnae.ibge.gov.br/en/component/content/article/97-7a12/7a12-voce-sabia/curiosidades/1627-regioes-brasileiras.html#:~:text=Regi%C3%B5es%20Brasileiras,foram%20classificados%20na%20mesma%20regi%C3%A3o

17. Observe o mapa a seguir e pinte as regiões conforme as orientações:

  • Pinte de laranja a Região Norte.
  • Pinte de amarelo a Região Nordeste.
  • Pinte de azul a Região Centro-Oeste.
  • Pinte de verde a Região Sudeste.
  • Pinte de roxo a Região Sul.

18. De acordo com o mapa, escreva os estados que fazem parte de cada região.

Região NorteRegião NordesteRegião Centro-OesteRegião SudesteRegião Sul
     
     
     
     
     
     
     

Disponível em https://educacaoetransformacaooficial.blogspot.com/2021/04/geografia-divisao-politica-do-brasil.html. Acesso em 26/08/2021

19. Qual o nome do estado onde você mora?

20. Qual é a capital e a sigla desse estado?

21. Em que região esse estado está localizado?

22. Que outros estados pertencem à mesma região?

23. O estado onde você mora faz limite com quais estados?