AULA 03/2022 – Recomposição – 6º ano – História - 10/02/2022

PLANO DE AMPLIAÇÃO E RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM – 2022

Atividades 6º ano – História – 1ª semana

Colega Professor(a),

O objetivo destas atividades é identificar como está o desenvolvimento de habilidades que aparecem na vida escolar do estudante, antes do ano que ele irá cursar. Logo, são preparatórias para o ano em curso. Não existe uma régua única que usaremos para medir o nível de conhecimento dos estudantes, por isso, precisamos ir aplicando as atividades e identificando os grupos que conseguem desenvolvê-las e os grupos que precisam de mais conhecimento prévio para sua realização. O importante é utilizar o período de recomposição para realmente olhar para as dificuldades do estudante e procurar minimizá-las.

Estas atividades foram elaboradas a partir das habilidades críticas evidenciadas no trabalho com o DCGO em 2021. A partir destas atividades, você professor (a), pode elaborar mais atividades e/ou outras atividades que visem cumprir com o objetivo do nosso Plano de Ampliação e Recomposição da Aprendizagem.

Não se esqueça, trabalhar descritores também é trabalhar currículo!!!

Bom trabalho!



Lista de habilidades trabalhadas nessa atividade
 
(EF05HI01) Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado.
(EF05HI04) Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversidade, à pluralidade e aos direitos humanos.
(EF05HI06) Comparar o uso de diferentes linguagens e tecnologias no processo de comunicação e avaliar os significados sociais, políticos e culturais atribuídos a elas;
(EF05HI07) Identificar os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ ou a ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória.
(EF05HI09) Comparar pontos de vista sobre temas que impactam a vida cotidiana no tempo presente, por meio do acesso a diferentes fontes, incluindo orais.

1. Leia a letra do Hino de Goiás.

Santuário da Serra Dourada
Natureza dormindo no cio
Anhanguera, malícia e magia,
Bota fogo nas águas do rio.

Vermelho, de ouro assustado,
Foge o índio na sua canoa.
Anhanguera bateia o tempo:
– Levanta, arraial Vila Boa!

Terra Querida
Fruto da vida,
Recanto da Paz.
Cantemos aos céus,
Regência de Deus,
Louvor, louvor a Goiás!

A cortina se abre nos olhos,
Outro tempo agora nos traz.
É Goiânia, sonho e esperança,
É Brasília pulsando em Goiás!

O cerrado, os campos e as matas,
A indústria, gado, cereais.
Nossos jovens tecendo o futuro,
Poesia maior de Goiás!

A colheita nas mãos operárias,
Benze a terra, minérios e mais:
– O Araguaia dentro dos olhos,
eu me perco de amor por Goiás!

Disponível em: https://www.vagalume.com.br/hinos/hino-do-estado-de-goias.html. Acesso em 18 de mar de 2021.

Após a leitura do texto, faça algumas pesquisas e responda:

a) Qual é a origem do nome do estado de Goiás?

b) Qual é a atual capital do estado? E qual foi a primeira capital?

c) Quais estados fazem divisa com Goiás?

d) Quais são as origens do povo goiano?

e) Quais os movimentos migrações mais presentes no estado de Goiás?

f) Como podemos definir a cultura do povo goiano? Ela sofreu influência de algum outro local?

2. Leia o texto sobre cidadania e responda.

A) O que é cidadania?

B) O que é direito? Cite alguns exemplos.

C) O que é dever? Cite alguns exemplos.

3. Pesquise e responda o que é um cidadão?

4. Assim como os adultos, você acha que as crianças também têm seus direitos e deveres? Explique com suas palavras.

5. Observe a gravura da Turma da Mônica e responda.

A) Você acha que alguns dos direitos mostrados na imagem são mais importantes do que outros? Por quê?

B) Uma criança ou adolescente pode crescer ser feliz e saudável se algum desses direitos não for respeitado?

C) Você conhece alguma criança que teve o seu direito desrespeitado? Conte como foi.

D) As crianças também têm seus deveres? Quais são os seus deveres?

Disponível em: apliqueducacao.com.br/post/estatuto-da-criança-e-do-adolescente-na-escola.  Acesso em 15 de abr. de 2021.

Atividades 6º ano – História 2ª semana

Leia o texto.

       A invenção da escrita

As formas de expressão, comunicação e registro das informações, passaram por transformações no decorrer do tempo. Os primeiros grupos humanos se comunicavam por meio de gestos e mais tarde, desenvolveram a fala e a escrita.

As pinturas rupestres eram formas de comunicação. Desenhos encontrados em cavernas e paredes de rocha, possuem função prática e representam o dia a dia.  

A escrita cuneiforme é, juntamente com os hieróglifos egípcios, o mais antigo tipo conhecido de escrita, proveniente da região da Mesopotâmia, conhecida como, o berço das civilizações, há cerca de 3.500 anos antes de Cristo.

A escrita, servia inicialmente para registrar o comércio e as atividades burocráticas, criada pelos povos Sumérios.

A evolução da escrita levou à criação dos alfabetos fonéticos.

O alfabeto grego deu origem ao latino, que usamos na Língua Portuguesa.

Escrita cuneiforme

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aHtOS5FlUs4. Acesso em 19 de jun. de 2021

A escrita é um método de registrar a memória cultural, política, artística, religiosa e social de um povo. A invenção do livro, da imprensa, são marcos na História da humanidade, passando a informação do domínio de poucos para o público em geral. Os livros surgiram a partir da invenção da escrita, há cinco mil anos, e eram feitos de barro.

         No século XXI, houve uma redução da impressão de jornais, as notícias são divulgadas rapidamente através da internet, praticamente sem limitação geográfica.

Disponível em: http://webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/material/impresso/imp_basico/e1_assuntos_a1-4.html. Acesso em 19 de jun. 2021.

Disponível em: https://pt.slideshare.net/Prof_rodolfo/uma-breve-histria-escrita-e-da-imprensa. Acesso em 19 de jun. de 2021.

  1. Após a leitura, responda.

a) Como os homens das cavernas se comunicavam?

b) O que eram as pinturas rupestres

2. Faça uma pesquisa e descubra o significado das seguintes palavras.

Cuneiforme

Hieróglifos

3. Marque a resposta correta.

A escrita cuneiforme é

a) O mais antigo tipo conhecido de escrita, proveniente da região da Mesopotâmia.

b) Uma forma de escrita descoberta recentemente pelos americanos.

c) Uma forma de desenho com giz de cera, feito pelas crianças.

4. Marque V para verdadeiro e F para falso.

(   ) Os primeiros grupos humanos se comunicavam por meio de e-mails e desenvolveram a fala e a escrita.

(   ) As pinturas rupestres eram formas de comunicação, os desenhos encontrados em cavernas e paredes de rocha.

(   ) A invenção do livro, da imprensa, são marcos na História da humanidade, passando a informação do domínio de poucos para o público em geral.

(   ) A escrita, servia inicialmente para registrar o comércio e as atividades burocráticas, criada pelos povos Sumérios.

5. Na sua opinião, qual a diferença entre transmitir informações por meio de desenho e por meio de palavras?

6. O alfabeto foi criado para facilitar a comunicação entre os diferentes povos. Se não tivesse sido criado o alfabeto, como seria a comunicação?

Leia o texto.

MARCOS DE MEMÓRIA

            Acontecimentos da história considerados importantes por grupos de pessoas são preservados na memória de um povo, de uma cidade, de um estado ou de país de diferentes formas. Os marcos de memória guardam um conjunto de tradições, costumes, práticas e significados que são mantidos ou transformados no decorrer do tempo.

         Locais públicos, por exemplo: ruas, praças, bibliotecas e, até mesmo, municípios, podem ser “batizados” com nomes de pessoas do passado ou com nomes que fazem referência a data ou acontecimentos da história local ou nacional. Datas comemorativas, monumentos e nomes de logradouros podem ser considerados marcos de memória.

          A expressão “memórias de um povo” se refere à memória coletiva e está relacionada às reflexões acerca da identidade nacional e da história oficial. As memórias criam um vínculo entre os indivíduos que partilham do mesmo sentimento de pertencimento de um lugar e de uma história.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MGr_qpKsBs4. Acesso em11 de jul. de 2021.

7. De acordo com o texto, escreva o que quer dizer “marcos de memória”.

8. Leia este trecho de uma letra de música do compositor Caetano Veloso. O texto apresenta a impressão de um indivíduo ao chegar à cidade de São Paulo.

Sampa

Alguma coisa acontece no meu coração

Que só quando cruza a Ipiranga e a Avenida São João

É que quando eu cheguei por aqui eu nada entendi

Da dura poesia concreta de tuas esquinas

Fonte: https://www.letras.mus.br/caetano-veloso/41670/

a) De acordo com a letra da música, qual o nome das duas avenidas citadas pelo compositor?

b) Pesquise e procure descobrir por que essas duas avenidas receberam esses nomes.

c) Em sua cidade, há ruas identificadas com nomes de pessoas ou datas? Dê o exemplo de pelo menos três ruas ou avenidas e explique o motivo dos nomes.

9. Marque (V) para as frases verdadeiras e (F) para as frases falsas.

a) (   ) Todos os acontecimentos do passado são relembrados pelas pessoas no presente.

b) (   ) As memórias contribuem para formar a identidade de um povo.

c) (   ) Apenas  alguns acontecimentos do passado são escolhidos para serem lembrados.

d) (   ) As memórias de um povo podem ser escolhidas apenas por um grupo de pessoas.

e) ( ) Datas comemorativas, monumentos e nomes de logradouros (ruas) podem ser considerados marcos de memória.

10. No espaço a seguir, cole uma imagem ou figura de um marco de memória da sua cidade.

Leia o texto:

Não importa onde você nasceu e mora. Somos todos diferentes, mas somos todos importantes. Porém nem todos pensam e agem assim. Há pessoas que ofendem outras pessoas por não serem iguais a elas. Isso na escola é bullying.

11. Em seu estado ou em sua escola existem campanhas de conscientização do bullying?

Disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/a3abBWsebWbaV2crRAvK8znFWdu9b3z4u9hG2tvFXMmwVz3eqHQB8AGAWcUR/contexto.

12. Faça a leitura silenciosa das frases. Depois faça a leitura com entonação de voz agressiva e responda: qual seria a sensação de ouvir isso de um colega?

Disponível em http://www.carapicuiba.sp.gov.br/uploads/news/big_4206__mg_9887.jpg Acesso em 27/08/2021

13. Você concorda que se as crianças compreenderem melhor a importância do respeito, elas passam a ter um melhor convívio com o próximo? Justifique sua resposta.

Disponível em https://saude.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/07/bullying-lousa.jpg?quality=85&strip=info&resize=680,453 Acesso em 27/08/2021

14. De acordo com essa matéria as agressões físicas e verbais prejudicam os estudos e contribuem para transtornos mentais. Você concorda? Justifique sua resposta.

Observe as duas imagens a seguir.

Disponível em http://4.bp.blogspot.com/-YuBNtZM0Ayw/UGDnUEtXCpI/AAAAAAAAABo/cBMPIDuKJnU/s1600/print2c.png Acesso em 27/08/2021.

Disponível em https://static.wixstatic.com/media/f62fde_bf271b85504f4a0ba847bd56548e483d~mv2.png/v1/fit/w_585%2Ch_585%2Cal_c/file.png Acesso em 27/08/2021.

15. A primeira imagem é um gráfico apresentando os tipos de bullying que mais acontecem enquanto a segunda imagem é um poste de rede social afirmando que o bullying é frescura e antigamente não tinha nada disso. Compare os pontos de vista das duas imagens sobre o bullying e dê sua opinião.