AULA 03/2022 – Recomposição 6º ano – Língua Portuguesa - 10/02/2022

PLANO DE AMPLIAÇÃO E RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM -2022

Atividades 6º ano- Língua Portuguesa – 1ª semana

Colega Professor(a),

O objetivo destas atividades é identificar como está o desenvolvimento de habilidades que aparecem na vida escolar do estudante, antes do ano que ele irá cursar. Logo, são preparatórias para o ano em curso. Não existe uma régua única que usaremos para medir o nível de conhecimento dos estudantes, por isso, precisamos ir aplicando as atividades e identificando os grupos que conseguem desenvolvê-las e os grupos que precisam de mais conhecimento prévio para sua realização. O importante é utilizar o período de recomposição para realmente olhar para as dificuldades do estudante e procurar minimizá-las.

Estas atividades foram elaboradas a partir das habilidades críticas evidenciadas no trabalho com o DCGO em 2021. A partir destas atividades, você professor (a), pode elaborar mais atividades e/ou outras atividades que visem cumprir com o objetivo do nosso Plano de Ampliação e Recomposição da Aprendizagem.

Não se esqueça, trabalhar descritores também é trabalhar currículo!!!

Bom trabalho!

ATIVIDADES:

1.Leia, observe com atenção a tirinha do Cabeça Oca, do cartunista Christie Queiroz e responda:

  Disponível:https://www.facebook.com/turmadocabecaoca/photos/a.1124799057534524/3737943256220078/. Acesso em 24de fev. de 2021.

a) No primeiro quadrinho, qual é o sentimento do Cabeça Oca?

b) O que Cabeça Oca percebeu após abrir a janela?

2. O que expressa a pontuação no final das frases a seguir:

Bom Diaaaa!!!

(   ) surpresa     (   ) dúvida     (   ) alegria     (   ) lamentação

3. Esfriou né?

(   ) tristeza     (   ) dúvida     (   ) surpresa     (   ) alegria

Disponível: https://br.pinterest.com/pin/5136987064157910/ Acesso em 24de fev. de 2021.

3. O formato dos balões representa a expressão desejada no momento da comunicação dos personagens das histórias em quadrinhos. Identifique a seguir o sentido de cada balão.

4. Na tirinha tem duas onomatopeias. O que elas significam?

 Disponível:https://www.facebook.com/turmadocabecaoca/photos/a.1124799057534524/3737943256220078/. Acesso em 24de fev. de 2021.

5. Alguns sons possuem representações específicas nas histórias em quadrinhos. Leia as onomatopeias e numere corretamente:

6. Leia o poema Minha cidade, da poeta Cora Coralina, e responda às atividades a seguir.

Minha cidade

Goiás, minha cidade…

Eu sou aquela amorosa

de tuas ruas estreitas,

curtas,

indecisas,

entrando,

saindo

uma das outras.

Eu sou aquela menina feia da ponte da Lapa.

Eu sou Aninha.

Eu sou aquela mulher

que ficou velha,

esquecida,

nos teus larguinhos e nos teus becos tristes,

contando estórias,

fazendo adivinhação.

Cantando teu passado.

Cantando teu futuro.

Eu sou aquela menina feia da ponte da Lapa.

Eu sou Aninha.

Disponível em: https://www.tudoepoema.com.br/cora-coralina-minha-cidade/ Acesso em 24 de fev de 2021.

Disponível em: https://www.revistaprosaversoearte.com/cora-coralina-poemas/ Acesso em 24 de fev de 2021

a) O poema “Minha cidade” trata sobre qual assunto?

b) Quem é a personagem descrita no poema?

c) Quais são os sentimentos descritos no texto?

d) O que você escreveria à Cora Coralina sobre o trecho do poema que diz:

“Eu sou aquela mulher

que ficou velha,

esquecida

nos teus larguinhos e nos teus becos tristes…”

Disponível em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/blog/blog-poema-2019/ Acesso em 24 de fev de 2021.

7. Marque e preencha com a opção que apresenta a sequência de pronomes que completa as frases corretamente.

I –Para  _________  tirar boas notas, preciso estudar bastante.

II –Pegue aquele caderno para  ___________.

III –Não jogue a borracha para  _________  pegar. Entregue-me na mão.

IV –Passe o carimbo para  __________.

a) eu–mim–eu–mim

b) mim–eu–mim–eu

c) mim–eu–eu–mim

d) eu–eu–mim–mim

  Disponível em: https://docplayer.com.br/3178913-Exercicio-de-reforco-de-lingua-portuguesa-4o-ano.html Acesso em 24 de fev de 2021.

Disponível em: https://www.artstation.com/artwork/Jln02A Acesso em 24 de fev de 2021.

8. Leia o poema Minha Cidade novamente e faça o que se pede.

a) Escreva os pronomes possessivos no lugar correto.

b) Escreva o pronome pessoal que aparece no poema.



# Fica a Dica
Sílabas abertas ou fechadas
·       Abertas: terminam sempre em vogal, como em ca-be-lo; 
·       Fechadas: terminam sempre em consoante, como na-dar;
Outra forma de classificar as palavras é de acordo com o lugar onde ocorre o seu acento tônico. Essa classificação é válida para palavras que possuem mais de uma sílaba. 
·       Oxítonas: a sílaba tônica é a última sílaba. Exemplos: a-mor, ar-dor, he-rói, fu-te-bol.
·       Paroxítonas: a sílaba tônica é a penúltima sílaba. Exemplos: a-ná-gua, a-go-ra, a-ni-ver-       sá-rio, sa-co-la.
·       Proparoxítonas: a sílaba tônica é a antepenúltima sílaba. Exemplos: bo-tâ-ni-ca, pás-sa-ro, ma-te-má-ti-ca.

9. Separe as sílabas das palavras e classifique quanto a acentuação tônica: oxítona, paroxítona ou proparoxítona das palavras.

Disponível em:  https://www.todamateria.com.br/exercicios-de-silaba-tonica/Acesso em 24 de fev de 2021.

10. Porque as palavras a seguir são consideradas como

a) sílabas abertas.

ma – ru – jo     –     tu – li – pa     –     Pa – ra – ná

b) sílabas fechadas.

már – tir      –     par – dal     –     na – dar

 

11. Leia as informações da notícia veiculada no Jornal O Popular e responda

Disponível: https://www.opopular.com.br/noticias/cidades/crescimento-de-casos-de-coronav%C3%ADrus-em-goi%C3%A1s-segue-ritmo-similar-ao-do-pa%C3%ADs-1.2025070 Acesso em 24de fev. de 2021

a) Qual fato está sendo noticiado? 

 b) Quais informações encontramos no gráfico?

Atividades 6º ano- Língua Portuguesa – 2ª semana

Brigadeiro tradicional

Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado
  • 3 colheres (sopa) de chocolate em pó Garoto (27 g)
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • manteiga ou margarina para untar
  • 130 g de chocolate granulado

Modo de preparo:

  • Numa panela de tamanho médio, misture o leite condensado, o chocolate em pó e a manteiga.
  • Leve ao fogo baixo, mexendo continuamente com uma colher de pau. Para identificar o ponto certo, incline ligeiramente a panela: se a massa começar a se desprender do fundo, o doce já está pronto.
  • Passe a massa para um prato untado com manteiga e deixe esfriar completamente.
  • Unte as mãos com manteiga e, com a ajuda de uma colher de chá, pegue porções da massa e modele as bolinhas de brigadeiro, passando-as em seguida pelo chocolate granulado.
  • Coloque os docinhos em forminhas de papel e sirva (para uma bolinha de 2 cm de diâmetro, use forminhas número 5).

Disponível em https://www.garoto.com.br/receitas/detalhe/92#1. Acesso em: 18 de maio de 2021.

1. Que gênero textual é esse que você acabou de ler?

2.  Qual a finalidade desse tipo de texto?

3. Em quantas partes podemos dizer que o texto foi dividido? Quais são elas?

4. Se uma parte do texto for retirada, conseguiremos fazer a receita com sucesso? Por quê?

5. Leia: “Leve ao forno por 30 minutos à 180ºC para gratinar.” O que você acha que significa gratinar? 

6. Agora é sua vez! Pergunte a um adulto da escola qual é a receita que ele mais gosta de fazer e escreva a receita aqui.

7. Leia o texto a seguir observando as regras. Responda as atividades e como sugestão, confeccione o tabuleiro e divirta com sua família.

A) Qual é o título do texto?

B) Esse texto pertence a qual gênero textual?

C) Esse texto tem uma função. Qual é essa função?

D) Quais são os materiais necessários para confeccionar um jogo como esse?

E) A partir de qual faixa etária (idade) é possível brincar com esse jogo?

F) Quem será o vencedor do jogo?

8. Converse com seu (a) professor (a), ou outra pessoa da escola e descubra qual era a brincadeira que ele(a) mais gostava quando criança e como ele (a) brincava. Escreva as regras aqui.

9. Os sinais de pontuação nos ajuda a demonstrar nossos sentimentos através da escrita .Observe as imagens e relacione-as com as frases.

figura 1             figura 2             figura 3             figura

Disponível em: http://marcusmarques.com.br/comportamento/linguagem-corporal-trabalho-percebendo-recados-fisicos-colegas-chefes/. Acesso em: 01 de jun. de 2021.

(    ) Hum… Será que vai demorar?

(    ) Quando terminar vou tomar um café.

(    ) Minha cara pensando no final de semana.

(    ) Opa! Chegou minha vez!

Agora é sua vez! Crie as suas frases de acordo com cada expressão usando corretamente os sinais de pontuação.

Leia o texto a seguir:

Na barriga da vaca

Polegarzinho – Uma pessoa do meu tamanho nunca se pode distrair. Olha o que me foi acontecer! E agora o que é que eu faço? Socorro! Salvem-me! Estou dentro da barriga da vaca! Estou-me a afogar em erva! Tirem-me daqui! Não quero mais erva! (Próximo dali dois ladrões observam…)

Ladrão 1 – Aquela vaca está completamente doida. Quanto mais erva come, mais diz que não quer comer.

Ladrão 2 – Ó seu estúpido, o problema não é o animal berrar que não quer comer mais erva. O problema é que as vacas não falam!

Ladrão 1 – Não tinha pensado nisso…

Polegarzinho – Socorro! Tirem-me daqui! Não quero mais erva na cabeça!

Ladrão 1 – Ainda por cima tem erva dentro da cabeça. O bicho está mesmo desesperado.

Ladrão 2 – Desesperados estamos nós, que não conseguimos roubar nada há mais de uma semana. Aquela vaca pode ser a nossa salvação.

Ladrão 1 – Como é que uma vaca nos pode salvar?

Ladrão 2 – Ó seu estúpido, uma vaca que fala, mesmo que não diga nada de interessante como tu, é uma grande atração. E pode render muito dinheiro. O povo gosta dessas coisas.

Ladrão 1 – Acho que já estou a perceber. A vaca diz disparates e nós ganhamos dinheiro…

Ladrão 2 – Inteligente! Toca a roubar a vaca!

Polegarzinho – Tirem-me daqui! Socorro!

Ladrão 1 – Não precisas de gritar mais, filha! Nós vamos tirar-te daí num instante!

Os ladrões roubaram a vaca e o Polegarzinho, que continuava a berrar desalmadamente dentro da barriga do animal. Em seguida dirigiram-se para a cidade, onde planeavam exibir publicamente a “vaca falante”. No caminho, que era longo, pararam para descansar e a vaca resolveu matar a sede numa poça de água. Era a oportunidade para o Polegarzinho se escapar. Escorregou pela língua da vaca e mergulhou na poça, sem que ninguém o visse. Assim se salvou. Mas o descanso durou pouco tempo. Um corvo míope, julgando que ele era uma rã ao sol, fez um voo picado na sua direção e levou-o pelos ares.

 João Paulo Seara Cardoso, Polegarzinho

Disponível em Disponível em: http://www.japassei.pt/artigo.aspx?lang=pt&id_object=3059. Acesso em: 18 de maio de 2021.

10. Quem são as personagens deste texto?

11. O gênero textual Peça Teatral é escrito pelo diálogo entre os personagens. Pensando nisso relacione cada fala ao seu personagem:

(1) Polegarzinho

(2) Ladrão 1

(3) Ladrão 2

(  ) “aquela vaca está completamente louca…”

(  ) “Tirem-me daqui! Socorro! “

(  ) “Ó seu estúpido, uma vaca que fala, mesmo que não diga nada interessante como   tu, é uma grande atração… “

12. Os ladrões compreenderam que o Polegarzinho estava dentro da barriga da vaca? Justifique sua resposta com a fala de um dos personagens:

13. Você consegue identificar neste texto a presença de um narrador? Reescreva uma fala dele.

14. Polegarzinho mal saiu de uma enrascada, já se colocou em outra. Escreva um final diferente para Polegarzinho.