AULA 03/2022 – Recomposição 6º ano – Matemática - 10/02/2022
ATIVIDADES:
1. Escreva como se lê cada número a seguir:
2. Decompondo o número natural 1 906, obtemos
3. O valor posicional do algarismo 5 no número 2857 é
4. Observe a malha quadriculada abaixo.
A localização da estrela amarela no plano cartesiano acima é
5. Marque no plano cartesiano a seguir, o ponto P de coordenadas (4; 3).
6. Complete as sentenças com a unidade de medida mais adequada: metros (m), centímetros (cm), milímetros (mm) ou quilômetros (km).
a) Uma régua tem 20 _____ de comprimento.
b) O comprimento de uma piscina é de 10 ______.
c) A distância de Goiânia a Brasília é igual a 200 ______.
d) O diâmetro do grafite da minha lapiseira é igual a 0,5 ______.
7. Complete as sentenças a seguir:
a) 5 quilômetros = _____ metros.
b) 2 metros = _____ centímetros.
c) 5 centímetros = ______ milímetros.
d) 4 decímetros = ______ centímetros.
9. (OBMEP – 2010 – Adaptada) O diagrama de barras mostra a distribuição dos alunos de uma escola de acordo com o tempo que gastam no trajeto de casa para a escola. As frações de minuto não foram consideradas, assim, se um aluno gasta 40 minutos e 15 segundos nesse trajeto, considera-se que o tempo gasto é de 40 minutos.
Fonte: http://obmep2010.obmep.org.br/ Acesso em 25/02/2021.
a) Quantos alunos gastam mais de 60 minutos para chegar à escola?
b) Quantos alunos gastam de 20 a 40 minutos?
c) Quantos alunos gastam menos do que 20 minutos para chegar à escola?
d) Quantos alunos tem essa escola?
10. Uma pesquisa foi respondida por 100 pessoas, que indicaram o local que mais frequentam em um feriado. A distribuição das respostas dessa pesquisa está registrada na tabela seguinte:
Pela tabela, o local preferido pelas pessoas entrevistadas é
(A) o parque.
(B) o shopping.
(C) a praia.
(D) o clube.
Atividades 6º ano- Matemática – 2ª semana
1.Complete as lacunas com <, = ou ˃.
2. Represente os números seguintes na reta numérica.
3. Agora, escreva os números da atividade anterior em ordem crescente.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Localize os números seguintes na reta numérica.
5. Preencha os espaços em branco para as igualdades.
6. Calcule o valor do retângulo (█) em cada caso:
7. Eu tenho 10 anos. Minha irmã tem metade da minha idade. A idade do meu pai é o triplo da soma da minha idade com a idade da minha irmã. Minha mãe é 7 anos mais jovem que meu pai. Qual é a idade da minha mãe?
8. Observe o mapa do Brasil representado no plano cartesiano seguinte.
Base cartográfica: Atlas geográfico escolar. 5ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2009. p. 40.
No mapa há alguns pontos em vermelho. Determine as coordenadas desses pontos e diga em qual estado do país cada um deles se encontra.
9. Murilo comprou 3 kg de carne para fazer hambúrgueres para os amigos. Ele quer que cada hambúrguer tenha 150 gramas, portanto a quantidade de hambúrgueres que pode ser feita é
10. Ana está enchendo um garrafão de 10 litros para armazenar água com um recipiente de 400 mL. Quantas vezes, no mínimo, ela vai precisar utilizar o recipiente para encher completamente o garrafão que estava vazio?
A) ( ) 5
B) ( ) 10
C) ( ) 25
D) ( ) 30
11. Analise as informações do gráfico a seguir e responda.
Somos Educação/Arquivo da Editora.
a) O gráfico traz informações sobre qual assunto? ________________________________________________________________________________________________________________
b) O que é indicado em cada eixo? _______________________________________________________________________________________________________________
c) Quantos casos foram confirmados em 2018? _______________________________________________________________________________________________________________
d) Até o ano de 2016, quantos casos foram confirmados? ______________________________________________________________________________________________________________
12. Após uma sessão de cinema, a administração do cinema fez um levantamento da quantidade de pessoas que assistiram ao filme.
Pessoas que assistiram ao filme
Fonte: Administração do cinema.
Somos educação/Arquivo da Editora