AULA 03/2022 – Recomposição 6º ano – Matemática - 10/02/2022

  ATIVIDADES:

1. Escreva como se lê cada número a seguir:

2. Decompondo o número natural 1 906, obtemos

3. O valor posicional do algarismo 5 no número 2857 é

4. Observe a malha quadriculada abaixo.

A localização da estrela amarela no plano cartesiano acima é

5. Marque no plano cartesiano a seguir, o ponto P de coordenadas (4; 3).

6. Complete as sentenças com a unidade de medida mais adequada: metros (m), centímetros (cm), milímetros (mm) ou quilômetros (km).

a) Uma régua tem 20 _____ de comprimento.

b) O comprimento de uma piscina é de 10 ______.

c) A distância de Goiânia a Brasília é igual a 200 ______.

d) O diâmetro do grafite da minha lapiseira é igual a 0,5 ______.

7. Complete as sentenças a seguir:

a) 5 quilômetros = _____ metros.

b) 2 metros = _____ centímetros.

c) 5 centímetros = ______ milímetros.

d) 4 decímetros = ______ centímetros.

9. (OBMEP – 2010 – Adaptada) O diagrama de barras mostra a distribuição dos alunos de uma escola de acordo com o tempo que gastam no trajeto de casa para a escola. As frações de minuto não foram consideradas, assim, se um aluno gasta 40 minutos e 15 segundos nesse trajeto, considera-se que o tempo gasto é de 40 minutos.

Fonte: http://obmep2010.obmep.org.br/ Acesso em 25/02/2021.

a) Quantos alunos gastam mais de 60 minutos para chegar à escola?

b) Quantos alunos gastam de 20 a 40 minutos?

c) Quantos alunos gastam menos do que 20 minutos para chegar à escola?

d) Quantos alunos tem essa escola?

10. Uma pesquisa foi respondida por 100 pessoas, que indicaram o local que mais frequentam em um feriado. A distribuição das respostas dessa pesquisa está registrada na tabela seguinte:

Pela tabela, o local preferido pelas pessoas entrevistadas é

(A) o parque.

(B) o shopping.

(C) a praia.

(D) o clube.

Atividades 6º ano- Matemática – 2ª semana

1.Complete as lacunas com <, = ou ˃.

2. Represente os números seguintes na reta numérica.

  3. Agora, escreva os números da atividade anterior em ordem crescente.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

  4. Localize os números seguintes na reta numérica.

5. Preencha os espaços em branco para as igualdades.

6. Calcule o valor do retângulo (█) em cada caso:

7. Eu tenho 10 anos. Minha irmã tem metade da minha idade. A idade do meu pai é o triplo da soma da minha idade com a idade da minha irmã. Minha mãe é 7 anos mais jovem que meu pai. Qual é a idade da minha mãe?

  8. Observe o mapa do Brasil representado no plano cartesiano seguinte.

Base cartográfica: Atlas geográfico escolar. 5ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2009. p. 40.

No mapa há alguns pontos em vermelho. Determine as coordenadas desses pontos e diga em qual estado do país cada um deles se encontra.

9. Murilo comprou 3 kg de carne para fazer hambúrgueres para os amigos. Ele quer que cada hambúrguer tenha 150 gramas, portanto a quantidade de hambúrgueres que pode ser feita é

10. Ana está enchendo um garrafão de 10 litros para armazenar água com um recipiente de 400 mL. Quantas vezes, no mínimo, ela vai precisar utilizar o recipiente para encher completamente o garrafão que estava vazio?

A) (   ) 5

B) (   ) 10

C) (   ) 25

D) (   ) 30

11. Analise as informações do gráfico a seguir e responda.

Somos Educação/Arquivo da Editora.

a) O gráfico traz informações sobre qual assunto? ________________________________________________________________________________________________________________

b) O que é indicado em cada eixo? _______________________________________________________________________________________________________________

c) Quantos casos foram confirmados em 2018? _______________________________________________________________________________________________________________

d) Até o ano de 2016, quantos casos foram confirmados? ______________________________________________________________________________________________________________

12. Após uma sessão de cinema, a administração do cinema fez um levantamento da quantidade de pessoas que assistiram ao filme.

Pessoas que assistiram ao filme

Fonte: Administração do cinema.

Somos educação/Arquivo da Editora