AULA 03/2022 – Recomposição 7º ano – Ciências da Natureza - 11/02/2022

PLANO DE AMPLIAÇÃO E RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM -2022

Atividades 7º ano- Ciências da Natureza – 1ª semana

Colega Professor(a),

O objetivo destas atividades é identificar como está o desenvolvimento de habilidades que aparecem na vida escolar do estudante, antes do ano que ele irá cursar. Logo, são preparatórias para o ano em curso. Não existe uma régua única que usaremos para medir o nível de conhecimento dos estudantes, por isso, precisamos ir aplicando as atividades e identificando os grupos que conseguem desenvolvê-las e os grupos que precisam de mais conhecimento prévio para sua realização. O importante é utilizar o período de recomposição para realmente olhar para as dificuldades do estudante e procurar minimizá-las.

Estas atividades foram elaboradas a partir das habilidades críticas evidenciadas no trabalho com o DCGO em 2021. A partir destas atividades, você professor (a), pode elaborar mais atividades e/ou outras atividades que visem cumprir com o objetivo do nosso Plano de Ampliação e Recomposição da Aprendizagem.

Não se esqueça, trabalhar descritores também é trabalhar currículo!!!

Bom trabalho!

ATIVIDADES:

Camadas da Terra

Quais as camadas da Terra?

A Terra é formada por três camadas:

Crosta terrestre: camada mais superficial, de estrutura relativamente fina e bastante rochosa.

Manto: localizada abaixo da crosta, apresenta propriedades sólidas.

Núcleo: camada mais interna e quente da Terra. Apresenta duas porções:

Núcleo externo: formado por níquel e ferro líquido.

Núcleo interno: também formado de níquel, mas com ferro sólido.

Disponível em: https://www.todamateria.com.br/camadas-da-terra/. Acesso em 15 fev. 2021.

Tipos de Rochas

As mais antigas rochas são as do tipo ígneas e metamórficas, que surgiram respectivamente na era Pré-Cambriana e Paleozoica. Essas rochas são denominadas de cristalinas, por causa da cristalização dos minerais que as formaram.

Ao contrário das outras, as rochas sedimentares são de formações mais recentes, da era Paleozoica à Cenozoica. Essas são encontradas em aproximadamente 5% da superfície terrestre. Dessa forma, os minerais e as rochas compõem uma parcela primordial da litosfera, que corresponde ao conjunto de elementos sólidos que formam os continentes e as ilhas.

Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/tipos-rochas.htm. Acesso em 15 fev. 2021.

A Terra é plana?

Há mais de dois mil anos, o filósofo grego Aristóteles, por meio de observações do posicionamento das estrelas, afirmou que a Terra deveria possuir o formato circular. Em 500 a.C., os gregos observaram que, em diferentes posições na Terra, as constelações no céu mudam, e que navios se aproximando da costa mostram primeiro o mastro. Essas evidências comprovam que estamos sobre uma esfera, e não em um sistema plano.

No entanto, atualmente, mesmo depois de todas as contribuições de Newton, Kepler, Einstein e outros grandes estudiosos, as discussões sobre o “real” formato da Terra têm ganhado força. Difundindo suas ideias principalmente nas redes sociais, os terraplanistas afirmam que a Terra é plana.

De acordo com essa corrente de pensamento, o planeta possui forma achatada e é coberto pelo firmamento em formato de domo (cúpula). O Sol e a Lua possuiriam tamanhos muito menores que o real e fariam movimentos dentro do espaço do firmamento. Para as pessoas que acreditam nessa teoria, a Nasa, Agência Espacial Estadunidense, seria a principal responsável por manter a farsa da Terra redonda, e a justificativa para isso seria o poder financeiro e hegemônico.

Segundo os terraplanistas, uma das formas de evidenciar que o planeta possui formato plano é utilizar câmeras com altíssima capacidade de aproximação e mostrar que o horizonte sempre será aproximado em linha reta. Outras “evidências” que provariam esse formato plano da Terra estariam no fato de rios muito longos, como o Nilo, correrem por longas extensões sem sofrer reduções em seus níveis.

Algumas provas do formato circular da Terra

Existem inúmeras evidências do formato circular da Terra. Descrevemos a seguir alguns dos fatos mais simples que podem provar o formato arredondado do nosso planeta. Como por exemplo:

Movimentos da Terra

Sabemos que a Terra, assim como os demais corpos celestes, não é estática, portanto, eles realizam movimentos. Os movimentos da Terra são responsáveis por fenômenos astronômicos, como solstícios e equinócios, a existência do dia e da noite, a contagem do ano, entre outros. Entendê-los é fundamental para compreender a complexidade e dinamicidade do Universo.

A Terra realiza diversos movimentos, contudo, nem todos produzem efeito direto em nossas vidas, por isso passam despercebidos. Há dois principais movimentos realizados concomitantemente cujas consequências são sentidas e vividas diariamente por nós. São eles: Rotação e Translação.

Movimento de Rotação

A rotação é o movimento que a Terra realiza em torno do seu próprio eixo, provocando alternância nos períodos de insolação direta nas regiões do planeta. Esse movimento é realizado em um período de aproximadamente 23 horas, 56 minutos e 4 segundos. A rotação ocorre no sentido anti-horário, de oeste para leste. Assim, o sol nasce a leste e se põe a oeste, servindo de referência de posição há muitos anos.

O movimento de rotação resulta na sucessão de dias e noites devido à diferença de iluminação nas diferentes áreas do planeta. Sendo assim, parte do planeta fica iluminada pelos raios solares, correspondendo ao dia, enquanto a parte oposta não recebe luz solar correspondendo à noite.

Movimento de translação

A Translação é o movimento que a Terra realiza em torno do Sol e assim percorrendo uma órbita elíptica. O movimento de translação é realizado em aproximadamente 365 dias, 5 horas e 48 minutos. A velocidade média é de aproximadamente 107.000 km. A translação é realizada ao mesmo tempo que a rotação.

Uma das consequências do movimento de translação é a sucessão dos anos. Outra consequência do movimento de translação é a ocorrência das estações do ano. Sabe-se que a Terra possui um eixo de inclinação, o que provoca uma diferença de iluminação nas áreas do planeta. Assim, ao longo do movimento, a superfície terrestre ilumina-se de maneira desigual, ou seja, as áreas não recebem a mesma quantidade de energia solar, resultando, então, nas estações do ano.

O início das estações do ano é marcado por dois fenômenos astronômicos: solstício e equinócio.

Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/movimentos-terra.htm. Acesso em 15 fev. 2021.

1. Agora que você conhece as camadas da Terra, identifique-as no esquema a seguir:

2. Analise as afirmações a seguir relacionadas as camadas da Terra.

I – Litosfera é a estrutura física e sólida do planeta, envolvendo as rochas e as formas de relevo, por exemplo.

II – Hidrosfera corresponde aos seres vivos existentes no ambiente terrestre.

III – Atmosfera compreende-se a dinâmica climática e dos gases que envolvem a camada de ar da Terra.

Quais estão corretas?

a) (  ) Apenas I. b) (  ) Apenas II. c) (  ) I e II. d) (  ) I e III.

3. Relacione os tipos de rochas a seguir à suas definições adequadas.

(a) Metamórficas                  (b) Magmáticas                      (c) Sedimentares

(__) esse tipo de rocha tem sua formação a partir do acúmulo de resíduos de outros tipos de rochas.

(__) são rochas originadas na transformação de outras rochas, em virtude da pressão e da temperatura.

(__) são rochas formadas pelo esfriamento e solidificação de elementos endógenos.

4. Em maio de 1969, o Kilauea, o maior vulcão do Parque Nacional de Vulcões do Havaí, começou a entrar em erupção, continuando por cinco anos seguidos, liberando uma grande quantidade de lava e fumaça.

O tipo de rocha originado a partir do processo visualizado é:

a) (  ) sedimentar. c) (  ) magmática.

b) (  ) metamórfica. d) (  ) fossilizada.

Disponível em: https://tinyurl.com/1hwuur2a . Acesso em 15 fev. 2021.

5. Algumas evidências podem comprovar o formato esférico do planeta. Assinale a alternativa que possui apenas evidências que comprovam essa teoria:

a) (  ) Grandes navegações, fuso horário e explorações espaciais.

b) (  ) Registros fotográficos, fuso horário e observações do horizonte.

c) (  ) Grandes navegações, presença de rios extensos e explorações do horizonte.

d) (  ) Fuso horário, explorações espaciais e leis da natureza.

6. Preencha os espaços em branco do texto com as palavras presentes no quadro abaixo.

O movimento de _______________ está associado à existência das estações do ano e a dinâmicas climáticas, além de eventos como os _______________ e os ______________. Como sabemos, a Terra está em constante movimento e esse movimento é um dos principais do nosso planeta, assim como o movimento de _______________. Eles são primordiais para que os ciclos de vida nela funcionem perfeitamente, como o ciclo hidrológico.

Atividades 7º ano- Ciências da Natureza – 2ª semana

01. Leia o texto a seguir:

Benefícios do leite

O leite é um alimento rico em proteínas e em cálcio, sendo muito importante para prevenir problemas como osteoporose e para manter uma boa massa muscular. O leite varia de acordo com a sua forma de produção e, além do leite de vaca, existem também bebidas vegetais que são conhecidas como leites vegetais, que são feitas a partir de grãos como soja, castanha e amêndoas.

          O consumo regular do leite de vaca integral, que é o leite que ainda possui a sua gordura natural, traz os seguintes benefícios para a saúde, como: prevenir a osteoporose, ajudar no crescimento dos músculos, pois é rico em proteínas; melhorar a flora intestinal, melhorar o funcionamento do sistema nervoso, por ser rico em vitamina do complexo B; ajudar a controlar a pressão alta, entre outros.

Disponível em: <https://www.tuasaude.com/beneficios-do-leite/>. Adaptado. Acesso em 19 maio 2021.

Você aprendeu que o leite é uma mistura, rica em proteínas e em cálcio. Do ponto de vista macroscópico o leite é uma mistura homogênea ou heterogênea? E do ponto de vista microscópico? Justifique.

 02. Analise os exemplos de misturas a seguir e assinale a alternativa que apresenta uma mistura homogênea:

a) (  ) Água + óleo de soja.

b) (  ) Sal de cozinha + areia.

c) (  ) Gás oxigênio + gás carbônico.

d) (  ) Óleo + álcool etílico.

03. No esquema a seguir, os números I, II e III indicam, respectivamente, misturas

a) (  ) polifásicas, bifásicas e monofásicas.

b) (  ) unifásicas, trifásicas e polifásicas.

c) (  ) monofásicas, unifásicas e trifásicas.

d) (  ) monofásicas, bifásicas e polifásicas

04. Analise as afirmações a seguir relacionadas aos tipos de substâncias.

I – As transformações químicas são mudanças onde ocorre a formação de novas substâncias devido à alteração das propriedades das substâncias iniciais.

II – Quando as mudanças na matéria são apenas relacionadas ao seu estado, ou ainda à agregação do material, chamamos de transformação química da matéria.

III – As transformações físicas da matéria podem ser exemplificadas com um papel que se rasga, um vidro que se quebra e o cortar de uma madeira em pedaços.

Quais estão corretas?

a) (  ) Apenas I. b) (  ) Apenas III. c) (  ) I e II. d) (  ) I e III.

05. Sabe aquele bolo delicioso e fofinho do lanche da tarde?! Especialmente aquele feito com a receita carinhosa de família e guardada a sete chaves no caderno de receitas da vovó. Aposto que alguma vez na vida você já comeu um desses. Na preparação desse bolo há transformação física ou química da matéria? Explique.

06. Sobre as transformações da matéria listadas, faça a correta associação entre a primeira e a segunda coluna:

07. Há um processo que separa dois líquidos misturados evaporando um deles, podendo ser de dois tipos: simples e fracionado. O método simples é para quando os líquidos não vão evaporar em temperaturas próximas, já o fracionada é mais difícil de ser feito pois os líquidos podem evaporar com temperaturas parecidas. Esse processo é denominado

a) (  ) levigação. b) (  ) destilação. c) (  ) decantação. d) (  ) vaporização.

08. Você já sabe tudo sobre o processo de separação de misturas? Vamos lá! Pense nas atividades rotineiras em sua casa e relate ao menos três métodos de separação de misturas que sua família utiliza no seu cotidiano.

09. Com bastante observação e pesquisas ao longo dos anos, técnicas de separação de misturas foram desenvolvidas possibilitando a utilização de quaisquer substâncias, ampliando ainda mais o uso de diversas substâncias em várias áreas do conhecimento. Analise a imagem a seguir sobre os métodos de separação de misturas heterogêneas:

Indique a alternativa que traz a sequência correta dos métodos de separação representados no esquema:

a) (   ) Filtração, magnetização, catação e peneiração.

b) (   ) Filtração, magnetização, levigação e peneiração.

c) (   ) Destilação, centrifugação, evaporação e peneiração.

d) (   ) Destilação fracionada, magnetismo, flotação e aeração.

10. Sobre o processo utilizado para separação do petróleo, analise as afirmações a seguir e indique V para as verdadeiras e F para as falsas:

I. (____) A purificação do petróleo e obtenção de diferentes substâncias é realizada por destilação fracionada.

II. (____) Os produtos derivados do petróleo são plásticos, combustíveis como diesel, gasolina e querosene, o gás de cozinha.

III. (____) Os compostos presentes na mistura do petróleo têm pontos de ebulição muito diferentes entre si, facilitando a filtração.

IV. (____) O petróleo é um líquido viscoso e preto que é feito de uma mistura heterogênea de matéria inorgânica fóssil, que ficou armazenado na terra por milênios.

11. O processo de produção de um novo medicamento possui algumas etapas, e um aspecto importante é a identificação da matéria prima, como por exemplo uma planta que tenha algum efeito medicinal. Após isso, é necessário isolar cada composto presente na matéria prima, para isso normalmente se usa-se o processo representado na figura ao lado, denominado

a) (  ) magnetização.c) (  ) floculação.
b) (  ) cromatografia.d) (  ) cloração.

12. O esgoto é uma mistura heterogênea formada por água, componentes sólidos (como fezes) e componentes líquidos (como a urina), e se não tratado é lançado no ambiente, trazendo diversos prejuízos. Comente sobre a importância do tratamento de esgoto e cite alguns métodos de separação de misturas são utilizados nesse processo.

13. Leia o texto a seguir:

Plantas amazônicas podem combater doenças como obesidade e diabetes

          Descobertas recentes reforçam o potencial terapêutico da biodiversidade nacional no tratamento de problemas comuns entre os brasileiros.

          Há mais de uma década, o farmacêutico Emerson Silva Lima, professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), se dedica a estudar o papel das plantas amazônicas no tratamento de doenças comuns no país, como hipertensão, obesidade e diabetes. No último congresso da Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas, ele apresentou um apanhado de resultados positivos do seu trabalho. Ainda que várias plantas já estejam em teste, estima-se que a maior parte das espécies amazônicas com potencial terapêutico não foi nem sequer identificada.

          Algumas promessas que podem virar remédio:

– Protium heptaphyllium (breu-branco): A amirenona, um dos compostos da planta, demonstrou controlar a obesidade em ratos e já atraiu interesse da indústria.

– Eugenia punicifolia (pedra ume-ca-á ou cambuí): Uma das espécies conhecidas como insulina vegetal, apresenta moléculas com ação comprovada no controle da glicose e da pressão arterial.

Disponível em: <https://saude.abril.com.br/medicina/plantas-amazonicas-podem-combater-doencas-como-obesidade-e-diabetes/>. Adaptado. Acesso em 19 maio 2021.

De acordo com o texto as novas descobertas são promissoras e podem trazer benefícios para o ser humano. Como esse tipo de pesquisa pode ser importante em sua vida?

14. Sobre os conceitos de ciência, assinale a alternativa que melhor completa as frases a seguir:

I. A _____________é o conhecimento ou um sistema de conhecimentos que abrange verdades gerais obtidas e testadas através do método ___________.

II. O conhecimento __________ produzido a partir de atividades científicas, envolvendo ____________ e coleta de dados, e seu objetivo é buscar a solução para um problema proposto, em relação a um determinado problema.

a) (   ) pesquisa, empírico, científico, situação.

b) (   ) ciência, científico, popular, movimentação.

c) (   ) ciência, científico, científico, experimentação.

d) (   ) informação, tecnológico, científico, experimentação.

15. Cada vez mais a ciência tem descoberto novas possibilidades de exploração dos recursos naturais, mas ainda assim é necessário que tenhamos uma mudança de postura quanto ao que consumimos. Dos itens a seguir, qual apresenta atitudes que contribuem para a redução do impacto ambiental:

a) (   ) Separar os lixos orgânicos e recicláveis e diminuir o uso de automóveis.

b) (   ) Evitar o consumo exagerado de energia e retirar parte da vegetação natural.

c) (   ) Utilizar produtos ecológicos e biodegradáveis e utilizar combustíveis fósseis.

d) (   ) Consumir o necessário, evitar compras compulsivas e descartar inadequadamente o lixo.