AULA 03/2022 – Recomposição – 7º ano – História - 11/02/2022

PLANO DE AMPLIAÇÃO E RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM – 2022

Atividades 7º ano – História – 1ª semana

Colega Professor(a),

O objetivo destas atividades é identificar como está o desenvolvimento de habilidades que aparecem na vida escolar do estudante, antes do ano que ele irá cursar. Logo, são preparatórias para o ano em curso. Não existe uma régua única que usaremos para medir o nível de conhecimento dos estudantes, por isso, precisamos ir aplicando as atividades e identificando os grupos que conseguem desenvolvê-las e os grupos que precisam de mais conhecimento prévio para sua realização. O importante é utilizar o período de recomposição para realmente olhar para as dificuldades do estudante e procurar minimizá-las.

Estas atividades foram elaboradas a partir das habilidades críticas evidenciadas no trabalho com o DCGO em 2021. A partir destas atividades, você professor (a), pode elaborar mais atividades e/ou outras atividades que visem cumprir com o objetivo do nosso Plano de Ampliação e Recomposição da Aprendizagem.

Não se esqueça, trabalhar descritores também é trabalhar currículo!!!

Bom trabalho!



Lista de habilidades trabalhadas nessa atividade
 
(EF06HI02) Identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas distintas.
(EF06HI02) Identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas distintas.
(EF06HI03) Identificar as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua historicidade e analisar os significados dos mitos de fundação.
(EF06HI06) Identificar geograficamente as rotas de povoamento no território americano. (GO-EF06HI06-A) Conhecer e compreender as diversas teorias que buscam explicar as rotas e os deslocamentos dos povos e grupos étnicos, originários do continente americano.
(EF06HI07) Identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades. (GO-EF06HI07-A) Identificar o surgimento da escrita e sua utilização pelos Povos da Antiguidade, compreendendo sua importância no passado e no presente.
Habilidades: (EF06HI07) Identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades.
(GO-EF06HI07-B) Compreender a história, cultura, sociedade, política e religião das antigas civilizações africanas com destaque para os Núbios, Etíopes, Reino Kush e Egípcios.
(EF06HI09) Discutir o conceito de Antiguidade Clássica, seu alcance e limite na tradição ocidental, assim como os impactos sobre outras sociedades e culturas.

  ATIVIDADES:

1. A sua história faz parte da história de sua família, de sua cidade, de seu país. Por isso ela é muito importante para todas as sociedades e culturas. Procure no banco de palavra as palavras que completam as lacunas para que a frase se torne verdadeira.

2. É de fundamental importância o papel do historiador em todo o tipo de sociedade e cultura. Ele retira e preserva os patrimônios do passado. Pode-se dizer que um povo sem História e sem o papel do historiador é um povo sem memória. Sobre a escrita da História e sobre a função dos historiadores, assinale a afirmativa CORRETA:

a) (   ) A História nunca muda, portanto os fatos do passado pesquisados pelo historiador são apresentados de forma irrevogável.

b) (   ) A produção crítica da História é resultado da seleção de documentos, somente os oficiais ou seja os produzidos pelo governo, exame dos fatos e personagens históricos, e a ordenação cronológica da História.

c) (   ) O historiador não é um homem neutro. Ele sofre as influências de sua época. Por isso, o pesquisador da História não deve ter a pretensão de fixar verdades eternas. Mas deve analisá-lo criticamente, utilizando todas as fontes que estiverem ao seu alcance e empregando métodos de análise que o auxiliem em seu exercício

d) (   ) O historiador trabalha na maioria das vezes com material produzido há vários séculos, por isso permite a possibilidade de compreender apenas a história dos outros povos passados, não tendo nada a ver com a história do presente.

Imagem disponível em: https://br.pinterest.com/pin/620722761115953831/Acesso em: 17 de fev. de 2021

3.  Quando o historiador utiliza um depoimento ou um relato de pessoas, ele está utilizando um determinado tipo de fonte. Leia o depoimento abaixo e depois marque a resposta que corresponde ao tipo de fonte que o historiador utilizou.  

Os idosos

Envelhecer é uma grande vitória. Significa estar vivendo há muito tempo, já ter passado por várias experiências e testemunhado inúmeros acontecimentos. Conviver com os idosos é um privilégio, pois temos a possibilidade de partilhar toda essa memória, esse conhecimento acumulado sobre o mundo.

Para a história, os idosos significam uma oportunidade única para recuperar informações sobre o passado. Mais do que isso, é a chance de preservar testemunhos e experiências de sujeitos que, em sua memória, nunca tiveram a oportunidade de registrar seu modo de vida, sua história.

Texto disponível em: https://colegiosantoantoniorj.com.br/wp-content/uploads/2020/03/Lista-de-Exerc%C3%ADcio-1-6%C2%B0ano-Hist%C3%B3ria.pdf Acesso em: 17 de fev. de 2021.

Imagem disponível em: https://pt.dreamstime.com/foto-de-stock-royalty-free-pares-idosos-image22073215 Acesso em: 17 de fev. de 2021. 

Este depoimento é uma

a) (   ) fonte oral

b) (   ) fonte escrita

c) (   ) fonte visual d) (   ) fonte arquitetônica

4. A questão sobre as origens do homem remete um amplo debate, no qual filosofia, religião e ciência entram em cena para construir diferentes concepções sobre a existência da vida humana. Explique com suas palavras a hipótese cientifica sobre a origem do ser humano.

Imagem Disponível em: https://questcosmic.wordpress.com/2013/01/30/o-metodo-cientifico-da-grecia-ao-maracana/criacionismo-evolucionismo/Acesso em: 17 de fev. de 2021.

 5. Em pesquisas realizadas principalmente no século XX, todos os fósseis humanos encontrados na América eram muito mais jovens que os encontrados nos outros continentes. Isso faz com que os cientistas acreditem que o homem americano não é oriundo da própria América (autóctone), mas que ele migrou de outras partes do planeta a partir de uma determinada época. Existem algumas teorias que buscam explicar a chegada do homem à América. Cite três destas possíveis teorias explicando cada uma delas.  

Atividades 7º ano – História – 2ª semana

  1. Observe as imagens a seguir e identifique qual é o tipo de escrita e qual civilização a utilizava.

Disponível em: https://conhecimentocientifico.r7.com/escrita-cuneiforme/ Acesso em 13 de jul. de 2020.        Disponível em: https://www.descobriregipto.com/quem-escreveu-os-hieroglifos/ Acesso em: 13 de jul. de 2020.

2. Quanto as formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas pode-se dizer que

(A) a escrita cuneiforme é considerada a mais antiga língua humana escrita conhecida.

(B) a escrita dos povos do oriente médio era organizada em forma de hieróglifos. 

(C) a pedra de Roseta possuía, apenas escrita hieroglífica. 

(D) as civilizações pré-colombiana não possuía nenhuma relevância pois não possuía uma linguagem escrita que podia representar completamente o idioma falado.

3. Mesmo antes da invenção das escritas já existia formas que os homens utilizavam para se expressar, uma delas são as pinturas rupestres. A arte rupestre é reconhecida como uma das mais antigas manifestações estéticas do homem ao longo de toda sua história.  A pintura abaixo foi encontrada nas paredes de uma caverna em Tassalin-Ajjer, no deserto do Saara, norte da África. Ela data de 3000 a. C. Observem-na atentamente e escreva um parágrafo ou texto, levantem hipótese sobre o que foi registrado nessa figura e que conclusões você chegaria sobre o modo de vida dos homens que produziram essa imagem.

Disponível em: http://rosangelal.blogspot.com/2012/03/6-ano-p-41-pintura-rupestre.html Acesso em: 13 de jul. de 2020.

  6. Faça a leitura da imagem e responda aos questionamentos:

7.  A Antiguidade foi o período na história da humanidade em que surgiram os primeiros povos civilizados. Também chamada de Idade Antiga, quais foram os eventos que marcaram o início e o fim deste período histórico? 

8. A história da Idade Antiga é baseada em eventos históricos ocorridos nas regiões da Europa, Ásia e África, onde surgiram as primeiras cidades civilizadas e com organização política e econômica. Apesar disso, cada local possuía uma forma de distinguir seu período histórico. Em se tratando disso, foi possível dividir a idade antiga em dois pontos de vista: ______________________________________________________.

9. Complete o texto a seguir, com as palavras do quadro abaixo, de forma que o texto tenha um sentido correto. 



Europa, norte de África e Ásia ocidental – Mediterrâneo – Grécia antiga – Roma antiga – Período clássico VIII a.C. e o século V d.C. – greco-romano

“A antiguidade clássica também chamada de era clássica ou ____________ou idade clássica é o período da história cultural entre o século_________________ centrado no mar _______________, compreendendo as civilizações entrelaçadas da____________ e da________________ conhecidas como o mundo ________________. É o período em que a sociedade grega e romana floresceu e exerceu grande influência em toda a _________, ___________ e _________________”.

10.  Das alternativas a seguir assinale (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas. Os sumérios se destacavam pela criação da escrita cuneiforme e os amoritas pelo Código de Hamurabi. Na época de domínio dos caldeus, houve um rei de significativa importância chamado Nabucodonosor. Este rei foi responsável pela 

A construção dos Jardins Suspensos da Babilônia.

B construção das Pirâmides do Egito.

C escravização dos hebreus.

D escravização dos africanos.

 11. A história da América, está dividida entre antes e depois de sua “descoberta” por Cristóvão Colombo, em 1492. Essa divisão foi estabelecida não apenas para facilitar nossos estudos, mas também para indicar a importância e a singularidade do “choque” ou “encontro” entre europeus e nativos americanos. O período anterior a esse “encontro” é denominado pelos historiadores e demais estudiosos como

A. período Clássico.

B. período Pré-Colombiano.

C. período Pré-Histórico. 

D. período pré-americano.

12. Quais foram os principais povos Pré-Colombianos e onde eles se localizavam?

13. O Egito antigo foi palco de uma das mais importantes civilizações da antiguidade. Preencha a cruzadinha respondendo os questionamentos ou completando as frases.

a. Quem formava a maior parte da população no Egito? 

b. A antiga sociedade egípcia era organizada de forma________________.  

c. Como era considerado a forma de governo no Egito antigo?

d. Qual era a maior atividade econômica no Egito Antigo? 

e. As crenças egípcias giravam em torno da adoração de vários deuses. Esse modelo religioso era chamado de____________________.  

f. A principal arte desenvolvida no Egito antigo foi a___________________.

g. A sociedade egípcia era organizada de forma rígida, por isso, nela praticamente não havia___________________. 

h. A construção de diques, reservatórios e canais de irrigação, era tarefa de quem no Egito antigo?   

i. Qual era a prática egípcia que consistia em extrair as vísceras e imergir o corpo numa mistura de água e carbonato de sódio? 

j. De qual rio suas águas dependia a vida de milhares de pessoas?

k. No Egito antigo a terra pertencia a comunidade como um todo, por isso não havia___________________.  

14. Qual é o país que abriga a maior quantidade de pirâmides construídas e preservadas no mundo? 

A. Egito.

B. Sudão.

C. Roma.

D. Grécia.

 

15. Para os cuxitas, assim como seus vizinhos egípcios, para que serviam as pirâmides?  

16. Preencha os espaços em branco da citação de forma que ela se torne correta.

“É conhecido como___________________, ________________ou ainda_____________ o longo período histórico onde as civilizações grega e romana se destacaram de modo excepcional em meio a qualquer outra sociedade nos mais variados aspectos do desenvolvimento humano. Tal época legou um riquíssimo repertório de informações ao mundo civilizado de modo que a _______________é ainda considerada fundamental para a construção de toda a ___________________contemporânea”.

17. Muitos elementos culturais da Grécia estão presentes em nosso tempo. Identifique e circule no caça-palavras alguns elementos de importantes contribuições dos gregos, para a sociedade contemporânea. 

19. A situação social em Roma durante o período da República era tensa. Uma pequena parcela da população detinha muita riqueza, em consequência das guerras de expansão territorial e da exploração do trabalho escravo. Porém, uma grande maioria de romanos vivia na pobreza, em péssimas condições de vida nas cidades. Para conter distúrbios sociais, o Estado romano criou uma determinada prática política. Como era denominado essa prática? Ela tem relação com alguma prática na nossa sociedade nos dias atuais?