AULA 03/2022 – Recomposição 7º ano – Matemática - 10/02/2022

PLANO DE AMPLIAÇÃO E RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM -2022

Atividades 7º ano- Matemática – 1ª semana

Colega Professor(a),

O objetivo destas atividades é identificar como está o desenvolvimento de habilidades que aparecem na vida escolar do estudante, antes do ano que ele irá cursar. Logo, são preparatórias para o ano em curso. Não existe uma régua única que usaremos para medir o nível de conhecimento dos estudantes, por isso, precisamos ir aplicando as atividades e identificando os grupos que conseguem desenvolvê-las e os grupos que precisam de mais conhecimento prévio para sua realização. O importante é utilizar o período de recomposição para realmente olhar para as dificuldades do estudante e procurar minimizá-las.

Estas atividades foram elaboradas a partir das habilidades críticas evidenciadas no trabalho com o DCGO em 2021. A partir destas atividades, você professor (a), pode elaborar mais atividades e/ou outras atividades que visem cumprir com o objetivo do nosso Plano de Ampliação e Recomposição da Aprendizagem.

Não se esqueça, trabalhar descritores também é trabalhar currículo!!!

Bom trabalho!

  ATIVIDADES:

  1. Dois ângulos são complementares quando a soma de suas medidas é 90°. Nestas condições determine o suplemento dos ângulos abaixo

02) Sejam A e B respectivamente as medidas do complemento e do suplemento do ângulo de 40°, têm-se:

a (  )  A = 30°; B = 60°;

b (  ) A = 30°; B = 45°;

c (  ) A = 320°; B= 50°;

d (  ) A = 50°; B = 140°;

03) Dadas duas retas concorrentes “r” e “s”, determine o valor dos ângulos x, y e z.

04) Sabendo-se que a soma de dois ângulos é 78° e um deles vale 3/5 do complemento do outro, os valores são:

a (  ) 10° e 68°                     

b (  ) 15° e 63°

c (  ) 16° e 62°

d (  ) 18° e 60°

05) Calcule o valor a ser colocado dentro do colchete que torna verdadeira cada igualdade a seguir.

06) Escreva o número correspondente a:

a) 3 unidades de milhar + 5 centenas + 7 dezenas + 9 unidades;

b) 7 unidades de milhão + 6 centenas de milhar + 2 dezenas de milhar + 7 unidades de milhar + 8 dezenas;

c) 5 ∙ 10.000 + 3∙1.000 + 2∙100 + 9∙10 + 4∙1

d) 6 ∙ 100.000 + 9∙10.000 + 3∙1.000 + 6∙10 + 1∙1

07) Classifique em verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmações:

a. (  ) Todo número par é divisível por 4.

b. (  ) Todo número que é par e é divisível por 5 é também divisível por 100.

c. (  ) Se x + 1 = 1, pode-se dizer que x é 1, pois este é elemento neutro.

d. (  ) O elemento neutro da multiplicação é o zero.

e. (  ) Todo número inteiro divisível por 2 e por 7 é divisível por 14.

f. (  ) Todo número inteiro divisível por 2 e por 3 é divisível por 6.

g. (  ) Um número inteiro é divisível por 3 se a soma de seus algarismos é um múltiplo de 3.

h. (  ) O número 1 é o elemento neutro da multiplicação.

i. (  ) Um número inteiro é divisível por 5 se for terminado em 0 ou 5.

j. (  ) Todo número par é divisível por 2.

08) Os cientistas estimam que uma das estrelas mais velhas já encontradas deve possuir aproximadamente 16,5 bilhões de anos, com margem de erro de 0,9 bilhão para menos ou para mais, o que significa que ela pode ter de x a y bilhões de anos.

De acordo com as informações do texto, a soma x + y é igual a

a) (   ) 13,7

b) (   ) 17,4

c) (   ) 33,0

d) (   ) 40,5

09) Um adulto humano saudável abriga cerca de 100 bilhões de bactérias, somente em seu trato digestivo. Esse número de bactérias escrito na forma 100.000.000.000 possui quantas classes?

a) (   ) 3

b) (   ) 4

c) (   ) 5

d) (   ) 6

10) A velocidade da luz é um valor constante, que é de trezentos mil quilômetros por segundo. Esse número pode ser expresso numericamente como

a) (   ) 3.000 km/s.

b) (   ) 30.000 km/s.

c) (   ) 300.000 km/s.

d) (   ) 3.000.000 km/s

11) Sabe-se que m.m.c. (80, 50) = X, representa o mínimo múltiplo comum entre os números 80 e 50 no entanto existem outros maiores que X que também são múltiplos comuns de 80 e 50. Nessas condições, calcule o valor de “X” e determine os múltiplos comuns de 80 e 50 compreendidos entre 1000 e 3000.

12) Olhando o mapa de sua região, João percebeu que sua casa, sua escola e sua academia ficavam respectivamente nos pontos de coordenadas (-6,-5), (4,2) e (-5,4). Nestas condições, João concluiu que os pontos que representavam sua casa, sua escola e a academia eram respectivamente;

a) (   ) F, G e D.

b) (   ) F, B e E.

c) (   ) B, D e F.

d) (   ) F, B e D.

Atividades 7º ano- Matemática – 2ª semana

1. Carlos e João estavam observando a reta numérica e resolveram escrever em ordem crescente os números que estavam destacados em azul na reta.

Somos Educação/Arquivo da Editora

Carlos ordenou os números da seguinte maneira:    0,8 < 1,5 < 1,8 < 2,5 < 2,7

João ordenou os números da seguinte maneira:     0,8 < 1,8 < 1,5 < 2,5 < 2,7

Qual deles errou a ordenação dos números. Justifique.

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2. Localize os números do quadro na reta numérica a seguir.

3. Faça o que se pede.

a) Escreva as frações em ordem crescente.

b) Escreva as frações em ordem decrescente.

c) Escreva os números em ordem

6. Marina e Daniel têm juntos 78 reais. Marina tem o dobro do dinheiro de Daniel. Quanto dinheiro Marina tem?

7. Joana, Gabriela e Maya juntaram dinheiro para comprar um pacote de biscoitos. Para isso, elas deram R$ 2,00, R$ 4,00 e R$ 5,00, respectivamente. Sabendo que o pacote vem com 22 biscoitos, quantos biscoitos cada uma deverá receber?

8. Escreva o nome do sólido que pode ser montado com cada uma das planificações a seguir.

9. Identifique os poliedros seguintes e determine o número de vértices, faces e arestas.

10. A figura seguinte ilustra um tipo de ladrilho composto apenas de polígonos regulares, usado para calçamento de uma rua. Quais polígonos regulares podemos observar na figura?

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11. Complete a cruzadinha abaixo.

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1. Classificação do triângulo que tem dois ângulos agudos e um obtuso.

2. Quadrilátero que tem os quatro lados com medidas iguais.

3. Quadrilátero que tem quatro ângulos retos.

4. Classificação do trapézio que tem os lados não paralelos congruentes.

5. Classificação do triângulo que tem os três lados com medidas iguais.

6. Quadrilátero que tem os quatro ângulos e os quatro lados congruentes.

7. Classificação do triângulo que tem três ângulos internos agudos.

8. Quadrilátero que tem apenas um par de lados paralelos.

9. Polígono que tem apenas duas diagonais.

10. Polígono que não tem diagonal.

12. Considere que cada cubo representado a seguir tem aresta de 1 cm. Determine quantos cubos faltam para completar o volume indicado em cada caso.