AULA 03/2022 – Recomposição 8º ano – Ciências da Natureza - 11/02/2022

PLANO DE AMPLIAÇÃO E RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM -2022

Atividades 8º ano- Ciências da Natureza – 1ª semana

Colega Professor(a),

O objetivo destas atividades é identificar como está o desenvolvimento de habilidades que aparecem na vida escolar do estudante, antes do ano que ele irá cursar. Logo, são preparatórias para o ano em curso. Não existe uma régua única que usaremos para medir o nível de conhecimento dos estudantes, por isso, precisamos ir aplicando as atividades e identificando os grupos que conseguem desenvolvê-las e os grupos que precisam de mais conhecimento prévio para sua realização. O importante é utilizar o período de recomposição para realmente olhar para as dificuldades do estudante e procurar minimizá-las.

Estas atividades foram elaboradas a partir das habilidades críticas evidenciadas no trabalho com o DCGO em 2021. A partir destas atividades, você professor (a), pode elaborar mais atividades e/ou outras atividades que visem cumprir com o objetivo do nosso Plano de Ampliação e Recomposição da Aprendizagem.

Não se esqueça, trabalhar descritores também é trabalhar currículo!!!

Bom trabalho!

  ATIVIDADES:

Máquinas Simples: Ao longo de sua história, o ser humano procurou melhorar suas condições de trabalho, principalmente no que se refere à redução de seu esforço físico. Para isso, o homem utilizou, inicialmente, meios auxiliares que lhe permitissem realizar trabalhos de modo mais fácil e com o menor gasto possível de sua força muscular.Em toda máquina simples estão associados três elementos: Força Potente ou Potência (P), Força Resistente ou Resistência (R) e Ponto de Apoio (A).

Planos inclinados são máquinas simples muito usados no nosso dia a dia. A rampa é o exemplo clássico do plano inclinado, pois sem ela, teríamos que deslocar objetos verticalmente, por exemplo, colocar coisas em um caminhão. Seria necessário usar uma força muito maior se não utilizássemos a rampa.

Já as alavancas funcionam como uma barra rígida que pode girar em torno de um ponto de apoio quando uma força é aplicada para vencer a resistência. E são classificadas em:

A roldana é uma máquina simples formada por uma roda que gira ao redor de um eixo que passa por seu centro. Na borda da roldana existe um sulco em que se encaixa uma corda ou um cabo flexível, ou corrente. podem ser: fixas ou móveis.

Disponível em: https://essel.com.br/cursos/material/01/Universo_da_Mecanica/univ2c.pdf. Acesso em 17 fev. 2021. (adaptado)

Temperatura e Calor

Temperatura e calor são conceitos fundamentais da Termologia, que é a área da Física que estuda os fenômenos associados ao calor, como a temperatura, dilatação, propagação de calor, comportamento dos gases, entre outros. Muitas vezes, esses dois conceitos são utilizados como sinônimos, porém, apesar de estarem associados, são aspectos distintos.

Propagação de Calor: A propagação ou transmissão de calor pode ocorrer de três maneiras: Condução Térmica, Convecção Térmica e Irradiação Térmica.Vale lembrar que o calor, também chamado de energia calorífica, é um conceito da área da física que determina a troca de energia térmica entre dois corpos. Essa transferência de energia tem a finalidade de atingir o equilíbrio térmico entre dois corpos, ou seja, a mesma temperatura. Assim, um corpo mais quente transfere calor para um corpo mais frio até que ambos tenham a mesma temperatura.

Tipos de Propagação de Calor

  • Condução Térmica: A energia calorífica é transmitida por meio de corpos sólidos que aquecem, seja pelo calor do fogo, ou pelo contato com outro mais quente. Assim, quando aquecemos um corpo sólido, a energia cinética aumenta e consequentemente, a agitação das moléculas.
  • Convecção Térmica: esse tipo de transmissão de calor ocorre em substâncias que estejam no estado líquido ou gasoso. Criam-se correntes circulares chamadas de “correntes de convecção”, as quais são determinadas pela diferença de densidade entre o fluido mais quente e o mais frio.
  • Irradiação Térmica: por meio das ondas eletromagnéticas ou ondas de calor de um corpo ocorre a transferência de energia térmica. Nesse caso, as partículas elétricas de um objeto aumentam, da mesma forma que sua energia cinética.

Combustíveis: Os combustíveis são todas as substâncias químicas que, ao reagirem com o oxigênio (O2), sofrem um fenômeno químico denominado de combustão, liberando certa quantidade de energia na forma de calor.  Toda queima de um combustível é uma reação química do tipo exotérmica (libera calor), mas os produtos originados sempre variam de acordo com o combustível utilizado. Como por exemplos: gás carbônico, monóxido de carbono, dióxido de enxofre, óxido de ferro.Os combustíveis, de uma forma geral, podem ter diversas origens, como: animais e vegetais fossilizados (petróleo), plantas (arroz e cana-de-açúcar), eletrólise da água, lixo.

Quanto à classificação de combustíveis, temos os:

  • Renováveis (não fósseis): Trata-se do combustível que pode ser obtido a partir de fontes naturais que podem renovar-se, ou seja, que não se esgotam, como: água, etanol, metanol, biodiesel e madeira.
  • Não renováveis (fósseis): Trata-se do combustível que é obtido a partir de fontes que foram formadas durante milhões de anos como resultado da fossilização de animais e vegetais. Essas fontes, todavia, não podem ser repostas em virtude do tempo necessário para a sua formação. Alguns exemplos são: gasolina, óleo diesel, querosene, gás natural, xisto betuminoso, carvão, gás liquefeito propano (GLP).

Disponível em: https://www.todamateria.com.br/propagacao-de-calor/. Acesso em 15 fev. 2021. (adaptado)

  1. Analise as afirmações a seguir relacionadas as máquinas simples.

I – As máquinas simples apresentam dois tipos de forças: a força resistente e a força de apoio.

II – O abridor de tampas de garrafas e o carrinho de mão, são exemplos de alavancas inter-resistentes.

III – Plano inclinado é uma superfície plana e inclinada que forma um ângulo menor que 90˚ com a superfície horizontal.

Quais estão corretas?

a) (  ) Apenas I. b) (  ) Apenas II. c) (  ) II e III. d) (  ) I e III.

2. Relacione os tipos de alavancas a seguir à suas definições adequadas.

(a) Interfixas            (b) Inter-resistentes                (c) Interpotentes

(__) Nesse tipo de alavanca, a força potente está entre o ponto de apoio e a força resistente.

(__) Tipo de alavanca onde o ponto de apoio está situado entre os pontos de aplicação de força e o objeto a ser movimentado.

(__) Alavanca em que a força resistente está entre o ponto de apoio e a força potente. 3. Você já fechou a janela de sua casa em dias com a temperatura baixa para “não deixar

4. O chá é uma bebida extremamente versátil e adorada pela maioria das pessoas e vai muito bem em várias ocasiões. O chá pode trazer inúmeros benefícios para a nossa saúde e acaba sendo consumido não apenas pelo seu sabor. Vai um chazinho? A chaleira já está no fogo!!

O tipo de propagação de calor que ocorre numa chaleira para aquecer a água é do tipo

a) (  ) condução. c) (  ) convecção.

b) (  ) irradiação. d) (  ) aquecimento.

5. Analise as afirmações a seguir e coloque V para as verdadeiras e F para as falsas:

a) (    ) O processo de condução térmica é caracterizado pela interação entre átomos de diferentes temperaturas.

b) (   ) Irradiação é uma das formas de transferência de calor e ocorre em decorrência da movimentação ascendente e descendente de porções de um fluido em diferentes temperaturas.

c) (  ) Condução, convecção e radiação possuem em comum o fato de que deve haver uma diferença de temperatura entre diferentes corpos ou em diferentes pontos do mesmo corpo.

d) (   ) Os ares-condicionados são instalados, geralmente, em locais altos, já que o ar frio que eles produzem é menos denso que o ar ambiente. Com isso, o ar frio sobe, e o ar quente desce, até que todo o cômodo esteja em equilíbrio térmico.

6. Preencha os espaços em branco do texto com as palavras presentes no quadro abaixo.

Os combustíveis ____________ originaram-se exatamente por meio da ____________ lenta dos seres vivos animais e vegetais ao longo de milhares ou milhões de anos. A __________ ou queima de todos os combustíveis fósseis gera gases _____________, tais como o dióxido de carbono (CO2), que é considerado por muitos como o principal causador do __________________ global.

Atividades 8º ano- Ciências da Natureza – 2ª semana

01. Leia o texto a seguir:

Pesquisa comprova tsunami na costa do Brasil

Pesquisadores da UERJ (janeiro de 2020), liderados pelo professor Francisco Dourado, em parceria com pesquisadores portugueses, procuraram e encontraram evidências físicas da chegada de um tsunami nas praias da costa do Brasil em 1755, como resultado de um terremoto que atingiu Lisboa. A onda gigante atravessou o Atlântico e causou estragos na costa brasileira. Até então o fenômeno estava registrado apenas em manifestações artísticas e documentos históricos como livros, cartas e quadros da época.

Disponível em <https://www.uerj.br/noticia/pesquisa-comprova-tsunami-na-costa-do-brasil/>. Adaptado. Acesso em 20 maio 2021.

Como você pôde perceber não é tão comum a presença de tsunamis na costa brasileira. A que se deve esse fato?

02. Como é conhecido o fenômeno geológico que ocorre do interior da Terra para a superfície, quando há o extravasamento do magma em forma de lava, liberando ainda gases e fumaça?

a) (  ) Terremoto. b) (  ) Tsunami. c) (  ) Vulcanismo. d) (  ) Maremoto.

3. Indique a alternativa que completa corretamente as lacunas do período destacado, de acordo com os movimentos das placas tectônicas e seus efeitos.

a) (  ) tectônicas – divergência – convergência – geográficas.

b) (  ) tectônicas – afastamento – aproximação – geográficas.

c) (  ) tectônicas – convergência – divergência – geológicas.

d) (  ) tectônicas – congruência – precipitação – paleontológicas.

4. Analise o esquema a seguir e indique as palavras que melhor completam as seguintes afirmações:

Disponível em <https://tinyurl.com/3mesx3zx>. Adaptado. Acesso em 20 maio 2021.

I – A Deriva _____________ é uma teoria que afirma que, um dia, todos os atuais continentes formavam apenas uma única massa de terra firme, denominada de _____________.

II – Há 200 milhões de anos atrás, existia no planeta apenas a Pangeia, porém, há 130 milhões de anos, houve uma fragmentação, originando a ___________ e a ___________.

05. A movimentação das placas tectônicas continua ocorrendo, de forma lenta, continua e ocorre no limite entre elas. Esses movimentos possibilitam a formação de regiões conhecidas como zonas de convergência e de divergência. Qual a relação entre essas zonas e as catástrofes naturais?

06. O Brasil encontra-se numa localização central em uma placa tectônica, conforme visualizado na figura. Essa placa possui mais de 43 milhões de km2 e cerca de 200 quilômetros de largura, e sua localização central  sobre a placa faz com que aqui não haja incidências de abalos sísmicos de grande magnitude. Essa placa tectônica onde se localiza o Brasil é denominada

a) (   ) Placa de Nazca.

b) (   ) Placa Brasileira.

c) (   ) Placa Americana.

d) (   ) Placa Sul-Americana.

07. Analise novamente o esquema da questão anterior e complete as afirmativas a seguir sobre a composição da atmosfera utilizando as palavras do quadro:

I – A divisão mais comum para as camadas da atmosfera baseia-se na variação da ____________ de acordo com a ___________.

II – A atmosfera é indispensável para a existência do mundo vegetal e animal, pois fornece o ____________ necessário à respiração.

III – Os gases mais abundantes na atmosfera são: 78% de __________; 21% de oxigênio; 0,93% de argônio;  0,039% de ____________; e, 4% de vapor d’agua, que apesar de não ser um gás, desempenha papel importante na manutenção da temperatura média do Planeta.

08. Um dos gases que compõem a atmosfera localiza-se na estratosfera, sendo responsável por filtrar a radiação ultravioleta, nociva aos seres vivos. Cerca de 90% de seu volume encontra-se nessa camada. A que gás o texto se refere?

a) (  ) Gás oxigênio.b) (  ) Gás Carbônico.c) (  ) Gás metano.d) (  ) Gás ozônio.

09. Complete o esquema abaixo com os nomes das camadas da atmosfera:

10. A existência da camada de ozônio auxilia na manutenção da vida em nosso planeta, inclusive para os seres humanos. Quais são os efeitos causados pela destruição da camada de ozônio à saúde humana?

11. A respeito da camada de ozônio, são feitas algumas afirmações, assinale V para as verdadeiras e F para as Falsas:

I. (__) O ozônio é um gás muito instável que possui três moléculas de oxigênio.

II. (__) A principal função do ozônio presente na atmosfera é absorver o gás carbônico atmosférico.

III. (__) A camada de ozônio na atmosfera terrestre bloqueia totalmente a passagem dos raios ultravioletas para a superfície da Terra.

IV. (__) A existência da camada de ozônio na atmosfera auxilia na manutenção dos seres vivos em nosso planeta, pois consegue filtrar a maioria dos raios ultravioletas provenientes do Sol.

12. A camada de ozônio é composta pelo gás ozônio (cuja fórmula molecular é O3) e está localizada em uma região da atmosfera denominada de estratosfera, localizada entre 20 km e 35 km da superfície da Terra. A camada de ozônio está associada ao ciclo do

a) (  ) carbono.b) (  ) metano.c) (  ) oxigênio.d) (  ) nitrogênio.

13. Além do aumento da temperatura, as mudanças no clima contribuem para a alteração no tempo e na distribuição geográfica das chuvas e para uma maior frequência de eventos extremos, como enchentes, secas e furacões. A crescente onda dos temporais em nossas grandes cidades é um dos principais exemplos desse fenômeno no Brasil. Ao invés de chover devagarinho ao longo de alguns dias, cai aquele pé d’água que causa inundações, escorregamento de terras em encostas e um prejuízo social enorme para a população de baixa renda. Essas mudanças no clima estão associadas a qual(is) fenômeno(s) abordado(s) em nossas aulas? Justifique.

14. Analise a charge a seguir que retrata o aquecimento global. Tema que vem sendo bastante discutido nas últimas décadas e associado ao efeito estufa.

Assinale a alternativa que indica as consequências desse aquecimento:

a) (   ) Desertificação, degelo de geleiras e redução do nível dos oceanos.

b) (   ) Alteração do regime das chuvas, inundações e aumento da biodiversidade.

c) (   ) Redução da temperatura da Terra e danos irreversíveis para a humanidade.

d) (   ) Redução das geleiras, ondas de calor intensas e elevação do nível dos oceanos.

15. O efeito estufa é um fenômeno natural de extrema importância para a existência de vida na Terra. É responsável por

a) (   ) intensificar a emissão de gases como o dióxido de carbono, oxigênio e nitrogênio.

b) (   ) manter as temperaturas médias globais, evitando que haja grande amplitude térmica.

c) (   ) possibilitar o desenvolvimento dos seres vivos, garantindo o oxigênio necessário para a respiração.

d) (   ) possibilitar a diminuição das temperaturas médias globais e provocar a extinção de inúmeras espécies.